Motor não liga com cambio automático em Park

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#1

Mensagem por rgdl » Qua Ago 10, 2011 10:27 am

Bom, procurei no fórum por um erro semelhante mas não encontrei, então lá vai.

Segunda e terça minha nave apresentou um erro que me deixou preocupado. Por três vezes nesses dois dias eu liguei a chave e o motor não ligou.

Sei que o motor não liga mesmo se por algum motivo o cambio não estiver em P ou N, mas o cambio estava em P (Park) e mesmo assim não ligou.

Um detalhe importante é que todas as luzes do painel acenderam normalmente e não houve nenhuma mensagem de erro no computador de bordo, simplesmente não pegava.

Curiosamente o motor só pegou quando coloquei o cambio em ponto morto :( . Isso mesmo, mesmo com o motor desligado, mas com as luzes do painel acesas, consegui mexer na alavanca de cambio e posicioná-la em N.

Outro detalhe importante é que os problemas foram acompanhados de algum erro no alarme. Na primeira vez mesmo acionando o botão para destravar o carro o alarme foi acionado, tive que botar a chave no contato para ele desarmar o alarme.

O que pode ser isso?

Grato a todos.


Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
William Vicentin
Curioso
Mensagens: 325
Registrado em: Dom Set 30, 2007 9:28 pm
Nome: William Vicentin
Localização: São Paulo - SP
Contato:

#2

Mensagem por William Vicentin » Qua Ago 10, 2011 10:49 am

Isso ja aconteceu comigo, fiquei desesperado...

Confesso que fiz o mesmo que você, cheguei a sair do carro ligar o alarme, desligar entrar no carro e tentar ligar e nada, girava a chave e não dava sinal nenhum.

Mudei a posição do câmbio, tirei e coloquei a chave no contato varias vezes e nadica de nada.

Depois da segunda ou terceira vez que saí do carro travei e destravei, entrei dei partida e pegou de primeira.

Acho que esta relacionado ao alarme apenas, a questão do câmbio que você citou é conhecidência.

Ainda acredito em mal contato e não em defeito.

Resta saber oque limpar e onde esta esse mal contato, talvez na chave.
um abraço,

Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automatic
2008/2008 - Gris Cendre (pérola)
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#3

Mensagem por rgdl » Qua Ago 10, 2011 11:51 am

Opa William Vicentin, obrigado por responder. Inicialmente também desconfiei do alarme, aliás continuo desconfiado dele.

Mas deixa eu dar mais detalhes, pois o que relatei foi no primeiro erro, na segunda e terceira vezes também aconteceu um erro no desbloqueio do carro... deixa eu explicar melhor.

Na segunda vez coloquei o carro no estacionamento do Terminal Menezes Cortes aqui no Rio, então quando voltei não localizei o carro e acionei a função de localização do alarme (no meu alarme basta apertar o botão de trava que ele pisca as luzes) quando vi o carro apertei o botão para destravar mas as luzes ainda estavam piscando. Ele destravou mas não deu o apito característico (ele dá dois apitos quando destrava) de destravamento. Não ligou, só que quando coloquei o cambio em N o computador de bordo falou para botar o cambio em P, coloquei e ele ligou.

Na terceira vez foi semelhante, ao destravar o carro ouvi as travas abrindo mas não ouvi os apitos. bingo não ligou, mas colocando em N ligou.

Cara isso me deixa confuso pacas... se não ligasse mesmo colocando a alavanca do cambio em N não teria dúvida que é o alarme, mas como liga.... :icon_smile_8ball: :icon_smile_8ball:
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
William Vicentin
Curioso
Mensagens: 325
Registrado em: Dom Set 30, 2007 9:28 pm
Nome: William Vicentin
Localização: São Paulo - SP
Contato:

#4

Mensagem por William Vicentin » Qua Ago 10, 2011 12:04 pm

Nossa você deu uma informação importante agora... o meu as vezes apita quando travo, apenas quando travo, mas é as vezes, cerca de 1 pra cada 20x que travo ele.

Bom estou na segunda XSPC o problema que relatei foi da primeira, essa ainda não aconteceu, só a questão do apito que é com essa.

Cara eu vou ver se acho algum manual desse alarme, acho que esse apito da pra habilitar ou desabilitar, e deve ter alguma função de reset do alarme.

Vou ver se acho o manual dele...
um abraço,

Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automatic
2008/2008 - Gris Cendre (pérola)
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#5

Mensagem por rgdl » Qua Ago 10, 2011 1:48 pm

É amigo, todas as vezes que o carro funcionou normal o alarme não apresentou qualquer erro inclusive os dito cujos apitos soaram normalmente (são dois apitos quando destrava e um apito quando trava).

Agora o que me intriga é: Se o problema é do alarme porque quando boto o cambio em N (ponto morto) o motor liga?

Vc ainda tem uma vantagem que é saber qual alarme está instalado no seu carro, já eu nem sei qual é, vou ter que fuçar para saber.

Grato mais uma vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
gomfilho
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Fev 03, 2014 2:50 pm
Nome: Geraldo Miranda

#6

Mensagem por gomfilho » Qui Mar 13, 2014 8:58 am

[quote name='rgdl' date='Aug 10 2011, 01:48 PM' post='14234']
É amigo, todas as vezes que o carro funcionou normal o alarme não apresentou qualquer erro inclusive os dito cujos apitos soaram normalmente (são dois apitos quando destrava e um apito quando trava).

Agora o que me intriga é: Se o problema é do alarme porque quando boto o cambio em N (ponto morto) o motor liga?

Vc ainda tem uma vantagem que é saber qual alarme está instalado no seu carro, já eu nem sei qual é, vou ter que fuçar para saber.

Grato mais uma vez.
[/quote]

Amigos, bom dia. Ontem meu C4 começou a ter o mesmo problema descrito por vocês. Qual foi o problema encontrado?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#7

Mensagem por Miau » Qui Mar 13, 2014 11:55 am

Verifica a saida do CMF se está marcando 0 ohms com a alavanca em N
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#8

Mensagem por mlhz » Qui Mar 13, 2014 4:29 pm

na minha quando aperto o botão e não tem barulho sonoro o alarme não aciona.

Normalmente acontece quando destravo, volte e meia ele pisca mas não da o bip; se eu abro a porta ele dispara o alarme e não liga o carro.

Agora estranho o carro dar partida no N e não no P. Pode ser algum sensor.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#9

Mensagem por rgdl » Sex Mar 14, 2014 11:03 am

mlhz, esse problema eu já resolvi. O problema era no CMF mesmo, até criei um tópico mostrando o estado geral do CMF.

<a href="index.php?showtopic=4498&hl" target="_blank">Anatomia de um contator multifunção CMF</a>

O que ocorria é que tinha uma borra grossa de graxa nas trilhas do CMF que impediam o contato, também tinha um desgaste no botão do microswitch. Só pegava no N pq a borra era mais grossa nos contatos do Park.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
mlhz
Curioso
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 9:37 pm
Nome: mlhz
Modelos Citroën: Xsara Picasso

#10

Mensagem por mlhz » Dom Mar 16, 2014 5:26 pm

Agora que vi a idade do tópico...hehehe, mas bom saber a solução.
Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
Responder