Folga e barulho na alavanca de câmbio

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
vgmarques
Curioso
Mensagens: 179
Registrado em: Seg Ago 01, 2011 11:30 am
Nome: Vinicius M
Localização: Rio de Janeiro

#1

Mensagem por vgmarques » Dom Mai 06, 2012 9:41 pm

Não achei nenhum tópico comentando isso aqui, mas creio que seja muito comum folga e estalo na alavanca do câmbio.

A folga não é tão grande quando a alavanca é deslocada na vertical, mas é bem grande na horizontal. Tirei a coifa da alavanca e dei uma olhada. Vi que lá tem uma porca, talvez um aperto resolva a folga na horizontal.

Já ao estalo chato que ocorre na troca (principalmente quando se tira da segunda marcha) é decorrente de impacto ferro com ferro. Pensei em comprar um daqueles sprays para "vulcanização a frio" de "borracha líquida" e colocar no mecanismo, para evitar o impacto no fim de curso de uma das hastes internas.

Chato é ter acesso ao mecanismo da alavanca. Alguém já desmontou isso?! :966283:


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#2

Mensagem por rgdl » Seg Mai 07, 2012 10:01 am

Cara se seu câmbio é mecânico dá uma olhada nesse tópico aqui <a href="index.php?showtopic=3329&hl=" target="_blank">Barulho de batida de metal no câmbio mecânico, quando engato a 2ª e 4ª parece que algo bate</a>.

Inicialmente eu sugeri que fosse problema do coxim do cambio, mas depois ele descobriu que o defeito era em um calço de borracha que fica na alavanca do câmbio.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
vgmarques
Curioso
Mensagens: 179
Registrado em: Seg Ago 01, 2011 11:30 am
Nome: Vinicius M
Localização: Rio de Janeiro

#3

Mensagem por vgmarques » Seg Mai 07, 2012 10:03 pm

Opa, obrigado pela ajuda!

Eu cheguei a enviar umas mensagens naquele tópico, mas parei de acompanhar e esqueci completamente dele!!!!

Lá tem a solução, que é justamente a tal pecinha que vi batendo quando tirei a coifa da alavanca.

Agora só falta arranjar uma borrachinha para lá....
vgmarques
Curioso
Mensagens: 179
Registrado em: Seg Ago 01, 2011 11:30 am
Nome: Vinicius M
Localização: Rio de Janeiro

#4

Mensagem por vgmarques » Dom Set 01, 2013 11:57 am

Reproduzindo o que li <a href="http://www.oficinabrasil.com.br/index.p ... 9&id=47051" target="_blank">neste forum</a>:


"Há uma mola na alavanca que faz o papel de suavizer o acionamento, esta mola pode esta quebrada no sentido para frente , ou seja a mola esta quebrada do lado debaixo, veja se possui a mola retirando a coifa da alavanca de marchas e visualizando, esta mola que tem o formato de "U" ou seja ela funciona tanto para frente como para traz para amortecer o acionamento da alavanca, se caso a mola esteja quebrada a solução é a troca do conjunto alavanca....é necesaria uma ferramenta especifica para a regulagem da alavanca, coisa que possivelmente só autorizadas possuam, mas consiste no enquadramento da alvanca a partir da ferramenta encaixada no conjunto da alvanca dentro do carro e a regulagem do comprimento das espias de acionamento do lado cambio, Tem coisas que só a citroën faz por você..."
Responder