Dúvidas de Novato

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
esm2010
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 8:22 pm
Nome: Eduardo Monteiro

#1

Mensagem por esm2010 » Qua Jan 23, 2013 9:40 pm

Olá rapaziada,

Estou com a Picasso há 30 dias e estou gostando! Mas como é 2003 está com algumas questões q estou tentando resolver, gostaria de poder contar com o auxílio da galera mais experiente com a nave. Seguem algumas questões:

- A porta do motorista faz um barulho chato ao abrir. Igual a uma perua Kombi. O do passageiro não faz esse barulho.

- O banco do motorista está com uma barra que está com uma solda quebrada. Pra ver isso levo num tapeceiro?

- O telecomando parou de funcionar. E quando coloco a chave na ignição e dou o primeiro giro aparece "ANTIFURTO DEFEITO ELETRONICO". Se eu girar de uma vez o carro pega normal. Se for girando em etapas, aparece esta mensagem e ele não pega. Já fiz um procedimento que um membro postou, mas não funcionou.


Por enquanto é isso.

Desde já, obrigado!


igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#2

Mensagem por igor » Qui Jan 24, 2013 12:28 am

Bom amigo, quanto a porta, pode ser falta de lubrificação, compre um spray anti ferrugem no supermercado e coloque nas dobras da porta, pelo lado de dentro. Quanto a questão do banco, pode levar a uma tapeçaria, ou então em algum ligar que mexa com solda automotiva, procure se informar sobre isso em alguma funelaria, pois eles devem saber onde tem um. Quanto ao tele comando, não tenho experiencia nenhuma com isso, mas vc pode levar em alguma oficina que mexe com a parte elétrica ou eletronica, pra ve o que eles dizem, ou até mesmo tentar resetá-lo, se é que é possivel, ou em último caso, madar descligar o alarme dela, pra ve se melhora. Boa sorte amigo.
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#3

Mensagem por renan97ar » Qui Jan 24, 2013 6:33 am

Cara, o antifurto é um sistema do carro que bloqueia a ignição. Se ele aparece como defeituoso, a sua chave pode estar sem "cadastro" na bsi ou o carvãozinho dentro dela está ruim. Isso vc resolve em chaveiro que tenha a máquina para programar o antifurto (não precisa ser necessáriamente a da Citroen). Sobre o telecomando, ele é o quadrado ou aquele mais antigo com duas teclas redondas (se for o quadrado beleza, se for o outro e precisar trocar, nem a concessionária sabe como faz) ? Dê uma checada na bateria dele antes de tudo.

Modelo antigo:<a href="http://imageshack.us/photo/my-images/100/1001759k.jpg/" target="_blank">Chave Velha</a>
Modelo novo: <a href="http://images04.olx.pt/ui/21/29/31/Chav ... 2831_3.jpg" target="_blank">Chave Nova</a>
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#4

Mensagem por rgdl » Qui Jan 24, 2013 9:12 am

Caro Eduardo Monteiro, vc já trocou a bateria do seu telecomando?
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
tiagomutti
Habilitado
Mensagens: 63
Registrado em: Seg Mar 19, 2012 8:52 pm
Nome: tiagomutti

#5

Mensagem por tiagomutti » Qui Jan 24, 2013 9:34 am

Ola Eduardo Monteiro, cara é o seguinte, a porta do motorista em especial é a porta mais susetível a desgaste prematuro dos componentes de articulação da porta, principalmente os pinos das duas dobradiças, eles sofrem fadiga de torção se desgastando e diminuindo sua sessão de diametro, e isso reflete diretamente no fechamento da porta, sempre deixando-a mais baixa do que o batente, sugiro que procure um funileiro pra ajustar sua porta ou trocar os pinos, se quiser optar, também pode vc mesmo passar os pinos das portas traseiras (menos usadas) para a porta do motorista, é simples a retirada, apenas uma chave torx, mas tire um pino de cada vez para a porta não cair, numca remova os dois pínos.
Quanto a barra quebrada do banco, qualquer tapeceiro ou mesmo funileiro pode lhe ajudar com a solda, apenas fique por perto do serviço do profissional porque será necessário a remoção do banco, e por baixo dele existe um terminal do chicote do air bag lateral, atente para este ítem, ou terá dor de cabeça.
Ao tele comando, arriscaria dizer-lhe em checar a pilha da chave, pois pode estar fraca, elimine por etapas de baixo custo, posteriormente cheque se ao girar a chave devagar vc nota ou tem a impressão de que esta moendo algo dentro do miolo, caso sim, pode ser o comutador de ignição, outro detalhe é notar se sua chave super aquece dentro do miolo. Ok Abaraços :65322: :65322: :65322: :65322: :65322: :65322: :28720: :28720: :28720: :28720:
esm2010
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 8:22 pm
Nome: Eduardo Monteiro

#6

Mensagem por esm2010 » Qui Jan 24, 2013 9:52 am

Caraca essa galera é firmeza mesmo!

Vamos lá:

renan97ar
Minha chave é o modelo antigo. Vou verificar então em um chaveiro que tem aqui perto! Obrigado pela dica.

rgdl
Quanto a chave, a bateria foi a primeira coisa que troquei. Mas o defeito continuou. Obrigado pela atenção.

tiagomutti
Muito bom o toque sobre a porta, vou fazer isso! Valeu pela dica do banco, vou ver se identifico onde estão estes cabos! Obrigado!
Editado pela última vez por esm2010 em Qui Jan 24, 2013 10:02 am, em um total de 1 vez.
wionax
Curioso
Mensagens: 349
Registrado em: Sex Out 15, 2010 11:28 am
Nome: Warley
Localização: Betim
Contato:

#7

Mensagem por wionax » Qui Jan 24, 2013 6:18 pm

Eduardo,

Acompanhe nossos videos pelo youtube, principalmente o de dicas para novos usuarios.

Link abaixo:
Warley Ionax
Inscreva-se em nosso canal: <a href="https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... ature=mhee" target="_blank">https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... re=mhee</a>
Modelo: Xsara Picasso 2.0 16v GX
Moderador de Mérito
Posts: 200
Registrado: 15-October 10
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#8

Mensagem por mike » Sáb Fev 02, 2013 12:15 pm

Eduardo, quanto a sua chave, dentro dela tem dois circuitos distintos, um 'e o transponder que tem o tamanho de um grao de feijao, preto tipico de semicondutor. ou outro e um circuito impresso com botoes chip responsavel pela trancagem e abertura remota do veiculo. O transponder faz o boqueio do seu carro para evitar furto. quanto voce introduz a chave no contato, tem um anel ao redor da chave, na coluna de direcao que comunica com o transponder que esta na sua chave. Esse transponder tem um codigo unico, tambem a concessionaria tem no banco de dados ou vem no cartao de fabrica para eventual troca, pois quando voce compra a chave nova ela vem virgem e tem que ser parametrizada com esses codigos, para o transponder e para o alarme/travamento das portas. Se falhar o carro nao liga e voce fica a pe, trata-se de um item importante e nao pode dar avisos de falha. Quanto ao outro circuito de alarme/travamento, voce pode manobrar pelo miolo da porta usando a chave, neste caso da para quebrar um galho. Outra coisa que falha nesse circuito impresso sao os microswitch dos botoes, se voce trocou a bateria e nao deu resultado pode ser esses microswitch e voce encontra no Mercado livre, tambem pode ser que voce precise fazer o procedimento de reconhecimento do controle da chave para o carro, necessario quando a bateria do controle e subsitutida.
Se voce nao tiver o cartao ou o codigo, vale a pena consultar a concessionaria para que eles te passem ao menos o codigo. com ele voce pode fazer fora da concessionaria em chaveiros especializados.
Mas tome cuidado e guarde esse codigo em local seguro. boa sorte
esm2010
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 8:22 pm
Nome: Eduardo Monteiro

#9

Mensagem por esm2010 » Seg Fev 04, 2013 8:42 pm

JANTONIO,

Obrigado pelos esclarecimentos. Qual seria exatamente o procedimento de reconhecimento? Fiz um que um amigo postou aqui no forum... colocar a chave, segurar o botão etc.. Seria este?

