Dúvidas sobre meu carro (consumo)
Pois é, rgdl, tudo que vc comentou eu já fiz mas o consumo continua alto. Quando eu vejo alguém dizer que a sua Picasso 2.0 faz mais do que a minha eu fico espantado e me pergunto como é que se consegue isso e o que mais eu posso fazer para chegar num consumo razoável. Até agora não consegui.
A única melhoria foi obtida com o uso da Pódium, é cara, mas melhorou bastante.
Não consigo mais imaginar algo que possa estar causando esse consumo absurdo da minha Picasso, adoro ela e não vendo nem troco por qualquer outro carro(a não ser uma C4 Picasso hehehe).
Vou trocar o óleo semana que vem, já chegou nos 5000Km e vou colocar o 5w30 pra ver se melhora um pouco mas não creio que só isso possa mudar a situação de forma significativa, em todo o caso...
Qualquer novidade aviso vcs. :)
Abraços
P.S.: Fico aberto a sugestões de como melhorar o consumo...
A única melhoria foi obtida com o uso da Pódium, é cara, mas melhorou bastante.
Não consigo mais imaginar algo que possa estar causando esse consumo absurdo da minha Picasso, adoro ela e não vendo nem troco por qualquer outro carro(a não ser uma C4 Picasso hehehe).
Vou trocar o óleo semana que vem, já chegou nos 5000Km e vou colocar o 5w30 pra ver se melhora um pouco mas não creio que só isso possa mudar a situação de forma significativa, em todo o caso...
Qualquer novidade aviso vcs. :)
Abraços
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Nissan Sentra 2.0 2012 câmbio manual 6 marchas, completo.
Picasso 2005 GXA à venda !
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- rgdl
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É rapaz ai realmente fica difícil, a minha depois que fiz toda aquela manutenção melhorou e muito o consumo, mas se vc já fez e nada melhora...
Cara antes de colocar o óleo sintético faz uma limpeza química no motor para tirar eventual borra que se tenha acumulado. Mando o mecânico colocar um Flush para limpeza e remoção de borra antes de colocar o óleo novo.
Cara antes de colocar o óleo sintético faz uma limpeza química no motor para tirar eventual borra que se tenha acumulado. Mando o mecânico colocar um Flush para limpeza e remoção de borra antes de colocar o óleo novo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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rgdl, sua experiencia e comentários sobre mecanica, ainda mais mecanica citroen são dignos de admirição... Queria eu fazer/saber metade das coisas que voce diz aqui...
Porem eu abro um parenteses sobre a lavagem quimica... O flush é muito abrasivo... não recomendo o uso dele em hipotese alguma, exceto em caso de fundição do motor!!!!!
Falo por experiencia propria (tanto por carro, quanto por tempo de participação em forum automotivos), sou membro ativo do Clube Stilo Brasil, Clube do Marea, Clube do Xsara e aqui (Citroen clube do Brasil).
Falo por experiencia propria, pois tive um Stilo Abarth (2.4 20v, mesmo motor que equipa a Marea), e tanto no CSB quanto no CDM, é altamente desaconselhado o uso do flush, pois ele atinge até os anéis de vedação, comprometendo-os...
O Flush é usado quando funde o motor, limpando o ferro fundido dos pistoes!!! Eu com uma bomba relogio, nunca usei o flush...
Tem relatos em foruns automotivos, que o motor do carro nunca mais foi mesmo depois do uso do flush... No CDM, tem topicos onde motores sao restaurados sem o uso do flush!!!
Por isso, fica minha dica e aviso, ao colega RICLnx, é de nao fazer a limpeza com flush...
:613179:
Com um motor igual a Picasso, de aluminio, com 4 valvulas por cilindro, é perigoso demais o uso do flush
Porem eu abro um parenteses sobre a lavagem quimica... O flush é muito abrasivo... não recomendo o uso dele em hipotese alguma, exceto em caso de fundição do motor!!!!!
Falo por experiencia propria (tanto por carro, quanto por tempo de participação em forum automotivos), sou membro ativo do Clube Stilo Brasil, Clube do Marea, Clube do Xsara e aqui (Citroen clube do Brasil).
Falo por experiencia propria, pois tive um Stilo Abarth (2.4 20v, mesmo motor que equipa a Marea), e tanto no CSB quanto no CDM, é altamente desaconselhado o uso do flush, pois ele atinge até os anéis de vedação, comprometendo-os...
O Flush é usado quando funde o motor, limpando o ferro fundido dos pistoes!!! Eu com uma bomba relogio, nunca usei o flush...
Tem relatos em foruns automotivos, que o motor do carro nunca mais foi mesmo depois do uso do flush... No CDM, tem topicos onde motores sao restaurados sem o uso do flush!!!
Por isso, fica minha dica e aviso, ao colega RICLnx, é de nao fazer a limpeza com flush...
:613179:
Com um motor igual a Picasso, de aluminio, com 4 valvulas por cilindro, é perigoso demais o uso do flush
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Sobre o consumo é importante observar os pneus. A medida para o Picasso é 185x65x15. Pneus maiores e/ou descalibrados influenciam muito no consumo.
A dica do rgdl de observar pelo comp de bordo o consumo instantâneo é legal. Mas só para acompanhar no inicio, senão vira paranóia... hehehe!!
Na estrada, o cruize control (quando disponível) tb evita o "pé pesado".
Abraços
A dica do rgdl de observar pelo comp de bordo o consumo instantâneo é legal. Mas só para acompanhar no inicio, senão vira paranóia... hehehe!!
Na estrada, o cruize control (quando disponível) tb evita o "pé pesado".
Abraços
Alexandre Cortez
Por certo não vou usar o flush, realmente é muito abrasivo e destroi as vedações e retentores... Lido com carros desde 1983 quando trabalhei por 3 anos em uma revenda volkswagen aqui de Porto Alegre. Mas meus conhecimentos se limitaram a motores carburados, quando a injeção eletrônica começou a ser usada no Brasil eu já estava em outro ramo de trabalho, aí, na parte de motores, meu conhecimento acabou... O resto é tranquilo, caixa, suspensão, etc...
Quanto aos pneus, jamais mexo nas especificações de fábrica em relação ao diametro final das rodas, pois isto altera muito a leitura do hodômetro e velocimetro, no meu caso estou com as rodas originais de 15 pol. e pneus 185x65x15.
Minha desconfiança reside no calculador de injeção, embora os tempos de abertura dos bicos estejam, de acôrdo com o computador e meu mecânico, normais... Ainda não tive tempo de parar o carro pra uma análise mais profunda, em todo o caso quando o fizer vou aproveitar e dar uma olhada no catalisador também pois não sei que gasolina o dono anterior usava(comprei a Picasso fazem 2 anos, usada).
De qualquer forma, agradeço aos amigos do forum, as dicas são sempre muito legais e úteis.
Abraços
P.S.: Qualquer novidade que eu descubra, comunico a vocês.
Quanto aos pneus, jamais mexo nas especificações de fábrica em relação ao diametro final das rodas, pois isto altera muito a leitura do hodômetro e velocimetro, no meu caso estou com as rodas originais de 15 pol. e pneus 185x65x15.
Minha desconfiança reside no calculador de injeção, embora os tempos de abertura dos bicos estejam, de acôrdo com o computador e meu mecânico, normais... Ainda não tive tempo de parar o carro pra uma análise mais profunda, em todo o caso quando o fizer vou aproveitar e dar uma olhada no catalisador também pois não sei que gasolina o dono anterior usava(comprei a Picasso fazem 2 anos, usada).
De qualquer forma, agradeço aos amigos do forum, as dicas são sempre muito legais e úteis.
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Sou novata e realizei meu sonho compranso um pixasso 2006/7. A duvida: todo dia. Subo uma ladeira com duas paradas, parece um S. E eu sinto qie ele para e quando acelero demora a andar... norml? Estou com ele 3 meses e ainda descobrino as coisas dele... estou adorando. E tb consome muito combustivel, j li os posts e tenho muit. Coisa a tentar ver.. mas sobre essa ladeira, normal? Grata e adoro este espaço. Um abraço a todos.
Sou novata e realizei meu sonho compranso um pixasso 2006/7. A duvida: todo dia. Subo uma ladeira com duas paradas, parece um S. E eu sinto qie ele para e quando acelero demora a andar... norml? Estou com ele 3 meses e ainda descobrino as coisas dele... estou adorando. E tb consome muito combustivel, j li os posts e tenho muit. Coisa a tentar ver.. mas sobre essa ladeira, normal? Grata e adoro este espaço. Um abraço a todos.
