câmbio inteligente
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2887
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
[quote name='Alexandre Cortez' post='15192' date='Nov 14 2011, 04:26 PM']
Prezados,
Li em alguns testes e de outros usuários que o câmbio do picasso é inteligente, isto é, ele memoriza a forma de dirigir do motorista.
Então gostaria de saber se há como zerar essa memória e criar meu modo de dirigir nesse "módulo".
Abraços
[/quote]
Isso mesmo, o cambio é atuo-adaptativo e pode ser zerado de duas maneiras:-
1 - via BSI usando o Lexia 3 (scanner automotivo especifico para automóveis Citroën e Peugeot);
2 - através do famoso jeitinho brasileiro, que é desconectar a bateria e deixando ela desconectada por, digamos, umas duas horas. Isso apaga tudo, ok? e vc vai ter que reconfigurar o computador de bordo e os vidros elétricos, mas isso é fácil tá tudo no manual.
inté+
Prezados,
Li em alguns testes e de outros usuários que o câmbio do picasso é inteligente, isto é, ele memoriza a forma de dirigir do motorista.
Então gostaria de saber se há como zerar essa memória e criar meu modo de dirigir nesse "módulo".
Abraços
[/quote]
Isso mesmo, o cambio é atuo-adaptativo e pode ser zerado de duas maneiras:-
1 - via BSI usando o Lexia 3 (scanner automotivo especifico para automóveis Citroën e Peugeot);
2 - através do famoso jeitinho brasileiro, que é desconectar a bateria e deixando ela desconectada por, digamos, umas duas horas. Isso apaga tudo, ok? e vc vai ter que reconfigurar o computador de bordo e os vidros elétricos, mas isso é fácil tá tudo no manual.
inté+
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2887
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
[quote name='Anderson Machado' post='15206' date='Nov 15 2011, 02:59 AM']
Essa eu desconhecia, e em que isso ocasiona??? Pois meu carro tem ficado mais parado na garagem desligado devido a eu estar viajando muito (fico fora 2 meses)...
[/quote]
Cara seu carro ficar parado na garagem não ocasiona nada, desde que a bateria aguente o tempo sem recarga, lembrando que mesmo desligado o carro consome bateria para manter ativos alguns circuitos eletrônicos como memória do CB, alarme e etc...
Bom... levando em consideração que o cambio auto-adaptativo existe para melhorar a relação desempenho/consumo do carro... essa otimização consumo/desempenho não vai acontecer se a bateria perder toda a carga.
Mas veja, dificilmente a bateria zera, o que pode acontecer é ela arriar a ponto de não dar partida mas mantém carga suficiente para que os dados e configurações (da caixa automática, CB e etc...) não se percam, nesse caso eu te aconselho a manter uma bateria reserva bem carregada para fazer uma chupeta e dar partida no carro, ou então pedir para alguém, duas vezes por semana, ligar o carro por alguns minutos.
inté+
Essa eu desconhecia, e em que isso ocasiona??? Pois meu carro tem ficado mais parado na garagem desligado devido a eu estar viajando muito (fico fora 2 meses)...
[/quote]
Cara seu carro ficar parado na garagem não ocasiona nada, desde que a bateria aguente o tempo sem recarga, lembrando que mesmo desligado o carro consome bateria para manter ativos alguns circuitos eletrônicos como memória do CB, alarme e etc...
Bom... levando em consideração que o cambio auto-adaptativo existe para melhorar a relação desempenho/consumo do carro... essa otimização consumo/desempenho não vai acontecer se a bateria perder toda a carga.
