Mensagem Defeito Freio Atenção

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
cesar2011
Curioso
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Out 22, 2011 11:11 pm
Nome: César Augusto

#1

Mensagem por cesar2011 » Seg Out 24, 2011 12:40 pm

Hoje meu xsara picasso 2001 começou a mostrar no painel a mensagem "Defeito Freio Atenção" olhando no manual diz que esta mensagem indica Falha do distribuidor de frenagem.

Nao achei nada na net sobre isso, alguem tem mais informações? O freio ta funcionando normalmente, ja fiz varios testes ta freiando bem.

Nao sei se tem haver mais uma homocinetica ta com problema e pelo que vi ela tem ligação com o ABS do carro certo? Poruqe na hora de comprar perguntam se tem ABS ou não... e ontem foi mexido no compressor do ar condicionado, foi retirado, talvez tenham esbarrado em algo nao sei...

Alguem tem dicas ai? Sera que é a pastilha?


cesar2011
Curioso
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Out 22, 2011 11:11 pm
Nome: César Augusto

#2

Mensagem por cesar2011 » Ter Out 25, 2011 9:49 am

Ninguem? Demorei 1 mes pra conseguir me cadastrar no forum, quando consigo ninguem ajuda.

Vou trocas as pastilhas pra ver se resolve, notei que ta fazendo um barulho quando o carro esta quase parando e estou pisando no freio deve ser pastilha gasta mesmo
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#3

Mensagem por rgdl » Ter Out 25, 2011 11:12 am

Cara, tenha calma vai aparecer alguém que sabe a solução do seu problema e vai postar. Eu li seu post ontem mas como não sabia como ajudar não respondi.

Eu não sei exatamente como resolver mas posso te dar uma dica importante, no manual está dizendo em qual circunstâncias aparecem os aviso de defeito no computador de bordo e pode estar listado uma ou mais opções. Entenda o seguinte os avisos aparecem quando o defeito apresentado é exatamente o descrito no manual, qualquer outro problema no freio, por exemplo, que não seja aquele descrito no manual não gera mensagem no computador de bordo.

Eu digo isso porque vejo muitos colegas dando tiro no escuro para acharem defeitos sem antes verem o básico, que ver um exemplo: a mensagem de defeito motor só aparece, segundo o manual, quando há problema no contador da injeção eletrônica ou risco de poluição. Então, a primeira coisa a fazer é reprogramar o calculador da injeção e fazer uma inspeção na sonda lambda (ver se está vencida, entupida ou quebrada) antes de ficar dando tiro. Fez essas duas coisas não resolveu, ai vamos ver corpo de borboletas, filtro de combustível, etc...

No seu caso é o distribuidor de frenagem, já viu se tem vazamento? viu o nível do óleo do freio?

inté+
Editado pela última vez por rgdl em Qui Dez 29, 2011 2:47 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
wionax
Curioso
Mensagens: 349
Registrado em: Sex Out 15, 2010 11:28 am
Nome: Warley
Localização: Betim
Contato:

#4

Mensagem por wionax » Ter Out 25, 2011 5:47 pm

Olá...

tambem nunca tive esta mensagem, e no forum tambem não. Leva um mecãnico especializado, que tem o software de diagnóstico da Citroen e não aqueles genéricos. Já tive um problema na minha nave, e usando esse escaner genérico , acusou problema na centralina, quando que usando o software da citroen, acusou problema no calculador, como mencionou o colega abaixo.

Leve no mecânico e poste no forum, sua colaboração é importante.

Att,

Warley.
Warley Ionax
Inscreva-se em nosso canal: <a href="https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... ature=mhee" target="_blank">https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... re=mhee</a>
Modelo: Xsara Picasso 2.0 16v GX
Moderador de Mérito
Posts: 200
Registrado: 15-October 10
cesar2011
Curioso
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Out 22, 2011 11:11 pm
Nome: César Augusto

#5

Mensagem por cesar2011 » Qua Out 26, 2011 11:05 am

Levei ontem na citroen pra habilitar a disqueteira(que nao deu certo por sinal) e nao acusou erros, somente alguns circuitos abertos mas nada de freio... e o cara nao sabia o que poderia ser, ele disse que pode ser no ABS mas o ABS ta desligado no painel
wionax
Curioso
Mensagens: 349
Registrado em: Sex Out 15, 2010 11:28 am
Nome: Warley
Localização: Betim
Contato:

#6

Mensagem por wionax » Qua Out 26, 2011 12:25 pm

César,

Você é de qual estado? vamos ver se alguem aqui do forum te indica um cara bom perto da sua região.

