100 mil km sem trocar o óleo do câmbio.
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 8
- Registrado em: Ter Nov 29, 2011 11:01 am
- Nome: Everton Alves
- Localização: Curitiba PR
Estou querendo comprar uma Picasso exa Automática 04/05 de um amigo. Está com 105 mil em perfeito estado, exceto o câmbio. O câmbio está normal e nunca apresentou problemas, mas ele está com o carro desde os 40.000 e nunca trocou o óleo.
Falei com um especialista em câmbio automático, que disse que se trocar, pode ocorrer algum problema pelo aumento de compressão e que seria melhor deixar assim até apresentar algum problema e mexer uma vez só.
Tentei uma resposta sobre isso no site da Citroën, mas não responderam.
Ele está disposto a trocar o óleo antes de me vender. E agora trocamos ou não??
Obrigado.
Falei com um especialista em câmbio automático, que disse que se trocar, pode ocorrer algum problema pelo aumento de compressão e que seria melhor deixar assim até apresentar algum problema e mexer uma vez só.
Tentei uma resposta sobre isso no site da Citroën, mas não responderam.
Ele está disposto a trocar o óleo antes de me vender. E agora trocamos ou não??
Obrigado.
Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automática(AL4)
2004/2005 - Prata
Exclusive 2.0 16V - Automática(AL4)
2004/2005 - Prata
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 8
- Registrado em: Ter Nov 29, 2011 11:01 am
- Nome: Everton Alves
- Localização: Curitiba PR
[quote name='Alexandre Cortez' post='15452' date='Nov 29 2011, 10:58 PM']
O óleo do câmbio é vitalício, não se troca.
Apenas deve-se verificar o nível e/ou vazamentos e se for o caso apenas completar.
Cuidado que tem muita gente que acha que se troca óleo de câmbio desse carro.
[/quote]
Sério cara... É que em todo lugar, inclusive aqui no forum há usuários comentando que é preciso trocar.
O óleo do câmbio é vitalício, não se troca.
Apenas deve-se verificar o nível e/ou vazamentos e se for o caso apenas completar.
Cuidado que tem muita gente que acha que se troca óleo de câmbio desse carro.
[/quote]
Sério cara... É que em todo lugar, inclusive aqui no forum há usuários comentando que é preciso trocar.
Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automática(AL4)
2004/2005 - Prata
Exclusive 2.0 16V - Automática(AL4)
2004/2005 - Prata
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2882
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
[quote name='Everton Alves' post='15455' date='Nov 30 2011, 01:27 AM']
Sério cara... É que em todo lugar, inclusive aqui no forum há usuários comentando que é preciso trocar.
[/quote]
Cara esse assunto de troca não troca não é pacífico mesmo aqui. O que a Citroën diz oficialmente é o que o colega Alexandre Cortez falou, o óleo é vitalício e não precisa ser trocado somente medido o nível, troca só é recomendada pela Citroën quando o óleo está queimado (sinal de defeito na caixa) ou quando é necessário abrir a caixa para alguma manutenção.
Essa informação que te passaram sobre o aumento de pressão não está errada mas também não está totalmente correta, isto porque toda vez que se coloca óleo novo nessa caixa é necessário fazer uma atualização no módulo eletrônico da caixa, é que ela monitora o envelhecimento do óleo justamente para ajustar os parâmetros de funcionamento às condições do óleo. Então se vc coloca óleo novo tem que ajustar o módulo eletrônico da caixa, assim ela vai saber exatamente que pressão aplicar às novas condições do óleo.
Agora independente de qualquer controvérsia, se vc optar por trocar ou apenas medir o nível faça o serviço em uma oficina que possa acertar a central do cambio. Se não me engano tem que tirar 2500 pontos para cada 500 ml de óleo novo.
inté+
Sério cara... É que em todo lugar, inclusive aqui no forum há usuários comentando que é preciso trocar.
[/quote]
Cara esse assunto de troca não troca não é pacífico mesmo aqui. O que a Citroën diz oficialmente é o que o colega Alexandre Cortez falou, o óleo é vitalício e não precisa ser trocado somente medido o nível, troca só é recomendada pela Citroën quando o óleo está queimado (sinal de defeito na caixa) ou quando é necessário abrir a caixa para alguma manutenção.
Essa informação que te passaram sobre o aumento de pressão não está errada mas também não está totalmente correta, isto porque toda vez que se coloca óleo novo nessa caixa é necessário fazer uma atualização no módulo eletrônico da caixa, é que ela monitora o envelhecimento do óleo justamente para ajustar os parâmetros de funcionamento às condições do óleo. Então se vc coloca óleo novo tem que ajustar o módulo eletrônico da caixa, assim ela vai saber exatamente que pressão aplicar às novas condições do óleo.
Agora independente de qualquer controvérsia, se vc optar por trocar ou apenas medir o nível faça o serviço em uma oficina que possa acertar a central do cambio. Se não me engano tem que tirar 2500 pontos para cada 500 ml de óleo novo.
inté+
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 8
- Registrado em: Ter Nov 29, 2011 11:01 am
- Nome: Everton Alves
- Localização: Curitiba PR
[quote name='rgdl' post='15462' date='Nov 30 2011, 09:02 AM']
Cara esse assunto de troca não troca não é pacífico mesmo aqui. O que a Citroën diz oficialmente é o que o colega Alexandre Cortez falou, o óleo é vitalício e não precisa ser trocado somente medido o nível, troca só é recomendada pela Citroën quando o óleo está queimado (sinal de defeito na caixa) ou quando é necessário abrir a caixa para alguma manutenção.
Essa informação que te passaram sobre o aumento de pressão não está errada mas também não está totalmente correta, isto porque toda vez que se coloca óleo novo nessa caixa é necessário fazer uma atualização no módulo eletrônico da caixa, é que ela monitora o envelhecimento do óleo justamente para ajustar os parâmetros de funcionamento às condições do óleo. Então se vc coloca óleo novo tem que ajustar o módulo eletrônico da caixa, assim ela vai saber exatamente que pressão aplicar às novas condições do óleo.
Agora independente de qualquer controvérsia, se vc optar por trocar ou apenas medir o nível faça o serviço em uma oficina que possa acertar a central do cambio. Se não me engano tem que tirar 2500 pontos para cada 500 ml de óleo novo.
inté+
[/quote]
Muito obrigado a você e ao colega Alexandre Cortez pelos esclarecimentos.
Agora é só abraçar minha Picasso e ser feliz.hehe
Com certeza estarei contribuindo, conforme as experiências adquiridas com a minha.
Abraço.
Cara esse assunto de troca não troca não é pacífico mesmo aqui. O que a Citroën diz oficialmente é o que o colega Alexandre Cortez falou, o óleo é vitalício e não precisa ser trocado somente medido o nível, troca só é recomendada pela Citroën quando o óleo está queimado (sinal de defeito na caixa) ou quando é necessário abrir a caixa para alguma manutenção.
Essa informação que te passaram sobre o aumento de pressão não está errada mas também não está totalmente correta, isto porque toda vez que se coloca óleo novo nessa caixa é necessário fazer uma atualização no módulo eletrônico da caixa, é que ela monitora o envelhecimento do óleo justamente para ajustar os parâmetros de funcionamento às condições do óleo. Então se vc coloca óleo novo tem que ajustar o módulo eletrônico da caixa, assim ela vai saber exatamente que pressão aplicar às novas condições do óleo.
Agora independente de qualquer controvérsia, se vc optar por trocar ou apenas medir o nível faça o serviço em uma oficina que possa acertar a central do cambio. Se não me engano tem que tirar 2500 pontos para cada 500 ml de óleo novo.
inté+
[/quote]
Muito obrigado a você e ao colega Alexandre Cortez pelos esclarecimentos.
Agora é só abraçar minha Picasso e ser feliz.hehe
Com certeza estarei contribuindo, conforme as experiências adquiridas com a minha.
Abraço.
Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automática(AL4)
2004/2005 - Prata
Exclusive 2.0 16V - Automática(AL4)
2004/2005 - Prata
-
- Curioso
- Mensagens: 181
- Registrado em: Qui Nov 03, 2011 2:03 pm
- Nome: Alexandre Cortez
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelos Citroën: C4 Picasso GLX 2011
[quote name='Everton Alves' post='15470' date='Nov 30 2011, 10:31 AM']
Muito obrigado a você e ao colega Alexandre Cortez pelos esclarecimentos.
Agora é só abraçar minha Picasso e ser feliz.hehe
Com certeza estarei contribuindo, conforme as experiências adquiridas com a minha.
Abraço.
