Consumo do meu Picasso 2.0 Manual

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Sergio Costa
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Ter Jul 31, 2012 3:54 pm
Nome: sbelda
Localização: Campo Grande - MS

#1

Mensagem por Sergio Costa » Ter Dez 25, 2012 9:16 pm

Olá pessoal!

Antes de mais nada desejo à todos um Feliz Natal, torço para que todos tenham passado com saúde.
Bem, minha Picasso (2004 - 2.0 Manual) está apresentando um consumo estranho.
A mais de 30 dias fui completar o tanque e resolvi colocar a gasolina tipo "pódium", só que do Posto Ipiranga (R$ 3,29 o litro) e, para minha surpresa, a nave passou a apresentar um desempenho formidável e uma relativa economia, considerando o trânsito "pesado" para os padrões de Campo Grande (MS).
Fiquei muito satisfeito.
Depois disso, fui completar o tanque novamente no mesmo posto, no entanto, estavam sem esse tipo de gasolina, fato que me fez ir ao Posto da Petrobrás para completar com a gasolina Pódium (R$ 3,59 o Litro).
Foram cerca de 40 litros. No entanto, o carro passou a apresentar um consumo exagerado, chegando a 18L/100 no computador de bordo, além de um desempenho inferior ao normal.
Nos dois casos citados acima, andei com trânsito pesado e com o ar ligado o tempo todo por causa do forte calor.
Ontem, dia 24, eu fui abastecer com gasolina Aditivada (normal), completei o tanque, zerei o CB e o odômetro e saí o dia inteiro com minha família, com o ar ligado e com o trânsito pesado também. Hoje, dia 25, saí novamente com minha família no final da tarde para dar uma volta, 4 pessoas adultas e 1 criança, ar condicionado ligado e, para minha surpresa, o CB marcou exatos 10.1L/100km, fato que me deixou satisfeito, contudo, com vários pontos de interrogação na cabeça.
Pergunto se isso é normal, pergunto o que houve, etc (?)
Por favor, me ajudem.

Um abraço à todos vocês.

Sbelda :)
Editado pela última vez por Sergio Costa em Ter Dez 25, 2012 9:17 pm, em um total de 1 vez.


igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#2

Mensagem por igor » Ter Dez 25, 2012 10:37 pm

Amigo em primeiro lugar desejo a vc e a todos os amigos aqui do fórum um exelente natal, mesmo que atrasado, mas ficam aqui meus votos de muita paz, saúde e prosperidade a todos vocês e seus familiares. Quanto aos questionamentos que você faz aqui no fórum sobre o consumo de sua nave, o que posso lhe dizer é o seguinte, tenho uma picasso 1.6, 2008, flex e moro aqui em Cuiabá, ou seja, perto de você, já que mora em Campo Grande. O que venho percebendo pelo menos aqui em Cuiabá é que os postos BR, estão tendo muitos problemas aqui quanto a "coisas" estranhas que vem acontecendo depois de abastecer carros nesses postos. Ocorre que eu só abastecia em postos BR e olha que abasteci em pelo menos 4 postos BR diferentes, para ninguém dizer que pode ter sido esse ou aquele posto, mas coincidência ou não, todas as vezes o carro ficava "amarrado", com o consumo excessivo e sem contar as vezes que dava a menssagem "motor com defeito" no painel da minha nave e o carro "pipocava" pra todo lado. E olha que eu só colocava a gasolina podium, ou então a gasolina aditivada. No começo até achei que pudesse ser algum problema na minha nave, foi quando conversei com um amigo que tem um voyage da VW e ele me disse que estava com os mesmos problemas e que também só abastecia em postos BR, foi ai então que comecei a só abastecer em postos SHELL e colocar somente a gasolina V- POWER e nunca mais tive problemas com minha nave. Ai fica a pergunta, será que os postos BR, estão usando gasolina batizada? E o pior, até mesmo na gasolina podium deles, que é tida como uma gasolina pura e uma das melhoras? Bom, espero que tenha ajudado você em algo. Boa sorte, abraços.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#3

Mensagem por rgdl » Qua Dez 26, 2012 9:29 am

Bom, primeiro feliz Natal atrasado para todos e obrigado pelos votos de felicidades o que desejo igulalmente a todos.

