Dúvidas com meu 1° citroen xsara picasso

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
cleokhalib
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Sáb Dez 29, 2012 3:03 pm
Nome: CleoKhalib

Dúvidas com meu 1° citroen xsara picasso

#1

Mensagem por cleokhalib » Ter Jan 22, 2013 5:38 pm

Vamos lá:

Mês passado comprei um Xsara Picasso 2004 gxa numa revendedora de automoveis e minhas dúvidas são:

1- As vezes estou andando e ele começa a apitar (semelhante a sensor de ré), mas nao acende nenhuma luz no painel e o cpu de bordo não indica nada. O que seria?

2- Pra que serve o M+, M- e S no câmbio? Alguma dessas é mais indicada no caso de ladeiras, onde normalmente uso a D?

3- O manual é mesmo de cambio manual ou me deram um que não pertence a ele?

4- Quando ligo para as seguradoras, elas alegam que não existe este modelo (Gxa), sendo que é a nomenclatura que consta no documento do carro. Como lidar?

5- Qual liquido de arrefecimento vcs costumam usar nele?

6- Cadê o step desse carro????

7- Ele tem alarme????


Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#2

Mensagem por Vitor abreu » Ter Jan 22, 2013 6:04 pm

1- As vezes estou andando e ele começa a apitar (semelhante a sensor de ré), mas nao acende nenhuma luz no painel e o cpu de bordo não indica nada. O que seria?
RESPOSTA: esse bip pode ser originado de algum defeito sim do carro... tente ficar atento ao computador de bordo... as vezes é tão rapido, que voce não repara.


2- Pra que serve o M+, M- e S no câmbio? Alguma dessas é mais indicada no caso de ladeiras, onde normalmente uso a D?
RESPOSTA: A Picasso é Tiptronic, mesmo sendo automatico, voce pode passar as marchas (no m+) ou reduzi-las (no m-). o S significa Sport, apertando esse botao, a retomada do carro, ao passar as marchas fica mais rapida. (o cambio da Picasso "entende" que voce precisa de mais agilidade na passada das marchas

3- O manual é mesmo de cambio manual ou me deram um que não pertence a ele?
RESPOSTA: Sim, o manual é o mesmo, tanto para AT quanto para MT

4- Quando ligo para as seguradoras, elas alegam que não existe este modelo (Gxa), sendo que é a nomenclatura que consta no documento do carro. Como lidar?
RESPOSTA: Existe sim, a GX é a versão básica da Picasso, o A, siginifica que é automatico

5- Qual liquido de arrefecimento vcs costumam usar nele?
RESPOSTA: Uso o mesmo para motorização dos carros FIAT (o paraflu UP)

6- Cadê o step desse carro????
RESPOSTA: fica debaixo do carro, na linha da tampa traseira

7- Ele tem alarme????
RESPOSTA: Original de fabrica não, somente modulo de travamento das portas
ilima
Curioso
Mensagens: 239
Registrado em: Qua Mar 19, 2008 11:55 pm
Nome: Ivan Lima

#3

Mensagem por ilima » Ter Jan 22, 2013 6:16 pm

Apenas complementando a informação anterior de nosso colega:

1 - Veja se por acaso o som aparece após ultrapassar uma determinada velocidade. Pode ser que o limitador de velocidade esteja acionado e programado (veja no computador de bordo como identificar e desativar).

No mais, faço minhas as palavras de nosso amigo Vitor Abreu.

Abraços,

Ivan Lima
cleokhalib
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Sáb Dez 29, 2012 3:03 pm
Nome: CleoKhalib

#4

Mensagem por cleokhalib » Ter Jan 22, 2013 6:21 pm

Oi Vitor! Obrigadaaaaaaaaaaaaaaa!!!

Bem vc esclareceu varias duvidas, mas... se nào tem alarme pq o botão do pisca alerta fica piscando lá dentro quando eu fecho o carro por fora ????(esqueci de citar isso na pergunta)

Sobre as marchas, pra vc ver, quando peguei o carro o vendedor disse: D pra frente, Ré pra tras, N é ponto morto pra quando vc parar num sinal e não quiser segurar D+freio, e M+ quando vc pegar ladeira e a D não aguentar...

Comprar em revendedora é um caso sério!!!

