câmbio inteligente

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
acortez
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Qui Nov 03, 2011 2:03 pm
Nome: Alexandre Cortez
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelos Citroën: C4 Picasso GLX 2011

#1

Mensagem por acortez » Seg Nov 14, 2011 4:26 pm

Prezados,

Li em alguns testes e de outros usuários que o câmbio do picasso é inteligente, isto é, ele memoriza a forma de dirigir do motorista.

Então gostaria de saber se há como zerar essa memória e criar meu modo de dirigir nesse "módulo".

Abraços


Alexandre Cortez
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#2

Mensagem por rgdl » Seg Nov 14, 2011 7:45 pm

[quote name='Alexandre Cortez' post='15192' date='Nov 14 2011, 04:26 PM']
Prezados,

Li em alguns testes e de outros usuários que o câmbio do picasso é inteligente, isto é, ele memoriza a forma de dirigir do motorista.

Então gostaria de saber se há como zerar essa memória e criar meu modo de dirigir nesse "módulo".

Abraços
[/quote]
Isso mesmo, o cambio é atuo-adaptativo e pode ser zerado de duas maneiras:-

1 - via BSI usando o Lexia 3 (scanner automotivo especifico para automóveis Citroën e Peugeot);

2 - através do famoso jeitinho brasileiro, que é desconectar a bateria e deixando ela desconectada por, digamos, umas duas horas. Isso apaga tudo, ok? e vc vai ter que reconfigurar o computador de bordo e os vidros elétricos, mas isso é fácil tá tudo no manual.

inté+
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
a2006om
Muito Curioso
Mensagens: 591
Registrado em: Qua Mar 17, 2010 12:17 am
Nome: Anderson Machado
Localização: São Paulo SP & Manaus AM
Contato:

#3

Mensagem por a2006om » Ter Nov 15, 2011 2:59 am

Essa eu desconhecia, e em que isso ocasiona??? Pois meu carro tem ficado mais parado na garagem desligado devido a eu estar viajando muito (fico fora 2 meses)...
Anderson Machado.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#4

Mensagem por rgdl » Ter Nov 15, 2011 6:58 pm

[quote name='Anderson Machado' post='15206' date='Nov 15 2011, 02:59 AM']
Essa eu desconhecia, e em que isso ocasiona??? Pois meu carro tem ficado mais parado na garagem desligado devido a eu estar viajando muito (fico fora 2 meses)...
[/quote]
Cara seu carro ficar parado na garagem não ocasiona nada, desde que a bateria aguente o tempo sem recarga, lembrando que mesmo desligado o carro consome bateria para manter ativos alguns circuitos eletrônicos como memória do CB, alarme e etc...

Bom... levando em consideração que o cambio auto-adaptativo existe para melhorar a relação desempenho/consumo do carro... essa otimização consumo/desempenho não vai acontecer se a bateria perder toda a carga.

Mas veja, dificilmente a bateria zera, o que pode acontecer é ela arriar a ponto de não dar partida mas mantém carga suficiente para que os dados e configurações (da caixa automática, CB e etc...) não se percam, nesse caso eu te aconselho a manter uma bateria reserva bem carregada para fazer uma chupeta e dar partida no carro, ou então pedir para alguém, duas vezes por semana, ligar o carro por alguns minutos.

inté+
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
a2006om
Muito Curioso
Mensagens: 591
Registrado em: Qua Mar 17, 2010 12:17 am
Nome: Anderson Machado
Localização: São Paulo SP & Manaus AM
Contato:

#5

Mensagem por a2006om » Ter Nov 15, 2011 11:10 pm

Que nada amigo, não é o primeiro carro e nem será o ultimo na minha mão que farei isso porem eu toda vez que viajo retiro a bateria para que ela não descarregue por completo e toda vez que retorno basta eu liga-la que funfa de primeira (pois a bateria desconectada não perde carga) e a unica coisa que tenho que fazer é ajustar a data e hora do CB e carregar o MC do som... Mais desde quando peguei o carro ele faz a mesma Km na cidade e estrada...
Anderson Machado.
acortez
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Qui Nov 03, 2011 2:03 pm
Nome: Alexandre Cortez
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelos Citroën: C4 Picasso GLX 2011

#6

Mensagem por acortez » Qua Nov 16, 2011 7:42 am

Obrigado pelas dicas, rgdl.
Eu perguntei isso porque tenho a sensação que ao partir com o carro, a 2ª, 3ª e 4ª são passadas muito rapidamente, o que faz o carro meio que sair sem força. Ele não dá as esticadas que um câmbio de 4 marchas daria.

