Carter do motor PROBLEMA

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#1

Mensagem por igor » Sex Fev 24, 2012 12:59 pm

E ai galera, to aq d volta pra contar uma coisa que me aconteceu hj.Levei minha nave pra trocar o óleo, quando o mecânico foi colocar a rosca de vedação do carter no lugar, ela nao dava rosca suficiente para vedação. Ele me orientou a trocar o carter ou então, fazer uma rosca de ferro que iria me sair pela "bagatela" de 600 reais tudo, já com a mão de obra. Ele rosqueou e me disse, que na próxima troca de óleo, vou ter que ou trocar o carter, ou então fazer essa "gambiarra" de colocar uma rosca de ferro. Alguém já passou por isso? Sabe como me orientar? To com a nave aqui em ksa, mas to de olho no chão da garagem e no nível de óleo, pois a rosca pegou pressão, mas nao pressão total.Abraço a todos.


robrio2
Sem Habilitação
Mensagens: 48
Registrado em: Ter Jan 17, 2012 6:05 pm
Nome: robrio2

#2

Mensagem por robrio2 » Sex Fev 24, 2012 8:17 pm

Bom, primeiro quem deve fazer a rosca é o torneiro mecânico, o mais indicado, segundo (ladrão esse mecânico hein!) fazer a rosca mais caro que o carter?
Recomendo a troca, mas se a grana esta curta tem duas soluções, 1 é fazer a rosca, mas lembre-se de verificar os anéis de vedação, e a outra é isolar com solda e fazer a troca por sucção.

Mas os nossos mestres ainda não se manisfestaram, então escute a palavra deles também!
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#3

Mensagem por igor » Sáb Fev 25, 2012 1:11 am

[quote name='robrio2' date='Feb 24 2012, 07:17 PM' post='16682']
Bom, primeiro quem deve fazer a rosca é o torneiro mecânico, o mais indicado, segundo (ladrão esse mecânico hein!) fazer a rosca mais caro que o carter?
Recomendo a troca, mas se a grana esta curta tem duas soluções, 1 é fazer a rosca, mas lembre-se de verificar os anéis de vedação, e a outra é isolar com solda e fazer a troca por sucção.

Mas os nossos mestres ainda não se manisfestaram, então escute a palavra deles também!
[/quote]
Obrigado amigo, gostaria da saber mais sobre o isolamento com solda e a troca por sucção. É seguro? Tenho algum risco fazendo isso? Desde já agradeço.
robrio2
Sem Habilitação
Mensagens: 48
Registrado em: Ter Jan 17, 2012 6:05 pm
Nome: robrio2

#4

Mensagem por robrio2 » Sáb Fev 25, 2012 6:33 pm

Bom, o isolamento é relativamente simples, é só lacrar, o material ideal você pode ver com o seu mecânico, mas uma solda leve resolve, o problema é que descer o óleo não rola mais, vai juntando sujeira, o que com o tempo fará com que você troque a peça (mesmo sabendo que tem gente que nem óleo troca), mas se você seguir algumas recomendações não terá grandes problemas, ou talvez nenhum.

Se for trocar com sucção ou vácuo, tem algumas regrinhas que não vão te dar dor de cabeça:

1 - Troque com o motor quente, pois quando esta frio não sai todo e o óleo antigo vai contaminar o novo
2 - Procure um lugar de confiança com equipamento, pois em postos de gasolina eles costumam ter somente um equipamento (sonda), e este as vezes pode não chegar ao fundo do carter deixando resíduo lá
3 - Você terá obrigatoriamente que trocar o óleo conforme recomendação do manual ou um pouco antes para não ter borra, pois ela só sai escoando o óleo.
4 - Use sempre Militec 1 ou similar da Bardhal quando trocar o óleo

Lembro que não é o mais correto, mas também quando respeitando estes pontos não chega a ser um bicho de sete cabeças, e a Peugeot tem maquinas de sucção em algumas concessionárias, o grande problema não é o procedimento mas sim equipamentos, pessoal e o rigor usado no procedimento, na troca por gravidade qualquer mecânico de esquina pode fazer.

Por último faça uma verificação, se a sonda entrar justa no espaço da vareta do óleo não deixe trocar, ela tem que entrar com uma folga para não criar pressão no interior e danificar algumas peças.
a2006om
Muito Curioso
Mensagens: 591
Registrado em: Qua Mar 17, 2010 12:17 am
Nome: Anderson Machado
Localização: São Paulo SP & Manaus AM
Contato:

#5

Mensagem por a2006om » Sáb Fev 25, 2012 9:53 pm

Bom amigo, primeiro vc precisa saber se a rosca do carter foi a que deu realmente problema pois a do bujão pode ter dado também porem existe um anel que vai entre os 2 esse anel serve + ou - como uma arruela de pressão porque ela é feita de cobre a proposito a minha tem que ser trocado na próxima troca de óleo porque não pegou muito aperto, uma dica!!!

Mais se o problema for realmente no carte, não lembro agora de qual material é feito, mais tive um carro antes do Picasso que era de alumínio e um idiota na hora de trocar o óleo me fez o favor de colocar torto o bujão ai já viu... Mais o processo foi assim, retirei o carter e levei em um cara que mexia com radiador ele preencheu a rosca ruim com alumínio e refazemos a rosca simples e prático na época gastei R$ 60,00 e assim se deve proceder nos demais materiais...

Se for o bujão basta substituir...

Finalizando, eu acho que seu problema é só o anel de cobre que não deve estar entre o bujão e carter pois ele tem a função de uma arruela de pressão como já explicado...

O anel é esse Imagem
Anderson Machado.
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#6

Mensagem por igor » Sáb Fev 25, 2012 11:17 pm

Mais uma vez, agradeço aos amigos que como sempre me ajudam e muito na manutenção da minha nave. Quanto a oq o amigo disse aq sobre esse anel de vedação, nao sou muito entendido de mecânica, mas pelo oq pude perceber, quando o carro estava no elevador da mecânica esse anel estava no lugar. Mas me restam aq algumas dúvidas, se algum colega puder me esclarecer, desde já agradeço.
1- Já tem mais de 24h que troquei o óleo e até agora, pelo que percebi, não ha vazamento aq em minha garagem. Há alguma possibilidade, de com a pressão que há no carter, esse prafuso que veda a saída do óleo, por não estar com a pressão total, do nda sair, fazendo com isso que todo o óleo vaze, quando o carro tiver andando?
2- Pergunto aos amigos mais experientes, necesariamente na próxima troca de óleo, terei que fazer esse serviço? Pois corro o risco de quando o parafuso for retirado novamente para troca, ele nao ter mais pressão para vedar novamente.
3- Creio, que o mecanico me disse, que esse carter é de aluminio. Pode esse problema todo que to enfrentando, ter sido causado por erro do mecânico, que apertou demais, ou algum outro procedimento errado? Pois meu carro ta com 57 mil km e eu nao creio, que esse material, possa ser tão fragil assim.
Fica aqui mais uma vez, o meu abraço a todos os amigos que estão sempre prontos a nos ajudar aq no forum.
Obrigado.
a2006om
Muito Curioso
Mensagens: 591
Registrado em: Qua Mar 17, 2010 12:17 am
Nome: Anderson Machado
Localização: São Paulo SP & Manaus AM
Contato:

#7

Mensagem por a2006om » Dom Fev 26, 2012 12:59 am

Parceiro, não corre risco nenhum do óleo vazar como esta pensando ao contrário que vc disse o carter não tem pressão, a pressão é no sistema feita pela bomba de óleo, a pressão é nas câmaras de explosão entre os pistões e cilindros, pois se houvesse pressão no carter a vareta do óleo teria que ser de rosca não é??!!

Na próxima troca troque o anel por um novo, na verdade é ele que da pressão no parafuso, assim quando o carter é de latão o material do anel pode ser alumínio devido a ser mais macio e no caso do carter de alumínio tem que usar um material mais macio, no caso o cobre, para ele o anel poder deformar porem dando pressão no parafuso, então compre um anel de cobre para não forçar a rosca do carter d+...
Anderson Machado.
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#8

Mensagem por igor » Dom Fev 26, 2012 1:13 am

Anderson, muito obrigado pelos esclarecimentos de verdade. A última duvida que eu queria tirar com vc é a seguinte. O mecânico me disse que o que perdeu a rosca foi dentro do carter, onde vai o parafuso e não o parafuso. Ai vem minha dúvida, eu fazendo o que vc disse, sobre esse anel de vedação, também funciona nesse caso? Obrigado e me desculpa a ignorancia por vezes, quando o assunto é mecânica.
a2006om
Muito Curioso
Mensagens: 591
Registrado em: Qua Mar 17, 2010 12:17 am
Nome: Anderson Machado
Localização: São Paulo SP & Manaus AM
Contato:

#9

Mensagem por a2006om » Dom Fev 26, 2012 3:55 am

Amigo, não estou dizendo que seu mecânico não esta sendo sincero, mais ele é seu a muito tempo? Ou ele só quer R$ 600,00 de sua conta? Um carter usado em bom estado com garantia custa uns R$ 200,00 a R$ 300,00 não sei o valor de um novo mais creio que não passe dos R$ 600,00 que ele ti cobrou, então se não esta vazando no parafuso aguente até a próxima troca e analise vc mesmo a rosca, uma dica é com a ponta do dedo aperte dentro, mais aperte mesmo para que fique marcado no dedo e repare se ela é uniforme ou esta achatada.

Mais referente a sua pergunta, não resolve o anel se a rosca esta ruim, ai sim vai ter que trocar o carter ou preencher e refaze-la...
Anderson Machado.
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#10

Mensagem por igor » Dom Fev 26, 2012 3:53 pm

Anderson, muito obrigado pela dica, vou esperar até a próxima troca, até pq essa semana já vou gastar para trocar a correia dentada. Quanto ao mecânico, ele é sim meu mecanico há algum tempo e esse valor que eu disse de 600 reais é 350 de mão de obra, que eu achei caro mais uma cola que ele disse que tem que usar para vedação e mais o serviço de refazer essa rosca. Abração.Na próxima troca de óleo, posto aq o resultado.
Responder