O Administrador
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\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
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- rgdl
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Se seu carro for automático talvez ele apenas esteja na relação de marcha errada, para forçar a troca basta dar um pisão rápido até o fundo do acelerador e voltar com o pedal para aposição normal que ele troca a marcha.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
[quote name='rgdl' date='Aug 15 2012, 01:12 PM' post='18589']
Caro, Vitor Abreu, vc deve usar então o Total 7000, se é esse tá na boa porque está dentro do especificado.
Realmente, óleo sintético é um pouco mais caro, eu paguei R$ 35,00 no Shell Helix Ultra E 5W30, mas não precisa ser esse, pois o Lubrax Supera 5W40 tem preço em torno de R$ 23,00, só não procura em posto que eles metem a mão.
RicLnx a minha tinha esse consumo, mesmo maneirando o pé, tudo mudou depois que eu fiz o seguinte:
Troca de óleo usando o 5W30 com troca de filtro;
Troca do filtro de Ar;
Troca do filtro de combustível;
Limpeza dos bicos injetores;
Troca das velas por novas da marca NGK (bem melhores do as originais que são da Bosh);
Descarbonização dos pistões;
Passei a abastecer em um único posto (posto Shell do Carrefour) que não tem motivo para vender gasolina batizada.
Foi inspecionado sonda lambda e catalizador.
A única coisa que não foi feita foi medir a pressão da bomba de gasolina, porque esqueci de pedir, mas sábado vou levar para trocar a correia dentada e vou pedir para ver.
(modifiquei o post para incluir uma resposta ao colega Vitor)
[/quote]
rgdl, vc pode passar o código das velas NGK que você recomenda? :154740:
Obrigado
DRauber
Caro, Vitor Abreu, vc deve usar então o Total 7000, se é esse tá na boa porque está dentro do especificado.
Realmente, óleo sintético é um pouco mais caro, eu paguei R$ 35,00 no Shell Helix Ultra E 5W30, mas não precisa ser esse, pois o Lubrax Supera 5W40 tem preço em torno de R$ 23,00, só não procura em posto que eles metem a mão.
RicLnx a minha tinha esse consumo, mesmo maneirando o pé, tudo mudou depois que eu fiz o seguinte:
Troca de óleo usando o 5W30 com troca de filtro;
Troca do filtro de Ar;
Troca do filtro de combustível;
Limpeza dos bicos injetores;
Troca das velas por novas da marca NGK (bem melhores do as originais que são da Bosh);
Descarbonização dos pistões;
Passei a abastecer em um único posto (posto Shell do Carrefour) que não tem motivo para vender gasolina batizada.
Foi inspecionado sonda lambda e catalizador.
A única coisa que não foi feita foi medir a pressão da bomba de gasolina, porque esqueci de pedir, mas sábado vou levar para trocar a correia dentada e vou pedir para ver.
(modifiquei o post para incluir uma resposta ao colega Vitor)
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rgdl, vc pode passar o código das velas NGK que você recomenda? :154740:
Obrigado
DRauber
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[quote name='drauber' date='Aug 27 2012, 12:09 PM' post='18686']
rgdl, vc pode passar o código das velas NGK que você recomenda? :154740:
Obrigado
DRauber
[/quote]
Olá DRauber!
Observei o seu comentário à respeito do consumo de sua nave.
Após as verificações dos itens citados por você, como ficou o consumo, digo, quantos km por litro faz agora?
Outra pergunta, é com relação ao óleo utilizado pois, conforme já havia postado anteriormente, eu troquei o óleo (Shell 15W50), filtro de óleo, filtro de ar e filtro de combustível.
No entanto, acho que devo trocar de óleo, digo para outra especificação, talvez a citada por você Shell 5W30, o que vc acha?
Somente na próxima semana é que terei condições de verificar os demais itens, conforme sua orientação (vela NGK, limpeza de bicos etc).
No mais, aguardo uma resposta, pois estou preocupado com o consumo atual.
Um abraço,
Sbelda
rgdl, vc pode passar o código das velas NGK que você recomenda? :154740:
Obrigado
DRauber
[/quote]
Olá DRauber!
Observei o seu comentário à respeito do consumo de sua nave.
Após as verificações dos itens citados por você, como ficou o consumo, digo, quantos km por litro faz agora?
