Barulho de batida de metal no câmbio mecânico
Oi pessoal...
Pesquisei no forum mas não achei exatamente o que preciso... então lá vai
Quando engato a 2ª e a 3ª marchas no câmbio mecânico da minha Xsara Picasso GLX 1.6, parece que bate metal contra metal...
Abri a capa da alavanca e vi que há um contato entre duas peças metálicas no sistema...
Minha duvida é a seguinte: é normal, ou seja, é uma característica do carro, e isso não afeta o comportamento do câmbio a longo prazo, ou tenho resolver isso?
Fiquei com a impressão de que falta uma borracha... mas como meu Picasso anterior era automático, e estou com esse a pouco tempo e na revisão dos 40 mil km a citroen não disse nada (fui na concessionária ver o histórico)... fiquei em dúvida.
Abraços
Pesquisei no forum mas não achei exatamente o que preciso... então lá vai
Quando engato a 2ª e a 3ª marchas no câmbio mecânico da minha Xsara Picasso GLX 1.6, parece que bate metal contra metal...
Abri a capa da alavanca e vi que há um contato entre duas peças metálicas no sistema...
Minha duvida é a seguinte: é normal, ou seja, é uma característica do carro, e isso não afeta o comportamento do câmbio a longo prazo, ou tenho resolver isso?
Fiquei com a impressão de que falta uma borracha... mas como meu Picasso anterior era automático, e estou com esse a pouco tempo e na revisão dos 40 mil km a citroen não disse nada (fui na concessionária ver o histórico)... fiquei em dúvida.
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Minha nave tb tem esse problema. Acho que aquela peça tem desgaste prematuro demais.
Uma nova eh complicado, muito cara na concessionaria. Nao sei se importando pela web valeria a pena.
Já tirei a capa para ver se não rola alguma idéia, talvez um calço de borracha. Acho até que rola, mas acabei deixando isso de lado para ver outras coisas. Ainda vou mexer nisso para ver se consigo uma solução.
Uma nova eh complicado, muito cara na concessionaria. Nao sei se importando pela web valeria a pena.
Já tirei a capa para ver se não rola alguma idéia, talvez um calço de borracha. Acho até que rola, mas acabei deixando isso de lado para ver outras coisas. Ainda vou mexer nisso para ver se consigo uma solução.
Pois é... tb pensei em fazer uma gambiarra... como to com o carro a pouco tempo e foram feitas todas revisões na citroen pelo antigo dono, vou presumir que não precise mexer em correias, freios, etc... por enquanto, pelo menos até os 50 mil km..
Então vou ver com um mecânico que manja tudo de citroen aqui na região se ele tem uma "solução à brasileira" pro barulho...
Além disso, tenho sentido uma trepidação excessiva no limite das marchas... to achando que é velho e crônico problema de desgaste prematura dos coxins do câmbio e do motor...
Se o cara resolver o tal estralo do alavanca de câmbio, eu aviso como foi!
Então vou ver com um mecânico que manja tudo de citroen aqui na região se ele tem uma "solução à brasileira" pro barulho...
Além disso, tenho sentido uma trepidação excessiva no limite das marchas... to achando que é velho e crônico problema de desgaste prematura dos coxins do câmbio e do motor...
Se o cara resolver o tal estralo do alavanca de câmbio, eu aviso como foi!
Editado pela última vez por leo_spitz em Qui Dez 29, 2011 4:39 pm, em um total de 1 vez.
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Pelo visto o problema de vcs é no coxim (o nome é esse mesmo) do cambio. Veja existem 3 coxins nesse carro, dois são hidráulicos e ficam na parte de cima do motor, esses demoram mais para desgastar. O terceiro é o que fica na parte inferior esse dá muito problema. O coxim completo é caro, mas é possível tocar apenas o refil.
O coxim do câmbio é essa peça aqui:
A localização do coxim é essa, observe que o coxim não está totalmente colocado:
Aqui o coxim já no lugar:
O coxim do motor é esse aqui:
Só não achei fotos que mostrem o lugar aonde ele fica.
Um detalhe importante, quando o coxim do câmbio quebra se vc ficar rodando muito com o carro nessa condição vai forçar os coxins do motor fazendo com que eles tenham um desgaste prematuro ou até quebrem, ai os coxins do motor quebrados o coxim do cambio quebra rápido. Como os coxins do motor não são peças muito caras eu sugiro que vcs troquem todos aproveitando a mão de obra.
inté+
O coxim do câmbio é essa peça aqui:
A localização do coxim é essa, observe que o coxim não está totalmente colocado:
Aqui o coxim já no lugar:
O coxim do motor é esse aqui:
Só não achei fotos que mostrem o lugar aonde ele fica.
Um detalhe importante, quando o coxim do câmbio quebra se vc ficar rodando muito com o carro nessa condição vai forçar os coxins do motor fazendo com que eles tenham um desgaste prematuro ou até quebrem, ai os coxins do motor quebrados o coxim do cambio quebra rápido. Como os coxins do motor não são peças muito caras eu sugiro que vcs troquem todos aproveitando a mão de obra.
inté+
Editado pela última vez por rgdl em Ter Dez 06, 2011 11:21 am, em um total de 1 vez.
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Amigo RGDL... não era caso de coxim não... é dentro do console do carro, no sistema da alavanca mesmo.
Há um calço que segura o sistema quando engatamos marchas pra baixo...
