Mais um para aprender

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Flávio R. Silva
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Out 02, 2012 10:59 am
Nome: Flávio R. Silva

#1

Mensagem por Flávio R. Silva » Sex Out 26, 2012 10:24 am

Bom dia pessoal,

Sou novo por aqui. A pouco tempo praticamente ganhei um Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v 2001 do meu tio. Esse carro estava parado mais ou menos uns 4 meses, com a pintura toda queimada, todo riscado e com os para-choques danificados, judiação.

Com o carro vieram os problemas, rs... São eles:

1º - ABS inoperante, resolvido coma troca de um sensor da roda esqueda, descobri por um acaso, fui trocar as pastilhas e vi um cabo rompido, logo associei ao ABS, comprei outro e instalei, muito fácil.

2º - Ar condicionado dianteiro não tem ventilação, somente a saída traseira possui ventilação e esta gelando normalmente, muito bom. Por favor, me ajudem nessa questão.

3º - Ao ligar a lanterna ou farol baixo e quando você aciona o freio a luz de indicação do painel "luz de neblina" acende bem fraquinha. Mas quando aciono a seta de direção, fica tudo maluco, luz de freio pisca junto. O que pode ser? Será algum relé? Algúem pode me ajudar nesse problema.

4º - Limpador do para-brisa e vidro traseiro não está esguixando água. Esse parece fácil de resolver, mas se alguém puder me dar algumas dicas, fiquem a vontade.

5º - Ontem, ao ligar o carro, percebi que ele começou a falhar, trepidava, não tinha potência para sair do lugar e senti um cheiro estranho saindo do escapamento, mas logo voltou ao normal, muito estranho, chequei as velas, conexões da bobina (pode ser ela?). O que vocês acham?

6º - Percebi uma trepidação a partir de 120km/h, já fiz o balanceamento e alinhamento, será os coxins do motor e câmbio? Alguém arriscaria um palpite?

Bom, mesmo com todos esses problemas, não desanimei. Esse carro é muito confortável de dirigir. Quero deixa-lo zerado, por esse motivo ele já está na oficina de pintura, está quase pronto, mais uma semana e pronto. Ao mesmo tempo gostaria de resolver esses problemas citados acima.

Conto com a ajuda de todos, Muito Obrigado.

Flávio Rodrigues


rafael.mesquita
Sem Habilitação
Mensagens: 13
Registrado em: Ter Out 23, 2012 7:10 pm
Nome: rafael.mesquita
Localização: Campinas/SP

#2

Mensagem por rafael.mesquita » Sex Out 26, 2012 11:51 am

Fala ae '<a href="index.php?showuser=183010" target="_blank">Flávio R. Silva</a>' parabens pelo presente, e que belo presente né... Acabei de comprar um tmb, vou pegar ele hoje, se o vendedor não me enrolar mais ainda, rsrs

Com certeza o Xsara Picasso é um carrão, uma nave mesmo, pena que o que vc ganhou estar judiado, mas tudo dá pra dar um jeito, eu não entendo nada de carro cara, mas tem bastante gente aqui que irá conseguir te ajudar a pelo menos procurar e resolver os seus problemas...

Abraços
Flávio R. Silva
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Out 02, 2012 10:59 am
Nome: Flávio R. Silva

#3

Mensagem por Flávio R. Silva » Sex Out 26, 2012 12:09 pm

Boa tarde Rafael, muito obrigado, realmente é um ótimo carro.

Eu também não entendo muito, acompanhei muito meus tios mechanicos, rsrsrs... mas agora vai ser diferente, estou iniciando um curso de mecânica no Senai do Ipiranga, por enquanto o básico, só para me virar e não ser enrolado e é claro para ajudar os colegas.

Cara, valeu pela força, abç.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#4

Mensagem por rgdl » Sex Out 26, 2012 12:30 pm

Parabéns pela compra, é realmente um carrão. Não me arrependo de têl-lo comprado. Na época estava procurando um Honda Civic, mas por insistência de um amigo meu decidi dar uma olhada no carro e... comprei na hora. Mais conforto e mais espaço interno, foi o que fez a diferença para mim.

Bom não tenho dica para todos os seus itens não mas sobre o que tenho ai vai:

2 - O ar condicionado dianteiro é independente do trazeiro (ar auxiliar), só compartilham o compressor mais nada mesmo asim o circuito de gáz no compressor é um independente do outro. Tubulação de gás, evaporador e etc... são todos independentes. Provavelmente há algum vazamento de gaz no seu ar condicionado principal. Aqui não tem jeito vc vai ter que levar para uma oficina especializada.