[/quote]
Só para complementar. Essa de óleo vitalício realmente tem no pobre manual, mas no sábado fui num cara que sabe muito de citroen e ele confirmou isso.
Inclusive deu a valiosa dica de durabilidade do câmbio.
Ele disse "esse câmbio é para toda vida. Desde que se verifique periodicamente o nível e se há vazamentos e, principalmente se souber usá-lo.
Ele disse que não se deve mexer na alavanca por qualquer motivo. É isso que quebra o câmbio.
É para meter em Drive e só tirar quando chegar ao destino. Salvo engarrafamentos monstros, onde se fica muito tempo parada.
Eu já fazia isso há tempos, mas muitas pessoas pensam o contrário.
Abs
Muito obrigado a você e ao colega Alexandre Cortez pelos esclarecimentos.
Agora é só abraçar minha Picasso e ser feliz.hehe
Com certeza estarei contribuindo, conforme as experiências adquiridas com a minha.
Abraço.
[/quote]
Só para complementar. Essa de óleo vitalício realmente tem no pobre manual, mas no sábado fui num cara que sabe muito de citroen e ele confirmou isso.
Inclusive deu a valiosa dica de durabilidade do câmbio.
Ele disse "esse câmbio é para toda vida. Desde que se verifique periodicamente o nível e se há vazamentos e, principalmente se souber usá-lo.
Ele disse que não se deve mexer na alavanca por qualquer motivo. É isso que quebra o câmbio.
É para meter em Drive e só tirar quando chegar ao destino. Salvo engarrafamentos monstros, onde se fica muito tempo parada.
Eu já fazia isso há tempos, mas muitas pessoas pensam o contrário.
Abs
Alexandre Cortez
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 8
- Registrado em: Ter Nov 29, 2011 11:01 am
- Nome: Everton Alves
- Localização: Curitiba PR
[quote name='Alexandre Cortez' post='15474' date='Nov 30 2011, 01:19 PM']
Só para complementar. Essa de óleo vitalício realmente tem no pobre manual, mas no sábado fui num cara que sabe muito de citroen e ele confirmou isso.
Inclusive deu a valiosa dica de durabilidade do câmbio.
Ele disse "esse câmbio é para toda vida. Desde que se verifique periodicamente o nível e se há vazamentos e, principalmente se souber usá-lo.
Ele disse que não se deve mexer na alavanca por qualquer motivo. É isso que quebra o câmbio.
É para meter em Drive e só tirar quando chegar ao destino. Salvo engarrafamentos monstros, onde se fica muito tempo parada.
Eu já fazia isso há tempos, mas muitas pessoas pensam o contrário.
Abs
[/quote]
Ótimo Alexandre Cortez, boa dica... Volto a agradecer muito suas respostas!
Puts, esse forum é dimais!!!
Só para complementar. Essa de óleo vitalício realmente tem no pobre manual, mas no sábado fui num cara que sabe muito de citroen e ele confirmou isso.
Inclusive deu a valiosa dica de durabilidade do câmbio.
Ele disse "esse câmbio é para toda vida. Desde que se verifique periodicamente o nível e se há vazamentos e, principalmente se souber usá-lo.
Ele disse que não se deve mexer na alavanca por qualquer motivo. É isso que quebra o câmbio.
É para meter em Drive e só tirar quando chegar ao destino. Salvo engarrafamentos monstros, onde se fica muito tempo parada.
Eu já fazia isso há tempos, mas muitas pessoas pensam o contrário.
Abs
[/quote]
Ótimo Alexandre Cortez, boa dica... Volto a agradecer muito suas respostas!
Puts, esse forum é dimais!!!
Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automática(AL4)
2004/2005 - Prata
Exclusive 2.0 16V - Automática(AL4)
2004/2005 - Prata
-
- Muito Curioso
- Mensagens: 591
- Registrado em: Qua Mar 17, 2010 12:17 am
- Nome: Anderson Machado
- Localização: São Paulo SP & Manaus AM
- Contato:
Amigo, exatamente o que o Alexandre falou enquanto o cambio não apresentar anomalia deve-se continuar com o mesmo óleo, porem o cambio AL4 que é o nosso não da para verificar o nível, apenas se tem vazamento. Logo quando comprei o meu pensei em trocar o óleo e fui na Lion SP e o consultor me falou isso...
Anderson Machado.