Temperatura

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
darg
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Nov 26, 2012 11:52 pm
Nome: darg

#1

Mensagem por darg » Qua Dez 05, 2012 11:13 pm

Boa noite... tenho um picasso 2004 automatico e hoje voltando de cabo frio a temperatura subiu 5 tracinhos, mas nao chegou no vermelho, daí parei no posto e coloquei água, pegou 2 litros, só q eu havia completado antes de sair de cabo frio, daí vim pra casa tranquilo, depois que o carro esfriou, reparei q a água desceu mais um pouco... alguem sabe o que pode ser??

outra coisa... o carro de vocês anda o tempo todo com 3 tracinhos na temperatura?? tipo assim:
ligo o carro e depois de 5 minutos ele ja ta com 3 tracinhos e independentemente da minha velocidade, aquilo nao abaixa de jeito nenhum... alguem sabe o pq disso??

aguardo respostas ;)


chuvadenovembro
Habilitado
Mensagens: 54
Registrado em: Ter Out 02, 2012 11:52 pm
Nome: chuvadenovembro

#2

Mensagem por chuvadenovembro » Qui Dez 06, 2012 1:49 am

Tenho um picasso 2005 e também fica com 3 traços

Meu sogro tem uma 2002 e fica apenas com 2 traços
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#3

Mensagem por rgdl » Qui Dez 06, 2012 5:58 am

darg, o meu Picasso é automático e 2005 e não demora muito para chegar nos três traços não, salvo em dias muito frios, e sempre anda nos três traços. Mais que isso o carro está com problema de superaquecimento.

Vc usa aditivo no seu radiador?? O ideal é o orgânico na proporção 50/50.

Não tem nenhum vazamento aparente? Já olhou a fumaça do seu carro? Se ela estiver saindo muito branca é porque tem água indo para a câmara de combustão, isso pode ser problema na junta do cabeçote ou outro problema mais grave.

De qualquer maneira nunca use apenas água em motores de alumínio, como disse, use aditivo, de preferência orgânico, na proporção 50/50.

chuvadenovembro, a diferença de temperatura está ligada a potência do motor, até 2004 (acho) o motor 2.0 tinha 118cv, depois passou a ter 138cv. O motor de 138cv trabalha em um nível de temperatura maior que o de 118cv.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#4

Mensagem por Vitor abreu » Qui Dez 06, 2012 8:08 am

Caso seu carro trabalhe com temperatura abaixo do ideal (98 graus celsius), pode ser sua sonda lambida
darg
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Nov 26, 2012 11:52 pm
Nome: darg

#5

Mensagem por darg » Qui Dez 06, 2012 10:52 am

Pow valeu ae galera....

sou novo aqui... o que aconteceu foi q a tampa do reservatorio de agua (tanque de expansão) meu pai não havia fechado direito, procurei vazamento em todos os lugares e nao achei, daí percebi q a tampa nao estava bem fechada, acho que a água escapou por ali.... hoje irei andar com o carro e posto mais tarde o q aconteceu...


Esse lance da temperatura é muito estranho, pq o manual diz q o ideal é ele rodar com 5 traços e cair pra 3 quando estiver em uma velocidade considerável, agora pq isso nao acontece, eu nao sei

e meu carro ja teve vazamento de água por causa da pastilha de água furada!!
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#6

Mensagem por rgdl » Qui Dez 06, 2012 11:13 am

Mas pelo que vc falou, vc colocou agua pura no radiador quando deu o problema.

Tudo bem que no desespero agente faz isso mesmo mas não se deve usar agua pura no Picasso, tá no manual isso.

Então, aproveite o ocorrido e leve seu carro num mecanico e mande fazer a limpeza do sistema de refrigeração e complete tudo com agua + aditivo, um bom aditivo orgânico não é caro não, custa R$ 15,00 o litro e a mão de obra desse serviço também não é cara.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#7

Mensagem por Vitor abreu » Qui Dez 06, 2012 11:33 am

Reforço a dica do RGDL... use aditivo e AGUA DESMINERALIZADA...
darg
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Nov 26, 2012 11:52 pm
Nome: darg

#8

Mensagem por darg » Qui Dez 06, 2012 11:53 am

Então...resolvi deixar o carro ligado e com o reservatório de água mal fechado... A água saiu quase toda, o vazamento foi ali mesmo, mas quando fui completar saiu água por cima do pneu.... Chamei o mecânico aqui da rua e ele disse q eh normal, q ali eh o ladrão... Achei meio
estanho pq nunca vi isso. Agora tô indo comprar o aditivo... Não vou usar o carro hj pois estou com medo de acontecer algo, amanhã já com o aditivo na mão eu vou no mecânico.... Vlw pela dica... Ah! O meu carro não enfumaça não
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#9

Mensagem por rgdl » Qui Dez 06, 2012 1:05 pm

Que alivio ser só a tampa do reservatório. Isso, coloca adtivo nele existem muitas marcas boas no mercado.

Eu prefiro os já prontos, como o STP Petroplus All Seasson long life, mas é por preguiça mesmo de misturar os concentrados.

Mas só mais uma dica, se for comprar concentrado (inclusive são mais baratos) procure usar água desmineralizada, agua da torneira, mesmo filtrada mante resíduos de minerais que se acumulam no radiador com o tempo provocando corrsão e desgaste especialmente da bomba d'agua.

Esses minerais são os mesmos que ficam no fundo das sisternas/caixas d'agua de nossas casas. Se vc mora em apartamento talvez não tenha visto isso, mas pergunte ao seu zelador sobre a areia que acumula na caixa d'agua e se alguma vez foi feita a limpeza dela.
Editado pela última vez por rgdl em Qui Dez 06, 2012 1:06 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
darg
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Nov 26, 2012 11:52 pm
Nome: darg

#10

Mensagem por darg » Sex Dez 07, 2012 12:25 am

Pow muitooo obrigado mesmo pela dica...

coloquei esse aditivo de 15 reais junto com água, o reservatório tava muito baixo, daí eu mesmo o fiz, hoje a noite fui com o carro pra faculdade e nada ocorreu, ele ta rodando super bem...

só fico meio indignado com esses 3 tracinhos da temperatura q nao abaixam por nada, mesmo quando nao to no transito e andando ele nao abaixa....

mas ja q vcs dizem q é normal, tudo ok!!

valeu aew galera...
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#11

Mensagem por rgdl » Sex Dez 07, 2012 5:59 am

Não encana com esses tracinhos não porque realmente é normal.

Os motores atuais não são como os motores de há 20 anos atrás. Hoje eles tem uma temperatura mínima de trabalho que geralmente é bem alta, em torno dos 100ºC ou mais.

É até por isso que o uso de aditivo é obrigatório, é que nessa temperatura a água pura cria bolhas que provocam cavitação que é justamente o desgaste do bloco provocado por essas bolhas. O aditivo impede a formação dessas bolhas porque aumenta o ponto de ebulição da água. Bloco destruído pela cavitação não tem retífica, é lixo mesmo e bloco de alumínio como odo Picasso a cavitação come rapidinho.

A temperatura alta no motor é mantida através de uma peça chamada válvula termostática, a função dela é justamente manter o motor na temperatura ideal de funcionamento. Então, diferente dos motores antigos, o liquido refrigerante não fica circulando pelo motor o tempo todo, ele só circula quando necessário e quem determina essa necessidade é a válvula termostática, e ela vai cortar o envio de liquido refrigerante para o motor enquanto esse não atingir a temperatura ideal de funcionamento.

Numa viagem o que a válvula faz é mandar liquido refrigerante para o motor quando ele estiver superando o limite ideal de temperatura e cortar quando ele voltar a temperatura ideal, então é uma peça fundamental e que trabalha bastante.

É por isso que os traços nunca descem e por isso também que eles nunca devem subir.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder