Consumo Combustível

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
andremores
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Nov 05, 2012 1:27 pm
Nome: AndréMores

#1

Mensagem por andremores » Seg Nov 05, 2012 3:36 pm

Comprei recentemente um Xsara Picasso, 1.6 2007/08, 1.6 manual exclusive.
Estou bastante preocupado com o consumo de combustível. O Carro está fazendo aprox 3,5 Km/Litro com álcool e 5,5 com gasolina (média calculada, não é do computador de bordo).
Já mandei regular o carro, pouco adiantou...
Como a distorsão está muito grande para o que comumente o carro deveria fazer (aprox 6,5 com alcool e 9,0 com gasolina, certo?) e, mesmo mudando de posto o problema persiste, entendo que deve ser um problema pontual do meu carro. Alguém sabe o que pode estar acontecendo?

Atc,


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#2

Mensagem por rgdl » Ter Nov 06, 2012 5:55 am

Dá mais detalhes do que foi feito no carro.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
giustids
Sem Habilitação
Mensagens: 27
Registrado em: Seg Mai 21, 2012 10:30 am
Nome: Danilo Giusti

#3

Mensagem por giustids » Ter Nov 06, 2012 11:08 am

BEM VINDO AO CLUBE!!! rs....

Brincadeiras a parte, também tenho um 1.6 flex, semana passada troquei velas, filtros e limpeza nos bicos, corpo de borboleta e tudo mais... parece que o carro esta mais econômico (ainda não deu pra perceber pois ando muito pouco) e percebi uma melhora significativa no desempenho... mesmo assim parece não ter melhorado muito o consumo (que era de 5 km/l de alcool na cidade) pois ja entrou na reserva novamente!!! no feriado irei viajar e saber a real situação... na minha opinião o carro é show mas peca no consumo... o vectra elite 2.0 automático esta fazendo a mesma media do picasso na cidade, na estrada o vectra é mais econômico (comparo a ele pois é o carro mais gastão da familia... o new civic e a triton (diesel) são mais econômicos)
andremores
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Nov 05, 2012 1:27 pm
Nome: AndréMores

#4

Mensagem por andremores » Ter Nov 06, 2012 10:26 pm

Obrigado, Danilo... vou fazer o check list todo do carro e ver se melhora...

atc

[quote name='rgdl' date='Nov 6 2012, 05:55 AM' post='19376']
Dá mais detalhes do que foi feito no carro.
[/quote]


A única coisa que fiz foi mudar de posto, fazer média de alcool e gasolina e regular o carro. Não foi feito mais nada no carro, até mesmo poque 'não sei ao certo o que pode estar causando o aumento de consumo.

O carro é um picasso exclusive manual 1.6 flex 2007/08.

Obrigado
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#5

Mensagem por rgdl » Qua Nov 07, 2012 6:44 am

Ah! sim, primeiro me desculpe não vi que vc era novo aqui, então.. Bem vindo ao clube!

Seguinte, o que eu queria é que vc detalhasse o que foi feito quando vc diz que mandou "regular o carro".

Na época dos motores carburados isso significava vc mexer na regulagem do carburador. Hoje é um termo meio impreciso e de certa forma equivocado, já que não se regula central de injeção.

Veja essa matéria : <a href="http://akikar.blogspot.com.br/2009/01/r ... rnica.html" target="_blank">Regulagem da Injeção Eletrônica </a>

Hoje vc jamais vai conseguir "regular o carro" sem fazer limpeza de bicos, analise dos sensores, limpeza do corpo de borboletas, troca de filtros, velas e até do óleo, entende?

Faça isso para conseguir um melhor desempenho de sua nave.

Outra coisa muito importante para manter o consumo baixo, especialmente em carros de cambio manual, é manter a correta relação velocidade/marcha.

Tiro isso pela minha que é automática, quando está á 40km/h e ainda está na 2ª marcha dificilmente o consumo instantâneo fica abaixo do 10l/100km, mas quando eu forço pelo tiptronic a entrar a marcha correta que para a velocidade, que é a 3ª, o consumo instantâneo cai para 6,4l/100km.

Eu não sei qual é a melhor relação velocidade marcha do cambio manual, mas é uma dica para vcs descobrirem.
Editado pela última vez por rgdl em Qua Nov 07, 2012 11:39 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
andremores
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Nov 05, 2012 1:27 pm
Nome: AndréMores

#6

Mensagem por andremores » Qui Nov 08, 2012 12:49 pm

[quote name='rgdl' date='Nov 7 2012, 06:44 AM' post='19388']
Ah! sim, primeiro me desculpe não vi que vc era novo aqui, então.. Bem vindo ao clube!

Seguinte, o que eu queria é que vc detalhasse o que foi feito quando vc diz que mandou "regular o carro".

Na época dos motores carburados isso significava vc mexer na regulagem do carburador. Hoje é um termo meio impreciso e de certa forma equivocado, já que não se regula central de injeção.

Veja essa matéria : <a href="http://akikar.blogspot.com.br/2009/01/r ... rnica.html" target="_blank">Regulagem da Injeção Eletrônica </a>

Hoje vc jamais vai conseguir "regular o carro" sem fazer limpeza de bicos, analise dos sensores, limpeza do corpo de borboletas, troca de filtros, velas e até do óleo, entende?

Faça isso para conseguir um melhor desempenho de sua nave.

Outra coisa muito importante para manter o consumo baixo, especialmente em carros de cambio manual, é manter a correta relação velocidade/marcha.

Tiro isso pela minha que é automática, quando está á 40km/h e ainda está na 2ª marcha dificilmente o consumo instantâneo fica abaixo do 10l/100km, mas quando eu forço pelo tiptronic a entrar a marcha correta que para a velocidade, que é a 3ª, o consumo instantâneo cai para 6,4l/100km.

Eu não sei qual é a melhor relação velocidade marcha do cambio manual, mas é uma dica para vcs descobrirem.
[/quote]



Boa tarde, obrigado o retorno

Bom, difícil dizer o quefoi exatamente feito na regulagem do motor. O que sei foi que o mecânico passou o sensor no motor e ajustou o que o carro entendia como % mistura etanol x gasolina (ou algo do gênero).
Agendei uma revisao na concessionária para troca de uma junta do motor como escapamento e para limpeza de bicos e "regulagem" do motor.

Obrigado o apoio
Responder