ESGUICHO DO PARABRISA
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- Registrado em: Ter Jul 05, 2011 3:23 pm
- Nome: drpolastri
Sr.,
Minha nave nao estava jogando agua no parabrisas nem no vidro de tras, embora ao ser acionada a alavanda do volante, o motor (bomba) fizesse barulho e as paletas acionassem.
Entao localizei a bomba e despluguei os canos e percebi que embora acionada (tremia) nao estava jogando agua.
Vamos la...
1 - embaixo do farol de milha (embaixo do carro) 2 parafusos prendem o protetor de lama (retirar os dois parafusos)
2 - com a ajuda de um macado hidraulico levantar um pouco a frente (direita do carro)
3 - virar totalmente o volante para a direita
4 - aquele protetor de lama que vc soltou no passo 1 é bastante flexivel, com cuidado vai soltando ele e trazendo ele para tras e prenda ele entre a roda e a carroceria
5 - a bomba do esguicho fica atras do reservatorio, acoplada ao final dele, na pressao. retire os caninhos (presos aos bicos tb na pressao). aproveite para pedir a ajuda a alguem para acionar a alavanca q aciona o esguico no volante para ver se é um problema da bomba ou do cano.
5.1 - se a bomba acionar (tremer) e sair água pelos bicos é problema do cano, ja q a bomba esta fazendo o seu papel, neste caso é preciso percorrer o cano a procura de alguma dobra ou ressecamento que impeça o fluir da agua.
5.2 - se nao sair agua pelos bicos da bomba, mas a bomba acionar (tremer) é o problema da valvula e isso que vamos resolver neste FACA VOCÊ MESMO continue no passo 6!
5.3 - se a bomba nao acionar a sua bomba foi pro saco mesmo e vc precisa comprar outra.
6 - retire o conector na parte superior e puxe (pro lado e pro outro) ate soltar do reservatorio (nao se assuste vai sair muita agua do reservatorio ;-)
7 - com a bomba solta e na mao leve para uma bancada (mesa mesmo) e aproveite para limpar a peça (por fora).
8 - acoplada à bomba existem 2 bicos. eles se soltam da bomba com a ajuda de uma chave de fenda. existe uma passagem aberta entre a bomba e os bicos, ond evc pode fazer uma alavanca entre a bomba e os bicos que eles se soltam.
9 - pronto, agora existem 2 peças a bomba e a valvula. deixa a bomba de lado e vamos trabalhar com a valvula.
10 a valvula tem 4 bicos (2 entram na bomba e 2 acoplam nos caninhos do carro. balance essa peca pro lado e pro outro? conseguiu sentir algo se mexendo dentro? dentro dessa peça tem uma valvula de borracha envolta em um imã. essa borracha incha/desgasta e impede a valvula de fazer o percuso (pro lado/pro outro) e dai nao vai agua pra lugar nenhum.
11 - separe as duas peças dessa valvula e com o auxilio de uma faca corte 1mm de cada lado q ja vai ser o suficiente para liberar o percurso.
12 - monte tudo novamente e coloque a bomba e os canos no lugar...é so testar.... funcionou pra mim.. vai funcionar pra vc tb!
CUSTO: R$0,00
ECONOMIA: R$50,00
Abraços
Minha nave nao estava jogando agua no parabrisas nem no vidro de tras, embora ao ser acionada a alavanda do volante, o motor (bomba) fizesse barulho e as paletas acionassem.
Entao localizei a bomba e despluguei os canos e percebi que embora acionada (tremia) nao estava jogando agua.
Vamos la...
1 - embaixo do farol de milha (embaixo do carro) 2 parafusos prendem o protetor de lama (retirar os dois parafusos)
2 - com a ajuda de um macado hidraulico levantar um pouco a frente (direita do carro)
3 - virar totalmente o volante para a direita
4 - aquele protetor de lama que vc soltou no passo 1 é bastante flexivel, com cuidado vai soltando ele e trazendo ele para tras e prenda ele entre a roda e a carroceria
5 - a bomba do esguicho fica atras do reservatorio, acoplada ao final dele, na pressao. retire os caninhos (presos aos bicos tb na pressao). aproveite para pedir a ajuda a alguem para acionar a alavanca q aciona o esguico no volante para ver se é um problema da bomba ou do cano.
5.1 - se a bomba acionar (tremer) e sair água pelos bicos é problema do cano, ja q a bomba esta fazendo o seu papel, neste caso é preciso percorrer o cano a procura de alguma dobra ou ressecamento que impeça o fluir da agua.
5.2 - se nao sair agua pelos bicos da bomba, mas a bomba acionar (tremer) é o problema da valvula e isso que vamos resolver neste FACA VOCÊ MESMO continue no passo 6!
5.3 - se a bomba nao acionar a sua bomba foi pro saco mesmo e vc precisa comprar outra.
6 - retire o conector na parte superior e puxe (pro lado e pro outro) ate soltar do reservatorio (nao se assuste vai sair muita agua do reservatorio ;-)
7 - com a bomba solta e na mao leve para uma bancada (mesa mesmo) e aproveite para limpar a peça (por fora).
8 - acoplada à bomba existem 2 bicos. eles se soltam da bomba com a ajuda de uma chave de fenda. existe uma passagem aberta entre a bomba e os bicos, ond evc pode fazer uma alavanca entre a bomba e os bicos que eles se soltam.
9 - pronto, agora existem 2 peças a bomba e a valvula. deixa a bomba de lado e vamos trabalhar com a valvula.
10 a valvula tem 4 bicos (2 entram na bomba e 2 acoplam nos caninhos do carro. balance essa peca pro lado e pro outro? conseguiu sentir algo se mexendo dentro? dentro dessa peça tem uma valvula de borracha envolta em um imã. essa borracha incha/desgasta e impede a valvula de fazer o percuso (pro lado/pro outro) e dai nao vai agua pra lugar nenhum.
11 - separe as duas peças dessa valvula e com o auxilio de uma faca corte 1mm de cada lado q ja vai ser o suficiente para liberar o percurso.
12 - monte tudo novamente e coloque a bomba e os canos no lugar...é so testar.... funcionou pra mim.. vai funcionar pra vc tb!
CUSTO: R$0,00
ECONOMIA: R$50,00
Abraços
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