Não sei se isso tem alguma coisa a ver, mas... a BR está importando gasolina direto porque suas refinarias não tem dado conta. Não se sabe de onde vem essa gasolina... mas pode ser da Venezuela já que o governo federal tem dado muitos apoio aos "cumpanheiros bolivarianos".

Nesse tempo que comprei meu carro só abasteci em postos BR uma unica vez, mas eu lembro que quando usei (coloquei aditivada) ela foi embora rapidinho, mas na época eu não liguei uma coisa a outra não, achei que foi por causa do uso do ar condicionado.

Fora essa vez eu sempre usei gasolina Shell.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Sergio Costa
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Ter Jul 31, 2012 3:54 pm
Nome: sbelda
Localização: Campo Grande - MS

#4

Mensagem por Sergio Costa » Qua Dez 26, 2012 2:10 pm

Caros amigos iam27 e Rgdl.

Desde já agradeço o retorno aos meus questionamentos.
A minha desconfiança com os postos da BR é justamente essa, eu também ouvi dizer que eles estão importando gasolina, e vai saber a qualidade da mesma.
Acredito que, até mesmo a Pódium esteja batizada, pois não tenho outra explicação para o que aconteceu comigo, pois até onde eu saiba, era tida como uma gasolina pura, de qualidade (?).
Ah, e para esclarecer melhor, o carro só voltou a ficar econômico a partir do momento em que abasteci com gasolina aditivada em um posto Shell no qual eu conheço bem.
Mas acreditem, aqui em Campo Grande (MS) nenhum posto Shell possui, até o momento, a gasolina V-Power.
Vou rodar bem com a nave nesta semana e observar o consumo com atenção, mas agora ele está muito bom considerando se tratar de um 2.0 com o ar ligado o tempo todo.

Um grande abraço em vocês e muito obrigado, mais uma vez.

Sbelda
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#5

Mensagem por mlhz » Qua Dez 26, 2012 8:06 pm

não tem nada haver esta questão de importação. O que pega mesmo é gasolina batizada. Adulterada. Dois pontos são bem importantes para saber se a gasolina é batizada: 1o. aumento no consumo; 2o. necessidade de dar 2/3 partidas pela manhã. Se tiver isso pode saber 100% do motivo ser a gasolina.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#6

Mensagem por rgdl » Qua Dez 26, 2012 10:49 pm

Pode ser, como disse no outro post é só um palpite.

Mas tem uma maneira simples de se saber se a gasolina está batizada, até porque nem sempre há problema de ignição, eu já usei gasolina com 40% de álcool e o meu motor sempre ligou de primeira.

A receita é simples e está na internet em vários sites, basta vc pegar 50 Ml de gasolina e misturar com 50 ml de solução salina a 1%, mexer e deixar descansar devidamente tampada em uma proveta ou qualquer recipiente graduado de 1 em 1 ml até 100ml.

A solução salina vai chupar o álcool e os solventes ficando apenas gasolina pura sobre a água. Assim o nível de água não pode ser superior a 62ml, pois até esse limite significa que a gasolina tem 25% de álcool.

É possível fazer outros teste como de densidade e tals mas esse é eficiente e pode ser feito em casa.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
chuvadenovembro
Habilitado
Mensagens: 54
Registrado em: Ter Out 02, 2012 11:52 pm
Nome: chuvadenovembro

#7

Mensagem por chuvadenovembro » Qui Dez 27, 2012 10:19 am

[quote name='rgdl' date='Dec 26 2012, 10:49 PM' post='19919']...esse é eficiente e pode ser feito em casa.
[/quote]

Mas depois que o combustivel está no carro, em que pode ajudar?

Vou dar um exemplo dramatico:

Fiz uma viagem e rodei 200km, chegando no destino, abasteci completando o tanque (misturando o combustivel)

Então suponhamos que percebi anomalias, fiz o teste e constatou que o combustivel está adulterado.

E agora? vou esvaziar o tanque?

Se for possivel denunciar, como farei a denuncia de um combustivel misturado?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#8

Mensagem por rgdl » Qui Dez 27, 2012 10:43 am

Esse teste é ideal para o dia a dia, para chegar a conclusão se o posto x ou y está ou não vendendo gasolina batizada e evitá-lo.

Tem um certo posto em Niterói que não vê meu carro faz tempo, não importa o quanto seus frentistas insistam para que se pare lá, 40% de alcool na gasolina é dose.

