Cheiro forte de gasolina no habitáculo

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
caio
Sem Habilitação
Mensagens: 14
Registrado em: Qui Mai 17, 2012 10:52 pm
Nome: CaioRJ

#1

Mensagem por caio » Dom Jun 17, 2012 7:49 pm

Prezados amigos, algumas vezes sinto cheiro forte de gasolina no habitáculo do picasso.

Alguém tem alguma idéia?

Geralmente quando acelero mais ou em curvas acentuadas.

Outra coisa, com o ar desligado existe com fechar todas as saídas de ar? pq entra algum ar, não sei se isso é normal. no meu peugeot com ar analógico mantenho fechado o ar de fora...mesmo desligado. Mas, no picasso o ar fica entrando mesmo com o ar digital desligado.

Obrigado.


igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#2

Mensagem por igor » Dom Jun 17, 2012 8:44 pm

Amigo, creio que seria bom vc dá uma olhada na sua bomba e combustivel e mandar trocar tb o seu filtro de combustivel. E depois disso obrservar se o cheiro acaba. Quando ao ar condicionado, como o seu ao que parece é digital, não sei responder.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#3

Mensagem por rgdl » Seg Jun 18, 2012 8:12 am

Seguinte, todo tanque de combustível tem um sistema (canister) que impede que gazes da evaporação do combustível acabem indo para a atmosfera. Esses gazes, no Picasso, são direcionados para a injeção eletrônica.

Quando esse sistema está entupido ou com algum defeito qualquer é comum sentir cheiro de combustível dentro do habitáculo.

É por isso que não se deve encher o tanque até o gargalo, pratica comum de muita gente.

Então, manda dar uma olhada no canister.

Veja os linques abaixo.

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=G0nG2Zywq8k" target="_blank">VRUM COMPLETAR O TANQUE</a>

<a href="http://carros.hsw.uol.com.br/tanque-gasolina.htm" target="_blank">Por que não encher o tanque até a boca</a>
Editado pela última vez por rgdl em Seg Jun 18, 2012 8:18 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
PicassoNit
Sem Habilitação
Mensagens: 27
Registrado em: Qua Mai 26, 2010 8:33 pm
Nome: Picasso

#4

Mensagem por PicassoNit » Seg Jun 18, 2012 3:08 pm

Seguem dicas do "apmed2000" sobre cheiro de gasolina no carro, postada no tópico <a href="index.php?showtopic=549&hl=flauta" target="_blank">index.php?sh...c=549&hl=flauta</a>.

======================================================================

"Este problema é como procurar "agulha no palheiro"...

Não sou nenhum entendido no assunto. Mas, pesquisando encontrei o seguinte:

1) Desborbulhador na mangueira de combustível, mangueirinha que controla a pressão do combustível. Ela fica conectada na flauta de injeção. E, pode haver um vazamento na parte da abraçadeira. Esse vazamento não é constante, é bem pouco e difícil de perceber e muitas vezes o pouco que vaza já evapora.
Nota: alguns veículos não possuem desborbulhador.

2) Mangueira do respiro que vai conectada no tanque. A mesma com o tempo resseca e encolhe e assim desencaixa do tanque deixando sair vapores de gasolina.

3) Injeção de combustível. Poderá estar enviando mais combustível para o motor do que a capacidade que ele tem de queimá-la, ou seja, aumento de consumo, cheiro forte de gasolina dentro e fora do carro.

4) Bocal do tanque. A tampa não veda bem o gargalo. E, sendo assim, o cheiro invade o interior do carro.

5) Reservatório de gasolina no compartimento do motor, no caso dos "Flex". Rachadura mínima, não sendo possível ver o vazamento, apenas sentir o forte cheiro de gasolina.

6) Carro sem o catalisador fica fedendo muito.

7) Regulador de pressão da bomba de combustível. Neste caso há perda do desempenho.

8) Revisar e/ou trocar todas mangueiras e abraçadeiras da "linha" de entrada e de retorno de combustível.

9) Válvula Purga, controla a passagem de gases do Cânister para o motor. Poderá estar travada, fechada, o cânister vai saturar e não reaproveita os gases. Isso acontece principalmente quando o carro fica ligado muito tempo parado. E, normalmente fica mais forte o cheiro quando o tanque está vazio.

10) Cânister estraga se você tiver o hábito de encher o tanque até a boca, porque corre o risco de realmente entrar gasolina nele. É dificil testar essas peças, cânister e válvula purga, tem que trocar."

======================================================================

Quanto ao Ar Condicionado digital, basta você apertar o botão do recirculador (Botão mais elevado à direita do painel digital do A/C) para que o mesmo feche as entradas de ar. mesmo que o A/C esteja desligado, o painel digital mostrará a seta em meio círculo.

Abraços
Editado pela última vez por PicassoNit em Seg Jun 18, 2012 3:10 pm, em um total de 1 vez.
Al3x
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Ter Abr 03, 2012 5:28 pm
Nome: Al3x

#5

Mensagem por Al3x » Ter Jun 19, 2012 12:20 pm

Hmm, tive um problema como esse e resolvi facilmente, era a mangueira do retorno do combustível, que fica à frente do cabeçote e estava com folga. Troquei e ficou novo, sem cheiro algum. Cuidado porque esta mangueirinha pode causar um transtorno e tanto, se for o seu caso, é claro...
Fatherssu
Habilitado
Mensagens: 76
Registrado em: Seg Jul 16, 2012 7:40 pm
Nome: Fatherssu

#6

Mensagem por Fatherssu » Seg Ago 13, 2012 3:28 pm

Olá galera! Sabem que estou com o mesmo problema do cheiro de combustivel porém, no meu caso com o carro todo fechado não tem cheiro algum seja tanque vazio ou meio cheio, não importa(entradas de ar condicionado fechadas); porem ao abrir a janela seja qual for o mesmo invade o abtaculo, além do meu consumo estar alto 7.7km/l cidade(testei em dias quentes al qual passava maior parte do tempo com o ar ligado), meu mecanico disse que o consumo alto era porque a sonda não estava boa. O cheiro persiste.

Se alguem achar a solução, poste para todos conferirem.
Abraços!

Thiago.
<!--coloro:#990000--><span style="color:#990000"><!--/coloro--><!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Feliz proprietário de um XSARA PICASSO EXE 2001 PRATA<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Marcelo Girino
Habilitado
Mensagens: 93
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 3:04 pm
Nome: Marcelo Girino
Localização: Ribeirão Preto - SP

#7

Mensagem por Marcelo Girino » Qua Set 26, 2012 10:30 am

galera, fui na concessionária pra ver esse problema e me passaram a seguinte conclusão:

"A junta de vedação e a vedação da bomba com problemas, precisam ser trocadas..."

Mas me deram um orçamento de 330,00...

- Junta vedação: R$ 31,15
- Vedação da bomba: R$ 8,52
- M.O. do serviço: R$ 290,40

Um absurdo né? Disseram que é esse valor pq tem q baixar o tanque e tals...

Alguém sabe um lugar que posso achar essas peças? Vou pedir pro meu mecânico trocar...
Xsara Picasso Prata - 06/06 - 2.0 16V Automatique Exclusive [VENDIDO]

Agora com um Peugeot 207 Passion 2010 XSA (mesmo câmbio da nave)
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#8

Mensagem por rgdl » Qua Set 26, 2012 10:55 am

Marcelo esse tipo de junta muito específica é dificil achar paralelo, só na CC mesmo.

Agora mexer na bomba tem mesmo que baixar o tanque, normalmente não se cobra barato por isso.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Vitor abreu
Curioso
Mensagens: 295
Registrado em: Qua Mai 02, 2012 4:24 pm
Nome: Vitor Abreu
Localização: São Paulo - SP - Zona Norte - Mandaqui

#9

Mensagem por Vitor abreu » Qua Set 26, 2012 11:30 am

Concordo com o RGDL.

é necessario baixar o tanque, ou seja, praticamente se desmonta a parte traseira inteira...

O que voce pode fazer é comprar as peças na CC, e ver em um MECANICO DE SUA CONFIANÇA, E QUE CONHEÇA VEICULOS PSA!!!!

Eu faço isso... minha manutenção dos 100 mil km, comprei peças originais, o serviço todo foi feito fora da CC!!!!
PicassoNit
Sem Habilitação
Mensagens: 27
Registrado em: Qua Mai 26, 2010 8:33 pm
Nome: Picasso

#10

Mensagem por PicassoNit » Sex Out 05, 2012 11:05 am

[quote name='Fatherssu' date='Aug 13 2012, 03:28 PM' post='18564']
Olá galera! Sabem que estou com o mesmo problema do cheiro de combustivel porém, no meu caso com o carro todo fechado não tem cheiro algum seja tanque vazio ou meio cheio, não importa(entradas de ar condicionado fechadas); porem ao abrir a janela seja qual for o mesmo invade o abtaculo, além do meu consumo estar alto 7.7km/l cidade(testei em dias quentes al qual passava maior parte do tempo com o ar ligado), meu mecanico disse que o consumo alto era porque a sonda não estava boa. O cheiro persiste.

Se alguem achar a solução, poste para todos conferirem.
Abraços!

Thiago.
[/quote]

Estava exatamente com este problema.... Levantei a parte traseira do carro com um "jacaré" e fui revisando as mangueiras conectadas ao tanque, eis que achei a mangueirinha que coleta os gases do tanque e manda pro canister, solta... retirei o forro da caixa de roda traseira para ter acesso a tubulação que vai do bocal até o tanque e recoloquei a mangueira na conexão dela, um bico que sai da tubulação paralela ao tubo que desce pelo bocal, é bem visível, basta encaixar a conexão da mangueira que entra na pressão!

Essa mangueira solta dá este cheiro forte quando se abre a janela, principalmente quando a gasolina está do meio pra baixo... Este cheiro nada mais é do que seu dinheiro evaporando, o consumo fica bem mais alto!

Outra verificação a ser feita é na borracha de vedação que envolve o bocal, ela pode estar deformada, rasgada, meio amassada.... tira a tampa e verifica!

Trabalho rápido e bem simples de executar!

Abraço!
Editado pela última vez por PicassoNit em Sex Out 05, 2012 11:29 am, em um total de 1 vez.
vgmarques
Curioso
Mensagens: 179
Registrado em: Seg Ago 01, 2011 11:30 am
Nome: Vinicius M
Localização: Rio de Janeiro

#11

Mensagem por vgmarques » Ter Out 09, 2012 8:19 am

Quem sentir cheiro cojm o tanque cheio pode fazer um teste: olhe o tanque, por baixo, e veja ele está úmido ou com uma mancha. Se estiver, provavelmente está vazando combustível pela boca do tanque, o que é bem comum no Picasso.

Esse problema é perigosíssimo... basta subir uma ladeira com tanque cheio para começar a gotejar (!!!) combustível.

Solução: tirar o tanque. Não custa esses 300 paus de mão de obra q a Citroen cobra não!
Fatherssu
Habilitado
Mensagens: 76
Registrado em: Seg Jul 16, 2012 7:40 pm
Nome: Fatherssu

#12

Mensagem por Fatherssu » Sex Out 12, 2012 2:19 pm

[quote name='Picasso' date='Oct 5 2012, 11:05 AM' post='19069']
Estava exatamente com este problema.... Levantei a parte traseira do carro com um "jacaré" e fui revisando as mangueiras conectadas ao tanque, eis que achei a mangueirinha que coleta os gases do tanque e manda pro canister, solta... retirei o forro da caixa de roda traseira para ter acesso a tubulação que vai do bocal até o tanque e recoloquei a mangueira na conexão dela, um bico que sai da tubulação paralela ao tubo que desce pelo bocal, é bem visível, basta encaixar a conexão da mangueira que entra na pressão!

Essa mangueira solta dá este cheiro forte quando se abre a janela, principalmente quando a gasolina está do meio pra baixo... Este cheiro nada mais é do que seu dinheiro evaporando, o consumo fica bem mais alto!

Outra verificação a ser feita é na borracha de vedação que envolve o bocal, ela pode estar deformada, rasgada, meio amassada.... tira a tampa e verifica!

Trabalho rápido e bem simples de executar!

Abraço!
[/quote]

Bom eu troquei a sonda e o consumo persiste inalterado, vou seguir tua dica "PICASSO" já que a minha picasso está em 105mil km, e apoveitar para revisar os aneis de vedação. Esse vai ser um serviço bom, pois desde que adiquiri o carro ela tinha defeito no marcador de combustivel ai já troco tudo junto sem galho.

Bom quando fizer o serviço eu posto o resultado. Vlw "PICASSO"!
<!--coloro:#990000--><span style="color:#990000"><!--/coloro--><!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Feliz proprietário de um XSARA PICASSO EXE 2001 PRATA<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Responder