Outro ponto que é complicado neste carro são os air bags e ABS. Tem um outro post no forum, em que o participante esta com medo de comprar um Picasso por causa da manutenção. Neste mesmo tópico indiquei a ele: "Na compra confira os air bags" e o ABS é outro fator constante em que quando há defeito, pessoal de agência ou até mesmo particular, fazem essa "maquiagem", desligando a luz do air bag ou ABS pois geralmente o conserto não fica muito barato, é um ponto que temos que tomar cuidado e sempre que possivel requerer o checktudo do carro, uma consulta na base de leilões e seguradoras.

Se o seu problema for no ABS, já adianto que não fica barato. Agora estou no trabalho, mas a noite, vou te mandar um link sobre um problema de ABS, em outro carro que não é citroen, mas pode ser o seu caso, oficina aqui de BH muito boa.

Espero contribuir ai com a solução e relembro, caso conserte antes, poste no forum para nos ajudar.

Att,

Warley.
Warley Ionax
Inscreva-se em nosso canal: <a href="https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... ature=mhee" target="_blank">https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... re=mhee</a>
Modelo: Xsara Picasso 2.0 16v GX
Moderador de Mérito
Posts: 200
Registrado: 15-October 10
cesar2011
Curioso
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Out 22, 2011 11:11 pm
Nome: César Augusto

#7

Mensagem por cesar2011 » Qua Out 26, 2011 2:24 pm

Acho que é pastilha mesmo, comprei hoje as pastilhas e elas tem sensor entao deve ser isso. Vou trocar ate sexta posto aqui.
dinogfilho
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Out 12, 2011 9:53 pm
Nome: dinogfilho

#8

Mensagem por dinogfilho » Dom Out 30, 2011 9:37 pm

Prezado Cezar,
Deu certo a troca das pastilhas? a minha picasso 05/06 apresentou o mesmo problema, so que meu mecanico disse que as minhas pastilhas nao tem o sensor, entao acredito que seja um problema eletronico.

aguardo, pois se o teu problema foi resolvido, vou procurar outro mecanico.
wionax
Curioso
Mensagens: 349
Registrado em: Sex Out 15, 2010 11:28 am
Nome: Warley
Localização: Betim
Contato:

#9

Mensagem por wionax » Seg Out 31, 2011 12:40 pm

Cesar,

Posta noticias, já temos mais um usuário com o mesmo problema.

Att,

Warley.
Warley Ionax
Inscreva-se em nosso canal: <a href="https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... ature=mhee" target="_blank">https://www.youtube.com/user/SuperCitro ... re=mhee</a>
Modelo: Xsara Picasso 2.0 16v GX
Moderador de Mérito
Posts: 200
Registrado: 15-October 10
timdantos
Sem Habilitação
Mensagens: 46
Registrado em: Qua Fev 23, 2011 2:15 pm
Nome: TIMDANTOS
Localização: Brasília DF

#10

Mensagem por timdantos » Seg Out 31, 2011 2:31 pm

Bom dia a todos!!

Ontem a tarde apareceu uma mensagem de "defeito ABS inativo".

Tem haver com as pastilhas de freio?

Ou é um defeito no próprio ABS? tive uma informação que quando as pastilhas estão muito gastas o ABS é inativado. Essa Informação é verdadeira?
Por onde devo começar a investigação do problema, antes de levar no mecânico. Pois quando falamos em ABS já se falam em muita grana.
Gosto de conhecer o problema antes de levar na oficina, isso mostra as mecânicos que temos conhecimento do problema.

Agradeço a todos
Timdantos
Brasília - DF
Xsara Picasso Exclusive 03/03 Manual 2.0 16v
cesar2011
Curioso
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Out 22, 2011 11:11 pm
Nome: César Augusto

#11

Mensagem por cesar2011 » Ter Nov 01, 2011 12:13 pm

As pastilhas que comprei tem sensor mas as que estão no meu carro nao tem, ou seja ela é valida pra varios modelos citroen(berlingo por ex.), o picasso nao tem sensor na pastilha.

Levei hoje no mecanico esta la agora, pra trocar as 2 homocineticas, coifas delas que estavam estouradas e as coifas da barra de direção que fica ali no centro do motor.

Ai notei na homocinetica do lado direito que esta mais afetada(sem graxa, coifa estoutada, e fazendo barulho) que os dentes do sensor do ABS eram de plastico e esta bem gastos alem dos vãos dos dentes estarem entupidos de sujeira, entao acredito que possa ser este o problema ja que a pastilha nao tem sensor, pode ser o sensor do ABS devido as mas condições da homocinetica.

Vou pegar ele hoje as 17hs ai posto aqui o resultado.

Entao recomendo dar uma olhada nas homocineticas pra ver como estão as coifas e os dentes, segue uma foto dos dentes que estou falando:

Imagem

A imagem acima é só um exemplo de homocinetica com o sensor(os dentes ali parecendo uma engrenagem) elas que estão gastas, as novas que comprei tem estes dentes feitos de ferro/aço.
cesar2011
Curioso
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Out 22, 2011 11:11 pm
Nome: César Augusto

#12

Mensagem por cesar2011 » Ter Nov 01, 2011 9:36 pm

Vamos la, troquei pastilhas, troquei as 2 homocineticas, coifas da barra de direção, oleo da direção, e adivinhem? Continua a mensagem hehe

Parece ser algo no distribuidor de frenagem mesmo ou cilindro mestre como o mecanico chamou.

Vou fazer amis alguns testes, estou achanado que tambem pode ser apenas um mal contato no freio de mão vou desmontar a capa e ver como esta o sensor

Detalhe o mecanico tentou dar um reset usnado scanner e nao deu certo tambem, despluguei a bateria e tambem nao resolveu, deve ser algo simples creio eu, se nao for la vai mais uma boa grana :)
cesar2011
Curioso
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Out 22, 2011 11:11 pm
Nome: César Augusto

#13

Mensagem por cesar2011 » Qua Nov 02, 2011 5:52 pm

Hojer tirei aquela capa do ar condicionado traseiro pra ver o sensor do freio de mão e aparentemente ele estava OK.

Então abri o capô do carro e num ato de desespero dei uma porrada num negocio quadrado cheio de caninhos bem finos que levam óleio pro cilindro mestre, tentei achar o nome e fotos dele na net mas nao consegui, ai fui ligar o carro quando baixei o freio de mão apagou a luz e nao deu mais a mensagem de defeito no freio.

Tente fazer isso, nao é melhor solução mas se resolver ja sabera que o problema esta nesta peça quadrada, e quem souber o nome dela, ela fica do lado direito perto da caixa de fusiveis la pra dentro do capô.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#14

Mensagem por rgdl » Qua Nov 02, 2011 9:19 pm

eh! eh! essa foi boa... Cara a peça que vc porrou é justamente o distribuidor de frenagem, a origem de seu problema. kkkk

Cara leva ao seu mecânico e mostra para ele o distribuidor de fenagem e o que vc fez e pede para dar uma revisão.

inté+
Editado pela última vez por rgdl em Qui Dez 29, 2011 2:47 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
cesar2011
Curioso
Mensagens: 161
Registrado em: Sáb Out 22, 2011 11:11 pm
Nome: César Augusto

#15

Mensagem por cesar2011 » Qui Nov 03, 2011 9:50 am

Blz vblw, vou la sim, mas me diga uma coisa, tem como limpar, ou sei la, tipo fazer algo alem de ter que trocar? Porque o mecanico pode dizr que a solução é trocar mais as vezes uam limepza, ou sangria do oleo ja pode ter efeito.

Pensei em eu mesmo tentar mas nao sei como tirar ele, pois tenho medo de começar a vazar todo oleo na calçada, ai minha esposa vai ficar louca.
Responder