Carga bateria e como removê-la

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#1

Mensagem por igor » Dom Jan 06, 2013 2:28 am

Oi amigos, estou aqui de férias no nordeste e preocupado com a minha nave que está parada em minha casa em Cuiabá. Ela ficará parada la, por cerca de 15 dias. Ai me surgem aqui algumas dúvidas, a primeira delas é a seguinte: minha bateria ainda é original, ou seja, ela tem agora 4 anos, mas apesar disso o carro pega de primeira de manhã, não percebi nada que pudesse me dizer que ela (bateria) esteja ruim, como luz interna fraca, farol oscilando quando se acelera o carro, nem aquelas panes loucas que o pessoal costuma relatar aqui no forum quando a bateria está perto do fim de sua vida útil. Ai me pergunto, será que meu carro pegará normal, quando eu chegar de viagem? A segunda dúvida é a seguinte, caso ele não pegue, posso acionar o seguro e dá aquela famosa carga na bateria? Ou corro o risco de mesmo assim ficar na mão, depois dessa carga? E a terceira e última dúvida é como remover a bateria, já que se fala tanto nessa trava que há no banco de motorisca para levantá-lo e eu por mais que mexa na minha nave, não a encontro. Minha nave é 1.6 glx, 2008, flex. Então fica essa dúvida, como remover essa bateria? Se alguém tiver um desenho que ensine e puder postar aqui, agradeço. Afinal por várias vezes procurei essa trava em baixo do banco do motorista da minha nave e não a achei, nem muito menos achei alguma coisa, que pudesse levantar o banco do motorista. Comprei minha nave zero, portanto creio que ou eu realmente to cego, ou então realmente to fazendo tudo errado no que diz respeito a essa manobra. Desde já agradeço a todos. Obrigado e um forte abraço a todos, bem como um exelente 2013.


gausaline
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Qui Dez 27, 2012 2:48 am
Nome: gausaline
Localização: porto alegre rio grande do sul brasil

#2

Mensagem por gausaline » Dom Jan 06, 2013 5:15 pm

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=swEG_ZvOPK0" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=swEG_ZvOPK0</a> da uma olhada neste video se nao for esclarecedor te mando fotos .
gausaline
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Qui Dez 27, 2012 2:48 am
Nome: gausaline
Localização: porto alegre rio grande do sul brasil

#3

Mensagem por gausaline » Dom Jan 06, 2013 5:35 pm

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=swEG_ZvOPK0" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=swEG_ZvOPK0</a> da uma olhada neste video se nao for esclarecedor te mando fotos .
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#4

Mensagem por igor » Dom Jan 06, 2013 10:29 pm

Amigo esse vídeo eu já assisti, mas quando fui na minha nave procurar essa "lingueta" que o Dr. carro mostra no vídeo, não a achei. Não sei se há alguma diferença, pois minha nave é 2008 e a que ele mostra no vídeo se não tiver enganado é 2003. O problema que venho encontrando é justamente esse, o fato de eu não achar a bendita trava, ou lingueta que faz o banco levantar para dá acesso a bateria. Mas agradeço seu empenho em me ajudar e creio que é de grande valia sim, você postar as fotos aqui. Obrigado.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#5

Mensagem por rgdl » Seg Jan 07, 2013 10:10 am

Se não me engano, li em um post aqui no fórum que nos Picassos reestilizados (2008 em diante) eles mudaram a maneira que se destrava o banco do motorista para ter acesso a bateria. Parece que eles retiraram o sistema de linguetas e colocaram parafusos, ou algo assim.

Quanto a bateria, teria sido o ideal vc ter conseguido rebater o banco e desligar a bateria, mas como não foi possível... mesmo assim acho que só 15 dias não seja suficiente para arriá-la totalmente não, mesmo ainda sendo a bateria original.
Editado pela última vez por rgdl em Seg Jan 07, 2013 10:11 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
gausaline
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Qui Dez 27, 2012 2:48 am
Nome: gausaline
Localização: porto alegre rio grande do sul brasil

#6

Mensagem por gausaline » Seg Jan 07, 2013 9:01 pm

conforme combinado to mandando as fotos . Segue a dica # usa o indicador direito na trava da direita forçando ela para baixo. Com o indicador esquerdo repita a açao no lado oposto pois, sao duas alavancas e com o ombro empurre o banco conta o volante ele sibira ficando preso somente pela parte frontal derrepente vc tera de regular o angulo do encosto do banco pois ele batera no teto e nao recolhera o suficiente para acessar a bateria .vou tentar carregar as foto . Desculpa as mesmas pois tirei e editei no celular e vuo tentar enviar por ele agora . e ta chovendo muito aque em porto alegre . Foi o que deu . Abraço gaus ' [attachmentid=620] [attachmentid=620][attachmentid=621] [attachmentid=622]
Editado pela última vez por gausaline em Seg Jan 07, 2013 9:10 pm, em um total de 1 vez.
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#7

Mensagem por igor » Ter Jan 08, 2013 1:54 am

[Amigo muito obrigado mesmo pelas fotos, mas creio que existe uma diferença entra as picasso 2003 e as 2008 que é a minha, pois realmente na minha nave não tem essas travas. Mas de qualquer forma muito obrigado mesmo pela ajuda.
gausaline
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Qui Dez 27, 2012 2:48 am
Nome: gausaline
Localização: porto alegre rio grande do sul brasil

#8

Mensagem por gausaline » Ter Jan 08, 2013 5:25 pm

Que pena . Bom fica a dica para que tiver uma picasso ate o ano 2005 que e as da foto .
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#9

Mensagem por renan97ar » Ter Jan 08, 2013 6:55 pm

Outra coisa sobre o que o amigo gausaline disse: se quiser mais conforto na hora de tirar a bateria, tire o encosto de cabeça (aperte o botão na base plástica dele e puxe que ele sai), assim o banco vai bem para frente e não bate no teto... Creio que nas 2008 pra tirar a bateria é só tirando o banco :978798:
Editado pela última vez por renan97ar em Ter Jan 08, 2013 6:55 pm, em um total de 1 vez.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#10

Mensagem por igor » Ter Jan 08, 2013 8:57 pm

Pois é, quando eu chegar de viagem, se ela não pegar, vou fazer esse procedimento de tirar o banco. Agora se for mesmo preciso tirar o banco para retirar a bateria, acho isso um grande erro da citroen em um carro tão bom e espaçoso como a picasso. Afinal, creio que de duas uma, ou a citroen confia demais no sistena elétrico da picasso, onde essa bateria pode durar anos e o propiretário só vai ter que tirar o banco para trocá-la em um espaço de tempo enorme, ou então, foi um erro absurdo dos projetistas do carro, que não se atentaram para isso. E fazem o proprietário ser obrigado a remover o banco, para trocar uma simples bateria. Agradeço a todos que de uma forma ou outra tentaram me ajudar até agora. Obrigado mesmo.
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#11

Mensagem por renan97ar » Qua Jan 09, 2013 12:27 am

Pra mim isso cheira a economia besta de montadora... Não tem motivo das anteriores terem e as novas não.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#12

Mensagem por rgdl » Qua Jan 09, 2013 6:46 am

É estranho mesmo essa alteração, é tão mais fácil o sistema de linguetas.

Bom, consultei o manual on-line do Picasso em <a href="http://service.citroen.com/ddb/" target="_blank">http://service.citroen.com/ddb/</a> e realmente o sistema nas Picassos agora é de parafusos, são três parafusos do tipo torx e a chave vem (ou deveria vir) no compartimento do assoalho logo atrás do banco.

Como disse são três para fusos, dois à direita e um à esquerda. Para melhor acesso é necessário empurrar o banco todo para frente.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#13

Mensagem por igor » Qua Jan 09, 2013 7:08 pm

Nossa então tenho mais um problema, porque essa chave para retirar o banco não se encontra na minha nave. De duas uma, ou ela me foi furtada quando mandei colocar os bancos de couro, ou então em algum lava jato, o que acho difícil, ou simplesmente não veio. O detalhe é que comprei o carro zero e os bancos de couro foram mandados colocar na própria concessionária. Como disse o amigo "economia besta" essa.
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#14

Mensagem por mike » Qua Jan 09, 2013 10:26 pm

[quote name='iam27' date='Jan 8 2013, 08:57 PM' post='20041']
Pois é, quando eu chegar de viagem, se ela não pegar, vou fazer esse procedimento de tirar o banco. Agora se for mesmo preciso tirar o banco para retirar a bateria, acho isso um grande erro da citroen em um carro tão bom e espaçoso como a picasso. Afinal, creio que de duas uma, ou a citroen confia demais no sistena elétrico da picasso, onde essa bateria pode durar anos e o propiretário só vai ter que tirar o banco para trocá-la em um espaço de tempo enorme, ou então, foi um erro absurdo dos projetistas do carro, que não se atentaram para isso. E fazem o proprietário ser obrigado a remover o banco, para trocar uma simples bateria. Agradeço a todos que de uma forma ou outra tentaram me ajudar até agora. Obrigado mesmo.
[/quote]

=============
Colega, troquei a bateria na picasso com 5 anos de uso e troquei de forma preventiva.
o fato de voce ver a luz oscilando oscilando esta relacionado a queda de tensao do conjunto alterandor/bateria.
Isso e uma coisa normal. voce deve se preocupar com o momento da partida do motor de arraque, que exige muito da bateria. se voce tiver um multimetro, voce pode medir a tensao na bateria. Se no momento da partida a tensao for inferior a 10V, os circuitos eletronicos podem nao funcionar de forma adequada. Ja tive um problema com alarme positron que entra em falha abaixo de 9V. O carro nao pega. Voce acha que 'e um monte de coisas e nao passa de bateria com alta resistencia interna. Outro detalhe, a vida util esta relacionada a temperatura onde ela e armazenada, quanto mais alta menor a vida util. Acredito que pelo fato da bateria ficar no interior do carro deve alcancar os 50oC, comparado ao cofre do motor que deve chegar aos 70oc, dai o motivo de durar mais.
Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#15

Mensagem por Vitor abreu » Seg Jan 21, 2013 8:21 am

Pessoal, apenas para lhes informar, troquei a bateria da minha picasso ontem, e o carro comporta-se como novo!!!

Antes da troca, existia diversos problemas acusados no computador de bordo, bem como oscilações das luzes (desde dentro do habitaculo, a lanternas e farois)

Para ter um acesso mais fácil do banco, tirei os parafuso que prendem o banco no trilho (parafusos traseiros). A troca não demorou menos de 15 minutos!!!
Responder