Regulagem de encosto dos bancos nao funciona

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
leoquirino
Habilitado
Mensagens: 93
Registrado em: Seg Ago 15, 2011 10:24 pm
Nome: leoquirino
Localização: São Paulo SP

#1

Mensagem por leoquirino » Qua Nov 30, 2011 4:21 am

Ola pessoal, sou novo aki, peguei a 3 meses uma Picasso 2003 exclusive completa 2.0.

to adorando o carro, mesmo sabendo que a antiga proprietária era muito irresponsável deixando muita coisa a fazer no carro.


minha duvida é o seguinte, os dois bancos de couro dianteiros nao reclinam nada, os ajustes laterais rodam e nao fazem nada, o que pode ter acontecido??? espanou o manete de regulagem ou pifou os encostos ???

alguém ja passou por isso?

abraços

Leo


RicLnx
Habilitado
Mensagens: 74
Registrado em: Sex Jan 14, 2011 10:16 am
Nome: RicLnx

#2

Mensagem por RicLnx » Qua Nov 30, 2011 9:16 am

Ué???? A minha, com bancos de couro, não tem manetes que rodam e sim alavancas que escolhem posições pré-determinadas(dentes)na engrenagem do encosto, não é como era no meu Cordoba, um botão rotativo e sem posições demarcadas... :65322: A propósito, é um 2005 !
Nissan Sentra 2.0 2012 câmbio manual 6 marchas, completo.
Picasso 2005 GXA à venda !
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#3

Mensagem por rgdl » Qua Nov 30, 2011 9:25 am

[quote name='RicLnx' post='15465' date='Nov 30 2011, 09:16 AM']
Ué???? A minha, com bancos de couro, não tem manetes que rodam e sim alavancas que escolhem posições pré-determinadas(dentes)na engrenagem do encosto, não é como era no meu Cordoba, um botão rotativo e sem posições demarcadas... :65322: A propósito, é um 2005 !
[/quote]
Pois é, pensei exatamente o mesmo quando li o posto do colega. A minha também é uma 2005 e o que tem são as alavancas na lateral logo abaixo do encosto de braço. É só empurrar para traz (alavanca e banco) e achar a melhor posição para reclinar.

Hummm, será que o colega está falando do manete de ajuste da lombar do banco que fica bem na frente do banco do motorista? Esse sim gira.

inté+
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
leoquirino
Habilitado
Mensagens: 93
Registrado em: Seg Ago 15, 2011 10:24 pm
Nome: leoquirino
Localização: São Paulo SP

#4

Mensagem por leoquirino » Qua Nov 30, 2011 12:26 pm

Olá amigos,

Me expressei mal, o meu tem essa alavanca mesmo igual ao de vcs logo abaixo do apoio de mão, mas ela roda roda e o banco não faz nada, não se mexe.

Será que foi pro espaço? Dos dois ??? Muito azar

Ela é dura? Mexendo nela o banco tem posições fixas de ir pra frente e para trás o encosto ?



Abraços

Leo
RicLnx
Habilitado
Mensagens: 74
Registrado em: Sex Jan 14, 2011 10:16 am
Nome: RicLnx

#5

Mensagem por RicLnx » Qua Nov 30, 2011 2:07 pm

Não acho dura, embora isto seja muito subjetivo, mas como comentei antes, o banco tem posições demarcadas para reclinar, não é contínuo como em alguns automóveis. Acho difícil que os dois bancos estejam com problemas, é melhor dar uma olhada mais de perto.
Editado pela última vez por RicLnx em Qua Nov 30, 2011 2:08 pm, em um total de 1 vez.
Nissan Sentra 2.0 2012 câmbio manual 6 marchas, completo.
Picasso 2005 GXA à venda !
ilima
Curioso
Mensagens: 239
Registrado em: Qua Mar 19, 2008 11:55 pm
Nome: Ivan Lima

#6

Mensagem por ilima » Qua Nov 30, 2011 3:02 pm

Acho que está havendo uma pequena confusão aqui.

