Alguns detalhes a mais sobre Pneus

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rgdl
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#1

Mensagem por rgdl » Ter Out 11, 2011 6:59 am

Toda vez que vejo os colegas aqui do fórum falar sobre pneus eu sempre vejo a conversa falar sobre diâmetro, altura, marcas e experiências para minimizar o desgaste prematuro como, por exemplo, o rodizio.

Tudo isso é muito importante mas eu via marcações nos pneus que ninguém explicava ou comentava por isso decidi pesquisar um pouco mais e achei informações valiosas que decidi compartilhar.

Não vou falar sobre largura, altura ou raio de pneus porque isso todos sabem bem, então vou comentar sobre o que é pouco falado.

Peso ou carga de trabalho do pneu.

Cada pneu tem seu limite de peso especificado, esse limite é dado por um código que está no pneu veja a imagem abaixo:

Imagem

Segue a tabela com os códigos:

Código - Peso -/- Código - Peso -/- Código - Peso
60 ------- 250 -/- 71 ------- 345 -/- 82 ------- 475
61 ------- 257 -/- 72 ------- 355 -/- 83 ------- 487
62 ------- 265 -/- 73 ------- 365 -/- 84 ------- 500
63 ------- 272 -/- 74 ------- 375 -/- 85 ------- 515
64 ------- 280 -/- 75 ------- 387 -/- 86 ------- 530
65 ------- 290 -/- 76 ------- 400 -/- 87 ------- 545
66 ------- 300 -/- 77 ------- 412 -/- 88 ------- 560
67 ------- 307 -/- 78 ------- 425 -/- 89 ------- 580
68 ------- 315 -/- 79 ------- 437 -/- 90 ------- 600
69 ------- 325 -/- 80 ------- 450 -/- 91 ------- 615
70 ------- 335 -/- 81 ------- 462 -/- 92 ------- 630

A tabela vai até o código 125, mas creio que o que está ai já nos basta. O peso está em kg.

Deve se tomar cuidado ao se comprar um pneu e observar o peso que ele suporta, é muito comum nos pneus mais baratos eles não serem 88 (560) que é o ideal para o Picasso, mas serem 86. Até dá para usar um pneu 86 no Picasso desde que vc não seja o tipo de cara que leva sua casa toda quando vai viajar, mas se vc é como eu que entope o carro de tranqueira fuja desse pneu, vc pode ter uma surpresa pouco agradável e terminar sua viagem antecipadamente.

Velocidade de trabalho

Imagem

Outro ponto importante e que é negligenciado é a velocidade de trabalho do pneu, o que vem de fábrica é do tipo H, ou seja, é um pneu que trabalha até 210km/h além disso ele perde sua eficácia. O problema é que muitos pneus vendidos por ai são de velocidade menor, veja a tabela abaixo:

Código - km/h

P ------- 150
Q ------- 160
R ------- 170
S ------- 180
T ------- 190
U ------- 200
H ------- 210
V ------- 240

Não coloquei a tabela toda, mas dá para entender que quanto menor a letra menos 10km/h na velocidade exceto para a letra A, que possui 8 tipos diferentes e para as letras Z, W e Y que possuem velocidades especiais. Se vc gosta de sentar o pé não compre pneu inferior ao H, mas se vc é como eu gosta de andar tranquilo um T ou S não vai te deixar na mão.

Durabilidade

Imagem

Pouca gente sabe mas a durabilidade do pneu vem descrito nele, isso é dado por um código que vai do 60 ao 600. Ele é chamado Tradeware, então quanto maior Tradeware melhor, ou seja, mais durável é o pneu. O pneu que vem de fábrica, o Michelin AH-XS, tem tradeware de 240 apenas, realmente não é dos melhores. O novo modelo da Michelin o tal do Energy XM1 tem tradeware 400 que é muito melhor.

Claro que a condução do motorista, o tipo de estrada, etc.... também influenciam na durabilidade dos pneus mas se vc pode comprar um pneu com tradeware maior porque vai levar um menor?

O absurdo disso tudo é que tem uma diferença de preço abissal entre pneus com tradewares diferentes, o Pirelli P6000, por exemplo, tem tradeware de 180 e costuma custar os olhos da cara. Por outro lado o Michelin Energy XM1 Pluss tem tradeware de 320 e é mais caro que a versão sem o 'Pluss', vai entender?

Tração ou Traction

Imagem

É baseado na habilidade do pneu parar um carro no asfalto ou concreto molhado. Não tem nada haver com a habilidade do pneu fazer curvas. Há quatro categorias de tração, AA, A, B e C, AA sendo o mais alto e C o mais baixo. Um pneu que é apenas A não estaria muito bom para mim, isto porque num índice que tem quatro categorias ficar em segundo equivale a tirar 7,5 na nota. Quem usa esse pneu tem que ter cuidado nas pistas molhadas.

Temperatura suportada pelo pneu

Imagem

O índice de temperatura escrita no pneu indica a habilidade do pneu dissipar o calor e como lida com o acúmulo de calor. Há três possíveis índices: A, B e C, A sendo o melhor e C o pior. O índice só aplica a pneus inflados corretamente de acordo com o valor de pressão escrito no manual do carro. Excesso de pressão, velocidade ou peso, faz com que o pneu esquente mais rápido, causando seu desgaste precoce e, possivelmente fazendo ele falhar.)

Pneus novos: atrás ou na frente?

Outro ponto importante é aquela velha pergunta: aonde eu coloco o pneu mais desgastado na dianteira ou na traseira? infelizmente muita gente não presta atenção nesse detalhe, mas é um detalhe super importante. Por mais estranho que possa parecer o melhor Pneu deve SEMPRE ficar no eixo traseiro.

A razão disso é simples, embora não tão óbvia. Isso está relacionada a força centrífuga e centrípeta e a uma situação prática na direção de qualquer veículo, como não sou bom em explicar física vamos ao lado prático... O eixo dianteiro é o eixo de direção, ele vc pode esterçar e controlar o movimento, já o eixo traseiro não. Então, se numa curva o pneu dianteiro estoura ou aquaplana vc está no controle, ainda que precário, do carro, mas se o pneu traseiro estoura ou aquaplana vc não tem controle e simplesmente não há o que fazer para corrigir a trajetória do veículo. Por causa da força centrífuga ele vai sair de traseira, rodar podendo até capotar.

Essa dica vale também para pneus com defeito, ou seja, o pior pneu que vc tiver vai sempre na dianteira.

Vejam os vídeos abaixo:

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=W8ieA0DZmN8" target="_blank">Pneus novos: atrás ou na frente?</a>

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=EE02Hendl8s" target="_blank">Auto Esporte - Bolhas em Pneus</a>

Bom acho que é isso.

Espero ter ajudado.

Fonte: <a href="http://www.pneusfacil.com.br/informacao ... _pneus.php" target="_blank">http://www.pneusfacil.com.br/informacao ... eus.php</a> e youtube
Editado pela última vez por rgdl em Sáb Out 15, 2011 10:35 am, em um total de 1 vez.


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#2

Mensagem por Eduque » Ter Out 11, 2011 9:42 am

Opa! Ótimo post. Muitas vezes não prestamos atenção nesses detalhes e compramos os pneus por marca ou pura orientação (muitas vezes falha) dos lojistas.

valeu!!
Eduardo Duque
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#3

Mensagem por ilima » Ter Out 11, 2011 7:58 pm

Muito bom o post.

Apenas complementando quanto à correta colocação dos pneus novos:
Temos que, para um motorista comum, a instalação do pneu novo na traseira fará com que o carro, na hipótese de perda de aderência, o faça inicialmente com os pneus mais desgaastados (dianteiros), o que fará o veículo sair de frente . A correção nestes casos se dá com o motorista "aliviando" o pé do acelerador, para que o carro volte à trajetória original, sendo mais fácil, por assim dizer a retomada de controle. No caso dos pneus mais desgastados ficarem na traseira, acaretaria uma saída de traseira, obrigando o motorista a contra-esterçar, e nesta hora muitos não conseguem controlar adequadamente o carro, ou mesmo por condições diversas a correção fica mais complicada.

[]s

Ivan Lima
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#4

Mensagem por rgdl » Ter Out 11, 2011 10:22 pm

Ah! que bom que vcs gostaram.

Jesus uma vez disse: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" isso é um ensinamento importante não só para a religião mas também para nossa vida cotidiana, quando se tem conhecimento dificilmente vc é enganado. O conhecimento liberta. É por isso que eu adoro participar de fóruns como esse, aqui vc pode receber e partilhar informação importante que te ajuda e ajuda outras pessoas.

Ivan, é isso ai o carro sai de traseira e digo ele vai sari não só pela ação da força centrífuga mas também pelo fato da traseira ficar mais leve do que a dianteira quando se está fazendo uma curva principalmente no inicio dela.

Confesso que não sou fã do rodizio nas quatro rodas porque vc inevitavelmente vai ficar com um pneu mais desgastado na traseira, pois os pneus dianteiros desgastam mais rápido, prefiro colocar pneus novos na traseira e os antigos na dianteira, mesmo que isso custe mais caro. É melhor pagar mais agora e não se arrepender depois.

inté+
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#5

Mensagem por apmed2000 » Sáb Out 15, 2011 9:48 am

Valeu pela "dissecção" do assunto. :)
Abs.
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