Conversor de torque "patinando"?
Oi pessoal, sou dono de uma Picasso Exclusive 2006 Automática com 176.000km rodados (unico dono) e muito satisfeito com o carro. Andei lendo alguns posts sobre o ítem do cambio e felizmente, ainda não experimentei nenhum problema referente a trancos, entrada em modo de manutenção ou mensagem no painel de falha no cambio. Mas algo que me deixa um pouco insatisfeito é o grande "escorregamento" do conversor de torque: algumas vezes eu tenho dificuldade de sair da garagem de casa (chego a ficar parado na subida, com o motor à toda) ou subir uma ladeira. Para chegar onde moro há uma estrada com 7 km de subida e eu disputo lentidão com veículos 1.0 e muitas vezes eu perco, com um motor 2.0!!! Alguém já enfrentou este problema ou sabe o que pode ser?
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2887
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Amigo, conversor de torque não escorrega porque ele fica preso por parafusos ao volante do motor.
Esse link ao lado é útil para entender como ele funciona <a href="http://carros.hsw.uol.com.br/conversores-de-torque1.htm" target="_blank">Como funcionam os conversores de torque</a>
Como o conversor é uma peça hidráulica é fundamental que o nível do óleo esteja correto e sua qualidade seja boa. Como vc disse que sua nave tem 176000km rodados tá mais do que na hora de trocar esse óleo.
inté+
Esse link ao lado é útil para entender como ele funciona <a href="http://carros.hsw.uol.com.br/conversores-de-torque1.htm" target="_blank">Como funcionam os conversores de torque</a>
Como o conversor é uma peça hidráulica é fundamental que o nível do óleo esteja correto e sua qualidade seja boa. Como vc disse que sua nave tem 176000km rodados tá mais do que na hora de trocar esse óleo.
inté+
Editado pela última vez por rgdl em Qua Mar 14, 2012 2:56 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
-
- Muito Curioso
- Mensagens: 591
- Registrado em: Qua Mar 17, 2010 12:17 am
- Nome: Anderson Machado
- Localização: São Paulo SP & Manaus AM
- Contato:
Também acredito que a vida útil de suas peças estejam já d+ da conta passadas, não pelo tempo pois se trata de um carro 2006 mais pela Km citada, acredito que uma revisão detalhada por aparelho ira indicar troca do conversor e talvez as dos solenoides + óleo é claro... Mais veja bem não mexa antes de um diagnostico detalhado por uma oficina especializada em câmbios e que tenha o programa especifico para Citroën, só esse programa da detalhes com parâmetros para tal comparação... Outra não ande muito com o carro patinando pois esse patinamento acaba comprometendo os discos do cambio, ai o estrago é maior, se já não comprometeu mais isso só será possível detectar após conserto...
Boa sorte e nos mantenha informados...
Boa sorte e nos mantenha informados...
Anderson Machado.
- jroberto
- Habilitado
- Mensagens: 61
- Registrado em: Ter Fev 16, 2010 9:57 am
- Nome: jroberto
- Localização: Braga - Portugal
- Modelos Citroën: Xsara Break 2002
Concordo com o Anderson, é sempre bom dar uma passada em uma oficina especializada. O funcionamento do conversor de torque é de fato patinando, não é apenas impressão. Só que, à medida que o motor atinge uma certa rotação, a força centrífuga faz com que o óleo traga a caixa junto, até que ela passe a girar na mesma velocidade que o motor.
No seu caso, porém, parece que há algum problema. Provavelmente há pouco óleo, ou então ele vazou, muito devagar, que não deu para perceber. Diferente da caixa automática, o conversor de torque normalmente não apresenta problemas.
No seu caso, porém, parece que há algum problema. Provavelmente há pouco óleo, ou então ele vazou, muito devagar, que não deu para perceber. Diferente da caixa automática, o conversor de torque normalmente não apresenta problemas.
Xsara Picasso GLX 2004 (2003-2007)
Xsara Picasso Exclusive 2007 (2007-2010)
C4 Picasso GLX 2010 (2010-2012)
Xsara Break 2002 (2017- )
Xsara Picasso Exclusive 2007 (2007-2010)
C4 Picasso GLX 2010 (2010-2012)
Xsara Break 2002 (2017- )
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2887
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Mas jroberto se o nível de óleo estivesse baixo o CB daria imediatamente a mensagem de defeito na caixa de cambio porque o nível de óleo é monitorado e ela causa baixa na pressão do mesmo e mal funcionamento na caixa. Lembrando que o colega que iniciou o post diz que o CB não apresenta essa mensagem e não há reclamação sobre trancos ou dificuldade nas mudanças de marcha.
Eu continuo apostando que não deva haver uma baixa no nível do óleo, ou se tem ela não é significativa mas sim uma degradação no óleo já que ele nunca foi trocado mesmo já tendo 176.000km rodados.
Eu continuo apostando que não deva haver uma baixa no nível do óleo, ou se tem ela não é significativa mas sim uma degradação no óleo já que ele nunca foi trocado mesmo já tendo 176.000km rodados.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.