Tive um Civic 02 e o câmbio atuava bem parecido com um câmbio manual.
Então achei que zerando as informações, tanto o câmbio, quanto a performance do carro podem melhorar.

Outra coisa que notei é que quando chego em uma esquina, onde é preciso tirar o pé do acelerador, ao acelerar novamente, a resposta não é imediata. Eu piso e só uns 2 ou 3 segundos depois é que o carro reage.

Meu chefe tem um 2008 e já notou a mesma coisa.

Abs
Alexandre Cortez
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#7

Mensagem por rgdl » Qua Nov 16, 2011 8:51 am

[quote name='Anderson Machado' post='15225' date='Nov 15 2011, 11:10 PM']
Que nada amigo, não é o primeiro carro e nem será o ultimo na minha mão que farei isso porem eu toda vez que viajo retiro a bateria para que ela não descarregue por completo e toda vez que retorno basta eu liga-la que funfa de primeira (pois a bateria desconectada não perde carga) e a unica coisa que tenho que fazer é ajustar a data e hora do CB e carregar o MC do som... Mais desde quando peguei o carro ele faz a mesma Km na cidade e estrada...
[/quote]
Cara bateria desconectada perde carga sim, mais lentamente claro mas perde, isso porque as reações químicas que geram corrente continuam ocorrendo, mas de qualquer modo dois meses é pouco tempo para se sentir qualquer diferença na carga.

Se fazendo isso o consumo do seu carro está bom para vc é o que importa. Mas faça um teste, tente manter a bateria conectada e veja se o consumo melhora.

[quote name='Alexandre Cortez' post='15228' date='Nov 16 2011, 07:42 AM']
Obrigado pelas dicas, rgdl.
Eu perguntei isso porque tenho a sensação que ao partir com o carro, a 2ª, 3ª e 4ª são passadas muito rapidamente, o que faz o carro meio que sair sem força. Ele não dá as esticadas que um câmbio de 4 marchas daria.

Tive um Civic 02 e o câmbio atuava bem parecido com um câmbio manual.
Então achei que zerando as informações, tanto o câmbio, quanto a performance do carro podem melhorar.

Outra coisa que notei é que quando chego em uma esquina, onde é preciso tirar o pé do acelerador, ao acelerar novamente, a resposta não é imediata. Eu piso e só uns 2 ou 3 segundos depois é que o carro reage.

Meu chefe tem um 2008 e já notou a mesma coisa.

Abs
[/quote]
Pelo visto vc prefere uma direção mais esportiva, experimente apertar o botão S para ver se o cambio se comporta mais dentro de sua forma de dirigir.

Agora pelo que sei, a 2ª marcha entra aos 20km/h a 3ª entra aos 60km/h e a 4ª acima dessa velocidade.

Quanto a esse "lag" na aceleração já percebi também, mas não sei se a razão disso é porque o acelerador é elétrico ou se é alguma programação da injeção.

inté+
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
acortez
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Qui Nov 03, 2011 2:03 pm
Nome: Alexandre Cortez
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelos Citroën: C4 Picasso GLX 2011

#8

Mensagem por acortez » Qua Nov 16, 2011 4:29 pm

[quote name='rgdl' post='15229' date='Nov 16 2011, 08:51 AM']
Pelo visto vc prefere uma direção mais esportiva, experimente apertar o botão S para ver se o câmbio se comporta mais dentro de sua forma de dirigir.

Agora pelo que sei, a 2ª marcha entra aos 20km/h a 3ª entra aos 60km/h e a 4ª acima dessa velocidade.

Quanto a esse "lag" na aceleração já percebi também, mas não sei se a razão disso é porque o acelerador é elétrico ou se é alguma programação da injeção.

[/quote]

Tranquilo. Vou testar o S e ver se como fica.
Segundo meu chefe, o S faz o carro consumir mais... Vamos ver.

Ok, vou observar a velocidade na troca das marchas.

É, parece que o "lag" é comum mesmo. Vamos ver se mais alguém fala sobre ele.

