ventilacao nao funciona

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
valdecir
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Ago 14, 2012 3:35 pm
Nome: valdecir

#1

Mensagem por valdecir » Qua Dez 26, 2012 3:21 pm

Boa tarde a todos os amigos do forum; eu tenho um xsara picasso 2001 e estou com problemas no ar condicionado: Vamos falar do dianteiro, ou frontal! Ele começou com o seguinte problema, hora ligava os ventiladores hora não ligava! Até que agora, pararam de vez não liga nenhum ventilador todos os frontais totalmente sem vento em nenhuma velocidade funciona DIGITAL


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#2

Mensagem por rgdl » Qua Dez 26, 2012 3:39 pm

Isso pode ser só uma resistência que controla a ventilação do ar frontal ou simplesmente um fuzivel queimado.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
gausaline
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Qui Dez 27, 2012 2:48 am
Nome: gausaline
Localização: porto alegre rio grande do sul brasil

#3

Mensagem por gausaline » Qui Dez 27, 2012 2:30 pm

[quote name='valdecir' date='Dec 26 2012, 03:21 PM' post='19916']
Boa tarde a todos os amigos do forum; eu tenho um xsara picasso 2001 e estou com problemas no ar condicionado: Vamos falar do dianteiro, ou frontal! Ele começou com o seguinte problema, hora ligava os ventiladores hora não ligava! Até que agora, pararam de vez não liga nenhum ventilador todos os frontais totalmente sem vento em nenhuma velocidade funciona DIGITAL
[/quote]
ABRE A TAMPA ABAIXO DA CAIXA DE FUSÍVEIS, OLHA BEM PARA DIREITA BEM NO MEIO DO CARRO VC VAI VER A TRESEIRA DO VENTILADOR DIANTEIRO EXISTE DOIS CHICOTE PLUGADOS NELE UM EM FORMATO DE "T" COM DOIS FIOS E UM OUTRO COM QUATRO FIOS ALINHADOS, GERALMENTE ESTES FICAM COM MAL CONTATO ESQUENTAM E DERRETEREM, OU FICA SEPARADO E NÃO LIGA OU FECHA CURTO E FICA LIGADO DIRETO.
tiagomutti
Habilitado
Mensagens: 63
Registrado em: Seg Mar 19, 2012 8:52 pm
Nome: tiagomutti

#4

Mensagem por tiagomutti » Qui Dez 27, 2012 3:25 pm

ola gausaline, é claro, mediante um problema sempre temos que eliminar por partes, sequencialmente atente para em primeiro lugar os fusíveis, segundo, terminais derretidos ou mal encaixado no motor da ventilação enbaixo do painel ( acesso pelo lado esquerdo debaixo do painél) e em terceiro arriscaria lhe dizer que pode ser o comutador de ignição, pois ele libera o comando elétrico do ar condicionado, assim aconteceu com o meu, misturando com superaquecimento a chave do carro :966283: :966283: :966283:
crochadejesus
Sem Habilitação
Mensagens: 22
Registrado em: Ter Nov 27, 2012 12:20 pm
Nome: Cláudio Rocha
Localização: Santo André, SP

#5

Mensagem por crochadejesus » Qui Dez 27, 2012 4:51 pm

E o que pode ser quando as saídas de ar condicionado para os passageiros sómente funcionam no máximo (4), se colocar em qualquer número menor não sai nada de vento?
Xsara Picasso GLX 2005/2006 2.0 16v Seleção Manual Prata
gausaline
Habilitado
Mensagens: 65
Registrado em: Qui Dez 27, 2012 2:48 am
Nome: gausaline
Localização: porto alegre rio grande do sul brasil

#6

Mensagem por gausaline » Qui Dez 27, 2012 5:25 pm

[quote name='Cláudio Rocha' date='Dec 27 2012, 04:51 PM' post='19928']
E o que pode ser quando as saídas de ar condicionado para os passageiros sómente funcionam no máximo (4), se colocar em qualquer número menor não sai nada de vento?
[/quote]
TENTADESCONECTAR O BOTÃO DEPOIS ABRA E VEJA SE OS CONTATOS ESTÃO LIMPOS . DE UMA LIXADINHA E ARQUEIE UM POUCO O PONTEIRO DO CONTATO. NO MEU CASO RESOLVEU
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#7

Mensagem por renan97ar » Qui Dez 27, 2012 11:16 pm

[quote name='Cláudio Rocha' date='Dec 27 2012, 03:51 PM' post='19928']
E o que pode ser quando as saídas de ar condicionado para os passageiros sómente funcionam no máximo (4), se colocar em qualquer número menor não sai nada de vento?
[/quote]
Eu diria resistencia, pois no 4 passa 12v direto pro ventilador. Agora nas menores velocidades algo deve reduzir a tensão que vai pro ventilador, e é nessa que entra a resistência.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
inforeinor
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Jun 12, 2013 10:59 pm
Nome: Roniér

#8

Mensagem por inforeinor » Ter Ago 12, 2014 3:48 pm

[quote name='renan97ar' date='Dec 27 2012, 10:16 PM' post='19936']
[quote name='Cláudio Rocha' date='Dec 27 2012, 03:51 PM' post='19928']
E o que pode ser quando as saídas de ar condicionado para os passageiros sómente funcionam no máximo (4), se colocar em qualquer número menor não sai nada de vento?
[/quote]
Eu diria resistencia, pois no 4 passa 12v direto pro ventilador. Agora nas menores velocidades algo deve reduzir a tensão que vai pro ventilador, e é nessa que entra a resistência.
[/quote]

Boa tarde amigo, preciso saber onde fica localizado essa resistencia do ventilador do painel. Obrigado
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#9

Mensagem por renan97ar » Ter Ago 12, 2014 4:45 pm

Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
rodrigobento
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Dez 26, 2016 11:55 am
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2010

ventilacao nao funciona

#10

Mensagem por rodrigobento » Seg Dez 26, 2016 12:21 pm

Boa tarde caros amigos. Pane resolvida!!
No meu caso(C4 Picasso 2010), meu ventilador do ar(parte dianteira) funcionava só de vez em qndo. A parte traseira ventilava normal, porém não gelava. O compressor do meu ar armava normalmente, mas não gelava nada.
Seguindo algumas dicas deste fórum, graças a Deus, resolvi a pane facilmente. Comecei desmontando pela parte frontal esquerda inferior. Perdi tempo e trabalho. Ali estão, além dos fusíveis, muitos fios, conectores, sistemas elétricos e etc que nada tem a ver com o sistema de ventilação interno; além de alguns dutos de ventilação que alimentam a parte esquerda do veículo e também parte do sistema do ar condicionado e seus dutos de alumínio.
Fui então para o lado direito inferior, abaixo do porta luvas(não precisei desmontar o porta luvas). Simplesmente desmontei a tampa abaixo do porta luvas(a mesma que dá acesso ao filtro de ar), e que é presa com presilhas de encaixe. Logo avisei o desejado motoventilador e dois plugs conectores ligados no mesmo. O carro estava ligado, sem funcionar a ventilação interna, e qndo escontei no plug verde, a ventilação funcionou!!
Era simplesmente mal contato no plug, que não tem uma trava com boa pressão. Ele encaixa mas não trava direito. Enquanto uns plugs travam tanto ao ponto de ser muito difícil de soltar, este é diferente.
O outro plug, de cor marrom, não mexi, mas creio q seja da parte traseira da ventilação(passageiros do banco traseiro).
Fico agradecido pelo fórum e pelos posts dos amigos.
Espero ter ajudado a outros citroenzeiros da vida!
Obrigado!!
Responder