Mas veja, dificilmente a bateria zera, o que pode acontecer é ela arriar a ponto de não dar partida mas mantém carga suficiente para que os dados e configurações (da caixa automática, CB e etc...) não se percam, nesse caso eu te aconselho a manter uma bateria reserva bem carregada para fazer uma chupeta e dar partida no carro, ou então pedir para alguém, duas vezes por semana, ligar o carro por alguns minutos.
inté+
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
-
- Muito Curioso
- Mensagens: 591
- Registrado em: Qua Mar 17, 2010 12:17 am
- Nome: Anderson Machado
- Localização: São Paulo SP & Manaus AM
- Contato:
Que nada amigo, não é o primeiro carro e nem será o ultimo na minha mão que farei isso porem eu toda vez que viajo retiro a bateria para que ela não descarregue por completo e toda vez que retorno basta eu liga-la que funfa de primeira (pois a bateria desconectada não perde carga) e a unica coisa que tenho que fazer é ajustar a data e hora do CB e carregar o MC do som... Mais desde quando peguei o carro ele faz a mesma Km na cidade e estrada...
Anderson Machado.
-
- Curioso
- Mensagens: 181
- Registrado em: Qui Nov 03, 2011 2:03 pm
- Nome: Alexandre Cortez
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelos Citroën: C4 Picasso GLX 2011
Obrigado pelas dicas, rgdl.
Eu perguntei isso porque tenho a sensação que ao partir com o carro, a 2ª, 3ª e 4ª são passadas muito rapidamente, o que faz o carro meio que sair sem força. Ele não dá as esticadas que um câmbio de 4 marchas daria.
Tive um Civic 02 e o câmbio atuava bem parecido com um câmbio manual.
Então achei que zerando as informações, tanto o câmbio, quanto a performance do carro podem melhorar.
Outra coisa que notei é que quando chego em uma esquina, onde é preciso tirar o pé do acelerador, ao acelerar novamente, a resposta não é imediata. Eu piso e só uns 2 ou 3 segundos depois é que o carro reage.
Meu chefe tem um 2008 e já notou a mesma coisa.
Abs
Eu perguntei isso porque tenho a sensação que ao partir com o carro, a 2ª, 3ª e 4ª são passadas muito rapidamente, o que faz o carro meio que sair sem força. Ele não dá as esticadas que um câmbio de 4 marchas daria.
Tive um Civic 02 e o câmbio atuava bem parecido com um câmbio manual.
Então achei que zerando as informações, tanto o câmbio, quanto a performance do carro podem melhorar.
Outra coisa que notei é que quando chego em uma esquina, onde é preciso tirar o pé do acelerador, ao acelerar novamente, a resposta não é imediata. Eu piso e só uns 2 ou 3 segundos depois é que o carro reage.
Meu chefe tem um 2008 e já notou a mesma coisa.
Abs
Alexandre Cortez
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2887
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
[quote name='Anderson Machado' post='15225' date='Nov 15 2011, 11:10 PM']
Que nada amigo, não é o primeiro carro e nem será o ultimo na minha mão que farei isso porem eu toda vez que viajo retiro a bateria para que ela não descarregue por completo e toda vez que retorno basta eu liga-la que funfa de primeira (pois a bateria desconectada não perde carga) e a unica coisa que tenho que fazer é ajustar a data e hora do CB e carregar o MC do som... Mais desde quando peguei o carro ele faz a mesma Km na cidade e estrada...
[/quote]
Cara bateria desconectada perde carga sim, mais lentamente claro mas perde, isso porque as reações químicas que geram corrente continuam ocorrendo, mas de qualquer modo dois meses é pouco tempo para se sentir qualquer diferença na carga.
Se fazendo isso o consumo do seu carro está bom para vc é o que importa. Mas faça um teste, tente manter a bateria conectada e veja se o consumo melhora.
[quote name='Alexandre Cortez' post='15228' date='Nov 16 2011, 07:42 AM']
Obrigado pelas dicas, rgdl.
Eu perguntei isso porque tenho a sensação que ao partir com o carro, a 2ª, 3ª e 4ª são passadas muito rapidamente, o que faz o carro meio que sair sem força. Ele não dá as esticadas que um câmbio de 4 marchas daria.
Tive um Civic 02 e o câmbio atuava bem parecido com um câmbio manual.
Então achei que zerando as informações, tanto o câmbio, quanto a performance do carro podem melhorar.
Outra coisa que notei é que quando chego em uma esquina, onde é preciso tirar o pé do acelerador, ao acelerar novamente, a resposta não é imediata. Eu piso e só uns 2 ou 3 segundos depois é que o carro reage.
Meu chefe tem um 2008 e já notou a mesma coisa.
Abs
[/quote]
Pelo visto vc prefere uma direção mais esportiva, experimente apertar o botão S para ver se o cambio se comporta mais dentro de sua forma de dirigir.
Agora pelo que sei, a 2ª marcha entra aos 20km/h a 3ª entra aos 60km/h e a 4ª acima dessa velocidade.
Quanto a esse "lag" na aceleração já percebi também, mas não sei se a razão disso é porque o acelerador é elétrico ou se é alguma programação da injeção.
inté+
Que nada amigo, não é o primeiro carro e nem será o ultimo na minha mão que farei isso porem eu toda vez que viajo retiro a bateria para que ela não descarregue por completo e toda vez que retorno basta eu liga-la que funfa de primeira (pois a bateria desconectada não perde carga) e a unica coisa que tenho que fazer é ajustar a data e hora do CB e carregar o MC do som... Mais desde quando peguei o carro ele faz a mesma Km na cidade e estrada...
[/quote]
Cara bateria desconectada perde carga sim, mais lentamente claro mas perde, isso porque as reações químicas que geram corrente continuam ocorrendo, mas de qualquer modo dois meses é pouco tempo para se sentir qualquer diferença na carga.
Se fazendo isso o consumo do seu carro está bom para vc é o que importa. Mas faça um teste, tente manter a bateria conectada e veja se o consumo melhora.
[quote name='Alexandre Cortez' post='15228' date='Nov 16 2011, 07:42 AM']
Obrigado pelas dicas, rgdl.
Eu perguntei isso porque tenho a sensação que ao partir com o carro, a 2ª, 3ª e 4ª são passadas muito rapidamente, o que faz o carro meio que sair sem força. Ele não dá as esticadas que um câmbio de 4 marchas daria.
Tive um Civic 02 e o câmbio atuava bem parecido com um câmbio manual.
Então achei que zerando as informações, tanto o câmbio, quanto a performance do carro podem melhorar.
Outra coisa que notei é que quando chego em uma esquina, onde é preciso tirar o pé do acelerador, ao acelerar novamente, a resposta não é imediata. Eu piso e só uns 2 ou 3 segundos depois é que o carro reage.
Meu chefe tem um 2008 e já notou a mesma coisa.
Abs
[/quote]
Pelo visto vc prefere uma direção mais esportiva, experimente apertar o botão S para ver se o cambio se comporta mais dentro de sua forma de dirigir.
Agora pelo que sei, a 2ª marcha entra aos 20km/h a 3ª entra aos 60km/h e a 4ª acima dessa velocidade.
Quanto a esse "lag" na aceleração já percebi também, mas não sei se a razão disso é porque o acelerador é elétrico ou se é alguma programação da injeção.
inté+
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
-
- Curioso
- Mensagens: 181
- Registrado em: Qui Nov 03, 2011 2:03 pm
- Nome: Alexandre Cortez
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelos Citroën: C4 Picasso GLX 2011
[quote name='rgdl' post='15229' date='Nov 16 2011, 08:51 AM']
Pelo visto vc prefere uma direção mais esportiva, experimente apertar o botão S para ver se o câmbio se comporta mais dentro de sua forma de dirigir.
Agora pelo que sei, a 2ª marcha entra aos 20km/h a 3ª entra aos 60km/h e a 4ª acima dessa velocidade.
Quanto a esse "lag" na aceleração já percebi também, mas não sei se a razão disso é porque o acelerador é elétrico ou se é alguma programação da injeção.
[/quote]
Tranquilo. Vou testar o S e ver se como fica.
Segundo meu chefe, o S faz o carro consumir mais... Vamos ver.
Ok, vou observar a velocidade na troca das marchas.
É, parece que o "lag" é comum mesmo. Vamos ver se mais alguém fala sobre ele.
Abração
Pelo visto vc prefere uma direção mais esportiva, experimente apertar o botão S para ver se o câmbio se comporta mais dentro de sua forma de dirigir.
Agora pelo que sei, a 2ª marcha entra aos 20km/h a 3ª entra aos 60km/h e a 4ª acima dessa velocidade.
Quanto a esse "lag" na aceleração já percebi também, mas não sei se a razão disso é porque o acelerador é elétrico ou se é alguma programação da injeção.
[/quote]
Tranquilo. Vou testar o S e ver se como fica.
Segundo meu chefe, o S faz o carro consumir mais... Vamos ver.
Ok, vou observar a velocidade na troca das marchas.
É, parece que o "lag" é comum mesmo. Vamos ver se mais alguém fala sobre ele.
Abração
Alexandre Cortez
-
- Curioso
- Mensagens: 181
- Registrado em: Qui Nov 03, 2011 2:03 pm
- Nome: Alexandre Cortez
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelos Citroën: C4 Picasso GLX 2011
[quote name='Anderson Machado' post='15244' date='Nov 17 2011, 03:17 AM']
Usando o "S" ele aumenta em cerca de 20% o consumo porem o carro muda completamente, dentro da cidade pelo menos aqui em SP o carro não sai da segunda marcha e vc tem a impressão que o ta forçando o motor...
[/quote]
Putz, se aumenta o consumo então deixa rolar!!! hehehe..
Abs
Usando o "S" ele aumenta em cerca de 20% o consumo porem o carro muda completamente, dentro da cidade pelo menos aqui em SP o carro não sai da segunda marcha e vc tem a impressão que o ta forçando o motor...
[/quote]
Putz, se aumenta o consumo então deixa rolar!!! hehehe..
Abs
Alexandre Cortez
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2887
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
[quote name='Alexandre Cortez' post='15246' date='Nov 17 2011, 08:46 AM']
Putz, se aumenta o consumo então deixa rolar!!! hehehe..
Abs
[/quote]
É verdade, aumenta sim. Desculpe mas esqueci do detalhe quando comentei sobre essa função.
inté+
Putz, se aumenta o consumo então deixa rolar!!! hehehe..
Abs
[/quote]
É verdade, aumenta sim. Desculpe mas esqueci do detalhe quando comentei sobre essa função.
inté+
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
-
- Curioso
- Mensagens: 181
- Registrado em: Qui Nov 03, 2011 2:03 pm
- Nome: Alexandre Cortez
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelos Citroën: C4 Picasso GLX 2011
[quote name='rgdl' post='15247' date='Nov 17 2011, 09:10 AM']
É verdade, aumenta sim. Desculpe mas esqueci do detalhe quando comentei sobre essa função.
inté+
[/quote]
Pois é, o consumo do meu já está alto, se aumentar mais 20% vou ter que rebocar um posto... hehe!!
Mas peguei o carro há duas semanas e ainda não fiz uma revisão de velas, etc.
O filtro de ar eu vi que está zero bala.
Abraços
É verdade, aumenta sim. Desculpe mas esqueci do detalhe quando comentei sobre essa função.
inté+
[/quote]
Pois é, o consumo do meu já está alto, se aumentar mais 20% vou ter que rebocar um posto... hehe!!
Mas peguei o carro há duas semanas e ainda não fiz uma revisão de velas, etc.
O filtro de ar eu vi que está zero bala.
Abraços
Alexandre Cortez
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2887
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
[quote name='Alexandre Cortez' post='15250' date='Nov 17 2011, 09:59 AM']
Pois é, o consumo do meu já está alto, se aumentar mais 20% vou ter que rebocar um posto... hehe!!
