Rolamento do alternador

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Alekcal
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Dom Ago 29, 2010 6:27 am
Nome: Alekxal

#1

Mensagem por Alekcal » Qui Jan 03, 2013 2:39 pm

Feliz ano novo para todos!

Xsara picasso EX 2004/2005

Gostaria de saber se a polia de rolamento do alternador é essa da foto abaixo.
Comprei a correia,o esticador e a polia do rolamento na Citroen de Ubá-MG, mas o meu carro estava em outra cidade, na hora de trocar o mecânico falou que a polia que comprei original não tinha como ser colocada por causa do ressalto que veio na nova polia. Então deixei a polia antiga no carro pois ele falou que ela está boa. Outro detalhe é que o código da caixa esta certo, mas a polia que estava no carro é menor do que essa que veio. Não posso afirmar que que está errado pois essa polia já havia sido trocada em outra oficina.
Se alguém puder ajudar agradeço.


[attachmentid=618]


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#2

Mensagem por rgdl » Qui Jan 03, 2013 3:23 pm

Para os motores 2.0 a peça é essa mesmo.

A diferença entre essa peça original e as paralelas é que nas paralelas não vem com o parafuso de fixação e o espaçador.
Editado pela última vez por rgdl em Qui Jan 03, 2013 3:30 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
gausaline
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Qui Dez 27, 2012 2:48 am
Nome: gausaline
Localização: porto alegre rio grande do sul brasil

#3

Mensagem por gausaline » Qui Jan 03, 2013 3:30 pm

DA UMA OLHADA NESSE VÍDEO;
<a href="http://m.youtube.com/watch?v=2w3APg7Xe5Q" target="_blank">http://m.youtube.com/watch?v=2w3APg7Xe5Q</a>
Editado pela última vez por gausaline em Qui Jan 03, 2013 3:50 pm, em um total de 1 vez.
Alekcal
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Dom Ago 29, 2010 6:27 am
Nome: Alekxal

#4

Mensagem por Alekcal » Qui Jan 03, 2013 8:21 pm

[quote name='rgdl' date='Jan 3 2013, 03:23 PM' post='19981']
Para os motores 2.0 a peça é essa mesmo.

A diferença entre essa peça original e as paralelas é que nas paralelas não vem com o parafuso de fixação e o espaçador.
[/quote]

O mecânico falou que com esse espaçador a polia do rolamento ficará desalinhada com as outras polias, isso confere?

Quanto ao video, eu já tinha visto, por isso optei em comprar todas as peças originais, porém ele não mostra como é a polia.

Agradeço pelas respostas, mas ainda tenho dúvidas.

Obrigado.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#5

Mensagem por rgdl » Sex Jan 04, 2013 9:28 am

Cara eu vou dar uma olhada na polia que tirei do meu e medir o diametro dela ai vc compara com a que está no seu carro e também com a sua original.

O que posso dizer é que a paralela que coloquei tinha o mesmo diametro da que retirei do carro que por sinal era uma Gates, marca reconhecidamente de qualidade.

Mas também agente não pode descartar a possibilidade de ter vindo na caixa uma polia de outro motor, sendo uma falha no controle de qualidade.

Agora essa onda de não trocar a polia por ainda estar em bom estado é furada, ela pode estar aparentemente boa mas o rolamento pode estar desgastado e com alguma folga. Pense bem, a correia de acessórios deve ser trocada pelo manual, salvo engano, a cada 50.000 km, certo? Então, vc realmente acredita que essa polia vai aguentar mais 50.000 km? Duvido... antes disso ela quebra. Claro que vc pode trocar antes, mas vai ter que pagar outra mão de obra do mecânico. Lembre que nesse carro quando a correia poly-v (do alternador) arrebenta é muito comum ela se enroscar na correia dentada e ai... já era.

Agora vou te dar uma dica, o melhor lugar para se comprar peças para carros franceses, pelo menos aqui no Rio de Janeiro, é a <a href="http://www.rioparts.com.br" target="_blank">Rio Parts</a>. Lá vc encontra peças originais e peças paralelas de boa qulidade por um preço bem enconta e remete para fora do estado.
Editado pela última vez por rgdl em Sex Jan 04, 2013 9:33 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Alekcal
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Dom Ago 29, 2010 6:27 am
Nome: Alekxal

#6

Mensagem por Alekcal » Sex Jan 04, 2013 12:36 pm

[quote name='rgdl' date='Jan 4 2013, 09:28 AM' post='19988']
Cara eu vou dar uma olhada na polia que tirei do meu e medir o diametro dela ai vc compara com a que está no seu carro e também com a sua original.

O que posso dizer é que a paralela que coloquei tinha o mesmo diametro da que retirei do carro que por sinal era uma Gates, marca reconhecidamente de qualidade.

Mas também agente não pode descartar a possibilidade de ter vindo na caixa uma polia de outro motor, sendo uma falha no controle de qualidade.

Agora essa onda de não trocar a polia por ainda estar em bom estado é furada, ela pode estar aparentemente boa mas o rolamento pode estar desgastado e com alguma folga. Pense bem, a correia de acessórios deve ser trocada pelo manual, salvo engano, a cada 50.000 km, certo? Então, vc realmente acredita que essa polia vai aguentar mais 50.000 km? Duvido... antes disso ela quebra. Claro que vc pode trocar antes, mas vai ter que pagar outra mão de obra do mecânico. Lembre que nesse carro quando a correia poly-v (do alternador) arrebenta é muito comum ela se enroscar na correia dentada e ai... já era.

Agora vou te dar uma dica, o melhor lugar para se comprar peças para carros franceses, pelo menos aqui no Rio de Janeiro, é a <a href="http://www.rioparts.com.br" target="_blank">Rio Parts</a>. Lá vc encontra peças originais e peças paralelas de boa qulidade por um preço bem enconta e remete para fora do estado.
[/quote]

Com certeza, infelizmente tive que deixar a polia antiga para poder andar com o carro, mas assim que resolver esse dilema vou trocar a polia mesmo tendo que pagar outra mão de obra. Fico no aguarda da sua medição da polia, as que está no carro tem o mesmo tamanho da polia que vai no esticador.

Valeu pela dica, vou verificar essas peças agora na rioparts.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#7

Mensagem por rgdl » Sex Jan 04, 2013 1:13 pm

Agora vc matou a xarada, a polia que vai no esticador é menor que a polia de rolamento.

Pelo menos é assim nos motores 2.0 16V, eu ainda tenho as duas velhas em casa servindo como peso de papel (eh! eh!).

O assunto do vídeo abaixo é sobre um defeito na polia do esticador da correia Poly-V, mas dá para vc observar que há uma evidente diferença de tamanho entre as duas. Note que a 1:30 do vídeo as duas ficam na mesma perspectiva e dá para perceber que uma é maior que a outra.

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=2w3APg7Xe5Q" target="_blank">Dr CARRO Correia Alternador Chiando, desfiando e Tensionador com defeito Picasso </a>

Se o carro sempre foi seu ou não o mecânico que trocou a correia da última vez faz foi uma lambança.
Editado pela última vez por rgdl em Sex Jan 04, 2013 1:17 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#8

Mensagem por rgdl » Sáb Jan 05, 2013 3:18 pm

Bom, como fiquei de postar o diâmetro da polia... aqui está: A polia tem 80mm de diâmetro.

Só vou ficar devendo o diâmetro da polia do esticador porque essa eu não sei aonde coloquei, mas ela é beeem menor.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder