Instalação de rádio (novamente!)

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Zoso
Habilitado
Mensagens: 132
Registrado em: Ter Dez 13, 2011 9:24 pm
Nome: Bruno Zoso

#1

Mensagem por Zoso » Sáb Dez 24, 2011 8:40 pm

Pessoal...

Comprei um rádio simples, só com AM/FM e entrada USB/SD, da Philco mod PCA100 conforme link abaixo:
<a href="http://www.philco.com.br/Produtos.aspx? ... =150&p=417" target="_blank">Autorádio Philco PCA100</a>

Eu mesmo instalei, conectei as 2 tomadas da energia e dos autofalantes, e o plug da antena.

Tá funcionando direitinho. Só que oq acontece... Qdo programo as estações de rádio e acerto o relógio, se eu ficar um tempo sem ligá-lo, as estações e o relógio desprogramam.

E hj qdo estava programando de novo, o rádio desligou e ao mesmo tempo escutei um barulho tipo de um relé que desligou o rádio, qdo liguei-o tinha desprogramado as que eu já tinha programado.
OBS.: a chave estava desligada e ainda não testei com o carro ligado! E apareceu tb uma msg de <!--coloro:green--><span style="color:green"><!--/coloro-->MODO ECONÔMICO ATIVADO<!--colorc--></span><!--/colorc--> e acendeu a luz da bateria qdo eu fiz o procedimento ontem com as luzes do carro acesas e a chave virada no 1º estágio. Mas ao andar com o carro o rádio não desliga nem desprograma.

Verifiquei a bateria e ela está nova, uma Moura c/ prata.

Alguém sabe se tem algum dispositivo de segurança no carro que tem que se programar para instalação de autorádio não original?

Meu carro é um Picasso GLX 2004 2.0 16V.

Li no manual que pra se instalar um autorádio tem que levar numa autorizada, mas pra tudo eles dizem isso!

O amigo renan, me explicou que o fio amarelo pode estar trocado com o vermelho, mas não tem amarelo no rabicho original do carro. Não utilizei o original do rádio que tem o amarelo.

Fiquei na dúvida em relação aos fios. Na tomada da energia não tem fio amarelo.

No rabicho original do carro que estou utilizando, só tem fios de cores:
verde-amarelo (grosso)
rosa (grosso)
cinza
vermelho
branco

Já no que veio com o rádio, tem as cores:
amarelo
vermelho
preto
azul

Podem me ajudar?


Segue a foto do rabicho original do carro que estou utilizando:
Imagem

Desde já, obrigado.
Editado pela última vez por Zoso em Sáb Dez 24, 2011 8:43 pm, em um total de 1 vez.


a2006om
Muito Curioso
Mensagens: 591
Registrado em: Qua Mar 17, 2010 12:17 am
Nome: Anderson Machado
Localização: São Paulo SP & Manaus AM
Contato:

#2

Mensagem por a2006om » Dom Dez 25, 2011 5:55 am

Amigo, no chicote do rádio troque de lugar, um pelo outro os fios vermelho e amarelo e veja se resolve seu problema....
Anderson Machado.
Zoso
Habilitado
Mensagens: 132
Registrado em: Ter Dez 13, 2011 9:24 pm
Nome: Bruno Zoso

#3

Mensagem por Zoso » Dom Dez 25, 2011 11:24 am

Mas não tem amarelo nesse chicote.
Só fios:
verde-amarelo (grosso)
rosa (grosso)
cinza
vermelho
branco
Editado pela última vez por Zoso em Qui Dez 29, 2011 3:01 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#4

Mensagem por renan97ar » Dom Dez 25, 2011 12:34 pm

realmente estava vendo o manual de seu rádio e ele já tem as conexões padrão ISO embutidas, ou seja, não tem o chicote igual sony, pioneer.... bom, então vai ser necessário inverter no chicote do carro... pelo que vejo, para funcionar é necessário que inverta o branco com o verde listrado.

Se quiser conferir, é assim que o chicote deve estar para o rádio funcionar legal:
<a href="http://www.nexxia.co.uk/products.asp?ca ... ar%20Audio" target="_blank">http://www.nexxia.co.uk/products.asp?ca ... 20Audio</a>
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
a2006om
Muito Curioso
Mensagens: 591
Registrado em: Qua Mar 17, 2010 12:17 am
Nome: Anderson Machado
Localização: São Paulo SP & Manaus AM
Contato:

#5

Mensagem por a2006om » Dom Dez 25, 2011 4:33 pm

Amigo, não é o chicote do carro que fará a troca e sim no do som!!! Com uma chave de fenda pequena vc retira o amarelo e o vermelho e troca de lugar, não tem problema pois os 2 são corrente +, esqueça o chicote original do carro tem que modificar o do rádio.
Anderson Machado.
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#6

Mensagem por renan97ar » Seg Dez 26, 2011 2:27 pm

porém o rádio dele possui o conector integrado, tendo de alterar no chicote do carro...

<a href="http://www.britania.com.br/arquivos/phi ... 905005.pdf" target="_blank">Manual Rádio Philco</a>

Imagem
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
a2006om
Muito Curioso
Mensagens: 591
Registrado em: Qua Mar 17, 2010 12:17 am
Nome: Anderson Machado
Localização: São Paulo SP & Manaus AM
Contato:

#7

Mensagem por a2006om » Seg Dez 26, 2011 3:12 pm

:966283: :966283: :966283: Então é só conectar o vermelho no amarelo e amarelo no vermelho... Ou para acabar com isso retire o pós chave junte os 2 e ligue no corrente continua do chicote do carro...
Anderson Machado.
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#8

Mensagem por renan97ar » Seg Dez 26, 2011 7:34 pm

Porém o amigo não está utilizando o rabicho do rádio... Esses rádios da Philco já possuem o conector padrão ISO acoplado neles, ou seja, o amigo está ligando direto o chicote do carro no rádio...
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
a2006om
Muito Curioso
Mensagens: 591
Registrado em: Qua Mar 17, 2010 12:17 am
Nome: Anderson Machado
Localização: São Paulo SP & Manaus AM
Contato:

#9

Mensagem por a2006om » Qui Dez 29, 2011 4:49 am

Simples então também, porem ele tem que ter uma chave teste ou voltimetro para saber qual é o corrente continua e colocar no lugar certo, é só ele olhar o chicote do radio se tiver e verificar o corrente continua... Mais e ai cade o criador do tópico para falar o que resolveu fazer e como...
Anderson Machado.
Zoso
Habilitado
Mensagens: 132
Registrado em: Ter Dez 13, 2011 9:24 pm
Nome: Bruno Zoso

#10

Mensagem por Zoso » Sex Dez 30, 2011 3:45 pm

Ôpa!
Não quis arriscar e levei num técnico em som. Ele só juntou o fio branco no fio verde/amarelo e ficou bom!
Agora minha dúvidaé outra...
Comprei um kit traxial de alto-falantes Bomber.
Já instalei eu mesmo e tá funcionando muito bem.
Só que os fios das portas dianteiras são um branco e outro creme, e das portas traseiras são um verde e outro amarelo.
Como não tenho esse multímetro e nem saberia usar mesmo, conectei o creme(dianteiros) e o verde (traseiros) como positivo nos alto-falantes, e os demais no negativo.
Posso vir a ter algum problema nisso???
Editado pela última vez por Zoso em Sex Dez 30, 2011 3:46 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#11

Mensagem por renan97ar » Seg Jan 02, 2012 5:04 pm

Quando se inverte a ordem, o falante bate ao contrário, ou seja, ao inves do cone ser projetado para fora ele será projetado para dentro... Sobre a polaridade, tenho certeza que na frente o branco é positivo e o creme negativo. Lembro que se olhar o conector original de frente (olhando onde têm os terminais e não onde entra o fio) e com o encaixe de pressão para cima, o cabo da esquerda é sempre o positivo... No falante original vem marcado dentro de seu conector
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Zoso
Habilitado
Mensagens: 132
Registrado em: Ter Dez 13, 2011 9:24 pm
Nome: Bruno Zoso

