Revisão 100.000Km Picasso - FAÇA VOCÊ MESMO!!??

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
educm
Sem Habilitação
Mensagens: 47
Registrado em: Qua Jun 30, 2010 11:44 am
Nome: Eduardo M.

#1

Mensagem por educm » Seg Ago 08, 2011 5:12 pm

Amigos,

Antes de mais nada, estou muito satisfeito com meu carro. Sempre faço manutenção preventiva, talvez por isso não tenha comentário negativos importantes a fazer, e pretendo ficar com a nave mais um bom tempo. Portanto fui fazer um orçamento da revisão de 100.000 Km do meu Picasso EXS 2005 (Gasolina/GNV 5ªG) na Citroen e o valor para os serviços básicos sai a R$ 1.420,00. Os itens verificados são:
  • Troca de Óleo</li>
  • Troca Filtro de Óleo</li>
  • Troca Filtro de Ar</li>
  • Troca Filtro de Combustível</li>
  • Troca Filtro de Ar Condicionado</li>
  • Troca Óleo de Freio</li>
  • Alinhamento e Balanceamento</li>
  • Limpeza dos Bicos de Injeção</li>
  • Higienização do Ar Condicionado</li>
  • Limpeza do Sistema de Freio</li>
O valor não inclui a substituição das pastilhas de freio, por exemplo, item de segurança e que desgasta constantemente. Achei o valor cobrado um absurdo. Queria poder contar com a ajuda e experiência de vocês para eu fazer o que for possível e levar a um mecânico de confiança para fazer o que for mais complexo.

1- Vi alguns tópicos aqui que me ajudarão, por exemplo, a trocar o filtro do ar condicionado e o filtro de ar. Preciso agora é das especificações destes itens (que não achei no manual). Alguém sabe?

2- Amanhã trocarei o óleo e filtro de óleo do motor. O óleo que vou comprar é o 15W50. Vocês acham este óleo adequado? O carro está bem rodado, com 110.000 Km, mas até então está tudo em perfeita ordem com ele. Lembro de ter visto no mercado certa vez um óleo específico para motores com km acima de cem mil...

3- Como eu faço para trocar o óleo do freio e qual o melhor (especificação)? Tem algum tutorial?

4- Sobre o filtro de combustível: como faço para trocar? Qual a marca/modelo/especificação?? Algum tuto no forum?

5- Pastilhas de freio e DISCO DE FREIO: alguém indicaria marca/modelo/especificação? Eu compro e já levo para o mecânico...

6- Amortecedor: qual a marca e o modelo mais indicado pela experiência de vocês?!

7- Outra coisa (a última, juro, rsrs): como faço para trocar o motorzinho do esguicho de água do limpador de pára-brisa? Aguém me apresenta um passo a passo por favor?? Já vi aqui no forum qual é, mas não sei como trocar...

Muito obrigado a todos por me ajudarem a conhecer melhor o carro e economizar uma boa grana, pois só a troca dos pneus e amortecedores já me farão gastar uma prata... B)

Grande abraço a todos e obrigado mais uma vez pela colaboração!

Eduardo
Editado pela última vez por educm em Seg Ago 08, 2011 5:35 pm, em um total de 1 vez.


jomelo2007
Sem Habilitação
Mensagens: 30
Registrado em: Qua Jan 19, 2011 6:37 pm
Nome: jomelo2007

#2

Mensagem por jomelo2007 » Seg Ago 08, 2011 7:48 pm

Olá Eduardo
Algumas peças vc pode comprar pela Internet (Em alguns topicos tem links e/ou tutorial) como tb na Peugeot pq algumas peças são iguais as usadas no 307. Vc tb pode pedir no balcão de boas lojas de peças, só falando o ano da nave
Tem um cara no youtube que da ótimas dicas de Picasso
Aqui vai o link sobre embreagem, mas ele fala de varias coisas. Inclusive ele tem uma Picasso

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=N7z80RlIOso" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=N7z80RlIOso</a>

Infelizmente só posso lhe dar uma dica qto ao oleo de motor
Aqui em Bauru/SP, desde que comprei a nave, que é 2002 e ja ta com mais de 150.000, já fiz duas trocas e junto troquei o filtro de oleo, ar e combustivel. Com os 4.25 litros do Carter gastei $ 120,00
Não achei caro, pq o Classic aqui de casa fica em $80,00 para trocar o filtro e os 3 litros de oleo
O oLeo que coloco é um SAE 10w-40 da Bardahl (Maxoil Sinteconomy)
Não tive problema. Não deu vazamento nem queima ou baixa de nivel

Gd abs






[quote name='Eduardo M.' post='14199' date='Aug 8 2011, 05:12 PM']
Amigos,

Antes de mais nada, estou muito satisfeito com meu carro. Sempre faço manutenção preventiva, talvez por isso não tenha comentário negativos importantes a fazer, e pretendo ficar com a nave mais um bom tempo. Portanto fui fazer um orçamento da revisão de 100.000 Km do meu Picasso EXS 2005 (Gasolina/GNV 5ªG) na Citroen e o valor para os serviços básicos sai a R$ 1.420,00. Os itens verificados são:
  • Troca de Óleo</li>
  • Troca Filtro de Óleo</li>
  • Troca Filtro de Ar</li>
  • Troca Filtro de Combustível</li>
  • Troca Filtro de Ar Condicionado</li>
  • Troca Óleo de Freio</li>
  • Alinhamento e Balanceamento</li>
  • Limpeza dos Bicos de Injeção</li>
  • Higienização do Ar Condicionado</li>
  • Limpeza do Sistema de Freio</li>
O valor não inclui a substituição das pastilhas de freio, por exemplo, item de segurança e que desgasta constantemente. Achei o valor cobrado um absurdo. Queria poder contar com a ajuda e experiência de vocês para eu fazer o que for possível e levar a um mecânico de confiança para fazer o que for mais complexo.

1- Vi alguns tópicos aqui que me ajudarão, por exemplo, a trocar o filtro do ar condicionado e o filtro de ar. Preciso agora é das especificações destes itens (que não achei no manual). Alguém sabe?

2- Amanhã trocarei o óleo e filtro de óleo do motor. O óleo que vou comprar é o 15W50. Vocês acham este óleo adequado? O carro está bem rodado, com 110.000 Km, mas até então está tudo em perfeita ordem com ele. Lembro de ter visto no mercado certa vez um óleo específico para motores com km acima de cem mil...

3- Como eu faço para trocar o óleo do freio e qual o melhor (especificação)? Tem algum tutorial?

4- Sobre o filtro de combustível: como faço para trocar? Qual a marca/modelo/especificação?? Algum tuto no forum?

5- Pastilhas de freio e DISCO DE FREIO: alguém indicaria marca/modelo/especificação? Eu compro e já levo para o mecânico...

6- Amortecedor: qual a marca e o modelo mais indicado pela experiência de vocês?!

7- Outra coisa (a última, juro, rsrs): como faço para trocar o motorzinho do esguicho de água do limpador de pára-brisa? Aguém me apresenta um passo a passo por favor?? Já vi aqui no forum qual é, mas não sei como trocar...

Muito obrigado a todos por me ajudarem a conhecer melhor o carro e economizar uma boa grana, pois só a troca dos pneus e amortecedores já me farão gastar uma prata... B)

Grande abraço a todos e obrigado mais uma vez pela colaboração!

Eduardo
[/quote]
JOