Consumo Combustível
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- Nome: AndréMores
Comprei recentemente um Xsara Picasso, 1.6 2007/08, 1.6 manual exclusive.
Estou bastante preocupado com o consumo de combustível. O Carro está fazendo aprox 3,5 Km/Litro com álcool e 5,5 com gasolina (média calculada, não é do computador de bordo).
Já mandei regular o carro, pouco adiantou...
Como a distorsão está muito grande para o que comumente o carro deveria fazer (aprox 6,5 com alcool e 9,0 com gasolina, certo?) e, mesmo mudando de posto o problema persiste, entendo que deve ser um problema pontual do meu carro. Alguém sabe o que pode estar acontecendo?
Atc,
Estou bastante preocupado com o consumo de combustível. O Carro está fazendo aprox 3,5 Km/Litro com álcool e 5,5 com gasolina (média calculada, não é do computador de bordo).
Já mandei regular o carro, pouco adiantou...
Como a distorsão está muito grande para o que comumente o carro deveria fazer (aprox 6,5 com alcool e 9,0 com gasolina, certo?) e, mesmo mudando de posto o problema persiste, entendo que deve ser um problema pontual do meu carro. Alguém sabe o que pode estar acontecendo?
Atc,
BEM VINDO AO CLUBE!!! rs....
Brincadeiras a parte, também tenho um 1.6 flex, semana passada troquei velas, filtros e limpeza nos bicos, corpo de borboleta e tudo mais... parece que o carro esta mais econômico (ainda não deu pra perceber pois ando muito pouco) e percebi uma melhora significativa no desempenho... mesmo assim parece não ter melhorado muito o consumo (que era de 5 km/l de alcool na cidade) pois ja entrou na reserva novamente!!! no feriado irei viajar e saber a real situação... na minha opinião o carro é show mas peca no consumo... o vectra elite 2.0 automático esta fazendo a mesma media do picasso na cidade, na estrada o vectra é mais econômico (comparo a ele pois é o carro mais gastão da familia... o new civic e a triton (diesel) são mais econômicos)
Brincadeiras a parte, também tenho um 1.6 flex, semana passada troquei velas, filtros e limpeza nos bicos, corpo de borboleta e tudo mais... parece que o carro esta mais econômico (ainda não deu pra perceber pois ando muito pouco) e percebi uma melhora significativa no desempenho... mesmo assim parece não ter melhorado muito o consumo (que era de 5 km/l de alcool na cidade) pois ja entrou na reserva novamente!!! no feriado irei viajar e saber a real situação... na minha opinião o carro é show mas peca no consumo... o vectra elite 2.0 automático esta fazendo a mesma media do picasso na cidade, na estrada o vectra é mais econômico (comparo a ele pois é o carro mais gastão da familia... o new civic e a triton (diesel) são mais econômicos)
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- Registrado em: Seg Nov 05, 2012 1:27 pm
- Nome: AndréMores
Obrigado, Danilo... vou fazer o check list todo do carro e ver se melhora...
atc
[quote name='rgdl' date='Nov 6 2012, 05:55 AM' post='19376']
Dá mais detalhes do que foi feito no carro.
[/quote]
A única coisa que fiz foi mudar de posto, fazer média de alcool e gasolina e regular o carro. Não foi feito mais nada no carro, até mesmo poque 'não sei ao certo o que pode estar causando o aumento de consumo.
O carro é um picasso exclusive manual 1.6 flex 2007/08.
Obrigado
atc
[quote name='rgdl' date='Nov 6 2012, 05:55 AM' post='19376']
Dá mais detalhes do que foi feito no carro.
[/quote]
A única coisa que fiz foi mudar de posto, fazer média de alcool e gasolina e regular o carro. Não foi feito mais nada no carro, até mesmo poque 'não sei ao certo o que pode estar causando o aumento de consumo.
O carro é um picasso exclusive manual 1.6 flex 2007/08.
Obrigado
- rgdl
- Zumbi
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- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Ah! sim, primeiro me desculpe não vi que vc era novo aqui, então.. Bem vindo ao clube!
Seguinte, o que eu queria é que vc detalhasse o que foi feito quando vc diz que mandou "regular o carro".
Na época dos motores carburados isso significava vc mexer na regulagem do carburador. Hoje é um termo meio impreciso e de certa forma equivocado, já que não se regula central de injeção.
Veja essa matéria : <a href="http://akikar.blogspot.com.br/2009/01/r ... rnica.html" target="_blank">Regulagem da Injeção Eletrônica </a>
Hoje vc jamais vai conseguir "regular o carro" sem fazer limpeza de bicos, analise dos sensores, limpeza do corpo de borboletas, troca de filtros, velas e até do óleo, entende?
Faça isso para conseguir um melhor desempenho de sua nave.
Outra coisa muito importante para manter o consumo baixo, especialmente em carros de cambio manual, é manter a correta relação velocidade/marcha.
Tiro isso pela minha que é automática, quando está á 40km/h e ainda está na 2ª marcha dificilmente o consumo instantâneo fica abaixo do 10l/100km, mas quando eu forço pelo tiptronic a entrar a marcha correta que para a velocidade, que é a 3ª, o consumo instantâneo cai para 6,4l/100km.
Eu não sei qual é a melhor relação velocidade marcha do cambio manual, mas é uma dica para vcs descobrirem.
Seguinte, o que eu queria é que vc detalhasse o que foi feito quando vc diz que mandou "regular o carro".
Na época dos motores carburados isso significava vc mexer na regulagem do carburador. Hoje é um termo meio impreciso e de certa forma equivocado, já que não se regula central de injeção.
Veja essa matéria : <a href="http://akikar.blogspot.com.br/2009/01/r ... rnica.html" target="_blank">Regulagem da Injeção Eletrônica </a>
Hoje vc jamais vai conseguir "regular o carro" sem fazer limpeza de bicos, analise dos sensores, limpeza do corpo de borboletas, troca de filtros, velas e até do óleo, entende?
Faça isso para conseguir um melhor desempenho de sua nave.
Outra coisa muito importante para manter o consumo baixo, especialmente em carros de cambio manual, é manter a correta relação velocidade/marcha.
Tiro isso pela minha que é automática, quando está á 40km/h e ainda está na 2ª marcha dificilmente o consumo instantâneo fica abaixo do 10l/100km, mas quando eu forço pelo tiptronic a entrar a marcha correta que para a velocidade, que é a 3ª, o consumo instantâneo cai para 6,4l/100km.
Eu não sei qual é a melhor relação velocidade marcha do cambio manual, mas é uma dica para vcs descobrirem.
Editado pela última vez por rgdl em Qua Nov 07, 2012 11:39 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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- Nome: AndréMores
[quote name='rgdl' date='Nov 7 2012, 06:44 AM' post='19388']
Ah! sim, primeiro me desculpe não vi que vc era novo aqui, então.. Bem vindo ao clube!
Seguinte, o que eu queria é que vc detalhasse o que foi feito quando vc diz que mandou "regular o carro".
Na época dos motores carburados isso significava vc mexer na regulagem do carburador. Hoje é um termo meio impreciso e de certa forma equivocado, já que não se regula central de injeção.
Veja essa matéria : <a href="http://akikar.blogspot.com.br/2009/01/r ... rnica.html" target="_blank">Regulagem da Injeção Eletrônica </a>
Hoje vc jamais vai conseguir "regular o carro" sem fazer limpeza de bicos, analise dos sensores, limpeza do corpo de borboletas, troca de filtros, velas e até do óleo, entende?
Faça isso para conseguir um melhor desempenho de sua nave.
Outra coisa muito importante para manter o consumo baixo, especialmente em carros de cambio manual, é manter a correta relação velocidade/marcha.
Tiro isso pela minha que é automática, quando está á 40km/h e ainda está na 2ª marcha dificilmente o consumo instantâneo fica abaixo do 10l/100km, mas quando eu forço pelo tiptronic a entrar a marcha correta que para a velocidade, que é a 3ª, o consumo instantâneo cai para 6,4l/100km.
Eu não sei qual é a melhor relação velocidade marcha do cambio manual, mas é uma dica para vcs descobrirem.
[/quote]
Boa tarde, obrigado o retorno
Bom, difícil dizer o quefoi exatamente feito na regulagem do motor. O que sei foi que o mecânico passou o sensor no motor e ajustou o que o carro entendia como % mistura etanol x gasolina (ou algo do gênero).
Agendei uma revisao na concessionária para troca de uma junta do motor como escapamento e para limpeza de bicos e "regulagem" do motor.
Obrigado o apoio
Ah! sim, primeiro me desculpe não vi que vc era novo aqui, então.. Bem vindo ao clube!
Seguinte, o que eu queria é que vc detalhasse o que foi feito quando vc diz que mandou "regular o carro".
Na época dos motores carburados isso significava vc mexer na regulagem do carburador. Hoje é um termo meio impreciso e de certa forma equivocado, já que não se regula central de injeção.
Veja essa matéria : <a href="http://akikar.blogspot.com.br/2009/01/r ... rnica.html" target="_blank">Regulagem da Injeção Eletrônica </a>
Hoje vc jamais vai conseguir "regular o carro" sem fazer limpeza de bicos, analise dos sensores, limpeza do corpo de borboletas, troca de filtros, velas e até do óleo, entende?
Faça isso para conseguir um melhor desempenho de sua nave.
Outra coisa muito importante para manter o consumo baixo, especialmente em carros de cambio manual, é manter a correta relação velocidade/marcha.
Tiro isso pela minha que é automática, quando está á 40km/h e ainda está na 2ª marcha dificilmente o consumo instantâneo fica abaixo do 10l/100km, mas quando eu forço pelo tiptronic a entrar a marcha correta que para a velocidade, que é a 3ª, o consumo instantâneo cai para 6,4l/100km.
Eu não sei qual é a melhor relação velocidade marcha do cambio manual, mas é uma dica para vcs descobrirem.
[/quote]
Boa tarde, obrigado o retorno
Bom, difícil dizer o quefoi exatamente feito na regulagem do motor. O que sei foi que o mecânico passou o sensor no motor e ajustou o que o carro entendia como % mistura etanol x gasolina (ou algo do gênero).
Agendei uma revisao na concessionária para troca de uma junta do motor como escapamento e para limpeza de bicos e "regulagem" do motor.
Obrigado o apoio