Vamos por partes:

- A inclinação do encosto do banco é feito por uma alavanca situada na parte lateral interna dos bancos, bem para trás, próximo do encosto (junto ao console central, próximo às saídas do A/C traseiro). Ela se dá através de uma alavanca que tem que ser pressionada para baixo para liberar a trava, e o encosto tem sua regulagem por pontos definidos (não é milimétrica). É um local, inclusive, que acho bem apertado.

- À frente do banco do motorista existem 3 sistemas de regulagem. A primieira, em uma haste que vai de uma extremidade à outra do banco, na parte frontal inferior, regula a distância do banco para o painel (puxa-se a haste para cima para liberar o banco). À esquerda (sempre da posição sentada no banco), existe uma alavanca menor, que regula a altura do assento (também puxa-se a alavanca; e só eleva a parte traseira do banco). À direita, existe uma regulagem do apoio lombar do banco (parte baixa do encosto), que é feito através de um comando giratório, e não por alavanca (parace a gorsso modo estas rodas de regulagens de cadeiras de escritório).

O banco do carona somente possui a regulagem de encosto (descrita no primeiro item) e a de distância (a haste grande na parte inferior dianteira do banco.

Veja qual que está dando problema e nos avise.

[]s

Ivan Lima
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#7

Mensagem por rgdl » Qua Nov 30, 2011 3:22 pm

[quote name='leoquirino' post='15471' date='Nov 30 2011, 12:26 PM']
Olá amigos,

Me expressei mal, o meu tem essa alavanca mesmo igual ao de vcs logo abaixo do apoio de mão, mas ela roda roda e o banco não faz nada, não se mexe.

Será que foi pro espaço? Dos dois ??? Muito azar

Ela é dura? Mexendo nela o banco tem posições fixas de ir pra frente e para trás o encosto ?
Abraços

Leo
[/quote]
ah! tá, acho que vc só está empurrando a alavanca. Como já foi falado o sistema é diferente de outros carros, aqui a alavanca é apenas uma trava, ela não faz sozinha não faz o banco ir para traz.

Quando vc empurra a alavanca é liberada uma trava, então para reclinar vc tem que, ao mesmo tempo que pressiona a alavanca, empurrar o banco para traz até a posição que vc achar melhor, ai vc solta a alavanca e larga o banco.

inté+
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
leoquirino
Habilitado
Mensagens: 93
Registrado em: Seg Ago 15, 2011 10:24 pm
Nome: leoquirino
Localização: São Paulo SP

#8

Mensagem por leoquirino » Qua Nov 30, 2011 6:32 pm

[quote name='rgdl' post='15479' date='Nov 30 2011, 02:22 PM']
ah! tá, acho que vc só está empurrando a alavanca. Como já foi falado o sistema é diferente de outros carros, aqui a alavanca é apenas uma trava, ela não faz sozinha não faz o banco ir para traz.

Quando vc empurra a alavanca é liberada uma trava, então para reclinar vc tem que, ao mesmo tempo que pressiona a alavanca, empurrar o banco para traz até a posição que vc achar melhor, ai vc solta a alavanca e larga o banco.

inté+
[/quote]



entaum,

justamente, eu percebi que é como se essa minha alavanca estivesse espanada, pois ela nao solta essa trava e roda 360 graus ( dura mas roda).

vou tentar hj a noite desmontar essa engrenagem e ver se ela esta realmente espanada...


abracos
drpolastri
Sem Habilitação
Mensagens: 26
Registrado em: Ter Jul 05, 2011 3:23 pm
Nome: drpolastri

#9

Mensagem por drpolastri » Qui Dez 01, 2011 11:00 pm

[quote name='leoquirino' post='15482' date='Nov 30 2011, 06:32 PM']
entaum,

justamente, eu percebi que é como se essa minha alavanca estivesse espanada, pois ela nao solta essa trava e roda 360 graus ( dura mas roda).