To muito apaixonada pela minha nave, mas 15 dias depois que comprei ela tava aquecendo. Levei na revenedora, onde eles colocaram para consertar e alegaram que o defeito era o radiador. Me devolveram faz 10 dias. Está ok, sem aquecer, mas agora fica apitando as vezes.

Já troquei filtros e óleo.



[quote name='Ivan Lima' date='Jan 22 2013, 06:16 PM' post='20249']
Apenas complementando a informação anterior de nosso colega:

1 - Veja se por acaso o som aparece após ultrapassar uma determinada velocidade. Pode ser que o limitador de velocidade esteja acionado e programado (veja no computador de bordo como identificar e desativar).

No mais, faço minhas as palavras de nosso amigo Vitor Abreu.

Abraços,

Ivan Lima
[/quote]

Opa, boa dica, vou checar. Muito obrigada pela atenção Ivan!
gausaline
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Qui Dez 27, 2012 2:48 am
Nome: gausaline
Localização: porto alegre rio grande do sul brasil

#5

Mensagem por gausaline » Ter Jan 22, 2013 6:41 pm

MEU QUERIDO TAMBEM TENHO ESTE MODELO QUE VC DESCREVEU, E NEM NA FIPE EU ACHEI ESTE TAL GXA REALMENTE SO CONSTA NO DOCUMENTO . O MANUAL DO MEU EXPLICA TUDO SOBRE O CAMBIO AUTOMATICO . E O SEU CABIO E O TIPTRONIC A LETRA M+ OU M- SERVE PARA VC TROCAR AS MARCHAS DE FORMA MANUAL SINTA O MOTOR DO CARRO E TROQUE AS MARCHAS SEQUENCIALMENTTE TANTO PARA CIMA QUANTO PARA BAIXO COM SE FOSSE UMA MOTO SEM EMBREAGEM FACIL ASSIM UM TOQUE PARA CIMA VC ENGATA A 1°MAIS UM TOQUE A 2° TOQUE PARA BAIXO REDUZ MARCHAS ACOMPANHE PELO COMPUTADOR DE BORDO AS MARCHAS ELAS SAO MOSTRADAS ALI . SE VOCE ACIONAR O BOTAO 'S' ESTARA DIRIGINDO DE UMA FORMA MAIS VERSATIL SERIA INTERESSANTE PARA ULTRAPASSAGEM E TERRENOS NAO PAVIMENTADOS POI VC SENTIRA UMA BOA RETOMADA E TERA O CARRO NA MAO . MAS GASTA MAIS COMBUSTIVEL POIS EXIGE MAIS DO MOTOR CAMARADA QUANTO AO LIQUIDO DE ARREFECIMENTO PROCURE COLOCAR UM DE BOA QUALIDADE NO MERCADO VC IRA ENCONTRAR ESTE PRODUTO ENTRE 20 E 30 REAIS , MAIS BARATO QUE ISSO NAO COLOQUE POIS SERA SOMENTE AGUA COLORIDA , E QUANTO A O SOM QUE VC OUVE PODE SER ALGUM PROBLEMA SERIA BOM PASSAR EM UMA ELETRICA PARA VERIFICAR POIS PODE SER QUE A LAMPADA QUE DEVERIA ACENDER NO PAINEL POSSA TER SIDO RETIRADA PARA ESCONDER O PROBLEMA VALE APENA VERIFICAR DA UMA OLHADA NOS FURUNS SOBRE MANUTENÇAO E PELO AMOR DE DEUS TROCA NO MINIMO O KIT CORREIA DENTADA . Abraço.
cleokhalib
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Sáb Dez 29, 2012 3:03 pm
Nome: CleoKhalib

#6

Mensagem por cleokhalib » Ter Jan 22, 2013 7:04 pm

Olá Gausaline!

Obrigada por responder. Asim que peguei o carro troquei o óleo e os filtros e mandei para uma oficina para limpar o recipiente e colocar o liquido de arrefeciemnto adequado (quando comprei ele estava com uma agua barrenta dentro, coisa horrivel de se ver).

Quanto ao bip, já pensei nisso, de ter algo mascarado, mas fato que quando eu ligo o carro , todas as luzes do painel acendem (fase 2 da ignição).

Quanto a correia, depois do IPVA (que vou ter que pagar a vista) vou troca-la.