Outra pergunta, é com relação ao óleo utilizado pois, conforme já havia postado anteriormente, eu troquei o óleo (Shell 15W50), filtro de óleo, filtro de ar e filtro de combustível.
No entanto, acho que devo trocar de óleo, digo para outra especificação, talvez a citada por você Shell 5W30, o que vc acha?
Somente na próxima semana é que terei condições de verificar os demais itens, conforme sua orientação (vela NGK, limpeza de bicos etc).
No mais, aguardo uma resposta, pois estou preocupado com o consumo atual.
Um abraço,
Sbelda
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drauber, infelizmente não tenho mais o código das velas, procurei inclusive a nota fiscal mas não achei.
sbelda, eu usei o 5W30 por um tempo, é um bom óleo mas é um pouco caro, R$ 35,00 o litro em média.
Depois de um problema que tive (veja <a href="index.php?showtopic=3812" target="_blank">esse tópico</a>) eu troquei o Shell Helix Ultra E 5W30 pelo Selènia Perform 5W40 que custou aqui em Niterói numa autopeças R$22,50 o litro. Um outro óleo bom que costuma ser em conta é o Lubrax Supera 5W30 ou o 5W40 que também na autopeça custava R$ 23,80 o litro.
sbelda, eu usei o 5W30 por um tempo, é um bom óleo mas é um pouco caro, R$ 35,00 o litro em média.
Depois de um problema que tive (veja <a href="index.php?showtopic=3812" target="_blank">esse tópico</a>) eu troquei o Shell Helix Ultra E 5W30 pelo Selènia Perform 5W40 que custou aqui em Niterói numa autopeças R$22,50 o litro. Um outro óleo bom que costuma ser em conta é o Lubrax Supera 5W30 ou o 5W40 que também na autopeça custava R$ 23,80 o litro.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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[quote name='rgdl' date='Aug 27 2012, 05:46 PM' post='18691']
drauber, infelizmente não tenho mais o código das velas, procurei inclusive a nota fiscal mas não achei.
sbelda, eu usei o 5W30 por um tempo, é um bom óleo mas é um pouco caro, R$ 35,00 o litro em média.
Depois de um problema que tive (veja <a href="index.php?showtopic=3812" target="_blank">esse tópico</a>) eu troquei o Shell Helix Ultra E 5W30 pelo Selènia Perform 5W40 que custou aqui em Niterói numa autopeças R$22,50 o litro. Um outro óleo bom que costuma ser em conta é o Lubrax Supera 5W30 ou o 5W40 que também na autopeça custava R$ 23,80 o litro.
[/quote]
Olá rgdl,
Muito obrigado pela sua dica.
Como moro em Campo Grande (MS) e, conforme a época do ano ou a região do estado, faz muito calor. Portanto, pergunto, não seria mais indicado o 5W40?
O que você acha?
Um abraço,
Sbelda
drauber, infelizmente não tenho mais o código das velas, procurei inclusive a nota fiscal mas não achei.
sbelda, eu usei o 5W30 por um tempo, é um bom óleo mas é um pouco caro, R$ 35,00 o litro em média.
Depois de um problema que tive (veja <a href="index.php?showtopic=3812" target="_blank">esse tópico</a>) eu troquei o Shell Helix Ultra E 5W30 pelo Selènia Perform 5W40 que custou aqui em Niterói numa autopeças R$22,50 o litro. Um outro óleo bom que costuma ser em conta é o Lubrax Supera 5W30 ou o 5W40 que também na autopeça custava R$ 23,80 o litro.
[/quote]
Olá rgdl,
Muito obrigado pela sua dica.
Como moro em Campo Grande (MS) e, conforme a época do ano ou a região do estado, faz muito calor. Portanto, pergunto, não seria mais indicado o 5W40?
O que você acha?
Um abraço,
Sbelda
SBelda, a minha tá bebendo bastante ainda, o que mais me deixa triste, é que levo nas oficinas (até concessionária) e dizem que 10/litro na estrada é bom pra ela e não tem o que melhorar.
Troquei de posto também, inclusive no sábado, deixei a gasolina quase zerar, enchi o tanque e fui visitar meus pais há 100km... entre ida e volta, 200km, média de 10,8 Litros/100km (9,2km/litro) indicados pelo computador de bordo, só estrada, sem movimento, trecho praticamento plano, andando a 105Km/hora.