Abração
Alexandre Cortez
a2006om
Muito Curioso
Mensagens: 591
Registrado em: Qua Mar 17, 2010 12:17 am
Nome: Anderson Machado
Localização: São Paulo SP & Manaus AM
Contato:

#9

Mensagem por a2006om » Qui Nov 17, 2011 3:17 am

Usando o "S" ele aumenta em cerca de 20% o consumo porem o carro muda completamente, dentro da cidade pelo menos aqui em SP o carro não sai da segunda marcha e vc tem a impressão que o ta forçando o motor...
Anderson Machado.
acortez
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Qui Nov 03, 2011 2:03 pm
Nome: Alexandre Cortez
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelos Citroën: C4 Picasso GLX 2011

#10

Mensagem por acortez » Qui Nov 17, 2011 8:46 am

[quote name='Anderson Machado' post='15244' date='Nov 17 2011, 03:17 AM']
Usando o "S" ele aumenta em cerca de 20% o consumo porem o carro muda completamente, dentro da cidade pelo menos aqui em SP o carro não sai da segunda marcha e vc tem a impressão que o ta forçando o motor...
[/quote]

Putz, se aumenta o consumo então deixa rolar!!! hehehe..

Abs
Alexandre Cortez
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#11

Mensagem por rgdl » Qui Nov 17, 2011 9:10 am

[quote name='Alexandre Cortez' post='15246' date='Nov 17 2011, 08:46 AM']
Putz, se aumenta o consumo então deixa rolar!!! hehehe..

Abs
[/quote]
É verdade, aumenta sim. Desculpe mas esqueci do detalhe quando comentei sobre essa função.

inté+
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
acortez
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Qui Nov 03, 2011 2:03 pm
Nome: Alexandre Cortez
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelos Citroën: C4 Picasso GLX 2011

#12

Mensagem por acortez » Qui Nov 17, 2011 9:59 am

[quote name='rgdl' post='15247' date='Nov 17 2011, 09:10 AM']
É verdade, aumenta sim. Desculpe mas esqueci do detalhe quando comentei sobre essa função.

inté+
[/quote]

Pois é, o consumo do meu já está alto, se aumentar mais 20% vou ter que rebocar um posto... hehe!!
Mas peguei o carro há duas semanas e ainda não fiz uma revisão de velas, etc.
O filtro de ar eu vi que está zero bala.

Abraços
Alexandre Cortez
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#13

Mensagem por rgdl » Qui Nov 17, 2011 10:34 am

[quote name='Alexandre Cortez' post='15250' date='Nov 17 2011, 09:59 AM']
Pois é, o consumo do meu já está alto, se aumentar mais 20% vou ter que rebocar um posto... hehe!!
[/quote]
kkkkk calma seu carro não é um Maverick é um Picasso. kkk
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
leo_spitz
Sem Habilitação
Mensagens: 47
Registrado em: Qua Jun 29, 2011 9:51 pm
Nome: leo_spitz

#14

Mensagem por leo_spitz » Seg Dez 05, 2011 11:20 pm

[quote name='Alexandre Cortez' post='15192' date='Nov 14 2011, 04:26 PM']
Prezados,

Li em alguns testes e de outros usuários que o câmbio do picasso é inteligente, isto é, ele memoriza a forma de dirigir do motorista.

Então gostaria de saber se há como zerar essa memória e criar meu modo de dirigir nesse "módulo".

Abraços
[/quote]

Memoriza sim... ele te dá trancos e coices e memoriza isso pra depois te dar mais trancos e coices... de preferência alongando a 2ª marcha até vc se emputecer e passar no tiptronic mesmo...

Falando sério.. eu tive uma 2.0 Exclusive AT, e tinha duas coisas (apenas duas) que não gostava: os trancos do câmbio e o consumo elevado... o resto, só prazer e alegria... até os serviços da citroen me agradaram!

abraços
Atual C4 Pallas GLX BVA 2013 Branco
Ex Xsara Picasso GLX 2008 Preta
EX Xsara Picasso Exclusive 2011 Preta
acortez
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Qui Nov 03, 2011 2:03 pm
Nome: Alexandre Cortez
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelos Citroën: C4 Picasso GLX 2011

#15

Mensagem por acortez » Seg Dez 05, 2011 11:25 pm

[quote name='leo_spitz' post='15569' date='Dec 5 2011, 11:20 PM']
Memoriza sim... ele te dá trancos e coices e memoriza isso pra depois te dar mais trancos e coices... de preferência alongando a 2ª marcha até vc se emputecer e passar no tiptronic mesmo...

Falando sério.. eu tive uma 2.0 Exclusive AT, e tinha duas coisas (apenas duas) que não gostava: os trancos do câmbio e o consumo elevado... o resto, só prazer e alegria... até os serviços da citroen me agradaram!

abraços
[/quote]

O consumo elevado é contornável e o meu câmbio não dá trancos exagerados, pois rodo tranquilo.
Tive um Civic 2002 que podia fazer o que quisesse com o cambio que não dava pau.
Esse, como já sei que não é lá essas coisas, levo na boa, sem pressa.. hehe!!

abs
Alexandre Cortez
Responder