Óleo com nível baixo
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Seguinte gente, no começo de abril deste ano troquei o óleo da Nave coloquei 4,5 litros de óleo Shell Helix Ultra E 5W30, aproveitei e troquei também o filtro de óleo coloquei um Bosch do modelo indicado para nossa nave.
Tenho rodado sempre verificando o nível e nada de anormal mas confesso que no último mês esqueci de fazê-lo.
Ontem, antes de sair com a patroa, fui ver o nível. Quando tirei a vareta ela não marcava um pouco abaixo do que deveria ser (o certo é entre o ponto máximo e o mínimo), bom limpei a vare e recoloquei esperei um pouco e tirei e... a vareta marcava um pontinho de nada bem abaixo do nível mínimo.... me assustei.
Fique matutando o que poderia ser a causa mas não achei o problema, isto porque a nave não vaza óleo, não há marca de óleo na garagem e nem gota se formando em qualquer parte abaixo do motor. Também a luz do óleo não acende.
Também ela não queima óleo, pois não há qualquer fumaça no escapamento. Para quem não é do Rio de Janeiro, aqui todo proprietário de veículo automotor é obrigado a fazer uma vistoria todo ano na qual é verificado o estado geral do carro (pneus, estepe, luzes, faróis, etc...), até a numeração do chassis é verificada, se seu carro não passa ele é reprovado e vc tem um prazo para resolver, se não pode ter seu carro rebocado numa blitz... maior dor de cabeça. Bom, fiz essa vistoria no mês passado e fui aprovado no teste de emissão de gazes na boa, então se tivesse queimando óleo daria problema no teste de emissão de gazes.
Pensei que pudesse ser aquele problema de vazamento no trocador de calor do óleo, mas não há resíduo de óleo no sistema de arrefecimento e o carro também não superaquece.
Estou desconfiado da bendita vareta, isto porque ela é de fibra, somente a ponta que faz a medida é metálica então estou achando que encolheu, pois da base (onde está o anel de vedação) até a ponta está com 53,50 cm, não era para ter 60 cm?
Mas, gostaria de mais algumas dicas dos colegas do que mais eu posso verificar para ter sobre o que pode ter acontecido.
Grato a todos.
Tenho rodado sempre verificando o nível e nada de anormal mas confesso que no último mês esqueci de fazê-lo.
Ontem, antes de sair com a patroa, fui ver o nível. Quando tirei a vareta ela não marcava um pouco abaixo do que deveria ser (o certo é entre o ponto máximo e o mínimo), bom limpei a vare e recoloquei esperei um pouco e tirei e... a vareta marcava um pontinho de nada bem abaixo do nível mínimo.... me assustei.
Fique matutando o que poderia ser a causa mas não achei o problema, isto porque a nave não vaza óleo, não há marca de óleo na garagem e nem gota se formando em qualquer parte abaixo do motor. Também a luz do óleo não acende.
Também ela não queima óleo, pois não há qualquer fumaça no escapamento. Para quem não é do Rio de Janeiro, aqui todo proprietário de veículo automotor é obrigado a fazer uma vistoria todo ano na qual é verificado o estado geral do carro (pneus, estepe, luzes, faróis, etc...), até a numeração do chassis é verificada, se seu carro não passa ele é reprovado e vc tem um prazo para resolver, se não pode ter seu carro rebocado numa blitz... maior dor de cabeça. Bom, fiz essa vistoria no mês passado e fui aprovado no teste de emissão de gazes na boa, então se tivesse queimando óleo daria problema no teste de emissão de gazes.
Pensei que pudesse ser aquele problema de vazamento no trocador de calor do óleo, mas não há resíduo de óleo no sistema de arrefecimento e o carro também não superaquece.
Estou desconfiado da bendita vareta, isto porque ela é de fibra, somente a ponta que faz a medida é metálica então estou achando que encolheu, pois da base (onde está o anel de vedação) até a ponta está com 53,50 cm, não era para ter 60 cm?
Mas, gostaria de mais algumas dicas dos colegas do que mais eu posso verificar para ter sobre o que pode ter acontecido.
Grato a todos.
Editado pela última vez por rgdl em Dom Ago 05, 2012 11:24 am, em um total de 1 vez.
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Oi valeu pela resposta, mas a troca que fiz em abril foi a primeira que fiz com o carro na minha propriedade e não sei que tipo de óleo o antigo proprietário usava antes, mas parecia bem grosso. O comportamento do carro com o óleo anterior também era diferente, pois o nível não baixava nem uma gota.
Mas o consumo se é esse está excessivo na minha opinião, pois só se passaram 5 meses após a troca e apenas 4500 km rodados., ou seja, só andei quase 1/3 da quilometragem que se recomenda para a troca desse tipo de óleo.
Mas o consumo se é esse está excessivo na minha opinião, pois só se passaram 5 meses após a troca e apenas 4500 km rodados., ou seja, só andei quase 1/3 da quilometragem que se recomenda para a troca desse tipo de óleo.
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Amigo, quando coloquei o oleo 5w30 na minha nave, tive alguns problemas de barulho estranho no motor e o carro ficava amarrado. Fui ao mecanico e como moro em Cuiaba-Mt, ele me disse que aq é muito quente para usar um oleo fino desses, ai volteu ao oleo que sempre usei que é o 15w40 e o carro ficou outro, o barulho no motor sumiu e o carro anda que é uma beleza. Se puder te dá uma dica, aconselho que vc troque esse óleo novamente e acompanhe o nivel de óleo da tua nave e ai sim, vc poderá ve se o problema é o óleo mesmo, ou outra coisa, que eu aqui também não faço ideia, já que tudo que pensei que poderia ser, vc diz que já viu. Uma outra coisa que pensei aq agora é q vc diz que comprou o carro a pouco tempo e que é a primeira troca que vc faz, então, já pensou na possibilidade do teu motor está meio "cansado" e por isso o proprietário anterior usava um óleo mais grosso? Mas como vc diz que o carro não esta queimando óleo, pode ser também que essa minha teoria, não faça sentido, apesar de que eu já vi um vectra quase travar o motor e nao da sinal algum de que o motor pudesse ta ruim. Boa sorte amigo e espero sinceramente que vc trocando o óleo por um mais grosso, possa resolver seu problema de vez. Abraço.
Editado pela última vez por igor em Dom Ago 05, 2012 4:24 pm, em um total de 1 vez.
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Parceiro, no sábado minha esposa me disse que o frentista avisou a ela que o nível do óleo estava baixo e hoje acabei esquecendo de verificar e lendo agora o seu post fiquei com uma pulga atrás da orelha em relação a essa vareta, o meu carro também não vaza nada o motor é limpinho e passou mês passado na inspeção ambiental aqui de SP, também uso o 5W30 a 2 anos e 4 meses e o antigo dono que ficou com o carro cerca de 1 ano também, sempre o mesmo óleo o MOBIL ECOPOWER. Troquei o óleo dele 1 dia antes da inspeção e devo ter rodado uns esse mês uns 2000 km... Amanhã vou verificar o nível e medir a vareta e qualquer novidade posto mais tarde...
Anderson Machado.
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Caro iam27, quando troquei o óleo e passei a usar o 5W30, diferente de vc não notei qualquer ruido ou perda de desempenho no motor, muito pelo contrário o motor passou a rodar nitidamente mais macio.
Mas concordo com vc no sentido de que o óleo 5W30 não é óleo para se usar em cidades quentes como as nossas, tanto que já estava programada uma troca de óleo quando chegasse o verão, por que ai não dá para usar um óleo que mantem sua viscosidade na partida só a 30°C.
Mas eu não estou disposto a usar óleo mineral e nem óleo semi-sintético, por isso já estou pensando em adiantar a troca e colocar o Total 9000 ou então o Shell Helix Ultra (sem o E) ambos são 5W40, 100% sintético e mais indicados para cidades mais quentes.
Caro Anderson, não deixe de postar sua conclusão de qualquer maneira eu vou trocar a minha e colocar aqui o resultado.
inté+
Mas concordo com vc no sentido de que o óleo 5W30 não é óleo para se usar em cidades quentes como as nossas, tanto que já estava programada uma troca de óleo quando chegasse o verão, por que ai não dá para usar um óleo que mantem sua viscosidade na partida só a 30°C.
Mas eu não estou disposto a usar óleo mineral e nem óleo semi-sintético, por isso já estou pensando em adiantar a troca e colocar o Total 9000 ou então o Shell Helix Ultra (sem o E) ambos são 5W40, 100% sintético e mais indicados para cidades mais quentes.
Caro Anderson, não deixe de postar sua conclusão de qualquer maneira eu vou trocar a minha e colocar aqui o resultado.
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Então, não sei se é regra, mas um amigo meu que trabalhou na concessionária aqui em Ribeirão disse que o Citroen em geral consome mais óleo que qualquer outro carro...
eu uso o mesmo que usava no meu Polo... 5W40 é mais caro, mas é mais espesso e não é consumido com tanta facilidade qto o 5W30...
eu uso o mesmo que usava no meu Polo... 5W40 é mais caro, mas é mais espesso e não é consumido com tanta facilidade qto o 5W30...
Xsara Picasso Prata - 06/06 - 2.0 16V Automatique Exclusive [VENDIDO]
Agora com um Peugeot 207 Passion 2010 XSA (mesmo câmbio da nave)
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Bom a minha vareta tem exatos 53,5cm porem ela é toda de metal apenas a parte onde fica o pegador e de plastico... Mais me lembrando como o carro não tem vazamentos eu na verdade nunca reparei se o nível baixava e desta vez o cara do posto viu, outra faz exatos 48 dias da troca de óleo e foi rodado 3500 km.
Anderson Machado.
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Como disse no post de início a minha vareta é de fibra só a ponta é de metal e tem exatamente 53,5 cm também. Mais uma para confundir, hoje pela manhã fui verificar o nível outra vez e, pasmem estava acima do nível máximo... :966283: :966283: ai tirei e coloquei outra vez e voltou a marcar no nível mínimo. :blink: :blink:
Bom, encomendei uma vareta nova na Citroën, custou R$ 38,80, o chato disso é só chega terça que vem. Se continuar marcando abaixo do nível vou trocar o óleo pelo Total 9000 que é 5W40 e um pouco mais grosso.
grato a todos.
Bom, encomendei uma vareta nova na Citroën, custou R$ 38,80, o chato disso é só chega terça que vem. Se continuar marcando abaixo do nível vou trocar o óleo pelo Total 9000 que é 5W40 e um pouco mais grosso.
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Bom gente, a vareta nova chegou ontem e só para contrariar ela é 5mm menor que a que estava no carro.
Ao colocar a nova vareta não houve qualquer marcação de óleo, levei o carro no meu irmão e ele também ficou espantado, porque não há qualquer marca evidente de vazamento nem mancha de óleo no motor.
Porém o mecânico que trabalha com ele falou que esse motor realmente consome muito óleo, ainda mais ser for óleo fino como o 5w30.
De qualquer maneira comprei 5 litros de óleo Petronas Selenia 100% sintético 5w40 (R$ 22,50 por litro) e vamos ver no que vai dar.
Ao colocar a nova vareta não houve qualquer marcação de óleo, levei o carro no meu irmão e ele também ficou espantado, porque não há qualquer marca evidente de vazamento nem mancha de óleo no motor.
Porém o mecânico que trabalha com ele falou que esse motor realmente consome muito óleo, ainda mais ser for óleo fino como o 5w30.
De qualquer maneira comprei 5 litros de óleo Petronas Selenia 100% sintético 5w40 (R$ 22,50 por litro) e vamos ver no que vai dar.
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Agora que tudo foi trocado vamos ver o que realmente aconteceu... sabe como é mecânico fala o que quer para te dar uma resposta na hora.
Seguinte não havia problema algum de falta de óleo ou consumo excessivo, o que houve é que com o óleo 5W30 da Shell a marcação só ocorria corretamente com o motor frio.
De qualquer maneira resolvi substituir o óleo com troca de filtro e coloquei o óleo Selenia Perform 5w40 que atende a todas as especificações e foi bem em conta R$ 22,50 o litro, o filtro colocado foi o original Citroën.
Agora tá tudo tranquilo, com vare, óleo e filtro novo.
Seguinte não havia problema algum de falta de óleo ou consumo excessivo, o que houve é que com o óleo 5W30 da Shell a marcação só ocorria corretamente com o motor frio.
De qualquer maneira resolvi substituir o óleo com troca de filtro e coloquei o óleo Selenia Perform 5w40 que atende a todas as especificações e foi bem em conta R$ 22,50 o litro, o filtro colocado foi o original Citroën.
Agora tá tudo tranquilo, com vare, óleo e filtro novo.
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Sim, se o nível do óleo estiver criticamente baixo vai acender a luz do painel. No meu caso não acendeu porque não havia realmente pouco óleo.
O problema era que o óleo 5W30 da Shell só mostrava o nível corretamente depois do carro ficar algum tempo parado. Não sei se isso é o comportamento desse óleo ou se é porque ele estava contaminado com o óleo anterior.
De uma forma ou de outra esse problema não ocorre no 5W40 da Selenia/Petronas.
O problema era que o óleo 5W30 da Shell só mostrava o nível corretamente depois do carro ficar algum tempo parado. Não sei se isso é o comportamento desse óleo ou se é porque ele estava contaminado com o óleo anterior.
De uma forma ou de outra esse problema não ocorre no 5W40 da Selenia/Petronas.
Editado pela última vez por rgdl em Sex Mar 08, 2013 6:29 am, em um total de 1 vez.
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Gente não pode usar o óleo 5w30 ele é um oleo MUITO FINO para nossos motores, se vocë coloca esse óleo, ele vai passar pelos aneis de vedação/segmento dos cilindros e ser queimado na camara de combustão e com isso vocë vai queimar óleo, diminuindo o nivel dele.
Sem contar que você pode perder o filme lubrificante e bater ferro com ferro e ferrar com seu motor, já se nota ouvindo barulhos estranhos a´pos a troca do óleo.
Para esse motor, no maximo é 10w40 e olhe la.
Sendo que no manual pede o 15w50.
Mesmo ele tendo um API ultra super ultimo, ele não atende ao padrão de viscosidade de nossos motores, a não ser que vocÊ ache um óleo 15w50 padrão SN
Se colocar ele óleo super fino vocês podem é ferrar/fundir o motor.
Sem contar que você pode perder o filme lubrificante e bater ferro com ferro e ferrar com seu motor, já se nota ouvindo barulhos estranhos a´pos a troca do óleo.
Para esse motor, no maximo é 10w40 e olhe la.
Sendo que no manual pede o 15w50.
Mesmo ele tendo um API ultra super ultimo, ele não atende ao padrão de viscosidade de nossos motores, a não ser que vocÊ ache um óleo 15w50 padrão SN
Se colocar ele óleo super fino vocês podem é ferrar/fundir o motor.
Editado pela última vez por caldas em Sex Mar 08, 2013 10:06 am, em um total de 1 vez.