Barulinho Estranho (Ajuda ae)

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
brmoura
Sem Habilitação
Mensagens: 36
Registrado em: Sáb Nov 03, 2012 6:23 pm
Nome: Bruno Moura
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#1

Mensagem por brmoura » Sex Dez 14, 2012 3:16 pm

Percebi Hoje quando o carro estava ligado na garagem e o som do motor ficou abafado!

No PONTO MORTO o carro ligado faz um grunido bem baixinho. Quando piso na embreagem esse barulinho desaparece! Na rua nem dá pra perceber. É um barulho como se eu tivesse querendo engatar uma marcha bem devagarinho! O carro está sem sintomas de nada. Está perfeito como novo!


O que pode ser?
Nunca li nada a respeito disso nesse fórum.
Esse negócio eu não entendo nada!

Estou pensando levar em um mecânico.
Alguém tem algo a dizer?

obrigado


Bruno Alves de Moura
Rio de Janeiro/RJ

<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro-->
Xsara Picasso 2010 - Exclusive 1.6 - 16V - Flex
Cambio Manual - Cor Gris Cendre (Prata)
<!--colorc--></span><!--/colorc-->
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#2

Mensagem por rgdl » Sex Dez 14, 2012 4:32 pm

É como se fosse um grilo?
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
brmoura
Sem Habilitação
Mensagens: 36
Registrado em: Sáb Nov 03, 2012 6:23 pm
Nome: Bruno Moura
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#3

Mensagem por brmoura » Sex Dez 14, 2012 6:06 pm

[quote name='rgdl' date='Dec 14 2012, 03:32 PM' post='19818']
É como se fosse um grilo?
[/quote]


Um grilo rouco. Como se eu estivesse engrenando uma marcha sem pisar na embreagem bem de leve.
Bruno Alves de Moura
Rio de Janeiro/RJ

<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro-->
Xsara Picasso 2010 - Exclusive 1.6 - 16V - Flex
Cambio Manual - Cor Gris Cendre (Prata)
<!--colorc--></span><!--/colorc-->
a2006om
Muito Curioso
Mensagens: 591
Registrado em: Qua Mar 17, 2010 12:17 am
Nome: Anderson Machado
Localização: São Paulo SP & Manaus AM
Contato:

#4

Mensagem por a2006om » Sex Dez 14, 2012 8:33 pm

Pode ser o rolamento da embreagem...
Anderson Machado.
wionax
Curioso
Mensagens: 349
Registrado em: Sex Out 15, 2010 11:28 am
Nome: Warley
Localização: Betim
Contato:

#5

Mensagem por wionax » Seg Dez 17, 2012 2:16 am

E o rolamento do disco, para retirar terá que trocar a embreagem e não use marca paralela, não funciona e possivelmente a sua deve ser de marca paralela.
Warley Ionax
Inscreva-se em nosso canal: <a href="https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... ature=mhee" target="_blank">https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... re=mhee</a>
Modelo: Xsara Picasso 2.0 16v GX
Moderador de Mérito
Posts: 200
Registrado: 15-October 10
crochadejesus
Sem Habilitação
Mensagens: 22
Registrado em: Ter Nov 27, 2012 12:20 pm
Nome: Cláudio Rocha
Localização: Santo André, SP

#6

Mensagem por crochadejesus » Seg Dez 17, 2012 1:00 pm

Sobre o rolamento da embreagem dá uma olhada neste video:
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=N7z80RlIOso" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=N7z80RlIOso</a>
Xsara Picasso GLX 2005/2006 2.0 16v Seleção Manual Prata
brmoura
Sem Habilitação
Mensagens: 36
Registrado em: Sáb Nov 03, 2012 6:23 pm
Nome: Bruno Moura
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#7

Mensagem por brmoura » Seg Dez 17, 2012 11:04 pm

Obrigado a Todos. Levarei ao mecânico e direi a vcs o resultado e a solução. Esse ano vai ser complicado resolver isso. No entanto não consigo perceber nada na direção. Está tudo ótimo.

