Ventuinha Picasso

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#1

Mensagem por igor » Qui Ago 25, 2011 1:24 am

Ola pessoal, queria saber se alguem pode me ajudar, tenho uma xsara picasso 2008, glx, flex, 1.6. O que ocorre é q a mais ou menos uns 5 meses, meu carro faz um barulho estranho na ventuinha, mas o carro não aquece e a ventuinha aciona normalmente, oq causa estranhesa é tão somente o barulho ( é como se fosse o barulho de quando colocamos um papel na élice de um ventilador). Às vezes esse barulho fica dias sem aparecer e do nada volta e tem um detalhe que chama a atenção ele sempre é mais alto, quando do a primeira partida do dia, ou seja, ele é mais alto com o carro frio. Depois que o carro esquenta, ele praticamente desaparece. Alguém sabe me dizer oq pode ta ocorrendo? Já me falaram de sujeira na élice da ventuinha, dela tá desregulada. Se alguém puder me ajudar, fico muito grato.


William Vicentin
Curioso
Mensagens: 325
Registrado em: Dom Set 30, 2007 9:28 pm
Nome: William Vicentin
Localização: São Paulo - SP
Contato:

#2

Mensagem por William Vicentin » Qui Ago 25, 2011 2:56 pm

Verifica se o barulho só ocorre quando você liga o ar condicionado, e se com ele desligado não ocorre.
um abraço,

Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automatic
2008/2008 - Gris Cendre (pérola)
fernando.pieroni
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Ago 09, 2011 1:24 pm
Nome: Fernandopc
Localização: São Paulo - Vila Prudente

#3

Mensagem por fernando.pieroni » Qui Ago 25, 2011 4:26 pm

Amigo, a minha esta com esse problema, não faz barulho mas por qq coisa liga a ventuinha e se eu desligo o ar condicionado a ventuinha para imediatamente de funcionar, o q poder ser isso? alguém pode me ajudar.

Abração
Fernando Pieroni Coutinho
Xsara Picasso Exclusive automatico 2009/C4 Pallas Exclusive 2011 Automatico
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#4

Mensagem por igor » Qui Ago 25, 2011 11:49 pm

[quote name='William Vicentin' post='14502' date='Aug 25 2011, 02:56 PM']
Verifica se o barulho só ocorre quando você liga o ar condicionado, e se com ele desligado não ocorre.
[/quote]
Ela faz com o ar desligado tb, mas faz bem menos. Ela faz muito mais quando o ar ta ligado. O que pode ser?
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#5

Mensagem por Cirdan » Qui Set 01, 2011 11:06 pm

Amigo... as vezes é um simples rolamento do ventilador... coisa simples de arrumar.

Abraços
igor
Curioso
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 3:37 am
Nome: iam27

#6

Mensagem por igor » Ter Set 06, 2011 12:50 am

[quote name='Cirdan' post='14564' date='Sep 1 2011, 11:06 PM']
Amigo... as vezes é um simples rolamento do ventilador... coisa simples de arrumar.

Abraços
[/quote]
Amigos levei o carro na oficina e não teve jeito, tive que trocar a ventuinha R$ 530 reais, na citroen aq em cuiaba - mt. Pois a minha ventuinha tava com problema no rolamento e segundo o mecanico, não havia como recuperá-lo. Obs: não levei o carro na citroen e sim em uma oficina de minha confiança, mas a peça comprei na citroen. Abraço a todos.
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#7

Mensagem por Cirdan » Qua Set 07, 2011 9:38 pm

Eu não conheço a ventuinha da Picasso, as vezes a peça é complicada de mexer e trocar o rolamento não da certo... melhor colocar novo e resolver o problema.

E a Citroen cobra caro hein... fala serio, espero q o meu não de esse problema.

Abraços
William Vicentin
Curioso
Mensagens: 325
Registrado em: Dom Set 30, 2007 9:28 pm
Nome: William Vicentin
Localização: São Paulo - SP
Contato:

#8

Mensagem por William Vicentin » Qui Set 08, 2011 9:56 am

Pessoal, Bom Dia! Boa Tarde! e Boa Noite!

O problema com o barulho da ventuinha é causado pois dois possíveis problemas.

A ventuinha tem dois estágios, 1º e 2º o primeiro estagio entra mais vezes e com menor velocidade, o segundo estágio da ventuinha entra apenas quando a temperatura esta muito alta, como por exemplo quando esta no transito com ar ligado.

Acontece que quando o primeiro estágio falha ele força a entrada do segundo com mais frequencia, e vcs poderão perceber pelo barulho, o primeiro estágio da ventuinha é super silencioso, ja o segundo faz um barulhão parece uma turbina de avião.

Se vc percebe que o segundo estágio entra com muita frequencia é porque o primeiro estágio não esta funcionando.

Isso é ruim porque a temperatura do motor oscila de alto pra baixo, pois a ventuinha só entra quando o motor esta muito quente ja que o primeiro estágio não esta controlando a temperatura.

Agora vamos ao problema do Barulho da ventuinha:

Esse barulho é da ventuinha do segundo estágio, devido a entrada excessiva devido a uma possível falha no primeiro estágio e ou desgaste natural ela gera uma folga que faz a hélice oscilar pra cima e pra baixo.

Essa folga é do pino se sustentação e não do rolamento. Isso faz com que ela tenha uma folga parecida com um ventilador que gira pra cima e pra baixo. (como vc levantando e abaixando a cabeça).

Essa folga pode ser resolvido de forma simples, mas tem que desmontar toda frente do carro e da trabalho.


Bom é isso espero ter ajudado vocês.
um abraço,

Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automatic
2008/2008 - Gris Cendre (pérola)
Responder