Barulho de batida de metal no câmbio mecânico

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
leo_spitz
Sem Habilitação
Mensagens: 47
Registrado em: Qua Jun 29, 2011 9:51 pm
Nome: leo_spitz

#1

Mensagem por leo_spitz » Ter Nov 29, 2011 6:18 pm

Oi pessoal...

Pesquisei no forum mas não achei exatamente o que preciso... então lá vai

Quando engato a 2ª e a 3ª marchas no câmbio mecânico da minha Xsara Picasso GLX 1.6, parece que bate metal contra metal...

Abri a capa da alavanca e vi que há um contato entre duas peças metálicas no sistema...

Minha duvida é a seguinte: é normal, ou seja, é uma característica do carro, e isso não afeta o comportamento do câmbio a longo prazo, ou tenho resolver isso?

Fiquei com a impressão de que falta uma borracha... mas como meu Picasso anterior era automático, e estou com esse a pouco tempo e na revisão dos 40 mil km a citroen não disse nada (fui na concessionária ver o histórico)... fiquei em dúvida.

Abraços


Atual C4 Pallas GLX BVA 2013 Branco
Ex Xsara Picasso GLX 2008 Preta
EX Xsara Picasso Exclusive 2011 Preta
vgmarques
Curioso
Mensagens: 179
Registrado em: Seg Ago 01, 2011 11:30 am
Nome: Vinicius M
Localização: Rio de Janeiro

#2

Mensagem por vgmarques » Ter Nov 29, 2011 6:37 pm

Minha nave tb tem esse problema. Acho que aquela peça tem desgaste prematuro demais.

Uma nova eh complicado, muito cara na concessionaria. Nao sei se importando pela web valeria a pena.

Já tirei a capa para ver se não rola alguma idéia, talvez um calço de borracha. Acho até que rola, mas acabei deixando isso de lado para ver outras coisas. Ainda vou mexer nisso para ver se consigo uma solução.
leo_spitz
Sem Habilitação
Mensagens: 47
Registrado em: Qua Jun 29, 2011 9:51 pm
Nome: leo_spitz

#3

Mensagem por leo_spitz » Ter Nov 29, 2011 6:49 pm

Pois é... tb pensei em fazer uma gambiarra... como to com o carro a pouco tempo e foram feitas todas revisões na citroen pelo antigo dono, vou presumir que não precise mexer em correias, freios, etc... por enquanto, pelo menos até os 50 mil km..

Então vou ver com um mecânico que manja tudo de citroen aqui na região se ele tem uma "solução à brasileira" pro barulho...

Além disso, tenho sentido uma trepidação excessiva no limite das marchas... to achando que é velho e crônico problema de desgaste prematura dos coxins do câmbio e do motor...

Se o cara resolver o tal estralo do alavanca de câmbio, eu aviso como foi!
Editado pela última vez por leo_spitz em Qui Dez 29, 2011 4:39 pm, em um total de 1 vez.
Atual C4 Pallas GLX BVA 2013 Branco
Ex Xsara Picasso GLX 2008 Preta
EX Xsara Picasso Exclusive 2011 Preta
leo_spitz
Sem Habilitação
Mensagens: 47
Registrado em: Qua Jun 29, 2011 9:51 pm
Nome: leo_spitz

#4

Mensagem por leo_spitz » Seg Dez 05, 2011 8:26 pm

Pessoal... o meu eu resolvi facinho esse barulho de batida de metal...

é só um anel de borracha que rasga com o tempo... ficou novo!
Atual C4 Pallas GLX BVA 2013 Branco
Ex Xsara Picasso GLX 2008 Preta
EX Xsara Picasso Exclusive 2011 Preta
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#5

Mensagem por rgdl » Ter Dez 06, 2011 11:19 am

Pelo visto o problema de vcs é no coxim (o nome é esse mesmo) do cambio. Veja existem 3 coxins nesse carro, dois são hidráulicos e ficam na parte de cima do motor, esses demoram mais para desgastar. O terceiro é o que fica na parte inferior esse dá muito problema. O coxim completo é caro, mas é possível tocar apenas o refil.

O coxim do câmbio é essa peça aqui:

Imagem

A localização do coxim é essa, observe que o coxim não está totalmente colocado:

Imagem

Aqui o coxim já no lugar:

Imagem

O coxim do motor é esse aqui:

Imagem

Só não achei fotos que mostrem o lugar aonde ele fica.

Um detalhe importante, quando o coxim do câmbio quebra se vc ficar rodando muito com o carro nessa condição vai forçar os coxins do motor fazendo com que eles tenham um desgaste prematuro ou até quebrem, ai os coxins do motor quebrados o coxim do cambio quebra rápido. Como os coxins do motor não são peças muito caras eu sugiro que vcs troquem todos aproveitando a mão de obra.

inté+
Editado pela última vez por rgdl em Ter Dez 06, 2011 11:21 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
leo_spitz
Sem Habilitação
Mensagens: 47
Registrado em: Qua Jun 29, 2011 9:51 pm
Nome: leo_spitz

#6

Mensagem por leo_spitz » Ter Dez 06, 2011 9:37 pm

Amigo RGDL... não era caso de coxim não... é dentro do console do carro, no sistema da alavanca mesmo.