[/quote]
kkkkk calma seu carro não é um Maverick é um Picasso. kkk
Pois é, o consumo do meu já está alto, se aumentar mais 20% vou ter que rebocar um posto... hehe!!
[/quote]
kkkkk calma seu carro não é um Maverick é um Picasso. kkk
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
[quote name='Alexandre Cortez' post='15192' date='Nov 14 2011, 04:26 PM']
Prezados,
Li em alguns testes e de outros usuários que o câmbio do picasso é inteligente, isto é, ele memoriza a forma de dirigir do motorista.
Então gostaria de saber se há como zerar essa memória e criar meu modo de dirigir nesse "módulo".
Abraços
[/quote]
Memoriza sim... ele te dá trancos e coices e memoriza isso pra depois te dar mais trancos e coices... de preferência alongando a 2ª marcha até vc se emputecer e passar no tiptronic mesmo...
Falando sério.. eu tive uma 2.0 Exclusive AT, e tinha duas coisas (apenas duas) que não gostava: os trancos do câmbio e o consumo elevado... o resto, só prazer e alegria... até os serviços da citroen me agradaram!
abraços
Prezados,
Li em alguns testes e de outros usuários que o câmbio do picasso é inteligente, isto é, ele memoriza a forma de dirigir do motorista.
Então gostaria de saber se há como zerar essa memória e criar meu modo de dirigir nesse "módulo".
Abraços
[/quote]
Memoriza sim... ele te dá trancos e coices e memoriza isso pra depois te dar mais trancos e coices... de preferência alongando a 2ª marcha até vc se emputecer e passar no tiptronic mesmo...
Falando sério.. eu tive uma 2.0 Exclusive AT, e tinha duas coisas (apenas duas) que não gostava: os trancos do câmbio e o consumo elevado... o resto, só prazer e alegria... até os serviços da citroen me agradaram!
abraços
Atual C4 Pallas GLX BVA 2013 Branco
Ex Xsara Picasso GLX 2008 Preta
EX Xsara Picasso Exclusive 2011 Preta
Ex Xsara Picasso GLX 2008 Preta
EX Xsara Picasso Exclusive 2011 Preta
-
- Curioso
- Mensagens: 181
- Registrado em: Qui Nov 03, 2011 2:03 pm
- Nome: Alexandre Cortez
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelos Citroën: C4 Picasso GLX 2011
[quote name='leo_spitz' post='15569' date='Dec 5 2011, 11:20 PM']
Memoriza sim... ele te dá trancos e coices e memoriza isso pra depois te dar mais trancos e coices... de preferência alongando a 2ª marcha até vc se emputecer e passar no tiptronic mesmo...
Falando sério.. eu tive uma 2.0 Exclusive AT, e tinha duas coisas (apenas duas) que não gostava: os trancos do câmbio e o consumo elevado... o resto, só prazer e alegria... até os serviços da citroen me agradaram!
abraços
[/quote]
O consumo elevado é contornável e o meu câmbio não dá trancos exagerados, pois rodo tranquilo.
Tive um Civic 2002 que podia fazer o que quisesse com o cambio que não dava pau.
Esse, como já sei que não é lá essas coisas, levo na boa, sem pressa.. hehe!!
abs
Memoriza sim... ele te dá trancos e coices e memoriza isso pra depois te dar mais trancos e coices... de preferência alongando a 2ª marcha até vc se emputecer e passar no tiptronic mesmo...
Falando sério.. eu tive uma 2.0 Exclusive AT, e tinha duas coisas (apenas duas) que não gostava: os trancos do câmbio e o consumo elevado... o resto, só prazer e alegria... até os serviços da citroen me agradaram!
abraços
[/quote]
O consumo elevado é contornável e o meu câmbio não dá trancos exagerados, pois rodo tranquilo.
Tive um Civic 2002 que podia fazer o que quisesse com o cambio que não dava pau.
Esse, como já sei que não é lá essas coisas, levo na boa, sem pressa.. hehe!!
abs
Alexandre Cortez