Quanto ao micro switch, vc se refere aos componentes dos botões? Pra comprar existe alguma referência ou modelo específico para esta aplicação?

E quanto ao erro: DEFEITO ANTI FURTO você considera que seja algo relacionado a algum conflito da BSI? Na configuração do código? No circuito da própria chave?

Estou tentando todas as alternativas antes de ir na Citroen.

Obrigado!
Editado pela última vez por esm2010 em Seg Fev 04, 2013 8:44 pm, em um total de 1 vez.
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#10

Mensagem por mike » Seg Fev 04, 2013 9:59 pm

colega veja se sua chave seria esse modelo, a minha era ano 2004 igual aos do C3, mas pelo ano 2003 pode ser essa:
s Chttp://produto.mercadolivre.com.br/MLB-459151309-kit-capa-chave-telecomando-picasso-ate-2005-berlingo-_JM3.
no anuncio voce ve 2 microswitch e baterias.
Para trocar os microswithc é melhor ser bom de ferro de solda, pois caso contrario voce pode inutilizar a placa.
quanto a falha defeito anti furto, acredito que seja o transponder que esta dentro da chave. Voce tem chave reserva? se tiver é bom esperimentar para ver se a falha some, se nao tiver acho bom voce arrumar uma nova. Sobre a concessionaria, converse com eles pois devem arrumam o codigo sem custo, basta mostrar o carro e o documento, para mim funcionou. Isso é muito util para confeccionar a chave nova caso precise. Ate onde sei com esse codigo voce faz uma copia da sua chave em qualquer chaveiro que faça chave codificada, sem esse codigo eles devem cobrar mais caro.
Editado pela última vez por mike em Seg Fev 04, 2013 10:26 pm, em um total de 1 vez.
Lortoo
Habilitado
Mensagens: 88
Registrado em: Ter Fev 10, 2009 10:20 pm
Nome: Lortoo

#11

Mensagem por Lortoo » Seg Fev 04, 2013 9:59 pm

Com relação a porta..se ela estiver "estalando" pode ser o limitador da porta quebrado..fica esperto que pode danificar o vidro..ou mesmo quebrá lo... a peça eu só encontrei na CC (R$ 120,00)..

A chave tem que estar com o codigo na BSI..acho que vc só conseguirá ver isso na CC ou com alguém que tenha o Soft da Citroen..

O banco...como alguns disseram um bom estofador resolve sem prob..

Abraço e boa sorte com sua maquina..
Lortoo
PICASSO 2.0 16V EXA 2005
esm2010
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 8:22 pm
Nome: Eduardo Monteiro

#12

Mensagem por esm2010 » Ter Fev 05, 2013 12:26 pm

JANTONIO,

Vamos lá... testei com a chave reserva e a mensagem de erro não aparece. Bom podemos concluir q o problema é na chave.

Eu tenho o cartão com o código... Dúvida: com a chave atual e com o cartão com o código, posso fazer outra chave (chave + plaquinha + telecomando) em qualquer chaveiro ou só na Citroen?

Obrigado!

===============

LORTOO,

vou ver esse lance da porta!

O banco consegui soldar! Problema resolvido!

Valeu
Editado pela última vez por esm2010 em Ter Fev 05, 2013 12:32 pm, em um total de 1 vez.
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#13

Mensagem por mike » Ter Fev 05, 2013 1:13 pm

Colega, Exelente noticia
O transponder voce deve encontrar num chaveiro especializado em chaves codificadas e pergunte sobre precos. Ja o circuito de abertura, experiemente trocar os microswitchs e bateria. Acho pouco provavel que tenha estragado o circuito como um todo, so ai voce deve salvar uma grana. Meu carro 2004 somente troquei a capa 2x e nem troquei a bateria. Se precisar de um novo na concessionaria ele vai te vender uma chave completa. boa sorte
esm2010
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Dom Dez 02, 2012 8:22 pm
Nome: Eduardo Monteiro

#14

Mensagem por esm2010 » Ter Fev 05, 2013 8:21 pm

Valeu jantonio, vou fazer isso amanhã e posto o desfecho!

Muito obrigado
Responder