Não achei nenhum tópico comentando isso aqui, mas creio que seja muito comum folga e estalo na alavanca do câmbio.
A folga não é tão grande quando a alavanca é deslocada na vertical, mas é bem grande na horizontal. Tirei a coifa da alavanca e dei uma olhada. Vi que lá tem uma porca, talvez um aperto resolva a folga na horizontal.
Já ao estalo chato que ocorre na troca (principalmente quando se tira da segunda marcha) é decorrente de impacto ferro com ferro. Pensei em comprar um daqueles sprays para "vulcanização a frio" de "borracha líquida" e colocar no mecanismo, para evitar o impacto no fim de curso de uma das hastes internas.
Chato é ter acesso ao mecanismo da alavanca. Alguém já desmontou isso?! :966283:
Folga e barulho na alavanca de câmbio
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2882
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Cara se seu câmbio é mecânico dá uma olhada nesse tópico aqui <a href="index.php?showtopic=3329&hl=" target="_blank">Barulho de batida de metal no câmbio mecânico, quando engato a 2ª e 4ª parece que algo bate</a>.
Inicialmente eu sugeri que fosse problema do coxim do cambio, mas depois ele descobriu que o defeito era em um calço de borracha que fica na alavanca do câmbio.
Inicialmente eu sugeri que fosse problema do coxim do cambio, mas depois ele descobriu que o defeito era em um calço de borracha que fica na alavanca do câmbio.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
-
- Curioso
- Mensagens: 179
- Registrado em: Seg Ago 01, 2011 11:30 am
- Nome: Vinicius M
- Localização: Rio de Janeiro
Reproduzindo o que li <a href="http://www.oficinabrasil.com.br/index.p ... 9&id=47051" target="_blank">neste forum</a>:
"Há uma mola na alavanca que faz o papel de suavizer o acionamento, esta mola pode esta quebrada no sentido para frente , ou seja a mola esta quebrada do lado debaixo, veja se possui a mola retirando a coifa da alavanca de marchas e visualizando, esta mola que tem o formato de "U" ou seja ela funciona tanto para frente como para traz para amortecer o acionamento da alavanca, se caso a mola esteja quebrada a solução é a troca do conjunto alavanca....é necesaria uma ferramenta especifica para a regulagem da alavanca, coisa que possivelmente só autorizadas possuam, mas consiste no enquadramento da alvanca a partir da ferramenta encaixada no conjunto da alvanca dentro do carro e a regulagem do comprimento das espias de acionamento do lado cambio, Tem coisas que só a citroën faz por você..."
"Há uma mola na alavanca que faz o papel de suavizer o acionamento, esta mola pode esta quebrada no sentido para frente , ou seja a mola esta quebrada do lado debaixo, veja se possui a mola retirando a coifa da alavanca de marchas e visualizando, esta mola que tem o formato de "U" ou seja ela funciona tanto para frente como para traz para amortecer o acionamento da alavanca, se caso a mola esteja quebrada a solução é a troca do conjunto alavanca....é necesaria uma ferramenta especifica para a regulagem da alavanca, coisa que possivelmente só autorizadas possuam, mas consiste no enquadramento da alvanca a partir da ferramenta encaixada no conjunto da alvanca dentro do carro e a regulagem do comprimento das espias de acionamento do lado cambio, Tem coisas que só a citroën faz por você..."