Tópico Sempre Aberto
Obrigado
Att
Bruno Alves de Moura
Rio de Janeiro/RJ

<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro-->
Xsara Picasso 2010 - Exclusive 1.6 - 16V - Flex
Cambio Manual - Cor Gris Cendre (Prata)
<!--colorc--></span><!--/colorc-->
Xamã
Habilitado
Mensagens: 120
Registrado em: Qui Set 06, 2012 1:07 am
Nome: Xamã

#8

Mensagem por Xamã » Ter Dez 18, 2012 12:06 am

[quote name='Bruno Moura' date='Dec 14 2012, 03:16 PM' post='19816']
Percebi Hoje quando o carro estava ligado na garagem e o som do motor ficou abafado!

No PONTO MORTO o carro ligado faz um grunido bem baixinho. Quando piso na embreagem esse barulinho desaparece! Na rua nem dá pra perceber. É um barulho como se eu tivesse querendo engatar uma marcha bem devagarinho! O carro está sem sintomas de nada. Está perfeito como novo!
O que pode ser?
Nunca li nada a respeito disso nesse fórum.
Esse negócio eu não entendo nada!

Estou pensando levar em um mecânico.
Alguém tem algo a dizer?

obrigado
[/quote]

:D Prezado Bruno Moura,

carros com conjunto motor/câmbio transversal, quando em marcha - lenta e em ponto morto, apresentam mesmo o tal barulho.

Já observo este tipo de coisa há muito em carros com motores transversais. Não há nada de errado com o teu Xsara. Basta pisar na embreagem que o barulho some e o ruído decorre das folgas maiores do eixo interno primário do câmbio.

Nos carros com caixa automática o ruído inexiste.

De qualquer maneira, leva o carro no mecânico e pede para ele dar uma olhada na embreagem. Pelo que me lembro, do último carro com caixa manual que tive, o barulho é oco, como se duas engrenagens com folga estivessem a se tocar.

Um abraço grande,
Xamã :lol:
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#9

Mensagem por mike » Qua Dez 19, 2012 7:49 pm

[quote name='Bruno Moura' date='Dec 17 2012, 11:04 PM' post='19841']
Obrigado a Todos. Levarei ao mecânico e direi a vcs o resultado e a solução. Esse ano vai ser complicado resolver isso. No entanto não consigo perceber nada na direção. Está tudo ótimo.

Tópico Sempre Aberto
Obrigado
Att
[/quote]

--------
Colega, tem alguns carros que faz barulho quando voce pisa na embreagem, no caso do picasso o rolamento e conjunto fica acionado direto e faz o ruido que voce esta percebendo. Quando voce pisa na embreagem ele para de rodar, dai o motivo do silencio. Eu troquei a embreagem com 85000km e tambem o kit. Com 95k esse barulho apareceu. Acho que deveria ter trocado na ocasiao o acionamento, pois dizem que ele cria uma folga na rotula esem lubrificacao o tal ruido aparece.
um abraco
Sandro Balla
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 11:52 am
Nome: Sandro Balla

#10

Mensagem por Sandro Balla » Ter Jan 14, 2014 5:21 pm

[quote name='Bruno Moura' date='Dec 17 2012, 11:04 PM' post='19841']
Obrigado a Todos. Levarei ao mecânico e direi a vcs o resultado e a solução. Esse ano vai ser complicado resolver isso. No entanto não consigo perceber nada na direção. Está tudo ótimo.

Tópico Sempre Aberto
Obrigado
Att
[/quote]


Olá Bruno!

Meu carro apresenta o mesmo problema (Xsara Picasso 2011 GLX, Avatar).

Levou no mecânico, resolveu o problema? Mais alguém sabe como resolver isso, este barulho é muito feio.

Abraços,

Balla.
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#11

Mensagem por igor » Ter Jan 14, 2014 5:44 pm

Esse barulho vem do rolamento da embreagem, quando troquei a minha (peça original), fiquei com esse problema, mas por ser muito caro baixar o câmbio novamente para retirar o barulho, me acostumei com ele e somente na próxima troca de embreagem, tirarei o tal barulho chato.
Sandro Balla
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 11:52 am
Nome: Sandro Balla

#12

Mensagem por Sandro Balla » Ter Jan 14, 2014 5:48 pm

[quote name='iam27' date='Jan 14 2014, 05:44 PM' post='23682']
Esse barulho vem do rolamento da embreagem, quando troquei a minha (peça original), fiquei com esse problema, mas por ser muito caro baixar o câmbio novamente para retirar o barulho, me acostumei com ele e somente na próxima troca de embreagem, tirarei o tal barulho chato.
[/quote]


Opa! Então isso quer dizer que precisa baixar a caixa e retificar para o barulho desaparecer, certo?

Obrigado pelo resposta.

Balla. :icon_smile_approve:
cesarjc
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Fev 07, 2007 10:15 am
Nome: Black Sunshine

#13

Mensagem por cesarjc » Qua Jan 15, 2014 7:34 am

Entendeu errado.

Pode ser perfeitamente normal, como o nosso colega Xamã disse ou pode ser o rolamento do conjunto da embreagem "cantando". Isso se resolve (se for o rolamento) trocando o kit de embreagem COMPLETO. Nada de retífica de caixa.
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#14

Mensagem por mike » Qui Jan 16, 2014 8:02 am

[quote name='jantonio' date='Dec 19 2012, 07:49 PM' post='19860']
[quote name='Bruno Moura' date='Dec 17 2012, 11:04 PM' post='19841']
Obrigado a Todos. Levarei ao mecânico e direi a vcs o resultado e a solução. Esse ano vai ser complicado resolver isso. No entanto não consigo perceber nada na direção. Está tudo ótimo.

Tópico Sempre Aberto
Obrigado
Att
[/quote]

--------
Colega, tem alguns carros que faz barulho quando voce pisa na embreagem, no caso do picasso o rolamento e conjunto fica acionado direto e faz o ruido que voce esta percebendo. Quando voce pisa na embreagem ele para de rodar, dai o motivo do silencio. Eu troquei a embreagem com 85000km e tambem o kit. Com 95k esse barulho apareceu. Acho que deveria ter trocado na ocasiao o acionamento, pois dizem que ele cria uma folga na rotula esem lubrificacao o tal ruido aparece.
um abraco
[/quote]


Colegas, na minha experiencia, aos 100k tive que baixar o cambio para trocar o retentor do voltante para eliminar um vazamento de oleo, aproveitando foi feito uma nova analise no rolamento e nao havia nada de errado com ele. Na minha opiniao, tem outras pecas do acionamento que devem ser medidas e substituidas quando houver folgas. Esse barulho nao 'e nada grave e 'e resultado de folgas no acionamento, mas nao era grave e meus planos eram vender, nao cheguei a substituir essas pecas. Esse tipo de rolamento esta sempre rodando em marcha lenta e para de rodar quando 'e acionado a embreagem. No caso do meu velho santana quantum tambem tem o bendito rolamento que tambem faz barulho, mas mas na logica contraria, rodando somente quando 'e acionado a embreagem.
Voltando ao assunto do barulho, realmente 'e bem comum, mas nao deve ser negligenciado, no meu santana com seus 255k, tive um episodio ha 15 anos, num estacionamento do carrefour e nao engatava algumas marchas, apos algumas tentativas, consegui engarar e voltar para casa, apos desmontagem, meu mecanico constatou que o rolamento havia travado devido fim da vida util pois falta de graxa. O rolamento VW 'e bem safado, comparado ao Citroen. boa sorte
c
Editado pela última vez por mike em Qui Jan 16, 2014 8:04 am, em um total de 1 vez.
Responder