Do Rio a Fortaleza de Picasso. Como fazer?

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#1

Mensagem por rgdl » Ter Out 09, 2012 3:15 pm

Seguinte gente, estou pretendendo fazer uma viagem até Fortaleza no Ceará :271534: mas gostaria de pegar a estrada e fazer de carro :613179: . Só que não tenho muita experiência nesse tipo viagem, claro que já viajei de carro mas nunca para tão longe, na verdade nunca sai do Estado do Rio de Janeiro de carro.

Por isso gostaria que os colegas que já fizeram esse tipo de viajem pudesem dar algumas dicas de rota e de manutenção do carro antes da viagem.

A princípio vão 5 pessoas na viagem, sendo que tem de tudo de adulto, criança e aborrecente.

O roteiro que tracei está abaixo, fiz ele indo pela BR116 que dizem ser menos perigosa e mais rápida do que indo pelo litoral através da BR101 :613179: e ter menos polícia :514495: , mas se alguém tem alguma contribuição desde já agradeço.


Saída Niterói

Horário previsto de saída : 6:00

Primeira parada Governador Valadares - MG (almoço e descanso) :154740:

Distancia percorrida : 589 km
Tempo estimado : 7 horas 12 min
Horátio previsto de chegada : 13:09
Horário previsto de saída : 14:09

Segunda parada Vitória da Conquista - BA (Jantar, pernoite e café da manhã)

Distancia percorrida : 527 km
Tempo estimado 6 horas 19 min
Horário previsto para chegada: 20:22
Horário previsto para saída: 8:30

Terceira parada Feira de Santana - BA (almoço e descanso) :154740:

Distancia percorrida : 401 km
Tempo estimado : 4 horas 40 min
Horário previsto para chegada: 13:10
Horário previsto para saída : 14:10

Quarta Parada Salgueiro - PE

Distancia percorrida : 513 km
Tempo estimado : 5 horas 55 min
Horário previsto para chegada : 20:05 (Jantar, pernoite e café da manhã)
horário previsto para saída : 10:30

Chegada em Fortaleza

Distancia percorrida : 597 km
Tempo estimado : 7 horas 56 min
horário previsto para chegada : 17:45
Editado pela última vez por rgdl em Dom Nov 11, 2012 12:22 pm, em um total de 1 vez.


Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
wionax
Curioso
Mensagens: 349
Registrado em: Sex Out 15, 2010 11:28 am
Nome: Warley
Localização: Betim
Contato:

#2

Mensagem por wionax » Ter Out 09, 2012 3:31 pm

Ola rgdl...

Nunca fiz uma viagem assim de carro, mas como resido em MG, eu diria para você não parar em Governador Valadares, isso porque a BR que você vai passar, passa por fora da cidade. Aconselho parar no Graal de João Monlevade ou ainda no Shopping de Ipatinga, cidade antes de Valadares.

Abraço.
Warley Ionax
Inscreva-se em nosso canal: <a href="https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... ature=mhee" target="_blank">https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... re=mhee</a>
Modelo: Xsara Picasso 2.0 16v GX
Moderador de Mérito
Posts: 200
Registrado: 15-October 10
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#3

Mensagem por rgdl » Ter Out 09, 2012 4:46 pm

Oi Warley, obrigado por responder. Dei uma olhada no google maps e João Monlevade é meio fora de rota, embora eu não tenha achado a posção exata do Graal. Já Ipatinga é uma opção a se considerar seriamente.

Aliás, eu quando iniciei a pesquisa procurei por postos como o Graal ao logo da rota para parada, especialmente no almoço, mas não achei por isso coloquei cidades como Governador Valadares.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
robrio2
Sem Habilitação
Mensagens: 48
Registrado em: Ter Jan 17, 2012 6:05 pm
Nome: robrio2

#4

Mensagem por robrio2 » Ter Out 09, 2012 5:40 pm

Amigo, recomendo a revisão básica que são:

>Pneus, dá uma olha para ver se não estão desgastados mais de algum lado, bolhas, precisando de alinhamento, careca, calibra de acordo com o peso do carro, aqui mesmo tem um tópico sobre isso, olha o estepe que é um saco de calibrar mas para essa distância tem que ver ele também
>Equipamentos de segurança, macaco, triangulo, aquela chave que rosqueia o estepe para soltar e prender ele no suporte.
>Suspensão, tem batidas secas, pula mais que o normal, já passou da hora de trocar amortecedores?
>Se não souber ver vai no teu mecânico se não tiver vai no posto de total confiança e ve junto com o cara óleo, agua, fluido de freio, direção, agua do limpador (sempre alguem esquece).
>Palheta do limpador dianteiro e traseiro
>Coisas para mecânico: Verifique se as correias estão boas, rolamento, pastilhas de freio, coifas, luzes, e sabe aquela coisinha que você sabe que tem que fazer mas deixa p lá porque dá p aguentar? Troque pois tua viagem é longa, não vale arriscar a segurança das pessoas no carro e nem ficar parado no meio do caminho.

No mais, você vai curtir muito viajar na nave, estando em ordem é só ter cuidado para não dormir de tão tranquilo que é viajar com o Xsara Picasso!

Boa sorte na viagem
wionax
Curioso
Mensagens: 349
Registrado em: Sex Out 15, 2010 11:28 am
Nome: Warley
Localização: Betim
Contato:

#5

Mensagem por wionax » Ter Out 09, 2012 5:44 pm

rgdl,

Para chegar até Valadares você vai passar por João Monlevade, logo apos esta cidade que está a entrada para Ipatinga/Valadares....o Graal é caro mais é bom rs.

Aproveitando , esse trecho é conhecido como a rodovia da morte, tenha cuidado.
Warley Ionax
Inscreva-se em nosso canal: <a href="https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... ature=mhee" target="_blank">https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... re=mhee</a>
Modelo: Xsara Picasso 2.0 16v GX
Moderador de Mérito
Posts: 200
Registrado: 15-October 10
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#6

Mensagem por rgdl » Ter Out 09, 2012 10:40 pm

robrio2, obrigadão pela ajuda.

Alguns dos itens que vc falou com pneus, suspensão e pastilhas de freio estão em bom estado, mas não medão segurança suficiente para encarar uma viagem longa dessas ida e volta, de modo que vou seguir o seu conselho e agendar a troca/revisão mas vou fazer só quando estiver perto de viajar.

Correia já troquei as duas e seus respectivos kits esse ano, mas vou fazer isso mesmo ver até quele defeitinho que tá lá mas agente via empurrando com a barriga.

Warley, eu estou saindo de Niterói no Estado do Rio de Janeiro e pego logo a BR 116 em bem aqui mesmo em Magé no Estado do Rio, eu só passaria por essas cidades se tivesse vindo de BH.
Editado pela última vez por rgdl em Ter Out 09, 2012 10:42 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#7

Mensagem por Vitor abreu » Qua Out 10, 2012 9:52 am

Rgdl, uma dica que eu dou, que eu fiz isso quando peguei estrada pela primeira vez é: vá durante o dia...

Caso alguma coisa aconteça, voce ira se sentir mais confortavel em solicitar ajuda, quando existir luz do sol!!!

Imagina ficar parada de madrugada na estrada!!!! :212469:

Tudo bem que nao fiz uma viagem longa assim como a tua, mas minha primeira viagem foi num total de 700km (considerando ida e volta) de dia!!!!!

Ja viajei com a Picasso, e com certeza, voce vai sentir o conforto que o carro tem na estrada!!!
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#8

Mensagem por rgdl » Qua Out 10, 2012 11:10 am

oh! nem me fala uma coisa dessa que dá até arrepio na espinha, estar de madrugada no meio do nada e com carro enguiçado.

A idéia pe viajar durante o dia mesmo, mas ainda não encontrei maneira de não pegar uma parte da noite, já que o horário previsto para chegar nos lugares de pernoite é por volta das 20:00h em todos os casos.

Mas os horários de chegada são baseados na informação que o google maps diz que demora de um ponto de parada ao outro, não sei se isso corresponde a realidade.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#9

Mensagem por Vitor abreu » Qua Out 10, 2012 11:24 am

O que voce pode fazer é tentar andar no periodo urbano (de noite) no começo da viagem, ou seja, saia da sua casa por exemplo as 03h00, ou as 04h00 (da manha).

Voce percorrera o trecho urbano estando escuro, e quando amanhacer, estara na estrada!!!

sem contar que a viagem fica muito mais prazerosa quando voce assiste o nascer do sol estando na estrada!!!