Tirei fotos com meu celular... o custo foi ZERO
[attachmentid=512]
[attachmentid=511]
Sobre coxim: o sintoma de problemas não é trepidação no motor e no câmbio? Ou tem algum barulho tb?
Há um calço que segura o sistema quando engatamos marchas pra baixo...
Tirei fotos com meu celular... o custo foi ZERO
[attachmentid=512]
[attachmentid=511]
Sobre coxim: o sintoma de problemas não é trepidação no motor e no câmbio? Ou tem algum barulho tb?
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ah! tá tinha entendido outra coisa.
Quando o coxim do cambio está quebrado também faz barulho de metal com metal nas trocas de marcha e quando se passa em lombada, mas obviamente o carro tem que estar em movimento.
Agora entendi que o barulho de metal ocorre no simples passar de marcha até quando o carro está parado, não é isso?
até mais, ou com eu gosto de dizer: inté+
Quando o coxim do cambio está quebrado também faz barulho de metal com metal nas trocas de marcha e quando se passa em lombada, mas obviamente o carro tem que estar em movimento.
Agora entendi que o barulho de metal ocorre no simples passar de marcha até quando o carro está parado, não é isso?
até mais, ou com eu gosto de dizer: inté+
Editado pela última vez por rgdl em Qui Dez 29, 2011 4:39 pm, em um total de 1 vez.
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Estou lendo a discussão e percebi que o meu tem os dois barulhos. Esse que ao trocar de marcha ele da um estalo, e o outro quando passo num desnivel, por exemplo, ao entrar na garagem da minha residência, da um estado bem alto. Vou levar no mêcanico na semana que vem para olhar um problema na DH ai vou checar o resto.
Warley Ionax
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Esse estalo bem alto quando vc entra na garagem pode realmente ser o coxim inferior (ou do cambio, como queira), agora se realmente for isso e está acontecendo há muito tempo eu te aconselho a trocar todos os 3, os coxim do motor não são tão caros e quado estão muito desgastados ou quebrados fazem o coxim do cambio quebrar rapidinho.
Quanto ao problema da alavanca do cambio o colega leo_spitz que iniciou o tópico achou a solução, a troca de um anel de borracha.
inté+
Quanto ao problema da alavanca do cambio o colega leo_spitz que iniciou o tópico achou a solução, a troca de um anel de borracha.
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Editado pela última vez por rgdl em Qui Dez 29, 2011 4:39 pm, em um total de 1 vez.
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Leo, onde conseguiu esse calço?
A troca foi fácil? Parece que é meio complicado para desmontar a alavanca.
[]´s
A troca foi fácil? Parece que é meio complicado para desmontar a alavanca.
[]´s
Editado pela última vez por vgmarques em Qui Dez 29, 2011 4:39 pm, em um total de 1 vez.
Vinicius, na verdade é uma borracha... na oficina que eu fui o cara tinha...
Bastou tirar a capa da alavanca, tirar a velha e colocar a nova.. mas realmente o espaço pra trabalhar é pequeno... o cara tinha habilidade... e disse que na concessionária (Citroen e Peugeot que ele trabalhou) os caras desmontavam o console... cobravam 1 hora de mao de obra...
O negócio é vc achar o anel de borracha... depois tentar colocar... ou ir numa oficina que tenha alguém manja disso
Bastou tirar a capa da alavanca, tirar a velha e colocar a nova.. mas realmente o espaço pra trabalhar é pequeno... o cara tinha habilidade... e disse que na concessionária (Citroen e Peugeot que ele trabalhou) os caras desmontavam o console... cobravam 1 hora de mao de obra...
O negócio é vc achar o anel de borracha... depois tentar colocar... ou ir numa oficina que tenha alguém manja disso
Editado pela última vez por leo_spitz em Qui Dez 29, 2011 4:38 pm, em um total de 1 vez.
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Pessoal,
Comprei um Xsasa Picasso 08/08, câmbio mecânico. Estou com o carro há uma semana e ontem levei no mecênico para ver um barulho no motor, lá verificamos que o barulho desaparece ao pisar na embreagem. Ele informou que pode ser duas coisas:
1) Kit de embreagem, ou
2) Engrenagem da 5° marcha quebrada
O carro tem 38000km rodados o estado dele é ótimo, bem até receber esse noticia.
Alguém já teve um problema semelhante e que possa me ajudar com uma dica?
Penso em fazer um orçamentos em concessionárias Citroen para poder reclamar da garantia do veículo (câmbio/motor) onde eu o comprei, mas como proceder no caso de câmbio se é necessário desmonta-lo?
Abraço,
Renato
Comprei um Xsasa Picasso 08/08, câmbio mecânico. Estou com o carro há uma semana e ontem levei no mecênico para ver um barulho no motor, lá verificamos que o barulho desaparece ao pisar na embreagem. Ele informou que pode ser duas coisas:
1) Kit de embreagem, ou
2) Engrenagem da 5° marcha quebrada
O carro tem 38000km rodados o estado dele é ótimo, bem até receber esse noticia.
Alguém já teve um problema semelhante e que possa me ajudar com uma dica?
Penso em fazer um orçamentos em concessionárias Citroen para poder reclamar da garantia do veículo (câmbio/motor) onde eu o comprei, mas como proceder no caso de câmbio se é necessário desmonta-lo?
Abraço,
Renato