Grata, abraços!
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#7

Mensagem por mike » Ter Jan 22, 2013 7:12 pm

colega, 'e comum alguns venderores de usados removerem as lampadas do painel de instrumento, espero que nao seja o seu caso.
felizmente eles nao conseguem calar os alarmes sonoros.
para verificar as lampadas, quando voce liga a ignicao o painel deve acender todas as janelas para efeito de teste dessas lampadas e se nao tem falha elas se apagam logo em seguida. Pela idade do seu carro, ja deve ter lampada queimada. Tambem tive um 2004 e troquei praticamente todas , proximo de 20 pc lampada 1,2W pinguinho, essas lampadas tambem sao importantes para a leitura do painel e computador de bordo, no meu caso tava bem dificil de ler os instrumentos e computador de bordo, na parte superior tambem ha janelas especificas para tipos de falhas serias, como air bag, oleo, abs,
preste atencao nessas lampadas quando voce liga a ignicao, pode de tar uma pista do motivo do alarme.
conselho, nao deixe seu carro na mao de eletricista curioso, eles podem agravar o problema. lembre-se que seu veiculo apesar de antigo 'e bem avancado e complexo. boa sorte
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#8

Mensagem por mike » Ter Jan 22, 2013 8:07 pm

[quote name='Ivan Lima' date='Jan 22 2013, 06:16 PM' post='20249']
Apenas complementando a informação anterior de nosso colega:

1 - Veja se por acaso o som aparece após ultrapassar uma determinada velocidade. Pode ser que o limitador de velocidade esteja acionado e programado (veja no computador de bordo como identificar e desativar).

No mais, faço minhas as palavras de nosso amigo Vitor Abreu.

Abraços,

Ivan Lima
[/quote]
==========
Colega, esse dispositivo 'e automaticamente desacionado quando desliga a ignicao, nao deve se ele.
cleokhalib
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Sáb Dez 29, 2012 3:03 pm
Nome: CleoKhalib

#9

Mensagem por cleokhalib » Ter Jan 22, 2013 10:40 pm

Amigos, acabei de voltar da rua. Dessa vez prestei bastante atenção e, quando apita a luz do óleo pisca uma vez muito rapidamente.
E dessa vez, quando eu estava manobrando para entrar na minha garagem, apareceu a mensagem:
PARE
BAIXA PRESSAO OLEO

Ai gente, não me digam que é grave, que tenho que deixa-lo de novo na revendedora imediatamente. Ele é meu instrumento de trabalho, fiquei 15 sem ele quando trocaram o radiador, o que foi péssimo profissionalmente. Sem contar que, nessa ocasião, entreguei o carro com mais de meio tanque e ele voltou na reserva, e agora ele está com o tanque cheio. Isso fora o painel e portas completamente sujos de dedos de graxa, eu surtei!!!!
Por esses motivos se for algo simples prefiro resolver na minha oficina de confiança.

Janntonio:

Olha, to achando estranho essa luz só piscar 1x e muito rápido, mas fato é que as luzes do painel acendem perfeitamente no momento de dar partida no carro. De resto, só acho a luz do cpu de bordo muito apagadinha. Em dia de sol é um suplicio conferir a temperatura do carro nele por exemplo.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#10

Mensagem por rgdl » Qua Jan 23, 2013 6:41 am

O Victor foi perfeito, mas deixa eu acrescentar algo.

2 - O modo Sport na verdade faz com que as mudanças de marcha ocorram em uma rotação mais elevada fazendo com que o carro ganhe velocidade rapidamente e fique mais "experto", mas o consumo de combustível vai para a estratosfera;

3 - Como o Vitor disse o manual é o mesmo, mas nos automáticos vinha uma pagina encartada (xerox mesmo) com detalhes do cambio;

4 - Essa eu estou até hoje para entender, na verdade GXA não existe mesmo, o que existe é o GXS BVA, é assim que a fábrica os denomina. Porém nos documentos vem GXA e na classificação de modelos da Fipe, que é usada pelas seguradoras, ele é GXS Automático. Vai entender.

De fábrica mesmo os Picassos não vem com alarme, como disse o colega Victor o que ele vem é com uma trava. Quando se trava o carro com o telecomando é normal o botão de alerta ficar piscando, os Picassos mesmo sem alarme fazem isso.

Agora se seu carro levanta os vidros quando o telecomando é acionado e tem os emissores de ultrassom no vidro do motorista então é porque um alarme foi colocado nele.

Quanto ao problema do aviso de pressão de óleo, leva seu carro urgente onde vc comprou, isso pode ser desde pescador de óleo entupido a problema na bomba de óleo. Não roda com o carro assim não que pode danificar o motor. O Manual é claro que com esse aviso o carro tem que ser parado imediatamente.
Editado pela última vez por rgdl em Qua Jan 23, 2013 10:20 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#11

Mensagem por Vitor abreu » Qua Jan 23, 2013 9:11 am

Esse problema é serissimo... indica alguma anomalia no motor do carro (conforme citações do amigo RGDL)

Nao ande com o carro em hipotese alguma, pois se a pressao do oleo estiver baixa, vai fundir teu motor...
wionax
Curioso
Mensagens: 349
Registrado em: Sex Out 15, 2010 11:28 am
Nome: Warley
Localização: Betim
Contato:

#12

Mensagem por wionax » Qua Jan 23, 2013 10:55 am

Olá CleoKhalib,

Como disse nosso amigo Vitor, problema de pressão de oleo é serissimo.

Inscreva se em nosso canal, onde tiramos duvidas sobre a linha picasso, ja temos alguns videos que podem ajudar.
Warley Ionax
Inscreva-se em nosso canal: <a href="https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... ature=mhee" target="_blank">https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... re=mhee</a>
Modelo: Xsara Picasso 2.0 16v GX
Moderador de Mérito
Posts: 200
Registrado: 15-October 10
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#13

Mensagem por renan97ar » Qua Jan 23, 2013 11:22 am

Sobre a luz do painel muito fraca, devem ser lâmpadas queimadas. Se vc quiser trocar na concessionária sai 5 reais cada (facada, mas ja vem com o soquete, o que na verdade pode ser reutilizado na boa), mas por ai é barato. Tem um tutorial na internet (mas em espanhol) que descreve como fazer:
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=3j-ro5Lnbzc" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=3j-ro5Lnbzc</a>
Pode parecer complicado mas é coisa simples se quiser fazer em casa. Se quiser mandar fazer em algum lugar creio que não saia caro, mas é bom ficar de olho no que vão fazer (como dizem "ninguém cuida tão bem como o dono")
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#14

Mensagem por Vitor abreu » Qua Jan 23, 2013 11:38 am

[quote name='renan97ar' date='Jan 23 2013, 11:22 AM' post='20266']
Sobre a luz do painel muito fraca, devem ser lâmpadas queimadas. Se vc quiser trocar na concessionária sai 5 reais cada (facada, mas ja vem com o soquete, o que na verdade pode ser reutilizado na boa), mas por ai é barato. Tem um tutorial na internet (mas em espanhol) que descreve como fazer:
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=3j-ro5Lnbzc" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=3j-ro5Lnbzc</a>
Pode parecer complicado mas é coisa simples se quiser fazer em casa. Se quiser mandar fazer em algum lugar creio que não saia caro, mas é bom ficar de olho no que vão fazer (como dizem "ninguém cuida tão bem como o dono")
[/quote]

reforço a informação do Renan, assino embaixo!!!! Criei coragem e inclusive troquei a cor do meu painel, bem como a cor do painel do ar condicionado (veja meu avatar)!!!

O procedimento é simples, e exige cuidado somente no manuseio do LCD de ambos paineis!!!!!!!!
cleokhalib
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Sáb Dez 29, 2012 3:03 pm
Nome: CleoKhalib

#15

Mensagem por cleokhalib » Qua Jan 23, 2013 12:07 pm

Meus queridos, muito obrigada por tudo, vou ligar agora para a revendedora e deixar minha nave lá mais uma vez #chorandosangue

Vitor, quando ela voltar quero meu painel assim igualzinho ao seu, vou te procurar para saber o passo a passo, esse painel com led azul fica lindo demais.

Agora vou chorar um pouco no travesseiro, praticar mais o sentimento do desapego e, quando meu preto voltar eu volto aqui com a conclusão de tudo.

E mais uma vez, obrigada, vcs são demais!
Responder