3 - Quanto tempo tem a bateria do seu carro? pode parecer estranho mas bateria arriada faz esse carro dar os erros mais improváveis e esquizitos possíveis;

4 - Tive esse problema no meu era só o esguicho (carcará) que estava entupido, para saber basta vc desconectar o tubo que fica a mostra na lateral direita do porta do porta mala (ele tem uma emenda) e acionar o limpador, se sair agua com boa pressão então é só trocar o esguicho. Não é caro, mas vc só acha na concessionária. Se não sair nada o problema ou é na bomba que fica embaixo do reservatório de agua ou o cano está entupudo. Isso dá para fazer em casa.

5 - Carro usado não tem jeito, tem que trocar vela, limpar bicos injetores, trocar óleo, correia (o kit e todas as duas), faz isso e veja o resultado.

6 - Pode ser o coxim inferior/cambio que é o que mais dá problema. Para ver isso tem que tirar o protetor do carter. O refil (só a peça de borracha) paralelo é barato e se encontra fácil por ai. O problema é que se o carro ficou muito tempo com esse coxim quebrado pode ser que os coxins superiores estejam comprometidos. Se eu fosse vc troca todos, por precaução. Vai sair um pouco mais caro nas peças mas vc economiza na mão de obra.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Flávio R. Silva
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Out 02, 2012 10:59 am
Nome: Flávio R. Silva

#5

Mensagem por Flávio R. Silva » Sex Out 26, 2012 1:53 pm

Realmente é um carrão, meu filho fica perdido dentro dele, rsrs...

Algumas coisas eu já verifiquei, segue:


3º - Realmente a bateria não é do tamanho do compartimento, é bem menor, 60A, está correto?

5º - Ok, já troquei as velas, correias, kit's da correias, óleo do motor e filtros (ar, óleo e combustível), vou seguir com a limpeza dos bicos.

Novamente agradeço pelas dicas.
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#6

Mensagem por renan97ar » Sex Out 26, 2012 2:10 pm

Cara primeiramente bem vindo. O a/c da frente pode não funcionar por causa de algum fusível, comando quebrado ou mais provavelmente sua resistência do ventilador... Aqui no fórum tem a explicação pra trocar. E a bateria ta certa... Mas olha quantos anos tem pois pode não mais segurar carga
Editado pela última vez por renan97ar em Sex Out 26, 2012 2:11 pm, em um total de 1 vez.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Flávio R. Silva
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Out 02, 2012 10:59 am
Nome: Flávio R. Silva

#7

Mensagem por Flávio R. Silva » Sex Out 26, 2012 2:42 pm

Renam, boa tarde,

Boa, vou pesquisar como verificar essa resistência.

Muito obrigado, abç.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#8

Mensagem por rgdl » Sex Out 26, 2012 4:28 pm

O compartimento da bateria do picasso cabe uma bateria até 70A, mas a que vem de fábrica é de 40A.

Quando comprei o meu Picasso ele veio com uma Heliar de 65A mas que não pegava mais carga pelo alternador, depois de pouco tempo tive que trocar.

Por sorte tinha uma Moura selada de 50A que tinha acabado de comprar para colocar no nobreak do computador la de casa, ai nem pensei duas vezes taquei a moura lá e coloquei a Heliar no nobreak. O curioso é que a Heliar no nobreak pegou carga e o visor que estava preto ficou verde depois de uma semana.

Mas quando a heliar arriou aconteceu as coisas mais doidas. Eu ligava o contato acendia a luz do farol baixo no painel, mesmo com o comando desligado. Mas a lampada mesmo não acendia. Se eu acendesse o farol baixo a luz do farol auto acendia e a lampada acedia no forol alto direto... o radio não ligava, o motor não pegava... dava arranque mas não ligava... ligar o pisca alerta fazia o limpador do para-briza funcionar... muito esquisito.

Foi eu colocar a bateria nova para tudo voltar ao normal.
Editado pela última vez por rgdl em Sex Out 26, 2012 4:35 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Flávio R. Silva
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Out 02, 2012 10:59 am
Nome: Flávio R. Silva

#9

Mensagem por Flávio R. Silva » Sáb Out 27, 2012 9:12 am

Muito estranho mesmo,

Ótima dica, irei verificar se existe algum fusível aberto e verificar a bateria, pode ser, pois o carro ficou parado muito tempo, pra pegar tivemos que interligar duas baterias.

Muito obrigado
Responder