Siceramente Sbelda, to com uma saudade tremenda do meu ex Marea 5 cilindros 2.4, em todos sentidos, exceto pelo espaço interno e pela luz da Picasso.
Comprei a Picasso com a frase "Creative Tecnology" na cabeça, mas vejo que a XSara Picasso pode até ser tecnológica, na França, aqui tá devendo muito, no meu conceito.
Grande abraço.
DRauber
Troquei de posto também, inclusive no sábado, deixei a gasolina quase zerar, enchi o tanque e fui visitar meus pais há 100km... entre ida e volta, 200km, média de 10,8 Litros/100km (9,2km/litro) indicados pelo computador de bordo, só estrada, sem movimento, trecho praticamento plano, andando a 105Km/hora.
Siceramente Sbelda, to com uma saudade tremenda do meu ex Marea 5 cilindros 2.4, em todos sentidos, exceto pelo espaço interno e pela luz da Picasso.
Comprei a Picasso com a frase "Creative Tecnology" na cabeça, mas vejo que a XSara Picasso pode até ser tecnológica, na França, aqui tá devendo muito, no meu conceito.
Grande abraço.
DRauber
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- Curioso
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- Nome: Vitor Abreu
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Drauber, eu entendo sua chateação, e nao quero colocar mais agua no teu chopp, mas esse consumo (9,2 km/l), a minha picasso faz aqui em São Paulo (considerando um transito infernal)...
Mas não desanima da picasso!!! Tive um Stilo Abarth (com motor igual ao teu : 2.4 20v), e ele bebia mais do que eu e voce juntos....
Pessoal de concessionaria dizer que o seu consumo é aceitavel, acho que eles são loucos.... não é possivel....
Eu inclusive postei o quanto tive de gasto (R$ 2.000,00) com a revisão da minha Picasso, que atingiu 100 mil km´s... e troquei peças chave, que fizeram com que meu consumo melhorasse vertiginosamente...
Quem sabe, se voce trocar da sua (mas trocar mesmo, colocar peças originais Citroen): Bobinas, velas, bateria, limpeza de bicos,e ainda checar o regulador de voltagem de sua Picasso, seu consumo não melhora???
Coloquei Velas NGK, minhas bobinas e meu regulador de voltagem são originais Citroen, minha bateria é Moura (esta nova, 4 meses de uso), troco oleo de 5 em 5 mil km´s (uso o recomendado do manual: Total 7000 15w50), e junto com a troca de oleo, troco o filtro de oleo (obvio) porem troco tambem o filtro de combustivel!!
Sigo religiosamente a seguinte sistematica: 5 tanques de gasolina, sendo 4 tanques gasolina comum (tipo C), e no quinto tanque, utilizo gasolina aditivada/podium, etc...
Minha Picasso (a qual comprei usada) demorou 3 meses para um consumo aceitavel...
Mas não desanima da picasso!!! Tive um Stilo Abarth (com motor igual ao teu : 2.4 20v), e ele bebia mais do que eu e voce juntos....
Pessoal de concessionaria dizer que o seu consumo é aceitavel, acho que eles são loucos.... não é possivel....
Eu inclusive postei o quanto tive de gasto (R$ 2.000,00) com a revisão da minha Picasso, que atingiu 100 mil km´s... e troquei peças chave, que fizeram com que meu consumo melhorasse vertiginosamente...
Quem sabe, se voce trocar da sua (mas trocar mesmo, colocar peças originais Citroen): Bobinas, velas, bateria, limpeza de bicos,e ainda checar o regulador de voltagem de sua Picasso, seu consumo não melhora???
Coloquei Velas NGK, minhas bobinas e meu regulador de voltagem são originais Citroen, minha bateria é Moura (esta nova, 4 meses de uso), troco oleo de 5 em 5 mil km´s (uso o recomendado do manual: Total 7000 15w50), e junto com a troca de oleo, troco o filtro de oleo (obvio) porem troco tambem o filtro de combustivel!!
Sigo religiosamente a seguinte sistematica: 5 tanques de gasolina, sendo 4 tanques gasolina comum (tipo C), e no quinto tanque, utilizo gasolina aditivada/podium, etc...
Minha Picasso (a qual comprei usada) demorou 3 meses para um consumo aceitavel...