Conversor de torque "patinando"?

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
regulus
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Set 14, 2009 3:40 pm
Nome: sylviojr

#1

Mensagem por regulus » Ter Mar 13, 2012 10:12 pm

Oi pessoal, sou dono de uma Picasso Exclusive 2006 Automática com 176.000km rodados (unico dono) e muito satisfeito com o carro. Andei lendo alguns posts sobre o ítem do cambio e felizmente, ainda não experimentei nenhum problema referente a trancos, entrada em modo de manutenção ou mensagem no painel de falha no cambio. Mas algo que me deixa um pouco insatisfeito é o grande "escorregamento" do conversor de torque: algumas vezes eu tenho dificuldade de sair da garagem de casa (chego a ficar parado na subida, com o motor à toda) ou subir uma ladeira. Para chegar onde moro há uma estrada com 7 km de subida e eu disputo lentidão com veículos 1.0 e muitas vezes eu perco, com um motor 2.0!!! Alguém já enfrentou este problema ou sabe o que pode ser?


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#2

Mensagem por rgdl » Qua Mar 14, 2012 11:34 am

Amigo, conversor de torque não escorrega porque ele fica preso por parafusos ao volante do motor.

Esse link ao lado é útil para entender como ele funciona <a href="http://carros.hsw.uol.com.br/conversores-de-torque1.htm" target="_blank">Como funcionam os conversores de torque</a>

Como o conversor é uma peça hidráulica é fundamental que o nível do óleo esteja correto e sua qualidade seja boa. Como vc disse que sua nave tem 176000km rodados tá mais do que na hora de trocar esse óleo.

inté+
Editado pela última vez por rgdl em Qua Mar 14, 2012 2:56 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
a2006om
Muito Curioso
Mensagens: 591
Registrado em: Qua Mar 17, 2010 12:17 am
Nome: Anderson Machado
Localização: São Paulo SP & Manaus AM
Contato:

#3

Mensagem por a2006om » Qua Mar 14, 2012 9:55 pm

Também acredito que a vida útil de suas peças estejam já d+ da conta passadas, não pelo tempo pois se trata de um carro 2006 mais pela Km citada, acredito que uma revisão detalhada por aparelho ira indicar troca do conversor e talvez as dos solenoides + óleo é claro... Mais veja bem não mexa antes de um diagnostico detalhado por uma oficina especializada em câmbios e que tenha o programa especifico para Citroën, só esse programa da detalhes com parâmetros para tal comparação... Outra não ande muito com o carro patinando pois esse patinamento acaba comprometendo os discos do cambio, ai o estrago é maior, se já não comprometeu mais isso só será possível detectar após conserto...

Boa sorte e nos mantenha informados...
Anderson Machado.
Avatar do usuário
jroberto
Habilitado
Mensagens: 61
Registrado em: Ter Fev 16, 2010 9:57 am
Nome: jroberto
Localização: Braga - Portugal
Modelos Citroën: Xsara Break 2002

#4

Mensagem por jroberto » Seg Mar 19, 2012 11:17 pm

Concordo com o Anderson, é sempre bom dar uma passada em uma oficina especializada. O funcionamento do conversor de torque é de fato patinando, não é apenas impressão. Só que, à medida que o motor atinge uma certa rotação, a força centrífuga faz com que o óleo traga a caixa junto, até que ela passe a girar na mesma velocidade que o motor.
No seu caso, porém, parece que há algum problema. Provavelmente há pouco óleo, ou então ele vazou, muito devagar, que não deu para perceber. Diferente da caixa automática, o conversor de torque normalmente não apresenta problemas.
Xsara Picasso GLX 2004 (2003-2007)
Xsara Picasso Exclusive 2007 (2007-2010)
C4 Picasso GLX 2010 (2010-2012)
Xsara Break 2002 (2017- )
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#5

Mensagem por rgdl » Ter Mar 20, 2012 9:46 am

Mas jroberto se o nível de óleo estivesse baixo o CB daria imediatamente a mensagem de defeito na caixa de cambio porque o nível de óleo é monitorado e ela causa baixa na pressão do mesmo e mal funcionamento na caixa. Lembrando que o colega que iniciou o post diz que o CB não apresenta essa mensagem e não há reclamação sobre trancos ou dificuldade nas mudanças de marcha.

Eu continuo apostando que não deva haver uma baixa no nível do óleo, ou se tem ela não é significativa mas sim uma degradação no óleo já que ele nunca foi trocado mesmo já tendo 176.000km rodados.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder