Manutenção Preventiva Picasso 2004 usado.

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Zoso
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#1

Mensagem por Zoso » Qui Dez 15, 2011 4:08 pm

Companheiros...
Comprei essa semana um Picasso GLX 2.0 16V 2004, câmbio manual.
Excelente carro, aparentemente tudo ok!
Não bate nada e motor aparentemente em ordem.
Está com 110.000 rodados.
Hoje troquei o óleo e o filtro de óleo.
Poderiam me dizer, a título de prevenção, o que eu deveria fazer de manutenção preventiva imediatamente?
Final de ano, férias e Carnaval chegando, e não quero ser pego de surpresa.
Desde já, obrigado a todos!


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rgdl
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#2

Mensagem por rgdl » Qui Dez 15, 2011 5:46 pm

Eu sugiro os seguintes itens:

1 - Correia dentada - Tem que ver quando foi trocada, a original dura 70000km mas as de outras marcas duram um pouco menos. Se não tiver como saber quando foi trocada é melhor trocar preventivamente;
2 - Correia de acessórios (poly-v) - Idem, só que dura um pouco menos se não em engano 50000 km a original;
3 - Água do radiador - Motor de alumínio tem que usar aditivo orgânico, nem pensar em usar água pura. Se vc não sabe se foi usado aditivo é melhor esvaziar o radiador e colocar.
4 - freio - veja o nível do óleo, mas uma sangria e óleo novo é aconselhável, outra coisa é desgaste das pastilhas e o do disco, verifique e troque se necessário;
5 - Direção - igual ao óleo do freio, na dúvida é melhor trocar.
6 - Filtro de ar veja se é novo, senão troque.
7 - Filtro de cabine - dá uma olhada se tiver muito sujo troque.

O filtro de ar e de cabine vc pode trocar em casa, o resto procure seu mecânico a não ser que vc seja adepto ao faça-você-mesmo.

Acho que é isso, bem vamos ver a sugestão dos outros colegas.

inté+
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#3

Mensagem por Zoso » Qui Dez 15, 2011 6:40 pm

Mais uma vez vc me orientando rgdl.
Obrigado!
O que é esse filtro da cabine?
Editado pela última vez por Zoso em Qui Dez 29, 2011 4:03 pm, em um total de 1 vez.
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#4

Mensagem por leo_spitz » Qui Dez 15, 2011 9:04 pm

Somente a título de ilustração, transcrevo parcialmente o manual de manutenção.
As revisões devem englobar os seguintes serviços (verificação e substituição)

A cada 10.000 Km
SUBSTITUIR: óleo do motor e filtro de óleo
VERIFICAR: níveis dos fluídos

A cada 20.000 Km
SUBSTITUIR: filtro de ar e filtro de combustível (MOTORES FLEX)
VERIFICAR: freios, correias

A cada 30.000 Km
SUBSTITUIR: filtro ar condicionado e filtro de combustível (motores a gasolina)
VERIFICAR: itens de 10.000 km

A cada 50.000 km
SUBSTITUIR: velas de ignição
VERIFICAR: estribos, discos e mangueiras do sistema de freio;
lonas de freio traseiro;
estanqueidade dos amortecedores;
tensão da correia de acessórios;
cubos de rodas, bielas, rótulas, articulações e coxins

Correia de distribuição - trocar a cada 70.000 km

A cada 2 anos:
troca do fluído de freio sintético;
revisão do sistema de ar condicionado.

A cada 15 anos:
Substituição dos dispositivos pirotécnicos do cinto de segurança
Substituição do AirBag


Além do que o rgdl sugeriu, eu trocaria o filtro de combustível e as velas...

Cuidado com o preço das peças nas oficinas mecânicas... melhor vc ver o que trocar e comprar vc mesmo.

Veja os preços das correias originais da PSA (poder ver na citroen ou na peugeot).
Eu troquei as velas e na citroen custaram 68,00... no mecânico sairia por 95.

Pela quilometragem pode ser interessante limpar o sistema de bicos injetores.

Abraços e aproveite o conforto da "nave"
Atual C4 Pallas GLX BVA 2013 Branco
Ex Xsara Picasso GLX 2008 Preta
EX Xsara Picasso Exclusive 2011 Preta
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#5

Mensagem por leoquirino » Qui Dez 15, 2011 9:26 pm

Peguei uma 2003 com a mesma km que a sua... nao faz 4 meses.....

ex dono relaxado, fazia porra nenhuma no carro e mesmo que fizesse eu nao confio em quem nao conheço..

que preventiva fiz?

troca de :
Correia dentada e rolamentos
Correia Poly
Velas
filtros de oleo e ar e combustivel
oleo do motor
pastilhas que estavam somente com 30% do tamanho ( nao precisa, somente cheque discos e pastilhas)
bomba de combustivel e regulador que estava ruins ( no seu caso nao precisa checar se estiver economico)
limpeza de bicos

hj o carro esta parado trocando embreagem, todos os coxins do motor e reparando um ruido chato que estava fazendo no escapamento

tirando isso ficou zero bala... fazendo 10 na cidade e quase 14 na estrada!

sem contar a tranquilidade...

abraços!

Leo
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#6

Mensagem por Zoso » Qui Dez 15, 2011 9:48 pm

Fala Leo, obrigado pelas informações.
Só pra eu preparar o bolso, qto vc gastou aproximadamente pra trocar os itens acima?
Editado pela última vez por Zoso em Qui Dez 29, 2011 4:03 pm, em um total de 1 vez.
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#7

Mensagem por leoquirino » Qui Dez 15, 2011 10:05 pm

sempre compro as peças em auto peças de qualidade e baratas em sp e levo para meu mecanico trocar...

pastilhas 60 reais
bomba marvall original 180
regulador na toulousse 40
velas originais citroem 60 o jogo
limpeza de bicos 70
filtro de ar 45
filtro de oleo 30
correia poly 60
correia dentada 70
rolamento correia 130
esticador 70
MO da correia dentada 200
Embreagem MecArm original italiana 370
Coxim cambio 30
Coxim motor inferior 70
Coxim hidraulico superior 70
MO troca embreagem e coxins 240
alinhamento completo 80
balanceamento completo 45

nao saiu barato , mas o carro ficou NOVO....


abraços!

leo
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#8

Mensagem por Zoso » Qui Dez 15, 2011 11:10 pm

Não ficou barata, mas não ficou um absurdo como eu imaginava!
E com certeza tá com um carro novo e livre de preocupações.
Acho que aqui no RJ as peças são até um pouco mais baratas.

Valeu mesmo Leo!!
Editado pela última vez por Zoso em Qui Dez 29, 2011 4:02 pm, em um total de 1 vez.
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#9

Mensagem por leoquirino » Qui Dez 15, 2011 11:20 pm

realmente...
serve para mostrar que o custo de manutenção da Picasso é igual ao de qualquer carro medio do segmento...

longe de ser cara...

vale a pena ter!


abraços!
Editado pela última vez por leoquirino em Qui Dez 29, 2011 4:02 pm, em um total de 1 vez.
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#10

Mensagem por rgdl » Sex Dez 16, 2011 6:16 am

É o filtro do ar condicionado.

inté+
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#11

Mensagem por Zoso » Sex Dez 16, 2011 10:46 am

Onde fica esse filtro?
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#12

Mensagem por rgdl » Sex Dez 16, 2011 10:57 am

O acesso dele é pelo motor. Veja o vídeo abaixo que explica direitinho aonde fica e como troca.

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=wljsJ_rH ... re=related" target="_blank">Tutorial Filtro de polen Citroën Xsara Picasso</a>

Ah! sim, filtro de cabine, filtro do ar condicionado, filtro de pólen é tudo a mesma coisa, ou seja, maneiras diferente de se falar do mesmo filtro. Cuidado quando for tirar as porcas, é que tem uma espécie de portal dimensional por ali que se as porcas caírem nele vc nunca mais acha, perdi uma assim, e olha que fiz de tudo para achar a bendita, mas ela sumiu em algum lugar do limbo (aquele lugar entre o nada e o coisa nenhuma).

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#13

Mensagem por Zoso » Sex Dez 16, 2011 3:29 pm

Fiz hoje meu 1º orçamento para manutenção preventiva.
Achei o preço bem abaixo do que eu esperava! Amém!!!!
Segue o checklist:
- Kit (correia dentada, esticador e rolamento) -> 315,00
- filtro de gasolina -> 16,00
- filtro de ar -> 29,00
- pastilhas de freio -> 80,00
- óleo de freio -> 15,50
- correia polly-V -> 35,00
- jogo de velas -> 80,00
TOTAL DE PEÇAS -> 595,50 (em até 3X s/ juros no cartão)
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->Todas as peças originais em loja de revendedor Citroen.
<!--colorc--></span><!--/colorc-->
A mão-de-obra farei com um mecânico de confiança que eu e meu pai fazemos serviços com ele há mais de 20 anos.
Mão-de-obra -> 200,00

Quanto a limpeza de bicos, não sei se faço pq o carro tá fazendo 10,3 Km/L na rua. Ainda não deu pra pegar estrada pra saber qual será o consumo dele.

E o filtro do ar condicionado e fluido do radiador farei as trocas eu mesmo.

Tô pensando em nem perder mais tempo em pesquisa de preço.
<!--coloro:#009900--><span style="color:#009900"><!--/coloro-->TOTAL REVISÃO: 795,50<!--colorc--></span><!--/colorc--> até o momento.
O que vcs mais experientes me dizem?

Um abraço.
Editado pela última vez por Zoso em Sáb Dez 24, 2011 10:31 am, em um total de 1 vez.
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#14

Mensagem por rgdl » Sex Dez 16, 2011 4:04 pm

A única coisa que eu tenho a dizer é que, no seu lugar, trocava todo kit da correia poly-v (correia e polia do esticador e polia de apoio) e não apenas a correia.

No mais, tá bom o preço total da revisão. Isso desmistifica a ideia de que a manutenção do Picasso é cara.

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#15

Mensagem por Zoso » Sex Dez 16, 2011 5:32 pm

Pois é!!!
É o que pensei tb.
Obrigado rgdl!
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