Xsara Picasso com mais de 100.000 km - o que ver?

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
jroberto
Habilitado
Mensagens: 61
Registrado em: Ter Fev 16, 2010 9:57 am
Nome: jroberto
Localização: Braga - Portugal
Modelos Citroën: Xsara Break 2002

#1

Mensagem por jroberto » Sáb Nov 10, 2012 10:40 pm

Boa noite, pessoal.

Pretendo vender meu C4 Picasso, para adquirir um imóvel, e aceitaria de bom grado um Xsara Picasso 2003 a 2006 como parte do pagamento (já coloquei o anúncio no CCdoB).
Acontece que são carros que com frequência tem mais de 100.000 km e não tenho experiência com Xsara Picasso com essa quilometragem. Os dois que tive foram adquiridos 0km e o que usei mais foi vendido com 60.000 km.
Por isso, peço ajuda: o que devo ver em um Xsara Picasso com mais de 100.000km, para não comprar um carro problemático?


Xsara Picasso GLX 2004 (2003-2007)
Xsara Picasso Exclusive 2007 (2007-2010)
C4 Picasso GLX 2010 (2010-2012)
Xsara Break 2002 (2017- )
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#2

Mensagem por igor » Dom Nov 11, 2012 1:43 am

Bom amigo, creio que vc deva ver as coisas básicas, ou seja, se foram trocadas as correias tanto a dentada, como a poly V ( tb chamada de correia do alternador, que na picasso é a mesma correia para o ar condicionado, direção hidraúlica e alternador), bem como os seus tensores, ou seja, os tensores das duas correias. Em seguida, verificar as mangueiras do sistema de arrefeiceamento, se estão em boas condições, pastilhas de freios, discos de freios, lonas de freio, ou se for ABS, os discos de freios traseiros, se nao for, verificar as lonas de freios traseiras, conjunto de embreagem, como platos, disco de embreagem. E pelo que vejo aqui no forum, se vc for comprar uma picasso automática, vc deve ficar bem esperto quanto a manutenção dela, no que diz respeito ao seu câmbio, nesse caso não vou dizer o que vc deve olhar, porque a minha picasso não é automática e não tenho muita experiência com os mesmos, mas se vc comprar uma automática com essa quilometragem que vc disse aqui de 100 mil km, aconselho vc a se aconselhar com os amigos que entendem aqui do forum. Por último, creio que vc deva assim que comprar o carro, trocar todos os filtros, como o de ar, o de cabine, o de combustível e o de óleo, bem como o óleo do motor. Boa sorte e espero ter ajudado.
marceloctba
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Dom Set 30, 2012 6:28 pm
Nome: MarceloCtba

#3

Mensagem por marceloctba » Ter Nov 13, 2012 8:44 pm

Isso aí, e nota que muitas dessas coisas é responsabilidade da loja (se comprar em loja, claro) de arrumar, como bateria, óleo, freios...

Outra coisa é testar a alavanca de pisca/farol. Há relatos e inclusive a minha está com mal contato devido a desgaste. O meu pisca para a direita só funciona quanto estou com meia-luz/luz baixa ligada. E essa alavanca é cara pra diacho.

Do cambio, o meu é automático e felizmente até hoje não tive nenhum problema com ele. 115k km rodados, comprei o carro com 75k se não me engano.
Avatar do usuário
jroberto
Habilitado
Mensagens: 61
Registrado em: Ter Fev 16, 2010 9:57 am
Nome: jroberto
Localização: Braga - Portugal
Modelos Citroën: Xsara Break 2002

#4

Mensagem por jroberto » Ter Nov 13, 2012 11:20 pm

[quote name='MarceloCtba' date='Nov 13 2012, 07:44 PM' post='19470']
Isso aí, e nota que muitas dessas coisas é responsabilidade da loja (se comprar em loja, claro) de arrumar, como bateria, óleo, freios...

Outra coisa é testar a alavanca de pisca/farol. Há relatos e inclusive a minha está com mal contato devido a desgaste. O meu pisca para a direita só funciona quanto estou com meia-luz/luz baixa ligada. E essa alavanca é cara pra diacho.

Do cambio, o meu é automático e felizmente até hoje não tive nenhum problema com ele. 115k km rodados, comprei o carro com 75k se não me engano.
[/quote]

Marcelo, sabe que no final acho que o câmbio automático dá menos despesas que o manual?
O manual tem embreagem, que é feita para desgastar, como pastilhas de freio, enquanto que o automático tem conversor de torque, que para toda a vida.
A caixa automática em si é mais cara e mais complexa, mas por outro lado a manual está sujeita a mau uso do motorista, que pode desgasta-la prematuramente.
Eu também tinha medo do câmbio automático, como a maioria tem, mas depois que adquiri o C4 mudei de opinião. Sei que não tenho muita experiência, já que meu carro tem apenas 26.000 km, mas pelo menos perdi esse preconceito.
Xsara Picasso GLX 2004 (2003-2007)
Xsara Picasso Exclusive 2007 (2007-2010)
C4 Picasso GLX 2010 (2010-2012)
Xsara Break 2002 (2017- )
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#5

Mensagem por rgdl » Qua Nov 14, 2012 6:02 am

jroberto, concordo com vc. O Cambio automático bem cuidado dá menos despesa. Se for feita a troca de óleo a cada 60.000km o AL4 não vai dar problema com solenoide.

Mas cambio automático é caro aqui no Brasil, nos EUA e no Japão é o padrão de fábrica, se vc quiser um carro com cambio manual nesses Países vai ter que pagar por fora.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
vgmarques
Curioso
Mensagens: 179
Registrado em: Seg Ago 01, 2011 11:30 am
Nome: Vinicius M
Localização: Rio de Janeiro

#6

Mensagem por vgmarques » Qua Nov 14, 2012 8:41 pm

Olha, embreagem da Picasso eh uma coisa que dura muito.

Acabo de voltar da oficina com a minha embreagem nova. O carro tem 140.000, é a primeira troca de embreagem. E não troquei porque quebrou, troquei porque estava dura demais.

Peças = 650,00
MO = 580,00

Só para abrir um câmbio automático, vc já gasta isso..
mike
Curioso
Mensagens: 256
Registrado em: Ter Nov 13, 2012 9:42 pm
Nome: jantonio
Localização: Santa Rosa Viterbo-SP

#7

Mensagem por mike » Ter Nov 20, 2012 10:08 pm

[quote name='Vinicius M' date='Nov 14 2012, 08:41 PM' post='19489']
Olha, embreagem da Picasso eh uma coisa que dura muito.

Acabo de voltar da oficina com a minha embreagem nova. O carro tem 140.000, é a primeira troca de embreagem. E não troquei porque quebrou, troquei porque estava dura demais.

Peças = 650,00
MO = 580,00

Só para abrir um câmbio automático, vc já gasta isso..
[/quote]


Colega, vendi minha xsara picasso exclusive 2004 com 125000km, troquei embreagem nao gasta, mais porque estava dura (90000km), havia um canal no chapel chines causado pelo contato do rolamento, amortecedores vazando oleo (80000km), pneus (60000km), filtros, velas, pastilhas, disco de freio (110000km) e kit de correia de distribuicao (75000km) tudo conforme plano de manutencao
. De suspensao nao troquei nada. A unica coisa que me incomodava foi o barulho das pincas de freio, que aumentou depois da troca do disco e pastilha. Foi resolvido com uma bucha de nylon nos pinos guia da pinca de freio.
marceloctba
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Dom Set 30, 2012 6:28 pm
Nome: MarceloCtba

#8

Mensagem por marceloctba » Ter Nov 20, 2012 11:38 pm

[quote name='jroberto' date='Nov 13 2012, 11:20 PM' post='19478']
Marcelo, sabe que no final acho que o câmbio automático dá menos despesas que o manual?
O manual tem embreagem, que é feita para desgastar, como pastilhas de freio, enquanto que o automático tem conversor de torque, que para toda a vida.
A caixa automática em si é mais cara e mais complexa, mas por outro lado a manual está sujeita a mau uso do motorista, que pode desgasta-la prematuramente.
Eu também tinha medo do câmbio automático, como a maioria tem, mas depois que adquiri o C4 mudei de opinião. Sei que não tenho muita experiência, já que meu carro tem apenas 26.000 km, mas pelo menos perdi esse preconceito.
[/quote]

Boa! Não tem como o motorista dar aquelas erradas no câmbio hehehehe
valeu
Vinilson Santos
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Out 23, 2012 11:21 am
Nome: Vinilson
Localização: Sorocaba, São Paulo

#9

Mensagem por Vinilson Santos » Qui Nov 22, 2012 4:00 pm

cara minha picasso esta com 118 mil km adquiri ela a um mes pratikamente..kara soh alegria....carrao mesmo...mas me preocupo com o cambio automatico pois ocorreu uns probleminhas bom..tenho mais 2 meses de garantia para verificar isso....quanto a peças..cara ela eh altamente duravell...mas qdo quebra...nao eh muito barato....

nao da para compara....para ser bem sincero antes da picasso eu tinha uma palio weekend stile 2002...carro que tambem nao eh barato as peças....


aqui em sorocaba conheco muitas pessoas que só elogião esse carro..

mecanicos, e tudo mais...


obrigado!
VINILSON SANTOS...
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#10

Mensagem por rgdl » Qui Nov 22, 2012 9:30 pm

Olha, embreagem da Picasso eh uma coisa que dura muito.

Acabo de voltar da oficina com a minha embreagem nova. O carro tem 140.000, é a primeira troca de embreagem. E não troquei porque quebrou, troquei porque estava dura demais.

Peças = 650,00
MO = 580,00

Só para abrir um câmbio automático, vc já gasta isso..
Cara desculpa discordar mas vc quer comparar manutenção de rotina com manutenção de defeito. Trocar embreagem é manutenção de rotina em cambio manual e não manutenção de defeito. Mal comparando é igual trocar pastilha de freio, tem que ser feito rotineiramente em função do desgaste natural da peça.

O cambio automático só exige como manutenção de rotina a troca do óleo, procedimento que ocorre em lapso de tempo menor que a troca da embreagem mas também é mais barato.

Defeito mesmo a AL4 só tem um mas que é bem documentado que são as benditas solenoides, mas já pesquisei um pouco sobre isso e cheguei a conclusão que o problema na verdade é o óleo e a orientação que a PSA dá de que o bendito é vitalício.

Seguinte o cambio do Picasso foi projetado não pela PSA mas pela ZF e a ZF recomenda, para esse cambio, a troca do óleo a cada 60.000 km. Como ninguém faz isso por causa da equivocada orientação da PSA o primeiro componente a abrir o bico são as benditas solenoides de pressão e do conversor de torque pilotado.

Agora cambio manual também dá problema, teve um colega aqui do fórum que levou o Picasso na Higtorque do ADG do youtube e ao invés de óleo saiu da caixa uma gosma prateada... era limalha do cambio manual. Não houve alternativa a não ser trocar a caixa toda.

Outra questão é o mito de que só se pode usar o óleo Esso/Mobil LT 71141, para acabar com esse mito na minha cabeça ajudou muito muito o colega Xamã que fez um tópico excelente sobre o assunto: <a href="index.php?showtopic=3909" target="_blank">Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4</a>. Pode-se usar vários outros óleos mais baratos e um deles é o ELF Renaultmatic D3 Syn que pode ser encontrado com preços a partide 38,00 o litro.

Levando-se em conta que ao abrir o bujão só sai 4 litros, pois 2 litros ficam retidos no conversor de torque e no sistema de arrefecimento do óleo... basta manter uma rotina de toca de apenas 4 litros a cada 40.000km, isto da menos de 160,00 ou algo em torno de 200,00 no pior preço. Agora faz as contas... dá menos do que a manutenção da embreagem.
cara minha picasso esta com 118 mil km adquiri ela a um mes pratikamente..kara soh alegria....carrao mesmo...mas me preocupo com o cambio automatico pois ocorreu uns probleminhas bom..tenho mais 2 meses de garantia para verificar isso....quanto a peças..cara ela eh altamente duravell...mas qdo quebra...nao eh muito barato....
Colega Vinilson, não deixa para depois a correção dessa questão do cambio não.
Editado pela última vez por rgdl em Qui Nov 22, 2012 9:33 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
marceloctba
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Dom Set 30, 2012 6:28 pm
Nome: MarceloCtba

#11

Mensagem por marceloctba » Qui Nov 22, 2012 11:05 pm

[quote name='rgdl' date='Nov 22 2012, 09:30 PM' post='19560']
Levando-se em conta que ao abrir o bujão só sai 4 litros, pois 2 litros ficam retidos no conversor de torque e no sistema de arrefecimento do óleo... basta manter uma rotina de toca de apenas 4 litros a cada 40.000km, isto da menos de 160,00 ou algo em torno de 200,00 no pior preço. Agora faz as contas... dá menos do que a manutenção da embreagem.
[/quote]

Ei rgdl, pergunta: precisa recalibrar algo depois de trocar o óleo do câmbio? Eu li em algum post que precisaria recabilbrar/reprogramar, pois ele vai compensando a perda de viscosidade e aí precisa de uma resetada nisso. Ou é só em caso crítico?

