corte no som

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
giustids
Sem Habilitação
Mensagens: 27
Registrado em: Seg Mai 21, 2012 10:30 am
Nome: Danilo Giusti

#1

Mensagem por giustids » Ter Jun 12, 2012 10:29 am

bom dia,

Comprei um Picasso a pouco tempo e o antigo proprietário me informou que o som as vezes cortava o audio dos falantes porem continuava ligado, pensei ser problema no aparelho antigo e comprei um radio MP3 novo e pra minha surpresa o problema voltou a aparecer (o radio continua ligado normal, mas os falantes param de funcionar) testei na hora que ocorreu na bancada e o radio estava normal, voltei para o carro e nada de som nos falantes, no outro dia o radio estava normal de novo...
Sera que os fios dos falantes passam pela central do carro, alguém ja teve este problema... o chicote que estou usando é original de fabrica, o problema ocorre de vez em quando, vai e volta quando quer, sera que pode ser um mau contato ou aterramento nos fios do falante?


Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#2

Mensagem por renan97ar » Ter Jun 12, 2012 12:38 pm

[quote name='Danilo Giusti' date='Jun 12 2012, 10:29 AM' post='17853']
bom dia,

Comprei um Picasso a pouco tempo e o antigo proprietário me informou que o som as vezes cortava o audio dos falantes porem continuava ligado, pensei ser problema no aparelho antigo e comprei um radio MP3 novo e pra minha surpresa o problema voltou a aparecer (o radio continua ligado normal, mas os falantes param de funcionar) testei na hora que ocorreu na bancada e o radio estava normal, voltei para o carro e nada de som nos falantes, no outro dia o radio estava normal de novo...
Sera que os fios dos falantes passam pela central do carro, alguém ja teve este problema... o chicote que estou usando é original de fabrica, o problema ocorre de vez em quando, vai e volta quando quer, sera que pode ser um mau contato ou aterramento nos fios do falante?
[/quote]

pode ser algum curto nos fios ou talvez o antigo dono tenha trocado os falantes e colocados outros que não casam com a impedância do rádio..
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
a2006om
Muito Curioso
Mensagens: 591
Registrado em: Qua Mar 17, 2010 12:17 am
Nome: Anderson Machado
Localização: São Paulo SP & Manaus AM
Contato:

#3

Mensagem por a2006om » Ter Jun 12, 2012 1:13 pm

Isso é sintoma de curto, porem não sei dizer se os fios dos altos falantes passam pela BSI se passar pode ser lá o problema se não passar terá que rever toda fiação...

Mais em quanto não faz isso ande com o extintor no prazo de validade e cheio :465974: :465974: ...
Anderson Machado.
giustids
Sem Habilitação
Mensagens: 27
Registrado em: Seg Mai 21, 2012 10:30 am
Nome: Danilo Giusti

#4

Mensagem por giustids » Ter Jun 12, 2012 3:01 pm

Estranho ser curto, na alimentação não é pois o radio fica ligado com todas as funções disponíveis, só corta o áudio dos falantes, para cortar totalmente o som teria que fechar curto em todos os falantes, ao mesmo tempo, caso contrario só cortaria som do falante em curto e ocorreria com mais frequência com o carro em movimento,
possivelmente em trepidações, lombadas, o som daria falhas intermitentes.

A impressão que tenho é como se tivesse algo que interrompe o som, tipo uma saída auxiliar que ao ser alimentada substitui o som dos falantes...

Final de semana vou correr o fio pra ver se tem algo errado, assim que descobrir posto aqui... até la aceito sugestões... rs!!
giustids
Sem Habilitação
Mensagens: 27
Registrado em: Seg Mai 21, 2012 10:30 am
Nome: Danilo Giusti

#5

Mensagem por giustids » Ter Jun 12, 2012 4:06 pm

Aproveitando o embalo vou postar algumas fotos do radio apos a troca dos led´s...

Sempre gostei e tive som original, porem com o deste carro não tem MP3 optei em comprar um radio com entrada USB e cartão, paguei R$ 98,00, gostei do radio pois tem uma boa qualidade no som, como quero algo só pra escutar quando estou dirigindo fiquei satisfeito, o unico detalhe é a cor original (Vermelho) que achei muito forte e nada a ver com o carro, portanto troquei os led´s por led SMD de alto brilho que tirei de um router queimado... a cor ficou diferente do painel (um verde mais amarelado, parecido com o verde do marcador de velocidade), mas gostei do resultado final, agora não me incomoda mais...

segue as fotos

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

era assim..
Imagem
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#6

Mensagem por renan97ar » Qua Jun 13, 2012 8:37 pm

mas dê uma checada na impedância dos falantes... se ela está mais baixa que o recomendado, esquenta o amplificador do rádio e o msmo pode desarmar. O original são falantes de 4 Ω (inclusive tweeters)
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
giustids
Sem Habilitação
Mensagens: 27
Registrado em: Seg Mai 21, 2012 10:30 am
Nome: Danilo Giusti

#7

Mensagem por giustids » Sex Jun 15, 2012 10:53 am

Dei uma olhada rápida nos falantes, não sabia que era tão fácil o acesso a eles... são da marca bomber, 60 w RMS cada e não tem tweeter, só os 4 falantes mesmo...

tirei algumas fotos...

Imagem

Imagem

Imagem


Vou medir a resistência deles direto no chicote do som neste final de semana... o problema não voltou, acho que só quando o radio fica muito tempo ligado...

OBS: vale a pena colocar um par de tweeter, ja existe a fiação pronta... será que acho o tweeter original ou adapto um, qual devo usar?
a2006om
Muito Curioso
Mensagens: 591
Registrado em: Qua Mar 17, 2010 12:17 am
Nome: Anderson Machado
Localização: São Paulo SP & Manaus AM
Contato:

#8

Mensagem por a2006om » Sex Jun 15, 2012 4:22 pm

Pelas fotos esses são triaxiais eles possuem 3 vias, agudo, médio e grave...E no painel já possui um twiter basta saber se esta funcionando...O seu som pode estar em curto, tipo assim, os módulos os que possuem proteção quando esquentam ou não recebem a corrente correta eles desligam no caso do rádio acredito que os canais devem estar acontecendo algo que devem estar entrando em proteção...
Anderson Machado.
giustids
Sem Habilitação
Mensagens: 27
Registrado em: Seg Mai 21, 2012 10:30 am
Nome: Danilo Giusti

#9

Mensagem por giustids » Sáb Jun 16, 2012 12:00 pm

Conferi e realmente não tem tweeter no painel mas tem a fiação pronta presa na própria tela, hoje vou ver se acho o motivo do problema, os falantes e o radio utiliza o chicote original do carro, o que diminui um pouco curto por mau instalação ou serviço mau feito... vou verificar a resistência dos falantes no chicote do radio e se necessário tirar os falantes para ver se algum fio tem fuga ou aterramento!!!

Qual tweeter é aconselhável para instalação no painel, o que vi é redondo e não tem o suporte para fixar na tela do carro... só com adaptação ou tem algum original, vale a pena instalar (sera que vai dar diferença no som)?
Fred10
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Qua Jul 01, 2009 10:16 pm
Nome: Fred Maia

#10

Mensagem por Fred10 » Sex Jul 27, 2012 6:05 pm

Eu tive exatamente o mesmo problema no som. Desmonte tudo e não descobri defeitos. Reparei que um dia ao bater a porta dianteira direita o som funcionou. Retirei o alto-falante da porta e descobri que o fio que liga o Twitter do alto-falante coaxial estava encostando no ímã e com isso o som desarmava pra não queimar a saída. Foi só isolar o fio que nunca mais ocorreu o problema.


Eu tive exatamente o mesmo problema no som. Desmonte tudo e não descobri defeitos. Reparei que um dia ao bater a porta dianteira direita o som funcionou. Retirei o alto-falante da porta e descobri que o fio que liga o Twitter do alto-falante coaxial estava encostando no ímã e com isso o som desarmava pra não queimar a saída. Foi só isolar o fio que nunca mais ocorreu o problema.
giustids
Sem Habilitação
Mensagens: 27
Registrado em: Seg Mai 21, 2012 10:30 am
Nome: Danilo Giusti

#11

Mensagem por giustids » Sáb Jul 28, 2012 10:49 am

Então... também acredito que no meu caso foi algo parecido, depois que desmontei o alto-falante e conferi a fiação do twitter nunca mais deu problema... no aparelho não era pois ja tinha tirado umas 5 vezes para testar e dar mais pressão nos conectores... com certeza o problema estava nos falantes e foi solucionado ao desmontar e montar novamente, mesmo não vendo o problema aparente!!!

Valew pela ajuda!!
Responder