Dúvidas sobre meu carro (consumo)

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Sergio Costa
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Ter Jul 31, 2012 3:54 pm
Nome: sbelda
Localização: Campo Grande - MS

#1

Mensagem por Sergio Costa » Ter Ago 14, 2012 5:51 pm

Há pouco eu comprei meu primeiro Citroen, um Xsara Picasso GSX 2.0 16V, Ano Modelo 2004 (Manual).
No dia 06 de agosto (2ª feira) eu completei o tanque (aproximadamente 46 Litros) e7 dias após, ou seja, no dia 13 de agosto (2ª feira), saí com minha família e, para nossa surpresa, o marcador que estava a um nível acima de meio tanque, baixou repentinamente para 1 nível acima do vermelho.
Achamos estranho.
Desliguei o carro por uns 15 minutos e, após isso, quando girei a chave da ignição, o painel estava marcando novamente como antes, ou seja, 1 nível acima de meio tanque.
Fiquei intrigado, mas fui passear. Fomos ao shopping e, quando fomos voltar para casa, lá estava o marcador mais uma vez marcando apenas 1 nível acima do vermelho.
Logo fui ao posto de combustível e completei o tanque com aditivada.
Foram exatos 30 Litros.
Considerando que o odômetro marcou exatos 200 km rodados, 200 /30 = 6,66 km /litro.
Diante disso tudo, pergunto:
O consumo está excessivo ou é normal para este carro ?
Com base nos conhecimentos de vocês, o que devo fazer para melhorar o consumo ?
Por favor, me ajudem.
Um abraço.


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#2

Mensagem por rgdl » Ter Ago 14, 2012 10:55 pm

Amigo, o consumo está excessivo sim, a minha no ruim faz 8,5 km/l na cidade e olha que é uma automática. Mas entenda o seguinte, um carro com motor 2.0 se não cuidar do pé a gasolina vai embora mesmo.

Eu procuro me policiar olhando o marcador de consumo instantâneo do computador de bordo, e procuro manter uma média de 6,5 a 8,5L/100Km quando estou na cidade e 6,5l a 7,5l/100Km na estrada. Nem sempre dá, mas tento. Agindo assim o medidor de consumo médio caiu de 16,8L/100km (era o que marcava quando comprei) para 13,9L/100km, com viés de baixa, porque já deu um pulinho em 13,8L/100km.

Ah! sim o marcador de consumo instantâneo é no padrão europeu que é de Litros por 100 quilômetros, para converter para Km/litro tem que dividir 100 pelo valor em litros.

Mas tanto consumo médio como instantâneo do computador de bordo é somente para referência não é uma medida precisa, o certo mesmo é fazer o que vc fez, encher o tanque e dividir a quilometragem rodada pela quantidade de combustível que entrou.

Outra, acho que essa sua boia de combustível deve estar meio louca marcar meio tanque num momento e menos de meio tanque em outro não é normal, talvez a boia tenha que ser trocada.

Uma dica recorrente aqui quanto a consumo de combustível é a questão da pressão da bomba de gasolina, ela tem que estar entre 3,5 e 4 bar, quando ela está com pressão inferior a essa a programação da central de injeção muda para compensar o que acaba aumentando o consumo. A solução para isso é a troca da bomba (só o refil que é mais barato).

Também é bom olhar o catalizador e a sonda lambda.

No mais o de sempre, só usar combustível de boa procedência, limpar os bicos, trocar velas, filtro de combustível, ar e óleo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#3

Mensagem por Vitor abreu » Qua Ago 15, 2012 8:35 am

:icon_smile_approve: :icon_smile_approve:

Sem mais para acrescentar a reposta do RGDl!!!!

Para se ter uma idéia, a minha que é manual tambem, faço 9~9,5km/l aqui em São Paulo, com um transito caótico!!
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#4

Mensagem por rgdl » Qua Ago 15, 2012 10:07 am

Pior Vitor que eu mesmo tenho algo a acrescentar a minha resposta. É que vi no tópico em que o colega sbelda se apresenta, que ele diz que trocou o óleo e colocou óleo 15W50, que pela especificação muito provavelmente é mineral.

Esse óleo é extremamente viscoso tanto na partida a frio (15W) quanto na partida a quente (50, que é o grau máximo de viscosidade a quente no padrão SAE :blink: :blink: ) e não contribui para a redução do consumo, muito pelo contrário. E o pior é que a maioria dos óleos 15W50 que conheço não atendem as especificações mínimas para uso no motor 2.0 do Picasso.

As especificações minimas dos óleos a serem usados no Picasso são ACEA A3/B3 A5/B5 com API SL/CF, isso quer dizer que vc pode usar óleo de qualquer viscosidade no padrão SAE, desde que atendam aos padrões ACEA e API recomendados.

O Manual da Citroën é muito vago a esse respeito, seria melhor eles falarem claramente que óleo usar, mas eles deixa isso em aberto de modo que agente tem que ter cuidado redobrado.
Editado pela última vez por rgdl em Qua Ago 15, 2012 10:19 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#5

Mensagem por Vitor abreu » Qua Ago 15, 2012 10:51 am

RGDL, agora você me deixou confuso :icon_smile_8ball: :icon_smile_8ball:

Eu tambem uso o 15w50, com troca de filtro de oleo e filtro de combustivel

Porem, eu sempre troco de 5 em 5 mil km rodados

Não troco nunca com aquela quilometragem dita no manual...

E meu carro não apresenta problema algum de motor (medi inclusive taxa de compressão dos cilindros, os quais funcionam exatamente com a mesma pressão).
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#6

Mensagem por rgdl » Qua Ago 15, 2012 11:13 am

O que disse está no contexto de economia de combustível, se vc quer economia de combustível o óleo 15W50 não é o óleo ideal, porque por ser um óleo muito viscoso o motor precisa fazer mais força para vencer a resistência do óleo.

Veja não estou dizendo que o óleo 15W50 é um óleo ruim ou não recomendado, o que quero dizer é que dentro de um contexto de economia de combustível ele não é o ideal. Nesse contexto um óleo 100% sintético 5W30 ou 5W40 é mais recomendado.

Ai, eu mudei um pouco o contexto do assunto para chamar a atenção para uma coisa que agente não costuma ver nas trocas de óleo, que são as demais especificações do óleo além da viscosidade.

Vc pode usar um óleo 15W50 tranquilamente, desde que ele atenda as especificações ACEA A3/B3 A5/B5 com API SL/CF.

Olhe o vidro do seu óleo e veja se ele é ACEA A3 ou superior e API SL ou superior.

Quer um exemplo? O óleo Shell Helix HX5, que é 15W50, não pode ser usado no Picasso porque embora tenha API SL é ACEA A2, quando o mínimo é ACEA A3.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#7

Mensagem por Vitor abreu » Qua Ago 15, 2012 11:20 am

Vixiiiii, fiquei mais confuso ainda...

meu gasto é de 9~9,5 km/l...

:65322: :65322:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#8

Mensagem por rgdl » Qua Ago 15, 2012 11:21 am

Vai ter um pouco mais de economia se usar um óleo 5W30. Mas se o time tá ganhando não vejo razão para mudar, mas que marca de óleo vc usa?
Editado pela última vez por rgdl em Qua Ago 15, 2012 11:22 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#9

Mensagem por Vitor abreu » Qua Ago 15, 2012 11:50 am

[quote name='rgdl' date='Aug 15 2012, 11:21 AM' post='18584']
Vai ter um pouco mais de economia se usar um óleo 5W30. Mas se o time tá ganhando não vejo razão para mudar, mas que marca de óleo vc usa?
[/quote]

Uso o especifico do manual (Total)...

