"motor com defeito"

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#1

Mensagem por igor » Dom Nov 18, 2012 5:26 pm

Ola pessoal, ontem a noite voltando de uma festa, minha nave apareceu a mensagem "defeito no motor", ascendeu a luz da injeção e o carro começou a engasgar, as velas são novas e todos os filtros também são novos. Hoje pela manha sai para comprar almoço e ocorreu de novo o mesmo problema e quando desligo e ligo novamente o carro, tudo desaparece e volta depois de um tempo. Ai fui até um posto shell e coloquei a gasolina V- POWER e o carro melhorou bem, andei bastante com ele para queimar o combustivel, que na minha opinião pode ter sido adulterado. Esse combustivel que eu acho que foi adulterado, abasteci com ele, há 3 dias atras, em um posto BR, coloquei 50 reais, 20 reais de gasolina aditivada e trinta reais de álcool, isso tudo, há 3 dias atras e só agora o carro veio acusar esse combustivel, supostamente adulterado? Isso é possivel? Quando ele está parado com o motor ligado, ele nao ascende luz da injeção, apenas sinto que ele esta pipocando um pouco, sendo que se eu acelerar, ele acelera normal, ele pega de primeira na partida. Depois que abasteci ele com a gasolina V- POWER, ele acendeu a luz da injeção, somente uma vez e foi logo que sai do posto, depois disso, nao mais, ele apenas, esta meio rateando ao andar, mas sinto que melhorou bem, creio que possa ser porque ainda tem o tal combustivel adulterado no tanque. Alguem pode me dá uma luz, se é mesmo combustivel batizado, ou pode ser outra coisa? Desde já agradeço.


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#2

Mensagem por rgdl » Dom Nov 18, 2012 10:43 pm

Segundo o manual esse erro só ocorre quando há erro no calculador da injeção eletrônica ou risco de poluição.

Como no seu caso quando vc coloca gasolina de melhor qualidade o problema desaparece ou dá com menos frequência acho que não é problema na injeção, mas pode ser que o combustível ruim tenha comprometido a sonda lambda ou o até mesmo o catalizador.

Se a sonda lambda mandar mensagem errada para a central o carro não vai funcionar corretamente, o catalizador também deve ser visto, já que o Picasso tem sonda antes e depois do catalizador.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#3

Mensagem por igor » Dom Nov 18, 2012 11:54 pm

[quote name='rgdl' date='Nov 18 2012, 10:43 PM' post='19514']
Segundo o manual esse erro só ocorre quando há erro no calculador da injeção eletrônica ou risco de poluição.

Como no seu caso quando vc coloca gasolina de melhor qualidade o problema desaparece ou dá com menos frequência acho que não é problema na injeção, mas pode ser que o combustível ruim tenha comprometido a sonda lambda ou o até mesmo o catalizador.

Se a sonda lambda mandar mensagem errada para a central o carro não vai funcionar corretamente, o catalizador também deve ser visto, já que o Picasso tem sonda antes e depois do catalizador.
[/quote]

Amigo, obrigado pela resposta, mas agora me surgiu uma dúvida, qual o teste feito para saber se é catalisador? E mais, no teste de scanner, consigo ver as duas sondas lambdas? Desde já agradeço. Todo esse "quiprocó", aconteceu somente uma vez, será que seria o caso de fazer limpeza de bico? Obrigado.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#4

Mensagem por rgdl » Seg Nov 19, 2012 6:24 am

Cara catalizador tem um teste de pressão que se faz no coletor de escapamento, esse teste precisa de um manômetro, quado a pressão no manômetro aumenta muito é porque tem obstrução que na maioria das vezes vem do catalizador.

Já a sonda lambda qualquer falha mostra no scanner sim.

Independente de qualquer coisa a limpeza dos bicos de injeção é sempre bem vinda.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#5

Mensagem por igor » Seg Nov 19, 2012 6:48 pm

Entao, andei no carro hj o dia todo e ele nao deu mais nda, depois que coloquei a gasolina shell V-POWER, ele voltou ao normal. Meu problema agora mudou, afinal se eu abastecer muito o carro somente com álcool, ele da esses "pit", tenho que abastecer um tanque de álcool e outro de gasolina, se nao, ele fica com a lenta ascilando e engasgando, se eu usar somente alcool e tem mais, já percebo que se eu colocar a gasolina aditivada da BR, ele da "zica" também, o que pode ser? Esse carro, tá é muito fresco, agora é só V- POWER e o mais engraçado é que com o alcool da SHELL, ele quase nao da "zica. Sera que a BR, anda agora com combustivel ruim, porque ja abasteci em uns 2 postos BR diferentes e sempra da "zica".
chuvadenovembro
Habilitado
Mensagens: 54
Registrado em: Ter Out 02, 2012 11:52 pm
Nome: chuvadenovembro

#6

Mensagem por chuvadenovembro » Seg Nov 19, 2012 8:54 pm

Aconteceu isso com meu carro neste final de semana.

Eu completei o tanque, peguei a pista e em menos de 5 minutos fui contemplado com este aviso.

Como precisava seguir viagem, olhei no manual, vi queera algo relacionado a injeção e fiquei esperto...

Apesar da luz acesa, o carro não mudou o comportamento.

Rodei cerca de 500km e chegando em casa, liguei para citroen hoje e agendei com a oficina deles para o dia 26 deste mes.

Assim que eles diagnosticar, atualizarei aqui para compartilhar com os colegas.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#7

Mensagem por rgdl » Qua Nov 21, 2012 5:45 am

iam27, pode ser combustível adulterado sim.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#8

Mensagem por Vitor abreu » Qua Nov 21, 2012 9:55 am

Na minha Picasso, essa luz aconteceu pois o carro estava fora do ponto (correias foram deslocadas dos devidos tensionadores, fazendo com que minha marcha lenta oscilasse demais, acendendo a luz de injeção).
chuvadenovembro
Habilitado
Mensagens: 54
Registrado em: Ter Out 02, 2012 11:52 pm
Nome: chuvadenovembro

#9

Mensagem por chuvadenovembro » Seg Nov 26, 2012 11:36 pm

Pessoal,

Hoje levei meu carro na citroen conforme agendamento.

No meu caso, o tecnico escreveu na OS que a mensagem de erro apresentada ocorreu devido combustivel de má qualidade.

...bom, como no momento do problema, abasteci em um posto secundario, coloquei cerca de meio tanque de gasolina aditivada, então não tenho como falar muita coisa.

No entato, o tecnico, me sugeriu (talvez opiniao como consumidor) que recomendaria a utilização de GASOLINA COMUM, e a cada quatro tanques cheios sugeriu o uso de um aditivo da bhardal.

Como eu só abasteço com gasolina aditivada, e ja tinha morrido com 50tão na oficinal brasil no final de semana para passar o scanner, onde constatou que o tbi estava sujo (visivelmente sujo).

Não disse na citroen que havia visto a sujeira, mas perguntei se eles faziam a limpeza dos bicos e do tbi na revisão dos carros semi novos vendidos, e o tecnico me disse que não fazem, pois estes itens são considerados revisão opcional.

Achei um pouco estranho, mas fazer oque...a partir de agora, vou guardar todas as notas fiscais dos postos de combustiveis e se passar por um problema semelhante novamente, após um diagnostico desse dado pela citroen, vou mostrar a nota fiscal pra eles e dizer que vou sair dali e fazer um boletim de ocorrencia contra o posto com base no laudo deles...

Quanto o problema, apenas apagaram com o scanner, o carro não apresentou mais a mensagem.
Responder