Consumo XSPC

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Alexandre Nicolau
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Dez 05, 2011 2:25 pm
Nome: alenick

#1

Mensagem por Alexandre Nicolau » Qua Dez 07, 2011 3:05 pm

Pessoal,

:) Acabei de adquirir um XSPC ano 2007, 2.0, a gasolina e automático, mas o consumo creio está muito elevado, está fazendo a média de 5,7KM/L :( , ou seja 19.8l/100km, na cidade e média de 10km/l na estrada, : marcado no computador de bordo e confirmado " a mão", tenho o pé "leve"... fiz a limpeza dos bicos, e revisão "daquelas" na oficina de minha confiança, porém o consumo se mantém alto, em tópico anterior li que se regular a pressão da injeção em 4Bar, o consumo melhora, mas como é feito esse procedimento, tenho que levar em autorizada? se alguém puder me ajudar...


acortez
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Qui Nov 03, 2011 2:03 pm
Nome: Alexandre Cortez
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelos Citroën: C4 Picasso GLX 2011

#2

Mensagem por acortez » Qua Dez 07, 2011 3:26 pm

Também gostaria de saber mais sobre isso.

Abs
Editado pela última vez por acortez em Qui Dez 29, 2011 3:56 pm, em um total de 1 vez.
Alexandre Cortez
leoquirino
Habilitado
Mensagens: 93
Registrado em: Seg Ago 15, 2011 10:24 pm
Nome: leoquirino
Localização: São Paulo SP

#3

Mensagem por leoquirino » Qua Dez 07, 2011 10:42 pm

Leve num mecanico de confiança que tenha um manometro de pressão de combustivel profissional, ele irá plugar naquele conector da flauta e medir a pressão com o carro ligado.

a pressão necessita estar em 4bar ( que é a pressão original das bombas de Picasso), no mínimo 3,5bar... menos que isso o consumo dispara, pois a injeção sabe exatamente a dosagem de gasolina que cada bico expele a 4 bar, esta programada para isso, caso a pressão esteja abaixo, a mistura fica pobre e é detectada pela sonda lambda fazendo o módulo de injeção compensar aumentando o tempo de injeção. desta forma vc nao percebe o problema, mas ele fica beberrão.

no meu caso, troquei a bomba que tinha queimado, e o antigo mecanico ao desmontar o conjunto esqueceu de colocar o anel de vedação que pressuriza o retorno para dentro da bomba, ele assoprava o bico de retorno e vazava ar pra dentro do interior da bomba, colocou uma nova arruela de viton e ao assoprar o sistema pressurizou nao vazando mais ar para dentro, era o regulador de pressão ( que tem pessão original de 3,5BAR) fazendo sua função.

bom tentei ser menos tecnico o possível, espero que tenha entendido...

eu tinha trocado velas, filtros, limpado bicos , oleos e nada adiantava. até fazer isso...


ontem fui e voltei para santos, descendo a 110 e subindo a 100 com o ar desligado, o carro fez INACREDITÁVEIS 14,49KM/l (ou 6,9L / 100KM)

é impagável. rs

abraços!

Leonardo
Editado pela última vez por leoquirino em Qui Dez 29, 2011 3:56 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#4

Mensagem por rgdl » Qui Dez 08, 2011 1:23 pm

humm, muito legal essa sua dica.

inté+
Editado pela última vez por rgdl em Qui Dez 29, 2011 3:56 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Alexandre Nicolau
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Dez 05, 2011 2:25 pm
Nome: alenick

#5

Mensagem por Alexandre Nicolau » Qui Dez 08, 2011 2:11 pm

Prezado Leo,

:) Gostei muito das informações farei isso levarei em outro mecânico e vou pedir pra ele colocar o manômetro e ver a pressão por que é inacreditável o consumo que você teve indo e voltando de Santos, vou ver também se não precisa trocar a vedação da bomba como vc citou, pode ser aí o problema também...

Agradeço as informações e a informação, assim que retornar do mecânico vou postar o que aconteceu... :613179:


Prezado Leo,

Gostei muito das informações farei isso levarei em outro mecânico e vou pedir pra ele colocar o manômetro e ver a pressão por que é inacreditável o consumo que você teve indo e voltando de Santos, vou ver também se não precisa trocar a vedação da bomba como vc citou, pode ser aí o problema também...

Agradeço as informações e a informação, assim que retornar do mecânico vou postar o que aconteceu...
Editado pela última vez por Alexandre Nicolau em Qui Dez 29, 2011 3:55 pm, em um total de 1 vez.
leoquirino
Habilitado
Mensagens: 93
Registrado em: Seg Ago 15, 2011 10:24 pm
Nome: leoquirino
Localização: São Paulo SP

#6

Mensagem por leoquirino » Sex Dez 09, 2011 5:31 pm

lembrando que este consumo que fiz foi com ar desligado e vidros com somente 3 dedos abertos, evitando assim o arrasto aerodinâmico que aumenta em no mínimo 15% o consumo do carro... e mantendo média de 110km/h, numa subida seguro a 110, e na descida deixo ela quase sem acelerar a 110 tb sem pisar só mantendo....

hj fui trabalhar em Boituva, ida e volta deram 240kms, o CB registrou média total de 7,4l /100km. equivalente a 13,5km/l

cara, uma Picasso 2.0 16v fazendo 13,5km/l na estrada é mais que perfeito... estou satisfeitíssimo... ainda mais que a empresa paga a média de 8km/l , quanto mais econômica, mais ganho...
0226viper
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 10:51 pm
Nome: Charlie

#7

Mensagem por 0226viper » Sáb Dez 10, 2011 10:49 am

O meu faz 10,5 km por litro ou 9,5L/100KM conforme painel.
Na estrada faz 7,4L/100KM ou 13,5 km/L

Muito bom mesmo.

:)
apmed2000
Habilitado
Mensagens: 136
Registrado em: Dom Set 23, 2007 6:50 am
Nome: apmed2000

#8

Mensagem por apmed2000 » Dom Dez 11, 2011 1:57 am

Excelente dica. :D
Vou programar p/ medir a pressão do combustível tb.
Como você, já fiz de tudo (velas, filtros, descarbonização, limpeza de bicos,...) :icon_smile_8ball:
E, a mesma continua beberrona... :230430:
Consegui melhorar a média que era de sofríveis 4,5 em drive para modestos 6,5 usando o tiptronic, na cidade com ar em regime "super-severo"... :613179:
Na estrada continua com os justos 10 Km/l (pista simples, várias reduções p/ ultrapassagem, velocidade máxima de 120 Km/l, ar, e carregada).
Abs.
Editado pela última vez por apmed2000 em Qui Dez 29, 2011 3:55 pm, em um total de 1 vez.
Alexandre Nicolau
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Dez 05, 2011 2:25 pm
Nome: alenick

#9

Mensagem por Alexandre Nicolau » Sex Dez 16, 2011 10:53 am

:D Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a dica de todos!!!!

Em segundo lugar relatar que após passar por três oficinas, encontrei uma que conseguiu resolver o problema, abaixo segue o que foi feito:

- Troca da sonda Lambda (marca bosch);
- limpeza dos bicos;
- troca do óleo do motor pelo óleo 15w recomendado pela montadora e por outros fóruns do ccdob;
- MEDIÇÃO ATRAVÉS DO MANÔMETRO DA PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL!!! ótima dica, acompanhei o processo de medição!!!

O que fez a diferença:

- A oficina que resolveu o problema além de efetuar o que foi dito acima, desmontou o módulo eletrônico, trocou o chicote do mesmo e fez a regulagem da injeção... reprogramando o módulo!!

Por fim, o xspc está fazendo a média de 10,5km/l na cidade, e incríveis 13,8km/l na estrada, está muito mais "solto", o que é surpreendente para um carro 2.0 automático!!!

Agora sim, posso dizer que estou feliz com a minha "nave"... :D
leoquirino
Habilitado
Mensagens: 93
Registrado em: Seg Ago 15, 2011 10:24 pm
Nome: leoquirino
Localização: São Paulo SP

#10

Mensagem por leoquirino » Sex Dez 16, 2011 10:56 am

show de bola!

só num entendi porque precisou desmontar o módulo, trocar o chicote e reprograma-lo...

tava com problemas??

abraços
Editado pela última vez por leoquirino em Qui Dez 29, 2011 3:55 pm, em um total de 1 vez.
Alexandre Nicolau
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Dez 05, 2011 2:25 pm
Nome: alenick

#11

Mensagem por Alexandre Nicolau » Dom Dez 18, 2011 9:48 am

Sim o módulo estava com problema, porém o aparelho não identificava, passava o aparelho e este dava tudo "ok", aí levei a uma oficina especializada em módulo eletrônico, e o mecânico, fez todos os testes, e descobriu que na verdade o chicote também estava com problemas, aí foi só trocar o chicote e fazer a reprogramação do chip, que só foi identificada nessa oficina, e foi feita por causa do alto consumo...

A dica é levar em oficinas de confiança e que saibam mexer em módulo eletrônico, porque nas outras oficinas o pessoal passa o aparelho e parece que está tudo ok...

Abçs...
Editado pela última vez por Alexandre Nicolau em Qui Dez 29, 2011 3:55 pm, em um total de 1 vez.
apmed2000
Habilitado
Mensagens: 136
Registrado em: Dom Set 23, 2007 6:50 am
Nome: apmed2000

#12

Mensagem por apmed2000 » Dom Dez 18, 2011 10:16 pm

Medi a pressão do combustível da XSPC e a mesma ficou em 3,5 bar.

E, agora ?

Troco ou não a bomba de combustível...

Nota:
Usando o tiptronic conseguimos melhorar o consumo de 4,5 p/ 6,5 Km / l...

Abraços.
leoquirino
Habilitado
Mensagens: 93
Registrado em: Seg Ago 15, 2011 10:24 pm
Nome: leoquirino
Localização: São Paulo SP

#13

Mensagem por leoquirino » Dom Dez 18, 2011 11:01 pm

3,5 ainda está na média... acho que nao seria o problema..... se nao tivesse que abaixar o tanque eu iria sugerir trocar o regulador de pressão... por este motivo da ultima vez que mexi na bomba mandei abrir uma portinhola embaixo do banco para acesso à ela.... assim minha vida ficou mais facil rs

ja fez limpeza de bicos? checou se o alinhamento está correto? caster errado arrasta o carro e gasta gasosa pra caramba...

verifica a pressao dos pneus, tenta rodar com 32 libras, deixa o carro 15% mais economico por reduzir o atrito..

se vc morasse em sampa eu acharia que sua media baixa é por causa do transito caótico que estou acostumado a pegar....

verifica tb se o sensor de temperatura do módulo de injeção está ok, pois se nao estiver o carro fica em mistura rica sempre mandando o consumo pro espaço..

abraços
Editado pela última vez por leoquirino em Dom Dez 18, 2011 11:03 pm, em um total de 1 vez.
apmed2000
Habilitado
Mensagens: 136
Registrado em: Dom Set 23, 2007 6:50 am
Nome: apmed2000

#14

Mensagem por apmed2000 » Seg Dez 19, 2011 11:12 pm

Valeu pela dica da "portinhola". B)

Quanto a limpeza, descarbonização, Scanner, velas, filtros, alinhamento,... Já fiz tudo isso. :icon_smile_8ball:

Vou tentar andar com 32 libras. Pois, sempre andei com 30 libras. :154740:

Aqui o trânsito não é caótico como o de Sampa, mas o nosso regime é super-severo (percussos extremamente pequenos, tipo 2 Km, anda e para, ar condicionado sempre ligado). :613179:

Abraços.
leoquirino
Habilitado
Mensagens: 93
Registrado em: Seg Ago 15, 2011 10:24 pm
Nome: leoquirino
Localização: São Paulo SP

#15

Mensagem por leoquirino » Seg Dez 19, 2011 11:23 pm

qual sua média na estrada a 100 km/h sem ar? qto marca o consumo instantaneo?
Editado pela última vez por leoquirino em Qui Dez 29, 2011 3:54 pm, em um total de 1 vez.
Responder