Há um calço que segura o sistema quando engatamos marchas pra baixo...

Tirei fotos com meu celular... o custo foi ZERO

[attachmentid=512]

[attachmentid=511]

Sobre coxim: o sintoma de problemas não é trepidação no motor e no câmbio? Ou tem algum barulho tb?
Atual C4 Pallas GLX BVA 2013 Branco
Ex Xsara Picasso GLX 2008 Preta
EX Xsara Picasso Exclusive 2011 Preta
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#7

Mensagem por rgdl » Qua Dez 07, 2011 10:06 am

ah! tá tinha entendido outra coisa.

Quando o coxim do cambio está quebrado também faz barulho de metal com metal nas trocas de marcha e quando se passa em lombada, mas obviamente o carro tem que estar em movimento.

Agora entendi que o barulho de metal ocorre no simples passar de marcha até quando o carro está parado, não é isso?

até mais, ou com eu gosto de dizer: inté+
Editado pela última vez por rgdl em Qui Dez 29, 2011 4:39 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
wionax
Curioso
Mensagens: 349
Registrado em: Sex Out 15, 2010 11:28 am
Nome: Warley
Localização: Betim
Contato:

#8

Mensagem por wionax » Qua Dez 07, 2011 10:15 am

Estou lendo a discussão e percebi que o meu tem os dois barulhos. Esse que ao trocar de marcha ele da um estalo, e o outro quando passo num desnivel, por exemplo, ao entrar na garagem da minha residência, da um estado bem alto. Vou levar no mêcanico na semana que vem para olhar um problema na DH ai vou checar o resto.
Warley Ionax
Inscreva-se em nosso canal: <a href="https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... ature=mhee" target="_blank">https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... re=mhee</a>
Modelo: Xsara Picasso 2.0 16v GX
Moderador de Mérito
Posts: 200
Registrado: 15-October 10
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#9

Mensagem por rgdl » Qua Dez 07, 2011 9:30 pm

Esse estalo bem alto quando vc entra na garagem pode realmente ser o coxim inferior (ou do cambio, como queira), agora se realmente for isso e está acontecendo há muito tempo eu te aconselho a trocar todos os 3, os coxim do motor não são tão caros e quado estão muito desgastados ou quebrados fazem o coxim do cambio quebrar rapidinho.

Quanto ao problema da alavanca do cambio o colega leo_spitz que iniciou o tópico achou a solução, a troca de um anel de borracha.

inté+
Editado pela última vez por rgdl em Qui Dez 29, 2011 4:39 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
vgmarques
Curioso
Mensagens: 179
Registrado em: Seg Ago 01, 2011 11:30 am
Nome: Vinicius M
Localização: Rio de Janeiro

#10

Mensagem por vgmarques » Seg Dez 12, 2011 3:17 pm

Leo, onde conseguiu esse calço?

A troca foi fácil? Parece que é meio complicado para desmontar a alavanca.

[]´s
Editado pela última vez por vgmarques em Qui Dez 29, 2011 4:39 pm, em um total de 1 vez.
leo_spitz
Sem Habilitação
Mensagens: 47
Registrado em: Qua Jun 29, 2011 9:51 pm
Nome: leo_spitz

#11

Mensagem por leo_spitz » Qua Dez 14, 2011 10:42 pm

Vinicius, na verdade é uma borracha... na oficina que eu fui o cara tinha...

Bastou tirar a capa da alavanca, tirar a velha e colocar a nova.. mas realmente o espaço pra trabalhar é pequeno... o cara tinha habilidade... e disse que na concessionária (Citroen e Peugeot que ele trabalhou) os caras desmontavam o console... cobravam 1 hora de mao de obra...

O negócio é vc achar o anel de borracha... depois tentar colocar... ou ir numa oficina que tenha alguém manja disso
Editado pela última vez por leo_spitz em Qui Dez 29, 2011 4:38 pm, em um total de 1 vez.
Atual C4 Pallas GLX BVA 2013 Branco
Ex Xsara Picasso GLX 2008 Preta
EX Xsara Picasso Exclusive 2011 Preta
renatoacastro
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Sex Dez 16, 2011 9:15 am
Nome: Renato Abrantes
Localização: Mogi das Cruzes
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#12

Mensagem por renatoacastro » Sex Dez 16, 2011 9:39 am

Pessoal,
Comprei um Xsasa Picasso 08/08, câmbio mecânico. Estou com o carro há uma semana e ontem levei no mecênico para ver um barulho no motor, lá verificamos que o barulho desaparece ao pisar na embreagem. Ele informou que pode ser duas coisas:
1) Kit de embreagem, ou
2) Engrenagem da 5° marcha quebrada
O carro tem 38000km rodados o estado dele é ótimo, bem até receber esse noticia.

Alguém já teve um problema semelhante e que possa me ajudar com uma dica?

Penso em fazer um orçamentos em concessionárias Citroen para poder reclamar da garantia do veículo (câmbio/motor) onde eu o comprei, mas como proceder no caso de câmbio se é necessário desmonta-lo?

Abraço,
Renato
Responder