ESGUICHO DO PARABRISA

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
drpolastri
Sem Habilitação
Mensagens: 26
Registrado em: Ter Jul 05, 2011 3:23 pm
Nome: drpolastri

#1

Mensagem por drpolastri » Seg Dez 19, 2011 11:01 pm

Sr.,

Minha nave nao estava jogando agua no parabrisas nem no vidro de tras, embora ao ser acionada a alavanda do volante, o motor (bomba) fizesse barulho e as paletas acionassem.

Entao localizei a bomba e despluguei os canos e percebi que embora acionada (tremia) nao estava jogando agua.

Vamos la...

1 - embaixo do farol de milha (embaixo do carro) 2 parafusos prendem o protetor de lama (retirar os dois parafusos)

2 - com a ajuda de um macado hidraulico levantar um pouco a frente (direita do carro)

3 - virar totalmente o volante para a direita

4 - aquele protetor de lama que vc soltou no passo 1 é bastante flexivel, com cuidado vai soltando ele e trazendo ele para tras e prenda ele entre a roda e a carroceria

5 - a bomba do esguicho fica atras do reservatorio, acoplada ao final dele, na pressao. retire os caninhos (presos aos bicos tb na pressao). aproveite para pedir a ajuda a alguem para acionar a alavanca q aciona o esguico no volante para ver se é um problema da bomba ou do cano.

5.1 - se a bomba acionar (tremer) e sair água pelos bicos é problema do cano, ja q a bomba esta fazendo o seu papel, neste caso é preciso percorrer o cano a procura de alguma dobra ou ressecamento que impeça o fluir da agua.
5.2 - se nao sair agua pelos bicos da bomba, mas a bomba acionar (tremer) é o problema da valvula e isso que vamos resolver neste FACA VOCÊ MESMO continue no passo 6!
5.3 - se a bomba nao acionar a sua bomba foi pro saco mesmo e vc precisa comprar outra.

6 - retire o conector na parte superior e puxe (pro lado e pro outro) ate soltar do reservatorio (nao se assuste vai sair muita agua do reservatorio ;-)

7 - com a bomba solta e na mao leve para uma bancada (mesa mesmo) e aproveite para limpar a peça (por fora).

8 - acoplada à bomba existem 2 bicos. eles se soltam da bomba com a ajuda de uma chave de fenda. existe uma passagem aberta entre a bomba e os bicos, ond evc pode fazer uma alavanca entre a bomba e os bicos que eles se soltam.

9 - pronto, agora existem 2 peças a bomba e a valvula. deixa a bomba de lado e vamos trabalhar com a valvula.

10 a valvula tem 4 bicos (2 entram na bomba e 2 acoplam nos caninhos do carro. balance essa peca pro lado e pro outro? conseguiu sentir algo se mexendo dentro? dentro dessa peça tem uma valvula de borracha envolta em um imã. essa borracha incha/desgasta e impede a valvula de fazer o percuso (pro lado/pro outro) e dai nao vai agua pra lugar nenhum.

11 - separe as duas peças dessa valvula e com o auxilio de uma faca corte 1mm de cada lado q ja vai ser o suficiente para liberar o percurso.

12 - monte tudo novamente e coloque a bomba e os canos no lugar...é so testar.... funcionou pra mim.. vai funcionar pra vc tb!

CUSTO: R$0,00
ECONOMIA: R$50,00

Abraços


leoquirino
Habilitado
Mensagens: 93
Registrado em: Seg Ago 15, 2011 10:24 pm
Nome: leoquirino
Localização: São Paulo SP

#2

Mensagem por leoquirino » Seg Dez 19, 2011 11:25 pm

preciso fazer isso no meu, nao ta jogando agua em vidro algum e eu tenho verdadeiro TOC em relação a vidros sujos, a vida toda uso direto o lavador...

imagina estar sem... da até nervoso kkkkkkk :D
Zoso
Habilitado
Mensagens: 132
Registrado em: Ter Dez 13, 2011 9:24 pm
Nome: Bruno Zoso

#3

Mensagem por Zoso » Sáb Dez 24, 2011 10:29 am

Show de bola!!!!
Segui a risca a explicação e resolvi o problema conforme explicado.
Parabéns drpolastri!
andre.es1
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Dez 23, 2011 9:15 am
Nome: André Souza

#4

Mensagem por andre.es1 » Sex Fev 24, 2012 5:38 pm

Galera podem fazer que da muito certo, facil facil gastei 40 minutos por que fiz com a maior calma, e nem sujei a bermuda!! só alegria! :154740:
tomassoni
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Abr 02, 2012 9:57 pm
Nome: tomassoni

#5

Mensagem por tomassoni » Seg Abr 09, 2012 10:00 pm

Perfeito, otima dica, funcionou pra mim, VALEU!!!!!
h_dutra
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Seg Nov 17, 2014 10:31 am
Nome: h_dutra

#6

Mensagem por h_dutra » Sex Nov 28, 2014 9:41 pm

No meu funcionou deu certo as dicas.
Mais o de traz não está saindo água alguem sabe o porque?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#7

Mensagem por Miau » Sáb Nov 29, 2014 11:05 am

De mais detalhes.. na bomba tem 2 saidas.. reparou se quando aciona.. sai agua por ali?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
h_dutra
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Seg Nov 17, 2014 10:31 am
Nome: h_dutra

#8

Mensagem por h_dutra » Sáb Nov 29, 2014 11:36 am

[quote name='André M' date='Nov 29 2014, 11:05 AM' post='26773']
De mais detalhes.. na bomba tem 2 saidas.. reparou se quando aciona.. sai agua por ali?
[/quote]

Não fiz este teste. Vou fazer.
Obrigado
diogomello
Sem Habilitação
Mensagens: 48
Registrado em: Dom Nov 16, 2014 1:34 am
Nome: Diogo Mello

#9

Mensagem por diogomello » Qua Dez 03, 2014 12:11 am

O meu esta assim tbm, o motor faz barulho mas nao sai agua nenhuma. Quando o carro sair da oficina vou seguir esse tutorial
Responder