1.6 ou 2.0
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Estou chegando agora ao forum, e estou SUPER interessado em adquirir uma xsara picasso.
Minha dúvida é a seguinte estou vendo uma GLX 1.6 Flex 07 que fiquei super interessado pelo estado de conservação dela, vale a pena se comparado a uma 2.0 16v a gasolina anos mais velha?
Fico meio cismado na relação peso/potencia e claro consumo!
Minha dúvida é a seguinte estou vendo uma GLX 1.6 Flex 07 que fiquei super interessado pelo estado de conservação dela, vale a pena se comparado a uma 2.0 16v a gasolina anos mais velha?
Fico meio cismado na relação peso/potencia e claro consumo!
- rgdl
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2.0 sem dúvida, claro que se puder ser uma 2.0 2007 é até melhor, mas... O problema da 1.6 é que a O Picasso é um carro pesado e esse motor sente um pouco isso.
inté+
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Editado pela última vez por rgdl em Qui Dez 29, 2011 4:27 pm, em um total de 1 vez.
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Agora que eu me lembrei, sabendo-se que o trajeto que eu mais uso é em estrada o 1.6 vai pecar muito?
Sei que a manutenção da citroen não é das mais baratas, existe diferenciação sobre os dois motores em relação a custo?
Sei que a manutenção da citroen não é das mais baratas, existe diferenciação sobre os dois motores em relação a custo?
Editado pela última vez por jeferson_leite em Qui Dez 29, 2011 4:26 pm, em um total de 1 vez.
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se eu pudesse escolher, entre uma 2.0 gas e uma 1.6 flex, talvez eu escolheria a 1.6 por poder usar alcool, mesmo hj em dia nao estando valendo a pena, quem sabe um dia o alcool voltei a baixar de verdade (to achando que é impossivel)
em relação ao consumo.... qdo peguei a minha estava beberrona... fiquei meio assustado.... depois que coloquei ela em dia com sua manutenção e ela anda fazendo 10 na cidade e 13,5 na estrada. acho que nao a trocaria por uma 1.6 .... anda mais e gasta praticamente a mesma coisa...
o detalhe é que a minha é 2003, 118cvs... não sei se uma 2004 com 138cvs tem o mesmo consumo da minha para valer a pena...
abraços
em relação ao consumo.... qdo peguei a minha estava beberrona... fiquei meio assustado.... depois que coloquei ela em dia com sua manutenção e ela anda fazendo 10 na cidade e 13,5 na estrada. acho que nao a trocaria por uma 1.6 .... anda mais e gasta praticamente a mesma coisa...
o detalhe é que a minha é 2003, 118cvs... não sei se uma 2004 com 138cvs tem o mesmo consumo da minha para valer a pena...
abraços
A manutenção que vc fez, leoquirino, é a que relatou no tópico sobre consumo?
Será que a XSPS zero km estava desregulada?
Porque eu andei 13 mil km com ela e nunca fez mais do que 8 km/l na cidade... na estrada 10, 11 no máximo... no modo "tio que vai pra feira" ligado!
Agora tô com a 1.6 e faço 10 na cidade e 13 na estrada...
A 2.0 era automática... 2010...
Admito que, mesmo com o consumo e com o AL4 dando trancos, só troquei pela 1.6 por questões financeiras (vendi, quitei o CDC e comprei a 2008 quitada)...
Na cidade não me arrependo da 1.6... mas na estrada há um abismo entre elas!!!
Será que a XSPS zero km estava desregulada?
Porque eu andei 13 mil km com ela e nunca fez mais do que 8 km/l na cidade... na estrada 10, 11 no máximo... no modo "tio que vai pra feira" ligado!
Agora tô com a 1.6 e faço 10 na cidade e 13 na estrada...
A 2.0 era automática... 2010...
Admito que, mesmo com o consumo e com o AL4 dando trancos, só troquei pela 1.6 por questões financeiras (vendi, quitei o CDC e comprei a 2008 quitada)...
Na cidade não me arrependo da 1.6... mas na estrada há um abismo entre elas!!!
Editado pela última vez por leo_spitz em Qui Dez 29, 2011 4:26 pm, em um total de 1 vez.
Atual C4 Pallas GLX BVA 2013 Branco
Ex Xsara Picasso GLX 2008 Preta
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- rgdl
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Cara a minha é uma 2.0 16v modelo 2005 automática, então é das que tem 138cv. Como já disse em outros tópicos não tenho ainda parâmetros par consumo urbano, primeiro porque só uso ela nos finais de semana e segundo pela preguiça mesmo de medir :966762: kkkk Mas na estrada ela faz 13,30km/l que é um consumo parecido com a do leoquirino mesmo tendo a minha mais cavalos.
Uma dica importante sobre consumo é que a que foi dada por um colega (acho que foi o leoquirino mesmo) em outro tópico, a pressão da bomba de gasolina tem que estar entre 3,5 a 4bar, menos que isso o Picasso fica beberrão.
Gente usar álcool só vale a pena quando a proporção entre o preço do álcool e da gasolina é menor que 70%, para chegar a isso basta dividir o preço do álcool pelo da gasolina, qualquer valo maior que 0,70 é prejuízo.
Manutenção cara no picasso não é uma verdade absoluta, tem peças que realmente são caras, como a bobina de ignição, o bloco hidráulico do freio ABS, a sonda lambda, mas a manutenção rotineira não vai ser nenhum absurdo não.
inté+
Uma dica importante sobre consumo é que a que foi dada por um colega (acho que foi o leoquirino mesmo) em outro tópico, a pressão da bomba de gasolina tem que estar entre 3,5 a 4bar, menos que isso o Picasso fica beberrão.
Gente usar álcool só vale a pena quando a proporção entre o preço do álcool e da gasolina é menor que 70%, para chegar a isso basta dividir o preço do álcool pelo da gasolina, qualquer valo maior que 0,70 é prejuízo.
Manutenção cara no picasso não é uma verdade absoluta, tem peças que realmente são caras, como a bobina de ignição, o bloco hidráulico do freio ABS, a sonda lambda, mas a manutenção rotineira não vai ser nenhum absurdo não.
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Editado pela última vez por rgdl em Qui Dez 29, 2011 4:26 pm, em um total de 1 vez.
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Acredito eu então quanto a manutenção seja mais ou menos do jeito que eu estou familiarizado pois estou saindo de uma Classe A para pegar a Picasso e pelo jeito a manutenção básica vai ser igual.
e quando ao consumo pelas ajudas que tive até então estão bem parecidas, estou a achando que vou acabar ficando com a 1.6 mesmo pois ela está linda preta com 45000km rodas, parece até que saiu de uma concessionária ontem.
e quando ao consumo pelas ajudas que tive até então estão bem parecidas, estou a achando que vou acabar ficando com a 1.6 mesmo pois ela está linda preta com 45000km rodas, parece até que saiu de uma concessionária ontem.
Editado pela última vez por jeferson_leite em Qui Dez 29, 2011 4:26 pm, em um total de 1 vez.
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Amigo, a minha é uma 2.0, Manual, 2006. acho super economica pelo carrão grande e pesado que é. Sua escolha tem que ser baseada na forma que vc fará uso do carro, da geografia do local onde vc mora etc. o carro 1.6 tem praticamente o mesmo peso da 2.0, so que com menos força e torque. Se vc usa na maior parte do tempo seu carro para ir ao trabalho sozinho, ou no maximo com uma pessoa, se o local onde usa o carro com maior frequencia nao possui muitas ladeiras, a 1.6 pode até ser uma boa opçao. Mas se vc é daqueles que anda mais carregado, viaja com familia, malas, mora onde tem muita ladeira, aconcelho a 2.0 pq basta pensar que ambas terao as mesmas condiçoes de uso, a diferença que a 1.6 tem menos força e portanto terá que ser mais cobrada. Imagine que vc tem duas equipes, uma com 100 cavalos e uma com 138, para puxar 2000kg numa subida em que vc precisa manter o minimo de 80km/h. qual equipe fará mais força? e obvio que a do 1.6, e para andar igual a 2.0, mantendo essa veloc. precisará de mais combustivel.
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Léo Benevides
<!--coloro:#330000--><span style="color:#330000"><!--/coloro-->
Xsara Picasso 2.0 GXS 16V 2006/2006 138cv
Completo + Couro, Mecânico.
Brasília-DF
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Léo Benevides
<!--coloro:#330000--><span style="color:#330000"><!--/coloro-->
Xsara Picasso 2.0 GXS 16V 2006/2006 138cv
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- jroberto
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- Nome: jroberto
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Jeferson, eu tive dois Xsara Picasso, um GLX 03/04 (118 cv) e outro Exclusive 07 (138 cv), ambos 2.0 e manuais. O de 118 cv parecia andar a mesma coisa, mas era levemente mais econômico, tanto na cidade como na estrada.
O Xsara Picasso foi lançado na França com motor 1.6, não existia a versão 2.0. Quando lançaram aqui, colocaram o 2.0 por uma questão de mercado, após insistência da direção brasileira, mas os franceses então reduziram a potência do motor de 138 para 118 cv, pois temiam pela segurança. Só quando lançaram a versão automática é que liberaram os 20 cv escondidos.
Os dois carros que tive nunca me deram problema, andei 60.000 km com o de 118 cv e 37.000 com o de 138. Só não tenho saudade do de 138 cv por um detalhe: ele era preto. Era muito quente!
Já o de 118 cv em comprei em 2003, e o meu carro anterior era... uma MB A-160! O custo de manutenção do Xsara Picasso é muito menor!
Quanto à sua pergunta (1.6 ou 2.0), depende do seu uso prioritário. Hoje em compraria um 1.6.
Na cidade, é mais econômico, pois quando você fica parado no sinal ou no engarrafamento, é um motor 1.6 que está em marcha-lenta.
Na estrada, se você viaja até 100 km/h, não vai sentir tanta falta da potência, e terá economia. Mas se você gosta de "andar" mais, principalmente acima de 110 km/h, o 1.6 será fraco, e vai gastar o mesmo que o 2.0.
Outra coisa: o motor 2.0 é importado e o 1.6 é fabricado no Brasil. O 1.6 equipa também o C3, C3 Picasso, Aircross, C4 hatch, equipou o descontinuado Xsara (hatch e perua) e também os Peugeot 306, 206, 207 e 307. Isso deve fazer alguma diferença em termos de custo de manutenção.
O Xsara Picasso foi lançado na França com motor 1.6, não existia a versão 2.0. Quando lançaram aqui, colocaram o 2.0 por uma questão de mercado, após insistência da direção brasileira, mas os franceses então reduziram a potência do motor de 138 para 118 cv, pois temiam pela segurança. Só quando lançaram a versão automática é que liberaram os 20 cv escondidos.
Os dois carros que tive nunca me deram problema, andei 60.000 km com o de 118 cv e 37.000 com o de 138. Só não tenho saudade do de 138 cv por um detalhe: ele era preto. Era muito quente!
Já o de 118 cv em comprei em 2003, e o meu carro anterior era... uma MB A-160! O custo de manutenção do Xsara Picasso é muito menor!
Quanto à sua pergunta (1.6 ou 2.0), depende do seu uso prioritário. Hoje em compraria um 1.6.
Na cidade, é mais econômico, pois quando você fica parado no sinal ou no engarrafamento, é um motor 1.6 que está em marcha-lenta.
Na estrada, se você viaja até 100 km/h, não vai sentir tanta falta da potência, e terá economia. Mas se você gosta de "andar" mais, principalmente acima de 110 km/h, o 1.6 será fraco, e vai gastar o mesmo que o 2.0.
Outra coisa: o motor 2.0 é importado e o 1.6 é fabricado no Brasil. O 1.6 equipa também o C3, C3 Picasso, Aircross, C4 hatch, equipou o descontinuado Xsara (hatch e perua) e também os Peugeot 306, 206, 207 e 307. Isso deve fazer alguma diferença em termos de custo de manutenção.
Editado pela última vez por jroberto em Ter Jan 03, 2012 9:26 am, em um total de 1 vez.
Xsara Picasso GLX 2004 (2003-2007)
Xsara Picasso Exclusive 2007 (2007-2010)
C4 Picasso GLX 2010 (2010-2012)
Xsara Break 2002 (2017- )
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Estou com esta desde dezembro 2011, está com 107mil e apesar da km ela está em perfeito estado geral.
Na cidade faz 8km/l (andando na boa, sem pressa)
Na estrada 12km/l (ex. Na descida à praia fez 14 na descida andando até uns 120km/h e 10 na subida no estilo apressado).
Emfim estou super satisfeito e só troco ela futuramente por outra mais nova ou pela C4 Picasso.
Na cidade faz 8km/l (andando na boa, sem pressa)
Na estrada 12km/l (ex. Na descida à praia fez 14 na descida andando até uns 120km/h e 10 na subida no estilo apressado).
Emfim estou super satisfeito e só troco ela futuramente por outra mais nova ou pela C4 Picasso.
Editado pela última vez por everdesign em Sex Jan 27, 2012 11:52 am, em um total de 1 vez.
Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automática(AL4)
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