Valeu
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#12

Mensagem por rgdl » Sex Nov 23, 2012 6:30 am

Sim, tem que reprogramar o contador de desgaste do óleo. Se não me engano tem que tirar 2500 pontos para cada litro.

Realmente, de acordo com o nível de desgaste marcado no contador a central vai compensando a perda de viscosidade fazendo com que as marchas engatem mais lentamente.

É importante fazer isso a cada troca para garantir o perfeito funcionamento da caixa.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
vgmarques
Curioso
Mensagens: 179
Registrado em: Seg Ago 01, 2011 11:30 am
Nome: Vinicius M
Localização: Rio de Janeiro

#13

Mensagem por vgmarques » Sex Dez 27, 2013 9:47 am

[quote name='rgdl' date='Nov 22 2012, 09:30 PM' post='19560']
Cara desculpa discordar mas vc quer comparar manutenção de rotina com manutenção de defeito. Trocar embreagem é manutenção de rotina em cambio manual e não manutenção de defeito. Mal comparando é igual trocar pastilha de freio, tem que ser feito rotineiramente em função do desgaste natural da peça.

O cambio automático só exige como manutenção de rotina a troca do óleo, procedimento que ocorre em lapso de tempo menor que a troca da embreagem mas também é mais barato.

Defeito mesmo a AL4 só tem um mas que é bem documentado que são as benditas solenoides, mas já pesquisei um pouco sobre isso e cheguei a conclusão que o problema na verdade é o óleo e a orientação que a PSA dá de que o bendito é vitalício.

Seguinte o cambio do Picasso foi projetado não pela PSA mas pela ZF e a ZF recomenda, para esse cambio, a troca do óleo a cada 60.000 km. Como ninguém faz isso por causa da equivocada orientação da PSA o primeiro componente a abrir o bico são as benditas solenoides de pressão e do conversor de torque pilotado.
[/quote]

RGDL,

As pessoas estao conseguindo evitar problemas com a troca do oleo?

Queria um automatico, mas estou pesquisando Corolla pq nao quero gastar os tubos no AL4. Estou decidido a pular fora da Citroen por causa do câmbio (minha nave é manual e o transito no Rio está muito ruim).

Se bem que minha irmã tem um Pallas e, desde 20.000 Km já dá tranco. A Citroen falou que é normal... Ou seja, no caso dela, não tem a ver com óleo. Eu acho.
Editado pela última vez por vgmarques em Sex Dez 27, 2013 10:05 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#14

Mensagem por rgdl » Dom Jan 26, 2014 1:17 pm

Vinicius não sei se minha resposta vai ser útil hoje, mas la vai kkkk

O Problema real do AL4 é a má refrigeração do óleo, como ele esquenta de mais no nosso clima tropical perde viscosidade e propriedades assim acaba danificando a caixa. A primeira peça a dar pau são as solenoides.

Lembrando que o óleo é refrigerado por um trocador de calor ligado ao sistema de refrigeração do carro.

Então tem que ter os seguintes cuidados com o bendito: 1 - Troca de óleo regular a cada 60.000 km no máximo, aliás qualquer cambio automático exige isso; 2 - Usar sempre os óleos recomendados (Mobil LT71141 ou Renaultmatic D3 SYN); 3 - Manutenção do sistema de refrigeração em dia, radiadores, bomba de agua, mangueiras e etc... usando sempre aditivo orgânico que obedeça realmente a norma ABNT para aditivos.

Fazendo isso vai demorar para dar problema de solenoide.

O AL4 na troca de 1ª para 2ª marcha pode apresentar um tranco, esse tranco é leve e no meu raramente acontece, mas dizem que tem um update da centra que minimiza isso.

No mais o AL4 é um bom cambio, é gostoso de dirigir com ele e o carro desenvolve bem apesar de ter apenas 4 marchas. Mas o melhor é que, apesar dos problemas, ele é de fácil manutenção, ele pode ser totalmente reformado sem problema algum o que não acontece com outros câmbios disponíveis no mercado. Lembrando que reforma de cambio automático nenhum vai sair barato.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder