Xsara Picasso - Tampa do motor soltou-se

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#1

Mensagem por Vitor abreu » Sex Ago 10, 2012 8:45 am

Amigos, venho lhes contar um caso curioso, e por Deus não tive nenhuma consequência grave (acidente e financeira)

Resumo da história: Final de semana passado (04/08), fui para uma festa a fanstasia em uma balada na serra da cantareira (o famoso Velhão, perto do trilha da torres, aqui em SP).

A subida da serra é bem ingrime, mas o motor da Picasso aguentou com louvor!!!! Na metade da subida, senti um cheiro muito forte, semelhante a lona, ou fricção queimada... Meu computador de bordo não acusou nada, e não viasualizei fumaça alguma, então pressegui viagem!!

Ao sair da balada, liguei o carro e começei a descer a serra, engrenado com freio motor (estava com a 3 marcha engatada, com uma velocidade de no maximo 50 km/h), e de repente me assustei com o barulho terrivel que vinha do motor.... muito forte, e o cheiro agravou-se...

Parei o carro, liguei uma lanterna (que tenho dentro do carro), e tentei enxergar alguma coisa... Como era quase 03h00 da manha, a lanterna nao era o suficiente para vencer a escuridão, então olhei bem devagar para o motor (com a tampa aberta), porem nao enxerguei nada...

Olhei proximo as rodas, e na roda dianteira direita, vi a coifa do eixo homocinético, estava rompida, com graxa por todo o eixo... porem a graxa nao justificava o cheiro forte, nem o barulho estranho.... Como era madrugada, voltei para casa a menos de 30 km/h, para não forçar nada

Domingo de tarde, resolvi olhar com calma (e aproveitar a claridade diurna), e para minha surpresa, A TAMPA DO MOTOR DESPRENDEU-SE, indo parar perto do eixo homcinético....

Quando retirei a tampa, vi o estrago que fez na tampa, onde consegui descobrir a causa do cheiro forte e o barulho estranho!!!!

Vejam as fotos, para que comprovem como tive sorte!!!!!!

FOTOS -> <a href="http://imageshack.us/g/210/img00053201208051644.jpg/" target="_blank">http://imageshack.us/g/210/img00053201208051644.jpg/</a>


Como tinha postado em outro tópico, fiz uma manutenção pesada na minha Picasso, devido a mesma ter atingido 100 mil km´s, e nessa manutenção troquei as bobinas, e troquei o oleo, o que justificou a retirada da tampa, por parte do meu mecanico!!!!

Tive muita sorte, de a tampa nao ter atingindo nenhuma correia, pois caso isso acontecesse, o estrago seria inimaginavel!!!!

Conversei com ele, e expus minha situação, pois as presilhas que fixam a tampa são de plastico, e é natural o ressecamento pelo tempo, e meu carro já possui 6 anos de vida, POREM, ELE NAO ME AVISOU SOBRE O ESTADO DAS PRESILHAS, pois se eu soubesse, com certeza teria trocado!!!!

Nesse sabado (11/08), irei encostar o carro para o devido reparo, sem custo nenhum, pois mecanico assumiu a responsabilidade pelo fato (sem contar que somos amigos e o conheço ha mais de 2 anos)...

Minha dica aos amigos, olhem essa presilha de fixação do motor, pois o susto que eu passei na hora foi enorme, não sei como não sujei o banco!!!!


Marcelo Girino
Habilitado
Mensagens: 93
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 3:04 pm
Nome: Marcelo Girino
Localização: Ribeirão Preto - SP

#2

Mensagem por Marcelo Girino » Sex Ago 10, 2012 9:31 am

kct velho!! puta sorte vc teve hein... realmente se pega em alguma correia vc tava enrolado!

Pelas fotos seu mecânico vai ter um pouquinho de trampo alí... :65322:
Xsara Picasso Prata - 06/06 - 2.0 16V Automatique Exclusive [VENDIDO]

Agora com um Peugeot 207 Passion 2010 XSA (mesmo câmbio da nave)
Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#3

Mensagem por Vitor abreu » Sex Ago 10, 2012 10:06 am

[quote name='Marcelo Girino' date='Aug 10 2012, 09:31 AM' post='18513']
kct velho!! puta sorte vc teve hein... realmente se pega em alguma correia vc tava enrolado!

Pelas fotos seu mecânico vai ter um pouquinho de trampo alí... :65322:

[/quote]

Pior que vai viu Marcelo...

O problema maior foi justamente que a tampa rompeu a coifa, fazendo com que a graxa espalhasse por ele todo...