Mas esse oleo é bem caro... quase R$ 30,00 o litro
RicLnx
Habilitado
Mensagens: 74
Registrado em: Sex Jan 14, 2011 10:16 am
Nome: RicLnx

#10

Mensagem por RicLnx » Qua Ago 15, 2012 12:59 pm

Interessante, a minha na cidade não passa de 7.0 Km/L... Uso óleo 5w40 Sintético, velas novas, sonda lambda 100%, bomba de combustível com pressão ideal...
O que será ?? Já foi passado no computador e deu tudo normal, sem qualquer problema.
É certo que o transito aqui em Porto Alegre está horrível, sendo que pego a maior parte do tráfego trancado, levando até 20 minutos para percorrer 2 Km.
Quando eu usava a gasolina da Shell(V-Power)mal e mal conseguia 6 Km/L, agora com a Pódium vou nos 7 Km/L. A propósito, ela está com 69.000 Km rodados.
Editado pela última vez por RicLnx em Qua Ago 15, 2012 12:59 pm, em um total de 1 vez.
Nissan Sentra 2.0 2012 câmbio manual 6 marchas, completo.
Picasso 2005 GXA à venda !
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#11

Mensagem por rgdl » Qua Ago 15, 2012 1:12 pm

Caro, Vitor Abreu, vc deve usar então o Total 7000, se é esse tá na boa porque está dentro do especificado.

Realmente, óleo sintético é um pouco mais caro, eu paguei R$ 35,00 no Shell Helix Ultra E 5W30, mas não precisa ser esse, pois o Lubrax Supera 5W40 tem preço em torno de R$ 23,00, só não procura em posto que eles metem a mão.

RicLnx a minha tinha esse consumo, mesmo maneirando o pé, tudo mudou depois que eu fiz o seguinte:

Troca de óleo usando o 5W30 com troca de filtro;
Troca do filtro de Ar;
Troca do filtro de combustível;
Limpeza dos bicos injetores;
Troca das velas por novas da marca NGK (bem melhores do as originais que são da Bosh);
Descarbonização dos pistões;
Passei a abastecer em um único posto (posto Shell do Carrefour) que não tem motivo para vender gasolina batizada.
Foi inspecionado sonda lambda e catalizador.

A única coisa que não foi feita foi medir a pressão da bomba de gasolina, porque esqueci de pedir, mas sábado vou levar para trocar a correia dentada e vou pedir para ver.

(modifiquei o post para incluir uma resposta ao colega Vitor)
Editado pela última vez por rgdl em Qua Ago 15, 2012 1:23 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Sergio Costa
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Ter Jul 31, 2012 3:54 pm
Nome: sbelda
Localização: Campo Grande - MS

#12

Mensagem por Sergio Costa » Qua Ago 15, 2012 4:05 pm

[quote name='rgdl' date='Aug 14 2012, 11:55 PM' post='18578']
Amigo, o consumo está excessivo sim, a minha no ruim faz 8,5 km/l na cidade e olha que é uma automática. Mas entenda o seguinte, um carro com motor 2.0 se não cuidar do pé a gasolina vai embora mesmo.

Eu procuro me policiar olhando o marcador de consumo instantâneo do computador de bordo, e procuro manter uma média de 6,5 a 8,5L/100Km quando estou na cidade e 6,5l a 7,5l/100Km na estrada. Nem sempre dá, mas tento. Agindo assim o medidor de consumo médio caiu de 16,8L/100km (era o que marcava quando comprei) para 13,9L/100km, com viés de baixa, porque já deu um pulinho em 13,8L/100km.

Ah! sim o marcador de consumo instantâneo é no padrão europeu que é de Litros por 100 quilômetros, para converter para Km/litro tem que dividir 100 pelo valor em litros.

Mas tanto consumo médio como instantâneo do computador de bordo é somente para referência não é uma medida precisa, o certo mesmo é fazer o que vc fez, encher o tanque e dividir a quilometragem rodada pela quantidade de combustível que entrou.

Outra, acho que essa sua boia de combustível deve estar meio louca marcar meio tanque num momento e menos de meio tanque em outro não é normal, talvez a boia tenha que ser trocada.

Uma dica recorrente aqui quanto a consumo de combustível é a questão da pressão da bomba de gasolina, ela tem que estar entre 3,5 e 4 bar, quando ela está com pressão inferior a essa a programação da central de injeção muda para compensar o que acaba aumentando o consumo. A solução para isso é a troca da bomba (só o refil que é mais barato).

Também é bom olhar o catalizador e a sonda lambda.

No mais o de sempre, só usar combustível de boa procedência, limpar os bicos, trocar velas, filtro de combustível, ar e óleo.
[/quote]

Boa tarde, rgdl.

Desde já agradeço a sua atenção.
Eu já troquei o óleo, filtros de óleo, ar e combustível.
Eu estou adorannnnndo a nave, fantástica, mas o consumo atual é que está me assustando.
Vou seguir as suas dicas, achei muito válidas.
Vou verificar a pressão da bomba de combustível e, conforme for, providenciarei o conserto.
Caso não resolva, partirei para os outros itens (velas, catalizador, sonda, etc.)
Ah, já estou seguindo sua orientação, ou seja, procurando manter uma regularidade no consumo imediato em torno do que vc me disse, vamos ver se melhora.
No mais, muito obrigado.
Continuarei dando notícias.
Um abraço.

[quote name='Vitor Abreu' date='Aug 15 2012, 09:35 AM' post='18579']
:icon_smile_approve: :icon_smile_approve:

Sem mais para acrescentar a reposta do RGDl!!!!

Para se ter uma idéia, a minha que é manual tambem, faço 9~9,5km/l aqui em São Paulo, com um transito caótico!!
[/quote]

Olá Vitor!

Pois é, vou seguir as orientações do rgdl, achei bastante prudente.
Como disse antes, a nave é uma beleza, tudo funciona perfeitamente, sua pintura está impecável, estofamentos em couro bastante conservados, potência etc.
Aqui em Campo Grande (MS), utilizo basicamente para ir e voltar ao trabalho e, nos finais de semana, passear um pouco.
Durante a semana pego um trânsito meio chato com muitos sinais e cruzamentos (infernal para os padrões da cidade), talvez isso contribua significativamente para o alto consumo.
No mais é isso, vou seguir as orientações.

Um abraço,
Sergio Costa
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Ter Jul 31, 2012 3:54 pm
Nome: sbelda
Localização: Campo Grande - MS

#13

Mensagem por Sergio Costa » Qua Ago 15, 2012 4:20 pm

Pessoal,

Achei bastante válidas essas opiniões e sugestões.
O óleo que coloquei é o 15W50 da Shell (Vixi, como disse o amigo Vítor) (rsrsrsrssr), também fiquei confuso pois, sem muito conhecimento, segui a orientação do Manual do Proprietário.
Em todos os casos, com 5.000 km eu o trocarei para um sintético ou Total.
Enquanto isso...farei as demais verificações já citadas anteriormente e, permanecendo dúvidas ou necessitando de um socorro, recorrerei à vocês, ok?

Um grande abraço em todos.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#14

Mensagem por rgdl » Qua Ago 15, 2012 5:05 pm

Cara o se o óleo que vc botou for o Shell Helix HX5 eu te aconselho a tirar ele porque, embora tenha API SL, ele é ACEA A2, e o mínimo para o Picasso é ACEA A3.

O óleo ACEA A3 evapora menos, limpa melhor pistões e é mais estável a oxidação que o A2.

Já a especificação API está relacionada a durabilidade do óleo, quanto maior o API maior o intervalo nas trocas.

É isso que eu tentei explicar nos posts acima, na hora de colocar óleo na nave não basta ver a viscosidade na partida a frio e a quente, tem que ver as demais características também, e até onde sei a maioria dos óleos 15W50 não atendem as especificações da Citroën.

Veja o link <a href="http://www.shell.com/home/content/bra/p ... helix_hx5/" target="_blank">Shell Helix HX5</a>
Editado pela última vez por rgdl em Qua Ago 15, 2012 5:06 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Sergio Costa
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Ter Jul 31, 2012 3:54 pm
Nome: sbelda
Localização: Campo Grande - MS

#15

Mensagem por Sergio Costa » Qua Ago 15, 2012 5:18 pm

Caro rgdl.

Fiquei preocupado ao saber que o óleo que coloquei não é o indicado.
São pequenos detalhes que fazem diferença. O manual deveria ser mais claro e transparente neste item, não é mesmo?
De qualquer forma eu lhe agradeço pelas informações e, principalmente quanto ao óleo correto a ser utilizado.
Vou providenciar a troca urgente.

Um grande abraço,
Responder