Alteração de cor do painel da Picasso. é possivel!

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
ivanpereira
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Dom Abr 26, 2015 10:13 pm
Nome: Ivan Picasso Preto

#106

Mensagem por ivanpereira » Sex Mai 01, 2015 1:19 am

[quote name='Juan Oliveira' date='Feb 21 2013, 01:31 AM' post='20684']
Amigos, eu fiz e vou deixar a minha contribuição!

Material necessário:
*08 Leds T5 SMD (3 leds em cada) na cor azul (para as luzes de fundo do painel)
Imagem
*15 Leds T5 SMD (1 led em cada) na cor branca (para as luzes de navegação)
Imagem
*Acetona e algodão (para limpar a película esverdeada
*Esmalte vermelho (para demarcação da reserva de gasolina, e temperatura do motor)
*Caneta de escrever em CD azul (para marcação da temperatura do motor - frio)
*Papel celofane azul
*Fita adesiva transparente
*Tesoura e estilete
*Cerveja para aliviar a tensão do procedimento

Obs. Achei um tanto quanto complicado utilizar fita led, então resolvi utilizar algo que fosse mais prático, inclusive no caso de uma futura manutenção (apesar desses leds serem praticamente eternos!)


1) A princípio retire a moldura que envolve o painel e em seguida solte os dois parafusos com auxílio de uma Torx 20 (cuidado para não deixa-los cair nos vãos que existem atrás do painel, caso contrário é limbo pra eles).

2) Com o painel retirado chega a hora de desmontá-lo (o que não tem segredo algum, somente um pouco de atenção e cuidado).
Imagem

Veja a comparação das lampadas utilizadas com as lampadas originais T5 (famosa pinguinho).
Imagem

3) Após abrir o painel, solte com cuidado os dois lados do LCD com muito cuidado para não danificar o cabo flat plastico que faz com que ele funcione, retire a película esverdeada e com bastante algodão e acetona, limpe-a até que ela fique completamente branca. (tomei o cuidado de arranhar levemente as marcações em vermelho da reserva de gasolina e temperatura do motor para que você possa refazê-las novamente utilizando esmalte e a canetinha de cd)
Imagem

4) Envolva a tal película branca em umas 4 voltas de papel celofane azul (é necessário 4 voltas devido a intensidade do Led SMD (triplo) ou você ficará com as marcas da luz no painel (resultado não tão satisfatório).

5) Feito esse procedimento monte o painel novamente e substitua as lampadas e reinstale no Picasso. O resultado é esse:
Imagem

Os Leds foram comprados no Deal Extreme, caso tenham dificuldade em localizá-los me avisem que eu informo o número do SKU. Espero ter contribuido no forum que já me esclareceu inúmeras dúvidas, e me fez economizar muito com coisas "faça você mesmo". Outra coisa importante é que foi gasto algo em torno de 50 reais, 1 hora, 3 latas de cerveja! A parte chata é que as lampadas demoraram 1 mês pra chegarem da China.
[/quote]


JUAN FIZ IGUAL MAS MESMO ASSIM CONTINUO A MARCAÇÃO DOS PONTOS DE LUZ ... SERÁ QUE SE EU TROCAR AS LAMPADAS T5 SMD 5050 DE 3 LEDS, POR UMA DE 1 LEDS E SMD 3528( Q SÃO MENOS INTENSAS) NAO RESOLVERIA ESSE PROBLEMA DE MARCAÇÃO DE LUZ ?

OUTRA COISA TIVE UMA IDEIA, TBM AO INVES DE PASSAR TINNER NA PLACA VERDE, POSSO COMPRAR AQUELAS PLACAS DE "OFERTA DO DIA" QUE É BRANCA E RECORTAR ...

E CONTINUANDO NA ONDA DO LED, ALGUEM JÁ SE AVENTUROU DE COLOCAR LED NOS FARÓIS, H4(FAROL) OU H1(MILHA) DE LED ? FICA PARECIDO COM XENON ?

LAMPADAS QUE USEI >

<a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -o-par-_JM" target="_blank">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... par-_JM</a>

PENSEI TBM EM USAR ESSAS DAQUI: ( POIS PELO Q PERCEBI O CAUSADOR DOS FOCOS DE LUZ É JUSTAMENTE AS LAMPADAS NAO SEREM 360 E SEREM DIRECIONAIS PARA FRENTE... JÁ ESSAS DEBAIXO SAO PARA AS LATERAIS, OU SEJA, NAO APONTAM DIRETO DE FRENTE PARA O PAINEL ... SERÁ Q ISSO AMENIZARIA O EFEITO DO PONTO DE LUZ ? OQUE ACHAM ? SERÁ Q ÉS UMA SOLUÇAO ?

ABRAÇÃO A TODOS ! :613179:
Editado pela última vez por ivanpereira em Sex Mai 01, 2015 1:48 am, em um total de 1 vez.


ivanpereira
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Dom Abr 26, 2015 10:13 pm
Nome: Ivan Picasso Preto

#107

Mensagem por ivanpereira » Seg Mai 04, 2015 6:10 pm

PESSOAL & VITOR ABREU E JUAN,

Pessoal o Juan deu uma bela saída agora uma coisa que nao consegui entender até agora e já comprei os leds é ... vocês compraram o suporte B8.5 separado ou já vieram nas lampadas ? pois os leds que comprei sao pingo e nao vem com o suporte b8.5 assim como os da foto do post do Juan também nao vieram... então só tem 2 solucões ou se compra esse suporte ( nao tem no ML) ou usasse os suportes das lampadas originais que veem no nosso painel ? Estou perguntando pois estou com medo de arrancar, pois pra mim elas eram soldadas ...

vlw galera
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#108

Mensagem por renan97ar » Seg Mai 04, 2015 7:30 pm

Ivan, você tá com dúvida se o soquete pode ser reutilizado, é isso? Se sim, pode sim. É só você puxar a lâmpada velha e encaixar a nova nele (a lâmpada é presa na pressão).
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
ivanpereira
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Dom Abr 26, 2015 10:13 pm
Nome: Ivan Picasso Preto

#109

Mensagem por ivanpereira » Ter Mai 05, 2015 12:17 am

[quote name='renan97ar' date='May 4 2015, 07:30 PM' post='28762']
Ivan, você tá com dúvida se o soquete pode ser reutilizado, é isso? Se sim, pode sim. É só você puxar a lâmpada velha e encaixar a nova nele (a lâmpada é presa na pressão).

Salve renan até que enfim uma alma boa me respondeu rs Cara é isso só que o Juan nas fotos nao mostrou isso ... inclusive as leds que ele comprou que vem com cabeça de 3leds nem tem o suporte mosquito B8.5 ... ele enfio direto isso que nao entendi como que funciona a lampada sem o suporte veja esta foto ...




[/quote]
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#110

Mensagem por renan97ar » Ter Mai 05, 2015 11:58 am

Então cara, é só remover a antiga e encaixar o led. Sem segredo. Só tem de testar antes de fechar o painel, pois o led tem polaridade. Então se não acender, tem de inverter a posição dele.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
ivanpereira
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Dom Abr 26, 2015 10:13 pm
Nome: Ivan Picasso Preto

#111

Mensagem por ivanpereira » Ter Mai 05, 2015 6:49 pm

[quote name='renan97ar' date='May 5 2015, 11:58 AM' post='28774']
Então cara, é só remover a antiga e encaixar o led. Sem segredo. Só tem de testar antes de fechar o painel, pois o led tem polaridade. Então se não acender, tem de inverter a posição dele.
[/quote]


Amigo, Renan eu tentei de tudo mas as lampadas originais nao saem do suporte B8.5 DE JEITO ALGUM ? vc fez como ? comprou led já com suporte ou comprou led sem suporte e usou os que já vem no carro ?

SE EU BOTAR ESSA LAMPADA AI DIRETO SEM O SUPORTE B8.5 NAO FUNCIONA NAO ?

ABAIXO A FOTO DA LAMPADA Q TENHO E A 2º FOTO ESTÁ AS LAMPADAS INSTALADAS SEM O SUPORTE(SOQUETE) B8.5 ... ESSA FOTO ACHEI NA NET NUM FORUM GRINGO !

Imagem
Editado pela última vez por ivanpereira em Ter Mai 05, 2015 6:52 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#112

Mensagem por Miau » Ter Mai 05, 2015 6:55 pm

claro que a lampada sai do suporte.. senao nao dav apra trocar a lampada.. eu mesmo ja troquei varias vezes
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
ivanpereira
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Dom Abr 26, 2015 10:13 pm
Nome: Ivan Picasso Preto

#113

Mensagem por ivanpereira » Ter Mai 05, 2015 7:08 pm

[quote name='André M' date='May 5 2015, 06:55 PM' post='28781']
claro que a lampada sai do suporte.. senao nao dav apra trocar a lampada.. eu mesmo ja troquei varias vezes
[/quote]


ANDRÉ AMIGO, NESTA FOTO A LAMPADA ESTÁ SEM SUPORTE ...

VC USOU LED COM SMD COM 3 LEDS NA CABEÇA OU SÓ 1 ?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#114

Mensagem por Miau » Ter Mai 05, 2015 8:27 pm

Nao.. eu uso o painel com lâmpadas padrao.. o que quero dizer é que a lampada solta normal do suporte
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#115

Mensagem por renan97ar » Ter Mai 05, 2015 9:41 pm

Cara, ela é chata de tirar, mas tente ai que sai sim. Depois que tirar a primeira você pega o jeito. Esse soquete dela serve pra segurar e também é ele que faz o contato com a placa do painel, então precisa dele. O que você pode fazer é pegar uma chave de fenda bem fina e fazer alavanca na lateral da lampada de vidro, com cuidado pra não quebrar.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#116

Mensagem por Miau » Ter Mai 05, 2015 10:42 pm

se tiver ruim de sair.. melhor jeito acho que é usando um alicate de bico forrando com borracha tipo camara de ar de bicicleta.. sai facil.

mas eu nao lembro de ter tido dificuldade de soltar na mao. é que se a mao tiver suada, ai fica ruim
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
ivanpereira
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Dom Abr 26, 2015 10:13 pm
Nome: Ivan Picasso Preto

#117

Mensagem por ivanpereira » Qua Mai 06, 2015 2:37 am

Entendi, galera vou tentar essas dicas todas ! Agora a duvida é , eu posso usar esse tipo de led de 3 leds( cabeças) da foto que postei acima ele entra nesse suporte B8.5 ou sOMENTE o led de 1 cabeça de led só ?

- SERÁ Q O LED DE 3 CABEÇAS NAO MARCA PONTO MAIS DO Q O DE 1 ?
- OUTRA COISA FUI ABRIR MEU PAINEL HJ QUANDO RECOLOQUEI ELE NO LUGAR 4 LAMPADAS PARARAM DE FUNCIONAR ? KKKKKKKKKKK É ASSIM MESMO OU ISSO JÁ É ALGUM SINTOMA Q TEM ALGO ERRADO E MELHOR EU PARAR AMIGOS ? RS
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#118

Mensagem por Miau » Qua Mai 06, 2015 7:19 am

Pelo que vi na foto.. cabe sim..

O lance é que led é bem mais forte e mais focal que lampada.. por isso é que marca. Mas é facil de resolver. Existem uns tipos de papel plástico difusores de luz que quebra o foco de luz e espalha melhor.

quando vc reencaixar o suporte.. tem que ver se ficou no angulo certo na placa. Outra é que ele so gira pra um lado. . Se tentar pra outro lado ele raspa muito forte
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
ivanpereira
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Dom Abr 26, 2015 10:13 pm
Nome: Ivan Picasso Preto

#119

Mensagem por ivanpereira » Qua Mai 06, 2015 6:40 pm

[quote name='André M' date='May 6 2015, 07:19 AM' post='28792']
Pelo que vi na foto.. cabe sim..

O lance é que led é bem mais forte e mais focal que lampada.. por isso é que marca. Mas é facil de resolver. Existem uns tipos de papel plástico difusores de luz que quebra o foco de luz e espalha melhor.

quando vc reencaixar o suporte.. tem que ver se ficou no angulo certo na placa. Outra é que ele so gira pra um lado. . Se tentar pra outro lado ele raspa muito forte
[/quote]

Grande André, esse papel que estás falando é o papel celofane ou isufix ?

Outra coisa como irei saber para que lado q gira se o meu ele girou e encaixou para os 2 lados ? ( se fala esse girar o b8.5 no painel ou a lampada pingo no suporte b8.5 ?

O TIPO DE Led que usaram foi SMD 5050 OU 3528 ? PQ PELO Q PESQUISEI A 3528 É MAIS FRACA E PODE SER Q MARQUE MENOS PONTO DE LUZ JÁ Q É MAIS FRACA NÉ ? A 5050 TEM UM EIXO DE LUZ MAIS INTENSO ... OQUE ACHAM ? OU N FAZ SENTIDO OQ FALEI ? PENSEI EM USAR AS 3827( EIXO DE LUZ MAIS FRACA) NAS LUZES DO PAINEL DE FUNDO, E NAS DOS NUMEROS USAR A 5050 .... FAZ SENTIDO OQ FALEI OU É BABOSEIRA ? RS
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#120

Mensagem por renan97ar » Qua Mai 06, 2015 9:50 pm

Sempre que encaixar o soquete, gire em sentido horário, e a hora que ele travar pare de girar. Sobre ter apagado 4, veja se não tem alguma mal encaixada. Sobre marcar o foco, eu usaria a mais fraca mesmo, pois é melhor ficar um pouco mais escuro mas com luz uniforme do que ficar mais forte e aquelas marcas no lcd.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Responder