Vai ter que sacar a roda, para poder arrumar.... sem contar a limpeza... acho que vai ter inclusive que limpar a parte de baixo do motor, pois esta uma desgraça lá....

E coloca sorte nisso... Graças a Deus que nao entrou em nenhuma correia... ia dar uma m*** muito grande!!!
Editado pela última vez por Vitor abreu em Sex Ago 10, 2012 10:07 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#4

Mensagem por rgdl » Sex Ago 10, 2012 11:06 am

Acho que ele vai ter que te dar uma tampa nova também, se soltou é porque foi mal colocado e olha que é coisa simples de se fixar.

Essa tampa pode até parecer um elemento estético, mas não é porque ela protege justamente a bobina de ignição de contaminantes (aguá, óleo, poeira, etc...) que podem prejudicar seu funcionamento.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#5

Mensagem por Vitor abreu » Sex Ago 10, 2012 11:29 am

[quote name='rgdl' date='Aug 10 2012, 11:06 AM' post='18515']
Acho que ele vai ter que te dar uma tampa nova também, se soltou é porque foi mal colocado e olha que é coisa simples de se fixar.

Essa tampa pode até parecer um elemento estético, mas não é porque ela protege justamente a bobina de ignição de contaminantes (aguá, óleo, poeira, etc...) que podem prejudicar seu funcionamento.
[/quote]

Ela vai repor outra sim RGDL!!!

Como eu postei em outro topico, tive uma manutenção de 2K na minha Picasso... se ele falasse para eu comprar outra tampa, iria perder um amigo, pois eu iria processa-lo!!!

Mas graças a Deus tudo ocorreu bem, o carro esta intacto, e nao aconteceu nada comigo e com minha noiva...

Amanha irei para o reparo, e nao tere custo algum!!
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#6

Mensagem por rgdl » Sex Ago 10, 2012 11:43 am

Ah! sim felizmente nada de mau aconteceu a vc e sua noiva e é o que no fim de tudo importa.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#7

Mensagem por Vitor abreu » Sex Ago 10, 2012 2:54 pm

[quote name='rgdl' date='Aug 10 2012, 11:43 AM' post='18517']
Ah! sim felizmente nada de mau aconteceu a vc e sua noiva e é o que no fim de tudo importa.
[/quote]

Graças a Deus mesmo...

O carro intacto, e os ocupantes tambem!!!

A picasso é um excelente carro, mas infelizmente possui alguns erros de projeto: ausencia de conta giros, plastico para peças importantes, ausencia do modulo de suboda dos vidros, etc, etc...

Mas nada que quebre o encanto com esse carro...

Agardeço a preocupação sua e dos amigos!!!

:613179:
a2006om
Muito Curioso
Mensagens: 591
Registrado em: Qua Mar 17, 2010 12:17 am
Nome: Anderson Machado
Localização: São Paulo SP & Manaus AM
Contato:

#8

Mensagem por a2006om » Sáb Ago 11, 2012 7:27 pm

Eu limpo o cofre de 15 em 15 dias e sempre vejo essas presilhas se estão bem apertadas... Pelo menos o cara assumiu o erro...
Anderson Machado.
Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#9

Mensagem por Vitor abreu » Dom Ago 12, 2012 2:01 pm

"[quote name='Anderson Machado' date='Aug 11 2012, 07:27 PM' post='18536']
Eu limpo o cofre de 15 em 15 dias e sempre vejo essas presilhas se estão bem apertadas... Pelo menos o cara assumiu o erro...
[/quote]"

Sim, nesse sabado (11/08), a coifa do homocinetica foi substituida por uma nova, e feita a devida limpeza no eixo, uma vez que melecou tudo de graxa...

Quanto a tampa, ainda nao troquei, pois o pessoal comprou a tampa errada... somente na terça feira conseguirei realizar a troca!!!
wagroberto
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Qui Jul 29, 2010 9:16 am
Nome: Wagner Roberto

#10

Mensagem por wagroberto » Seg Set 17, 2012 9:04 am

[quote name='Vitor Abreu' date='Aug 12 2012, 02:01 PM' post='18546']
""

Sim, nesse sabado (11/08), a coifa do homocinetica foi substituida por uma nova, e feita a devida limpeza no eixo, uma vez que melecou tudo de graxa...

Quanto a tampa, ainda nao troquei, pois o pessoal comprou a tampa errada... somente na terça feira conseguirei realizar a troca!!!
[/quote]


Vitor onde vc comprou a Tampa e qto pagou?
Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#11

Mensagem por Vitor abreu » Seg Set 17, 2012 9:08 am

Infelizmente, tive que comprar em concessionária... pela singela bagatela de R$ 170,00 :212469:
Responder