#12

Mensagem por Zoso » Ter Jan 03, 2012 12:46 am

E qto ao verde e amarelo nas portas traseiras?
Editado pela última vez por Zoso em Ter Jan 03, 2012 9:21 am, em um total de 1 vez.
vgmarques
Curioso
Mensagens: 179
Registrado em: Seg Ago 01, 2011 11:30 am
Nome: Vinicius M
Localização: Rio de Janeiro

#13

Mensagem por vgmarques » Sáb Mai 05, 2012 7:23 pm

Alguem sabe se a antena do radio do picasso tem que ter alimentacao 12v?

Pergunto isso pq ja tive antenas internas em outros carros que precisavam ser ligadas ao fio azul do radio, para que a antena fosse alimentada assim que o radio fosse ligado.

Se a antena do picasso precisar de alimentacao, entao tenho que descobrir qual cabo do chicote deve ser ligado no azul.

Outra coisa: alguem sabe se um dos fios do chicote do picasso eh alimentado quando se acende um farol? Pergunto isso pq meu radio tem um fio que ativa a funcao dimmer: quando recebe 12v por este fio, o radio reduz a iluminacao do painel pq entende que eh o carro esta no escuro. Para que isso funcione, deve chegar no radio um fio que tenha alimentação quando o farol é aceso.

[]'s
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#14

Mensagem por renan97ar » Dom Mai 06, 2012 11:07 am

sobre a antena, ela deve receber um Amplificador a parte, já que o rádio original tem um interno (usa um desses <a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... iculos-_JM)" target="_blank">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... iculos-_JM)</a> . sobre o farol vou ficar devendo
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
vgmarques
Curioso
Mensagens: 179
Registrado em: Seg Ago 01, 2011 11:30 am
Nome: Vinicius M
Localização: Rio de Janeiro

#15

Mensagem por vgmarques » Dom Mai 06, 2012 8:45 pm

[quote name='renan97ar' date='May 6 2012, 11:07 AM' post='17417']
sobre a antena, ela deve receber um Amplificador a parte, já que o rádio original tem um interno (usa um desses <a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... iculos-_JM)" target="_blank">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... iculos-_JM)</a> . sobre o farol vou ficar devendo
[/quote]

Renan, o link não abriu....

Pesquisando, achei referências dizendo que há um booster próximo a antena (parece que na base da antena) e que esse booster é ativo, devendo ser alimentado através do cabo coaxial da antena. Como a alimentação do booster é feito pelo próprio cabo da antena, é necessário um acessório (PC5-90 filter) que deve ser ligado em série no cabo da antena e no fio de "remote" do rádio. O rádio original já faz a alimentação do booster pelo coaxial.

Acessório a venda: <a href="http://www.halfords.com/webapp/wcs/stor ... yId_265877" target="_blank">http://www.halfords.com/webapp/wcs/stor ... _265877</a>


No entanto, estive lendo que a recepção da antena do Picasso, mesmo com o rádio original, não é lá das melhores... Alguém confirma isso?

Achei esse guia para fazer a troca da base da antena (em torno de apenas 10 min, segundo o autor):

step 1 Remove interior rear light
step 2 Remove metallic cover of aerial (INSIDE ROOF LINING)
step 3 Remove retaining nut (8 ML socket required)
step 4 Push aerial base out through roof
step 5 Refitting is reverse of above

You will need someone to hold aerial stub down on roof whilst you tighten the base down from inside the car
Good idea to clean the roof with a high quality wax or paint reviever before putting new aerial on!!
YOU DO NOT NEED TO REPLACE CO-AXIAL CABLE FROM AERIAL TO HEAD UNIT!

Talvez seja melhor comprar logo uma antena nova, alguém tem uma sugestão?


Valeu!
Responder