Xsara Picasso recém comprado

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
crochadejesus
Sem Habilitação
Mensagens: 22
Registrado em: Ter Nov 27, 2012 12:20 pm
Nome: Cláudio Rocha
Localização: Santo André, SP

#1

Mensagem por crochadejesus » Seg Dez 03, 2012 5:16 pm

Pessoal, sou novo aqui no forum e acabei de comprar um Xsara Picasso 2005/2006 GXS 2.0 16v Manual.

Eu a peguei na quinta-feira (29/11) e na sexta-feira deu problema na correia do alternador, não chegou a romper mas desfiou toda e foi trocada pelo antigo dono.

Agora fiquei com medo e quero trocar a correia dentada, mas pesquisando aqui no forum, achei um topico que fala que a correia dentada aguenta até os 70mil, o meu esta com 53mil.
Então quero saber a opinião de vocês se já troco a correia com o kit ou postergo um pouco e faço primeiro outras manutenções como vela, água do radiador, todos os filtros, pastilha, etc?

E outra pergunta, liguei agora na Mercadocar e fiz um orçamento pra troca do kit da correia dentada:
correia dentada R$ 106,10 marca Conttec
tensor da correioa R$ 102,00 Ramale, R$ 155,00 SKF
Polia R$ 133,26 SKF e R$ 67,00 TRD
Guia Tensor R$ 52,00 Ramale e R$ 95,00 SKF

Vale a pena comprar estas peças paralelas (de marcas não conhecidas)?

Valeu, abraço.


Xsara Picasso GLX 2005/2006 2.0 16v Seleção Manual Prata
voraz
Habilitado
Mensagens: 109
Registrado em: Seg Nov 07, 2011 10:11 pm
Nome: voraz

#2

Mensagem por voraz » Seg Dez 03, 2012 5:37 pm

boa tarde claudio, o código correia de acessórios CPK1725 marca contitech em bh 30,00 a mesma do omega sem ar condicionado. o kit aconselho trocar, correia (gattes) Dayco tá meio queimada no mercado apesar de ser original citroên.aproveita e troca a bomba d´agua porque ela roda junto com a correia dentada por isso tem a mesma quilometragem rodada, ser for original. assim vc aproveita a mão de obra!

Espero ter ajudado
Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#3

Mensagem por Vitor abreu » Seg Dez 03, 2012 5:59 pm

Boa Tarde Claudio!!

Parabens pela compra Claudio!!!

A marca SKAF, apesar de paralela, é muito boa!!

Agora, referente as correias, tente dar preferencia para as marcas originais... veja se a correia do PUG 307 serve!
crochadejesus
Sem Habilitação
Mensagens: 22
Registrado em: Ter Nov 27, 2012 12:20 pm
Nome: Cláudio Rocha
Localização: Santo André, SP

#4

Mensagem por crochadejesus » Ter Dez 04, 2012 1:25 pm

Valeu pessoal, estava conversando com algumas pessoas e o melhor é priorizar a troca da correia dentada, uma vez que o carro já esta com 53k e o manual fala em trocar nos 60k.
Já marquei com o mecanico e vou encostar na sexta-feira.
Xsara Picasso GLX 2005/2006 2.0 16v Seleção Manual Prata
darton ceola
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Dez 24, 2012 6:11 pm
Nome: Darton

#5

Mensagem por darton ceola » Qui Jan 03, 2013 1:28 am

<!--fonto:Century Gothic--><span style="font-family:Century Gothic"><!--/fonto--> <!--fontc--></span><!--/fontc--><!--sizeo:7--><span style="font-size:36pt;line-height:100%"><!--/sizeo--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->
Boa noite a todos!
Amanhã (sexta), irei avaliar uma Xsara Picasso 2.0 automatica, 2007, o odometro marca 65.000km. Tudo leva a aquisição, mas gostaria de saber que checklist devo fazer no momento da avaliação. Meu mecânico de confiança tentará ir comigo.
Obrigado!
Darton Ceola
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#6

Mensagem por mlhz » Qui Jan 03, 2013 8:40 am

Darton

Peguei um picasso a pouco tempo (20 dias aproximadamente).

É um carro robusto, me surpreendeu positivamente.

Olhe o básico como vãos de frestas, lacre da placa (se estiver removido a tampa foi repintada), suspensão (veja se bate), veja o estado do óleo também. O cambio você testa ele quente, deixa esquentar e veja como ele se comporta, se estiver ok sem problemas.

Diferenças nas cores de farois e lanternas indicam substituição. Atente para o acabamento interno, este carro é bem montado (diferente dos citroens argentinos) então tudo tem que encaixar perfeito.

A sim, o motor é bem silencioso mas nem tanto, agora ele não pode é bater.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#7

Mensagem por mlhz » Qui Jan 03, 2013 8:41 am

Darton

Peguei um picasso a pouco tempo (20 dias aproximadamente).

É um carro robusto, me surpreendeu positivamente.

Olhe o básico como vãos de frestas, lacre da placa (se estiver removido a tampa foi repintada), suspensão (veja se bate), veja o estado do óleo também. O cambio você testa ele quente, deixa esquentar e veja como ele se comporta, se estiver ok sem problemas.

Diferenças nas cores de farois e lanternas indicam substituição. Atente para o acabamento interno, este carro é bem montado (diferente dos citroens argentinos) então tudo tem que encaixar perfeito.

A sim, o motor é bem silencioso mas nem tanto, agora ele não pode é bater.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
PMRVARNALDO
Sem Habilitação
Mensagens: 21
Registrado em: Qui Out 04, 2012 1:58 pm
Nome: PMRVARNALDO
Localização: Mirassol/SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v 2002

#8

Mensagem por PMRVARNALDO » Dom Jan 06, 2013 5:03 pm

Darton, caso o seu mecânico não possa ir, leve o carro até ele antes, creio que o atual dono não se importará e se ele achar ruim (a menos que seja algo completamente inviável pela distância entre cidades) desconfie. Essa é minha opinião, sou assim...

Testes que te indico a fazer antes da compra peça ao seu mecânico que olhe com atenção os seguintes itens:

01 - Embreagem: tem que estar bem macia, a do picasso é bem leve. Por nunca ter dirigido um antes deste que tenho, não conhecia e pelo tamanho do carro achei normal ela ser um pouco pesada. Acabei gastando R$1140,00, com mão de obra e embreagem original.
02 - Câmbio: As marchas entram com total facilidade, se estiver pesado ou com dificuldades de entrar a marcha, fique esperto, pode ser algo simples como era no meu (as porcas de sustentação do suporte se soltaram e ele entrava com dificuldades, após manutenção nem se sente a troca de marcha), ou pode ser mais grave e é bem carinho pra mexer.
03 - Correias: Dê preferência sempre as originais, e isso digo em todas as esferas do carro, a durabilidade e confiança aumentam consideravelmente, troque o conjunto completo, garanto que não se arrependerá.
04 - Óleo: Na primeira troca que for fazer, peça para verificarem se os filtros estão novos, caso não, troque todos. Peça que verifiquem também o óleo da direção, quase perdi a direção novinha, pois o antigo dono não havia percebido e estava com problemas no sensor, automaticamente o óleo estava quase zero, reparo com a troca do sensor e as coifas da direção, que apesar de ser nova o mecânico do antigo dono não havia trocado, R$ 500,00.
05 - Arrefecimento: Peça ao seu mecânico para testar as ventilações do Radiador e do Ar Condicionado, a minha do radiador estava parada, só baixava a temperatura do carro quando ligava o Ar Condicionado, me parece que trabalham bem próximas, no dia em que estava fazendo a negociação e o ex dono me falou isso de imediato sugeri verificação e o mecânico dele já substituiu na hora por conta dele... A limpeza dos tubos, mangueiras e reservatórios são importantes, mas tome cuidado com os produtos que vão usar, ok?
06 - Batidas: Se tiver alguma experiência, conseguirá perceber se já houve alguma batida e se ela interfere ou não no perfeito funcionamento e dirigibilidade do carro, caso não tenha, leve a um funileiro de sua confiança, os testes indicados pelo parceiro acima mlhz, você mesmo faz na hora. É fato, a Citroën tem um dos melhores acabamentos que já vi, então se perceber qualquer tipo de acabamento que não encaixe perfeitamente desconfie.

Desculpe pelo livro, se tivesse tido a oportunidade de ter tido uma experiência como essa antes, teria evitado algumas dorzinhas de cabeça que tive, mas graças a Deus com um bom mecânico e peças originais, hoje só tenho é um imenso prazer em dirigir minha nave... Forte abraço e parabéns pela aquisição parceiro...
Editado pela última vez por PMRVARNALDO em Dom Jan 06, 2013 5:10 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#9

Mensagem por rgdl » Seg Jan 07, 2013 10:47 am

Só vou acrescentar um detalhe ao que os colegas já corretamente colocaram:

Observe o estado do coxim inferior, a bucha dele é frágil e quando quebra sobrecarrega os coxins superiores (esquerdo e direito) de modo que no final vc acaba tendo que trocar todos os três.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
wionax
Curioso
Mensagens: 349
Registrado em: Sex Out 15, 2010 11:28 am
Nome: Warley
Localização: Betim
Contato:

#10

Mensagem por wionax » Qua Jan 16, 2013 3:10 am

Warley Ionax
Inscreva-se em nosso canal: <a href="https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... ature=mhee" target="_blank">https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... re=mhee</a>
Modelo: Xsara Picasso 2.0 16v GX
Moderador de Mérito
Posts: 200
Registrado: 15-October 10
jcnascimentors
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Jan 15, 2013 10:37 am
Nome: jcnascimento
Contato:

#11

Mensagem por jcnascimentors » Qui Jan 17, 2013 10:40 pm

:613179: Boa noite colegas, acabei de comprar minha picasso 2007, o ultimo dono me disse que trocou as correia do alternador e mais algumas coisas...so que agora quando eu ligo o carro ha um barulho de correia ou coisa parecido chiado muito forte que depois de alguns minutos ele para e volta normal. É sö na primeira vez do dia??? :613179:
wionax
Curioso
Mensagens: 349
Registrado em: Sex Out 15, 2010 11:28 am
Nome: Warley
Localização: Betim
Contato:

#12

Mensagem por wionax » Sex Jan 18, 2013 1:41 am

jcnascimento,

Procure um mecânico urgente e verifique. Se for correia de acessorios, troque o kit inteiro, incluindo o esticador. No picasso não vale a pena economizar nesta area.
Warley Ionax
Inscreva-se em nosso canal: <a href="https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... ature=mhee" target="_blank">https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... re=mhee</a>
Modelo: Xsara Picasso 2.0 16v GX
Moderador de Mérito
Posts: 200
Registrado: 15-October 10
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#13

Mensagem por rgdl » Sex Jan 18, 2013 6:00 am

Veja com o antigo proprietário se a marca de correia que ele usou não foi da Dayco, ela anda fazendo barulho e muita gente não está mais usando ela por causa disso.

Veja o vide abaixo que mostra o barulho da mesma:

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=Up2G1KrH57s" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=Up2G1KrH57s</a>

De qualquer maneira faça o que o colega warley recomendou, procure um mecânico urgente.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
jcnascimentors
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Jan 15, 2013 10:37 am
Nome: jcnascimento
Contato:

#14

Mensagem por jcnascimentors » Dom Jan 27, 2013 3:43 pm

[quote name='Warley' date='Jan 18 2013, 12:41 AM' post='20162']
jcnascimento,

Procure um mecânico urgente e verifique. Se for correia de acessorios, troque o kit inteiro, incluindo o esticador. No picasso não vale a pena economizar nesta area.
[/quote]
:( :( Valeu pela dica Warley, procurei um mecanico e para minha supresa ele me disse que seria a bomba dagua...e eu acho que sim pois ultimamente o carro esta aquecendo muito e o ruido desapareceu.

Parei o carro e estou a procura de uma oficina de confiança ok moro em niteroi :230430:
wionax
Curioso
Mensagens: 349
Registrado em: Sex Out 15, 2010 11:28 am
Nome: Warley
Localização: Betim
Contato:

#15

Mensagem por wionax » Seg Jan 28, 2013 4:15 am

Fala jcnascimento,

Que bom....poste mais novidades....
Warley Ionax
Inscreva-se em nosso canal: <a href="https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... ature=mhee" target="_blank">https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... re=mhee</a>
Modelo: Xsara Picasso 2.0 16v GX
Moderador de Mérito
Posts: 200
Registrado: 15-October 10
Responder