Existe vida após um Picasso?

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
ilima
Curioso
Mensagens: 239
Registrado em: Qua Mar 19, 2008 11:55 pm
Nome: Ivan Lima

#16

Mensagem por ilima » Qua Jul 25, 2012 7:53 pm

Este dilema sobre o sucessor da Picasso eu resolvi "dentro de casa"...

Troquei por uma Grand C4 2009.

Sinceramente - e não desmerecendo a Xsara Picasso que é um excelente carro - a Grand C4 é a evolução natural da Picasso. Portanto, tudo o que todos reclamavam na Picasso, já tem nela.

P. ex.:
- Conta giros no painel (porém, o indicador de temperatura foi eliminado - vai entender...);
- Teto solar (panorâmico sobre o banco traseiro, sem contar que o para-brisa vai até quase a cabeça do motorista);
- Espaço interno ainda maior;
- Inúmeros dispositivos de auxílio ao motorista (sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, medição de vaga, rádio, piloto automático e regulador de velocidade mais intuitivos, etc);
- Ainda pode levar 7 pessoas.

O únco "retrocesso", por assim dizer, é a ausência de bancos de couro. Mas existem empresas que já colocam. Só tenho ainda dúvida face os airbags dos bancos - que, ao que me parecem, são os elementos que inviabilizam a colocação nas autorizadas. O pessoal da Citroen alega que, na hipótese de bancos de couro adaptados, em caso de colisão corre-se o risco do airbag armar "para dentro" do banco. Ainda não estudei a respeito, se alguem souber de algo, pode falar.

Também é um pouco mais lenta nas arrancadas - culpa do peso maior.

Na estrada, não existe tanta diferença. E a suspensão é mais maia que a Xsara Picasso.

O consumo é praticamente o mesmo - na cidade, o aumento não chegou a 10% (novamente, culpa do peso maior); na estrada igual.

Sei que uma zero é proibitiva (pela tabela, quase R$ 100.000,00). Mas uma 2010 já custa na faixa de R$ 60.000,00, 65.000,00 - bem razoável para o carro. Uma 2009, já vem sendo negoiada na faixa de R$ 52.000,00.

O preço das peças não é muito maior do que a Picasso normal. Ao menos as de manutenção regular (filtros, pastilhas, etc).

Para quem procura trocar - e tem disponibilidade de chegar próximo aos valores acima - vale a pena ver.

No meu caso, consegui ficar ainda mais satisfeito.

[]s a todos

Ivan Lima


giustids
Sem Habilitação
Mensagens: 27
Registrado em: Seg Mai 21, 2012 10:30 am
Nome: Danilo Giusti

#17

Mensagem por giustids » Qui Jul 26, 2012 12:07 pm

[quote name='Ivan Lima' date='Jul 25 2012, 07:53 PM' post='18385']
Este dilema sobre o sucessor da Picasso eu resolvi "dentro de casa"...

Troquei por uma Grand C4 2009.

Sinceramente - e não desmerecendo a Xsara Picasso que é um excelente carro - a Grand C4 é a evolução natural da Picasso. Portanto, tudo o que todos reclamavam na Picasso, já tem nela.

P. ex.:
- Conta giros no painel (porém, o indicador de temperatura foi eliminado - vai entender...);
- Teto solar (panorâmico sobre o banco traseiro, sem contar que o para-brisa vai até quase a cabeça do motorista);
- Espaço interno ainda maior;
- Inúmeros dispositivos de auxílio ao motorista (sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, medição de vaga, rádio, piloto automático e regulador de velocidade mais intuitivos, etc);
- Ainda pode levar 7 pessoas.

O únco "retrocesso", por assim dizer, é a ausência de bancos de couro. Mas existem empresas que já colocam. Só tenho ainda dúvida face os airbags dos bancos - que, ao que me parecem, são os elementos que inviabilizam a colocação nas autorizadas. O pessoal da Citroen alega que, na hipótese de bancos de couro adaptados, em caso de colisão corre-se o risco do airbag armar "para dentro" do banco. Ainda não estudei a respeito, se alguem souber de algo, pode falar.

Também é um pouco mais lenta nas arrancadas - culpa do peso maior.

Na estrada, não existe tanta diferença. E a suspensão é mais maia que a Xsara Picasso.

O consumo é praticamente o mesmo - na cidade, o aumento não chegou a 10% (novamente, culpa do peso maior); na estrada igual.

Sei que uma zero é proibitiva (pela tabela, quase R$ 100.000,00). Mas uma 2010 já custa na faixa de R$ 60.000,00, 65.000,00 - bem razoável para o carro. Uma 2009, já vem sendo negoiada na faixa de R$ 52.000,00.

O preço das peças não é muito maior do que a Picasso normal. Ao menos as de manutenção regular (filtros, pastilhas, etc).

Para quem procura trocar - e tem disponibilidade de chegar próximo aos valores acima - vale a pena ver.

No meu caso, consegui ficar ainda mais satisfeito.

[]s a todos

Ivan Lima
[/quote]

Acredito que este seja exatamente o problema mais critico da Citroen, nova 100k, um ano 60k, dois anos 50k , isso pra comprar pq se quiser trocar por outro carro vai baixar de 20 a 30% do valor final... tenho uma Picasso GLX 2008 com motor 1.6 que me atende, mas vamos ser sinceros, falta muuuito motor pra ser um bom carro... comprei recentemente um Vectra elite 2.0 2009 automático com rodas 17 e teto solar, paguei mais barato que os c4 pallas automático do mesmo ano... e até então acho ser muito mais carro, até porque ja tive proposta de maior e não quis vender... coisa que raramente aconteceria com um Citroen!!
ilima
Curioso
Mensagens: 239
Registrado em: Qua Mar 19, 2008 11:55 pm
Nome: Ivan Lima

#18

Mensagem por ilima » Qui Jul 26, 2012 6:06 pm

[quote name='Danilo Giusti' date='Jul 26 2012, 12:07 PM' post='18398']
Acredito que este seja exatamente o problema mais critico da Citroen, nova 100k, um ano 60k, dois anos 50k , isso pra comprar pq se quiser trocar por outro carro vai baixar de 20 a 30% do valor final... tenho uma Picasso GLX 2008 com motor 1.6 que me atende, mas vamos ser sinceros, falta muuuito motor pra ser um bom carro... comprei recentemente um Vectra elite 2.0 2009 automático com rodas 17 e teto solar, paguei mais barato que os c4 pallas automático do mesmo ano... e até então acho ser muito mais carro, até porque ja tive proposta de maior e não quis vender... coisa que raramente aconteceria com um Citroen!!
[/quote]


Por isto que preferi comprar a C4 usada. A desvalorização de todos os Citroens é muito grande nos prmeiros anos. Uma com 2, 3 anos de uso já perdeu bastante do que tinha a perder, agora a depreciação será em um percentual menor - mais ainda será alto.

A minha Xsara Picasso, p.ex., eu comprei em 2007 (era 04/05) por R$ 48.000,00. Quando a vendi em abril deste ano pagaram R$ 16.000,00. Ou seja, perdi (exatamente) 2/3 do valor em 5 anos.

Mas, sinceramente, o prazer e o conforto que o carro me proporcionou justificaram plenamente.

É só ver nas reportagens os carros que menos depreciam. Na grande maioria, são os modelos populares. E, para andar de 1.0, enquanto eu tiver como ter carros com mais motor, nem pensar. Vou me virando com a depreciação alta mesmo.

[]s

Ivan Lima
Avatar do usuário
jroberto
Habilitado
Mensagens: 61
Registrado em: Ter Fev 16, 2010 9:57 am
Nome: jroberto
Localização: Braga - Portugal
Modelos Citroën: Xsara Break 2002

#19

Mensagem por jroberto » Qui Jul 26, 2012 11:51 pm

Pessoal, seu sei que a Citroën ainda sofre com um estigma de alto custo de manutenção, por isso a alta desvalorização.
No entanto, acho que adquirir um Xsara Picasso usado é um bom negócio, exatamente pela possibilidade de adquirir um carro muito superior por um preço razoável.
Quanto à Tucson e outros SUVs e pseudo SUVs, tenho minhas reservas. A maioria das pessoas tem um SUV para andar no asfalto. O Ecosport é um Fiesta levantado: por ser mais pesado, gasta mais e anda menos. Por ser mais alto, tem menos estabilidade. Os pneus maiores são mais caros... e qual a vantagem? Só aparência.
Dá para fazer a mesma comparação, já que os SUVs mais baratos são todos derivados de algum carro de passeio. A Tuscon ou o ix35 (não sei qual dos dois) é derivado do i30. Ambos são inferiores dinamicamente ao i30. Compare um Duster com o Logan: o resultado será o mesmo.
O Xsara Picasso, por utilizar pneus de carro e não de caminhonete, tem um centro de gravidade mais baixo, o que confere um desempenho mais próximo ao de um carro. Por ser minivan, tem um aproveitamento de espaço extraordinário. Embora seja mais curto e mais estreio, o Xsara Picasso tem um porta-malas bem maior, e ainda oferece muito mais espaço no banco traseiro que a Tucson. Levei quase um ano medindo carros, em busca de um substituto para o Xsara Picasso 2007 Exclusive 2.0 manual que possuía. Eu ia às lojas com uma trena. Descobri que a largura interna da Tucson no banco traseiro, na altura dos ombros, é 8 cm menor. Isso que a Tuscon, externamente, é 6 cm mais larga e 8 mais comprida.
Outra coisa: hoje a Tucson e outros SUV, com poucos anos de uso, ainda são bem valorizadas. Será que o comprador de carros com 6 anos de uso ou mais, vai querer bancar o custo de manutenção de um SUV?
Quanto comprei meu C4 Picasso, há quase dois anos, fiquei até meio decepcionado, e já cheguei a falar neste forum que o C4 não é melhor que o Xsara, o termo correto seria "tem mais". Isso mesmo, um Xsara com os mesmos equipamentos faria o mesmo que o C4, sendo mais barato e mais econômico.
Hoje, dois anos depois, já chego a ver o C4 como um sucessor do Xsara, superior em muitos aspectos, mas que também cobra mais caro. Em resumo, o Xsara tem um custo-benefício melhor.
Xsara Picasso GLX 2004 (2003-2007)
Xsara Picasso Exclusive 2007 (2007-2010)
C4 Picasso GLX 2010 (2010-2012)
Xsara Break 2002 (2017- )
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#20

Mensagem por rgdl » Sex Jul 27, 2012 9:02 am

Pois é jroberto, em relação custo benefício dentro da própria linha Citroën o Xsara Picasso é imbatível.

Eu vejo isso como um vacilo da Citroën, porque ela quer emplacar o C3 Picasso como sucessor do Xsara Picasso só que a única coisa que o C3 se compara com o Picasso é no preço mais nada. Quem tem um Xsara Picasso e pega um C3 Picasso vai sentir a diferença.

Estive numa concessionária para comprar uma peça e aproveitei para olhar os carros, tinha os quatro lá (C3, C4 nas duas versões e Xsara), o C3 é bem menor e não tem todos os opcionais de conforto do Xsara. O C4 Picasso realmente seria seu sucessor natural, tanto em tanho e conforto, como em tecnologia mas ele é muito mais caro, pois a Citroën o posicionou no mercado numa faixa superior ao Xsara.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
jroberto
Habilitado
Mensagens: 61
Registrado em: Ter Fev 16, 2010 9:57 am
Nome: jroberto
Localização: Braga - Portugal
Modelos Citroën: Xsara Break 2002

#21

Mensagem por jroberto » Qui Ago 02, 2012 12:56 am

[quote name='rgdl' date='Jul 27 2012, 09:02 AM' post='18409']
Pois é jroberto, em relação custo benefício dentro da própria linha Citroën o Xsara Picasso é imbatível.

Eu vejo isso como um vacilo da Citroën, porque ela quer emplacar o C3 Picasso como sucessor do Xsara Picasso só que a única coisa que o C3 se compara com o Picasso é no preço mais nada. Quem tem um Xsara Picasso e pega um C3 Picasso vai sentir a diferença.

Estive numa concessionária para comprar uma peça e aproveitei para olhar os carros, tinha os quatro lá (C3, C4 nas duas versões e Xsara), o C3 é bem menor e não tem todos os opcionais de conforto do Xsara. O C4 Picasso realmente seria seu sucessor natural, tanto em tanho e conforto, como em tecnologia mas ele é muito mais caro, pois a Citroën o posicionou no mercado numa faixa superior ao Xsara.
[/quote]

Sim, o C3 Picasso é bem menor e, para piorar, pesa mais que o Xsara. Resultado: anda menos e bebe mais. Já o C4 é sem dúvida um carro superior ao Xsara em conforto, mas sacrificou a praticidade. Alguns itens em que o C4 é pior que o Xsara:
- porta-malas menor (490 l contra 550 do Xsara). Pode ser amenizado com os bancos traseiros deslizantes.
- bancos traseiros não removíveis: além de não poder remover, ainda é bem mais difícil de rebatê-los
- porta-objetos no assoalho bem menores, em todas as dimensões
- porta-luvas muito menor: o C4 tem 4, mas na soma equivalem ao porta-luvas do Xsara.
- porta-objetos nas portas menores
- pesa 200 kg a mais: anda menos e bebe mais
- mais largo e 20 cm mais comprido

Não considerei o preço uma desvantagem, pois, na época que comprei o meu C4, calculei e vi um suposto Xsara Exclusive com os mesmos opcionais que o C4 tem (entre eles, 6 air bags, ESP e ar quadrizone) poderia ser até mais caro.

Vantagens mais evidentes do C4:
- muito mais conforto ao rodar (experimente andar no banco de trás do Xsara)
- maior espaço para os passageiros
- mais "mimos", como, por exemplo, para-sóis nos vidros das portas traseiras.

Em resumo, a Citroën buscou mais conforto, o C4 Picasso é quase um sedan.
Xsara Picasso GLX 2004 (2003-2007)
Xsara Picasso Exclusive 2007 (2007-2010)
C4 Picasso GLX 2010 (2010-2012)
Xsara Break 2002 (2017- )
almiramos
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Qui Ago 18, 2011 7:39 pm
Nome: ALMIR

#22

Mensagem por almiramos » Sáb Ago 04, 2012 8:37 pm

Olá Pessoal,
Comprei há algum tempo atrás um C3 exclusive 1.4, influenciado pela minha filha que tinha um C3 exclusive top automático. Do C3 pulei para um TR4 2.0, 4X4, automático flex, da MIT, uma maravilha apesar do alto consumo (nunca deu defeito, mesmo sendo um mini-jeep do ano de 07/08). Agora resolvi comprar um C3 Picasso 2012/2013, exclusive BVA automático, para ter mais conforto. Pelas opiniões até agora externadas vejo que o problema é o consumo devido ao peso do carro (menor quer o do aircross) aliado a baixa potencia do motor. Sinceramente eu não espero um alto desempenho do carro, pois comprei para fazer viagens curtas, em média de 05 horas. torço, para que nesse quesito ele me atenda plenamente (conforto, dirigibilidade e segurança). Moro no Rio, uma cidade relativamente plana, além disso, na época que eu tinha um C3 ele me atendeu muito bem em minhas necessidades. Por outro lado, os carros das montadoras coreanas no segmento de mini-vans, possuem uma manutenção altíssima e um custo de revisão no mesmo sentido. Acho que nesse item a citroen ganha, pelo menos no que tange ao preço da revisão, que agora está mais baixo e parcelado em 03 vezes. De toda sorte, resolvi arriscar em um carro de uma montadora tradicional como a Citroen e espero que se forem ratificadas as reclamações quanto ao desempenho do novo Picasso C3, a Direção mundial reveja esse item e opte por instalar nos próximos modelos um motor 2.0. De qualquer forma, vou esperar a entrega do veículo, testá-lo, por pelo menos 12 meses e ver se valeu ou não a pena, comprá-lo. Vou ficar de olho no consumo de combustível e de óleo. Vou testar o carro, por 06 meses usando álcool e por 06 meses gasolina. Entrando o verão testarei com o ar condicionado ligado a todo o tempo e ver no que vai dar. Depois com o tempo avaliarei, também, os serviços, especificamente, a Pós-venda.
Editado pela última vez por almiramos em Dom Ago 05, 2012 9:20 am, em um total de 1 vez.
Responder