Bateria dúvida sobre carro muito tempo parado

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#1

Mensagem por igor » Qua Out 24, 2012 9:30 pm

Ola companheiros, gostaria de tirar uma dúvida aqui com vcs. Vou viajar por 15 dias e minha nave, vai ficar parada esses 15 dias, queria saber se corro o risco de quando voltar o carro nao pegar e o que posso fazer, para evitar isso. Minha nave é 2008, 1.6 glx, manual, flex e a bateria ainda é original, comprei o carro zero. Desde já agradeço.


Sidney Frani Evangelista
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Out 16, 2012 11:50 am
Nome: Sidney Evangelista

#2

Mensagem por Sidney Frani Evangelista » Qua Out 24, 2012 10:27 pm

Iam, já passei por isso, mas não desliguei os cabos a deixei como estava, enquanto estive fora, ao chegar tive que dar uma carga, mas a bateria era mais nova que a sua e voltou a recarregar sem problema, no meu caso a bateria original durou exatos 4 anos, mesmo usando o carro sempre.

Agora segui as instruções do manual para retirar e colocar a bateria, tem uma sequencia a ser respeitada.

boa viagem.
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#3

Mensagem por renan97ar » Qui Out 25, 2012 5:00 pm

Cara talvez descarregue... A nossa já passou por esse período sem descarregar, mas é bom ter um cabo de chupeta por perto (faça como descrito no manual se precisar)
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#4

Mensagem por Vitor abreu » Qui Out 25, 2012 6:57 pm

qual a amperagem da sua bateria??

A de 60 amperes (independente da marca) suporta mais de 15 dias sem o alternador funcionar (uma vez que o mesmo tambem faz a recarga da bateria, quando o carro esta em movimento).

Porem a Picasso tem a luz espia do botao de pisca alerta (que fica psicando quando o carro esta trancado), o que faz com que seja dispendida energia...

Mas como sua bateria é nova, creio que voce pode ir despreocupado...

Faça como o Renan instruiu, tenha perto um cabo de chupeta, por via das dúvidas!
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#5

Mensagem por igor » Qui Out 25, 2012 9:38 pm

Obrigado a todos os amigos pelas respostas. Voces falaram em "chupeta" na beteria e me parece que na picasso, esse procedimento é diferente. Alguem sabe me explicar, como proceder, caso precise fazer essa chupeta? E mais, minha bateria, ainda é a original do carro, ou seja, já tem 4 anos, já que o carro é 2008. Será, que caso precise fazer a chupeta, ela aguenta normal depois, ou pode ser que a carga, não dure muito? Desde já, agradeço.
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#6

Mensagem por renan97ar » Qui Out 25, 2012 9:54 pm

Pra fazer chupeta coloca o negativo na trava do capo (a parte de baixo e não a do capo) e o positivo no terminal que fica embaixo de uma capa preta próxima a caixa de fusíveis (capa plástica, com o lado esquerdo que pode ser aberto, com o símbolo +). E a bateria aguenta sim (a nossa tinha 7 anos e ainda aguentava mais um pouco)
Editado pela última vez por renan97ar em Qui Out 25, 2012 9:55 pm, em um total de 1 vez.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#7

Mensagem por igor » Qui Nov 01, 2012 8:10 pm

Obrigado amigo.
Avatar do usuário
Diogo Figueira
Habilitado
Mensagens: 68
Registrado em: Qui Abr 03, 2014 2:33 pm
Nome: Diogo Figueira
Localização: Rio de Janeiro
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v 2006

Bateria dúvida sobre carro muito tempo parado

#8

Mensagem por Diogo Figueira » Seg Set 04, 2017 12:21 pm

Pessoal meu carro está a 6 meses parado e comprei uma nova bateria, a anterior ja estava no fim da vida, porém ao colocar a nova bateria o carro não ligou.

O painel acende normal, as funções elétricas estão funcionando normalmente, porém o motor nem chega a ser acionado, ao virar a chave o carro apaga e as vezes faz um sonzinho do alarme.

Alguém sabe o que poderia ser?
Diogo Figueira

XSARA PICASSO EXCLUSIVE 2006
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Bateria dúvida sobre carro muito tempo parado

#9

Mensagem por gjvialta » Ter Set 05, 2017 9:56 am

Verificar se o sistema de partida funciona. Com multímetro verificar se está chegando tensão no motor de partida e se o comutador é energizado ao se acionar a chave na posição "partida".

Início é por aí.
Avatar do usuário
Diogo Figueira
Habilitado
Mensagens: 68
Registrado em: Qui Abr 03, 2014 2:33 pm
Nome: Diogo Figueira
Localização: Rio de Janeiro
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v 2006

Bateria dúvida sobre carro muito tempo parado

#10

Mensagem por Diogo Figueira » Ter Set 05, 2017 10:31 am

Eu dei uma mexida ontem a noite, porem sem ferramenta o que notei é que o motor de partida estava super quente, sempre que vira a chave na ignição o motor de partida da um estalo e o painel se apaga, parece que está em curto , meu tio falou que pode ser a escova do motor de partida que está gasta ou oxidada, vou aproveitar o feriado pra tirar o motor de partida e dar uma olhada...
Diogo Figueira

XSARA PICASSO EXCLUSIVE 2006
Responder