:613179:

Farei uma viagem semelhante a tua, inclusive irei para Niteroi em novembro, saindo aqui de SP (capital), e nao vejo a hora!!!!!!!
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#10

Mensagem por rgdl » Qua Out 10, 2012 1:38 pm

gostei... não tinha pensado dessa maneira, adiantando a saída pode ajudar bastante.

Tu vem para Niterói? Legal quando estiver por aqui manda avisa posso te mostrar lugares legais da qui.

A minha viagem eu estou programando para o período de férias escolares, por isso vai demorar um pouco mais.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#11

Mensagem por igor » Qua Out 10, 2012 3:16 pm

Amigo o conselho que lhe passo é o seguinte, sou de Fortaleza e ja fui para la de carro, algumas vezes. Resido em Cuiaba - Mt. Esse trecho de Vitorio da Conquista a Feira de Santana na BA, redobre a atenção, pois ali é altuissimo o indice de roubo na estraba. Jamais entre nas rodovias do estado da BA à noite, se vc tiver para entrar na BA e ve que vai escurecer, pare o carro e durma no lugar mais proximo e espere o dia clarear. Tente fazer todo esse percurso da BA com o dia claro, pois ali, realmente a coisa é tensa. Existe locais ali naquela regiao, que sao conhecidos como polígnos da maconha, onde é meio que terra sem lei, entao nao facilite mesmo nessa regiao. No mais, espero que tenha uma boa viagem e que de tudo certo e vc siga sempre com DEUS. E lembre-se, por toda essa regiao que eu citei, jamais passe quando ja tiver escurecido, se isso acontecer, encoste o carro em um hotel e durma, esperando o dia amanhecer. Boa sorte.
Avatar do usuário
jroberto
Habilitado
Mensagens: 61
Registrado em: Ter Fev 16, 2010 9:57 am
Nome: jroberto
Localização: Braga - Portugal
Modelos Citroën: Xsara Break 2002

#12

Mensagem por jroberto » Sáb Nov 10, 2012 10:09 pm

[quote name='iam27' date='Oct 10 2012, 03:16 PM' post='19120']
Amigo o conselho que lhe passo é o seguinte, sou de Fortaleza e ja fui para la de carro, algumas vezes. Resido em Cuiaba - Mt. Esse trecho de Vitorio da Conquista a Feira de Santana na BA, redobre a atenção, pois ali é altuissimo o indice de roubo na estraba. Jamais entre nas rodovias do estado da BA à noite, se vc tiver para entrar na BA e ve que vai escurecer, pare o carro e durma no lugar mais proximo e espere o dia clarear. Tente fazer todo esse percurso da BA com o dia claro, pois ali, realmente a coisa é tensa. Existe locais ali naquela regiao, que sao conhecidos como polígnos da maconha, onde é meio que terra sem lei, entao nao facilite mesmo nessa regiao. No mais, espero que tenha uma boa viagem e que de tudo certo e vc siga sempre com DEUS. E lembre-se, por toda essa regiao que eu citei, jamais passe quando ja tiver escurecido, se isso acontecer, encoste o carro em um hotel e durma, esperando o dia amanhecer. Boa sorte.
[/quote]

Não vi com detalhes o seu percurso, mas uma dica: como é um caminho desconhecido, não viaje mais do que 800 km por dia, assim você poderá viajar somente de dia.
O mais longe que fui de casa de carro foi Porto Seguro, por isso não posso falar das estradas do nordeste, mas já vi várias reportagens em telejornais mostrando a Polícia Rodoviária Federal montando comboios noturnos para escoltar carros e ônibus.

Quanto à manutenção, leve algumas lâmpadas (uma de cada tipo) e algumas chaves (de fenda, philips e torx).
Xsara Picasso GLX 2004 (2003-2007)
Xsara Picasso Exclusive 2007 (2007-2010)
C4 Picasso GLX 2010 (2010-2012)
Xsara Break 2002 (2017- )
marceloctba
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Dom Set 30, 2012 6:28 pm
Nome: MarceloCtba

#13

Mensagem por marceloctba » Ter Nov 13, 2012 8:37 pm

Ae rgdl,

Como muitos aqui já disseram, estrada desconhecida se viaja de dia. Tem muita estrada por aí que nem olho de gato na pista tem. Eu já dirigi do Rio-RJ para Curitiba (850km) em 1 dia (só paramos para almoçar, posto e bwc..) com minha esposa e confesso que nos 100-200kms finais eu já tava pra lá de saco cheio de ficar dentro do carro. Não era a nave ainda, era um peugeot, mas ainda assim. Se puder, revese o volante, Deve dar uma ajuda nisso. Por mais confortável que seja dirigir a nave, a gente sempre encontra um caminhão/espertinho que tira a gente do sério. Aí nada melhor do que passar o volante na sequencia e relaxar.

Da manutenção, já falaram tudo o que eu falaria também. É sempre bom ter as chaves por perto e o estepe calibrado.

Da viagem em si, eu sempre levo bebida e comida A VONTADE. Nada de ficar "só vai precisar de 1 garrafinha" ou algo assim e ninguém vai morrer se comer um monte de bolacha. Já tive altas surpresas de chegar num ponto da estrada e estar fechada por motivo X, Y ou Z e ficar passando sede/fome. A BR277 aqui em curitiba já me deixou preso umas 4x. Enquanto normalmente faço o trecho para as praias em 2hrs, já cheguei a fazer em 5hrs e nem era pico de trânsito, era simplesmente acidente na pista (e é duplicada ein!) ou transporte de carga grande vinda do porto.

Do planejamento. Entenda ele como um guia e não muito mais do que isso. Esteja apto a trocar de planos. Por exemplo, passarem por uma cidade bacana e quererem passar a tarde lá. Tudo dá-se um jeito e férias cronometradas é punk.

Do GPS. Meu GPS (TomTom) já me deixou na mão várias vezes também. A mais recente foi no Pantanal. Passei 9 dias lá mês passado e ele me sacaneou em 2 momentos. Eu não confio mais "cegamente" no meu. Vou sempre conferindo se o trajeto que ele apontou realmente é o que eu estou esperando que seja. Leva uma cópia dos trechos do google maps impresso.

E tenha sempre um rolo de papel higiênico no porta-luvas :icon_smile_big: nem sempre dá para chegar até o próximo banheiro.. hehehehe

Finalmente, boa viagem meu! Depois manda umas fotos das paisagens pra nós! :)
crochadejesus
Sem Habilitação
Mensagens: 22
Registrado em: Ter Nov 27, 2012 12:20 pm
Nome: Cláudio Rocha
Localização: Santo André, SP

#14

Mensagem por crochadejesus » Ter Dez 18, 2012 1:32 pm

Uma dica que lhe dou, que fiz na minha segunda viagem de São Paulo, para o sudoeste da Bahia que são 1600Km, é compre um guia rodoviário. Preferi comprar um guia de estrada do Brasil ao invés de um GPS, porque é fácil de consultar e tem todas as estradas, mesmo as de terra, kilometro a kilometro de um ponto ao outro. Decidi fazer isso depois da minha primeira viagem, que andei errado mais de 100Km e parei num posto e um caminhoneiro me ajudou com um guia desses.

Na minha segunda viagem as manutenções que fiz foi suspensão dianteira, pastilha de freio, troca de óleo e filtro, fluído de freio, troca das palhetas do limpador de parabrisa, aditivo na água do radiador, troca do sensor de temperatura do radiador, checagem de todas as luzes (farol alto, baixo e lanternas), e regulagem do farol que estava zaroio, óleo do câmbio, e verifiquei cada fusível para ver se não tinha nenhum já meio que necessitando de troca, troca dos pneus e água do limpador de parabrisa.
Xsara Picasso GLX 2005/2006 2.0 16v Seleção Manual Prata
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#15

Mensagem por mlhz » Sex Dez 28, 2012 11:26 am

já fiz várias viagens longas, sou de Curitiba e já foi: CHILE (Vina del mar), Salvador, Rio de Janeiro, Brasilia, Goiania, Campo Grande.... E sempre aconselho a revisar bem o carro. LEvar bastante água, não deixar o tanque baixar de 1/4, parar a cada 2 horas, não correr (cansa mais e tem mais perigo), se estiver cansado pare e descanse, procure parar sempre em postos de gasolina com boa aparência, cuidado com o que come, se for lanche prefira algo lacrado e nada de suco, água ou refrigerante. Muito importânte: regule os fárois e calibre bem os pneus.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Responder