Em situações de viagem é difícil fazer o teste embora não seja impossível.

Esvaziar o tanque é decisão de cada um, eu não esvaziei o meu mas passei a colocar gasolina boa.

Denunciar é facil é só entrar no site da ANP, inclusive a ANP ensina a fazer o teste que citei, só que a solução salina é de 10% e não de 1% como coloquei.

Veja esse link: <a href="http://www.anp.gov.br/?pg=58866&m=&t1=& ... 6612078813" target="_blank">http://www.anp.gov.br/?pg=58866&m=&t1=& ... 2078813</a>
Editado pela última vez por rgdl em Qui Dez 27, 2012 10:49 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Sergio Costa
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Ter Jul 31, 2012 3:54 pm
Nome: sbelda
Localização: Campo Grande - MS

#9

Mensagem por Sergio Costa » Qui Dez 27, 2012 9:04 pm

Pessoal,

Achei ótima essa troca de ideias à respeito da gasolina.
De agora em diante vou procurar abastecer somente neste último posto que cite (Shell) e tão logo chegue a gasolina V-Power em Campo Grande (MS), farei o teste com ela.
Um grande abraço à todos.

Sbelda
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#10

Mensagem por mlhz » Qui Dez 27, 2012 10:22 pm

no meu antigo carro (stilo 1.8 flex) eu estava em viagem. E tive que abastecer em um posto sem bandeira em uma cidade pequena. Mas foi abastecer e o carro ficou ruim, imediato; devia ser só solvente o combustível. Por sorte não tive maiores problemas (o consumo passou de 12 para 10 e perdi desempenho).
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Steve Rogers
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Seg Abr 03, 2017 5:20 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2003 ex mec.

Consumo do meu Picasso 2.0 Manual

#11

Mensagem por Steve Rogers » Seg Abr 03, 2017 9:31 pm

Ola a todos, li acima que o Sergio Costa disse que zerou o odometro isso é possivel?? a minha marca 12 /100 o carro ajusta automaticamente ou seria bom zerar pra ver se ele muda esse status??? agradeço se alguem souber.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Consumo do meu Picasso 2.0 Manual

#12

Mensagem por Miau » Seg Abr 03, 2017 9:35 pm

Odometro marca a quilometragem rodada.. Não tem a ver com o registro de media de consumo.

Mas é possível sim zerar ambos..

É recomendado que seja zerada a média de consumo a cada abastecimento pra voce ter um valor mais próximo da realidade, e até pra servir de referência com a qualidade do combustível.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Consumo do meu Picasso 2.0 Manual

#13

Mensagem por gjvialta » Ter Abr 04, 2017 9:42 am

Steve Rogers escreveu:Ola a todos, li acima que o Sergio Costa disse que zerou o odometro isso é possivel?? a minha marca 12 /100 o carro ajusta automaticamente ou seria bom zerar pra ver se ele muda esse status??? agradeço se alguem souber.
viewtopic.php?p=39242#p39242
famendo
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Qua Set 27, 2017 9:55 am
Nome: Fabiano de A. Mendon
Localização: Esteio - RS
Modelos Citroën: Xsara Picasso EXS Etoile 2.0 16v mec 2005

Consumo do meu Picasso 2.0 Manual

#14

Mensagem por famendo » Qua Out 11, 2017 8:52 am

Bom dia,

Sei que o tópico é meio velho, mas caso ainda não saibam, toda gasolina, seja importada ou seja fabricada no Brasil, vem da BR = Petrobrás...as empresas / postos como Shell, Ipiranga, Tio da esquina, etc...todos, sem exceção compram a gasolina pura da Petrobrás e aplicam nela seus subprodutos, tais como aditivos.
Ou seja, O único canal de entrada de combustível no país, enquanto a Petrobrás for estatal, é por ela mesma.
A gasolina da BR é a mesma que os outros postos usam, com a diferença dos aditivos, como falei antes, então basear em tipo de gasolina o consumo, não tem muito a ver com a fonte de onde a mesma vem, e sim com sua qualidade.
Existem sim diferenças de octanagem, que podem fazer com que o consumo aumente ou diminua, bem como aumentar ou diminuir desempenho do carro em si.
Xsara Picasso Exclusive Etoile 2.0 16v mec 2005
Responder