vou tentar hj a noite desmontar essa engrenagem e ver se ela esta realmente espanada...
abracos
[/quote]

o meu do motorista esta exatamente assim tb... o do carona esta funcionando direitinho.. inclusive uma bosta isso pq minha esposa (pqna) precisa fazer toda uma regulagem no banco para poder dirigir... e agora com o carro novo (picasso) ela esta com dificuldades.... qualquer novidades ai vc diz pra gente pls...
Avatar do usuário
mmadeira
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Jan 21, 2016 11:12 pm
Nome: Marcelo Madeira
Localização: Nilópolis, RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 Flex 2008/2009

#10

Mensagem por mmadeira » Sáb Jan 23, 2016 8:35 pm

Essas manoplas possuem um terminal cúbico que se acopla à ponteira do eixo acionador do encosto.
A realização da troca dessas manoplas soluciona o problema, mas cadê que consigo encontrar a peça?
Quem souber onde vende me fale por favor.
Enquanto isso eu fiz uma solução alternativa para funcionar.
Imagem
Fiz com que as alças de acoplamento do terminal não abrisse e girasse como eu e os colegas do forum.
O parafuso para remover a manopla é o Torx T30.
Xsara Picasso GLX 1.6 16v - 2009
Miriam
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Jan 29, 2016 10:49 am
Nome: Miriam

#11

Mensagem por Miriam » Sex Jan 29, 2016 10:24 pm

Boa noite, comprei um Picasso exclusive 2002, notei a uns dias que ele não possui ajuste de encosto no banco do passageiro, falei c a antiga proprietária, ela falou que não tem desde que ela comprou! Mas o banco tá quase deitado, não tem condições de ter vindo naquela configuração sem possibilidade de ajuste.
Falei com outro dono do msm modelo, ele falou que o ajuste fica na mesma posição que o banco do motorista, mandou foro do carro dele e tudo mais, é possível que um proprietário mais antigo do carro tenha quebrado e colocado banco de couro novos? Alguém pode me ajudar com uma solução?

Qual é a posição correta do ajuste do encosto do banco do passageiro? Se haver a possibilidade de estar abaixo no novo forró de couro o que posso fazer?
Avatar do usuário
mmadeira
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Jan 21, 2016 11:12 pm
Nome: Marcelo Madeira
Localização: Nilópolis, RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 Flex 2008/2009

#12

Mensagem por mmadeira » Dom Jan 31, 2016 4:31 pm

Provavelmente alguém mandou forrar os bancos e, não encontrado essa peça de regulagem do encosto, não deixou o buraco do acionador.

Procure no seu carro, lado direito do banco do motorista, final do encosto lá embaixo e , se eu estiver correto, você deve sentir uma região sem espuma.

É aí que fica essa peça. Achei ela apenas no ebay por 10 euros cada uma. Eu vou tentar rodar as oficinas daqui de Nova Iguaçu pra ver se encontro algo similar.
Xsara Picasso GLX 1.6 16v - 2009
Manu
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Fev 12, 2016 5:19 pm
Nome: Manu

#13

Mensagem por Manu » Seg Fev 15, 2016 9:11 pm

[quote name='Marcelo Madeira' date='Jan 31 2016, 04:31 PM' post='32661']
Provavelmente alguém mandou forrar os bancos e, não encontrado essa peça de regulagem do encosto, não deixou o buraco do acionador.

Procure no seu carro, lado direito do banco do motorista, final do encosto lá embaixo e , se eu estiver correto, você deve sentir uma região sem espuma.

É aí que fica essa peça. Achei ela apenas no ebay por 10 euros cada uma. Eu vou tentar rodar as oficinas daqui de Nova Iguaçu pra ver se encontro algo similar.
[/quote]


Olá Marcelo, você ainda tem o link no ebay onde você encontrou a peça?
Avatar do usuário
mmadeira
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Jan 21, 2016 11:12 pm
Nome: Marcelo Madeira
Localização: Nilópolis, RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 Flex 2008/2009

#14

Mensagem por mmadeira » Qua Fev 17, 2016 12:55 pm

Só buscar por "xsara picasso seat lever"


Segue o link:
<a href="http://goo.gl/4NmunL" target="_blank">http://goo.gl/4NmunL</a>
Xsara Picasso GLX 1.6 16v - 2009
Responder