Carga bateria e como removê-la

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#16

Mensagem por rgdl » Seg Jan 21, 2013 9:56 am

Eu sempre me encuquei com o porque de o sistema do Picasso ser tão sensível a queda na tensão da bateria.

Vcs concordam que após a partida sendo a BSI alimentada pelo alternador não deveria mais ter problema, já que passaria a receber a voltagem correta?

Pesquisando na net acho que encontrei uma pista.

Primeiro temos que entender como a energia é gerada, não quero dar aula até por que não tenho conhecimento para isso, mas de modo bem simples é basicamente assim: Um rotor que pode ser um imã natural ou elétrico ao girar induz a movimentação dos elétrons de uma bobina (estator) gerando assim a corrente elétrica nos polos da bobina.

Nos alternadores automotivos o rotor é elétrico, isso significa que ele precisa de energia externa para funcionar. Essa energia externa é fornecida pela bateria.

Uma bateria cansada não consegue criar no rotor o campo magnético ideal, com isso o próprio funcionamento do alternador fica comprometido.


Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#17

Mensagem por Vitor abreu » Seg Jan 21, 2013 10:50 am

E isso pra falar a verdade, é surpreendente, tanto por que a Picasso ja existe ha mais de 10 anos... e a tecnologia embarcada é digna de respeito...

Minha Picasso, acusava avaria no airbag, freios, injeção, garga de bateria, e inclusive meu velocimetro chegou a ficar com dois traçis: --

Mesmo sabendo da saude "mecanica" do carro, bem como seus demais componentes, a bateria fraca, poderia inutiliza-los...

Minha Picasso esta como nova... :613179:
gausaline
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Qui Dez 27, 2012 2:48 am
Nome: gausaline
Localização: porto alegre rio grande do sul brasil

#18

Mensagem por gausaline » Sex Fev 08, 2013 4:07 pm

VITOR ME DIZ UMA COISA , MEU CARRO ESTAVA MEIO DOIDO ESTA SEMANA POIS, DAVA SETA PARA UM LADO ELE PISCAVA UNS SEGUNDOS E PARAVA , QUANDO LIGAVA A LUZ ALTA ELE DESARMAVA O FAROL DE NEBLINA , COM O CARRO SOMENTE COM A IGNIÇÃO LIGADA ANTES ELE LIGAVA O FAROL AGORA SÓ LIGA SE EU DER PARTIDA NO MOTOR E ALÉM DISSO QUANDO TENTAVA BUZINAR ELE NÃO O FAZIA SOMENTE SE EU DESLIGASSE OS FARÓIS E RELIGASSE DE NOVO, POIS, DIGAMOS ASSIM: EU TINHA QUE REINICIAR ELE DEPOIS DE TRAVAR DANDO PISCA. SEI LA HOJE ELE ESTA NORMAL MAS COMO SEI QUE CARRO NÃO SE REGENERA FIQUEI PENSANDO SERÁ QUE PODE SER BATERIA E DE ALGUMA FORMA ELE ENTRA EM MODO EMERGÊNCIA E FAZ ISSO TUDO . DETALHE DE DIA QUANDO NÃO PRECISO USAR OS FARÓIS TUDO FICA NORMAL OU SEJA ,PISCA ,BUZINA O PROBLEMA TODO É QUANDO LIGO OS FARÓIS . EAI QUE TU ME DIZ ? ABRAÇO.MAIS UMA COISA A LUZ DA BATERIA NO PAINEL ESTA FUNCIONANDO E APAGA JUNTO COM AS DEMAIS LUZES DE SERVIÇO DO CARRO .
Editado pela última vez por gausaline em Sex Fev 08, 2013 4:10 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#19

Mensagem por rgdl » Sáb Fev 09, 2013 7:53 am

gaisaline, eu tive esse mesmo problema uma vez e era bateria arriada. Mas a minha estava tão ruim que nem o motor ligava. Troquei e tudo acabou.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#20

Mensagem por mike » Sáb Fev 09, 2013 9:34 am

Colegas, nao quero dar uma aula de eletricidade basica, mas o principio e o seguinte:
A bateria é acumulador de energia, faz conversao de energia quimica em eletrica. Deve ter uma capacidade para acionar o motor de arranque que pode chegar a 700A em segudos, sem apresentar uma queda de tensão e deixar os instrumentos malucos, por isso deve ser compativel com a carga do motor de arranque e acessorios ligados no eixo vira brequim e correias.
A vida da bateira esta ligada a temperatura de operação, ao ciclo de carga e descargas e a tensao de flutuacao vinda do alternador que deve ser entre 13,6 e 14V.
No picasso, ele corta todos os circuitos e entra e modo economico, isso evita a descarrega da bateria.
Tambem pelo fato da bateria estar dentro do carro ele fica em uma temperatura menor em relacao aos que ficam no cofre do motor, por isso deve durar mais que a media, a Ex xsara picasso, troquei por precaucaçao com mais de 4 anos e tava boa.
Outro detalhe, a bateria quando fria tem maior capacidade de corrente na partida, mais um ponto positivo para o picasso.
A tensão de flutuação é fundamental para vida util, abaixo de 13.6v nao carrega a bateira.
Acima de 14V evapora a agua e com nivel baixo forma um gas extremamente explosivo. Ja vi acidentes com baterias seladas que explodem no momento da partida, a tampa abre feito uma boca de jacare e voa acido para todo lado. considerando o picasso, por ficar em baixo do banco do motorista, ele esta sentado sobre uma bomba, caso falhe o regulador de tensao do alternador.
Bateria automotiva deve ficar em movimento, a solução deve ser misturada com o movimento do carro. por isso nao pode ser usuada como bateira estacionaria. significa carros que nao saem da garagem tem maiores problemas com bateria, pois se voce ligar o carro e de deixar na garagem,nao vai ser suficiente para agitar a solucao, com o tempo a solução decanta e coloca em curto as placas internas da bateria que vai matar a bateria mais rapidamente.
Com o motor em funcionamento, o alternaddor, ele deve ser suficiente para acionar todos as cargas do carro e manter a bateria em flutuaçao 13,6V ~14V.
Minha experiencia com baterias seladas e tanta parafernalha eletronica, eu compraria MOURA ou outra marca de primeira linha, trocaria por precaução com intervalos de 4 anos, pois essas baterias morrem subtamente sem dar sinal muito evidente. Recentemente tive um problema no Grand c4, tem um comentario no topico tranco cambio automatico, minha chave seletora tinha hora que não reconhecia a posição P apos partida do motor, depois de alguns meses a bateria deu sinais que tinha um problema e foi substituida em garantia.
Avatar do usuário
erick.brandão
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Abr 12, 2016 10:15 am

Carga bateria e como removê-la

#21

Mensagem por erick.brandão » Qua Abr 13, 2016 9:27 am

Bom dia, meu caro

Sei que pode ser uma pergunta idiota. Mas você, por acaso, sabe qual é a chave certa para os 3 parafusos do banco do motorista que são necessários para a retirada da bateria?

Grato pela atenção,

Erick Brandão
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Carga bateria e como removê-la

#22

Mensagem por rgdl » Qua Abr 13, 2016 11:21 am

A chave usada para remover os parafusos do banco é do tipo Torks, se não me engano Torks 30. Se vc for comprar é melhor comprar o jogo que vem com vários tamanhos, pois esse carro faz muito uso desse tipo de parafuso.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Carga bateria e como removê-la

#23

Mensagem por Miau » Qua Abr 13, 2016 11:22 am

Nao aconselho aqueles jogos em L
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
friba.rj
Curioso
Mensagens: 211
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:34 pm
Nome: Claudio Cesar
Localização: Nova Friburgo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

Carga bateria e como removê-la

#24

Mensagem por friba.rj » Qua Abr 13, 2016 7:37 pm

Para essa finalidade, recomendo usar chave catraca com o soquete torx. Se não, vai demorar uma eternidade.
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Carga bateria e como removê-la

#25

Mensagem por Miau » Qua Abr 13, 2016 7:51 pm

alem de ficar escapando e acabar espanando o encaixe. também só recomendo usando o torx como soquete e de preferencia com catraca.

falando nisso, eu queria era comprar a base do banco, mas a versão rebatível por acionamento.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Responder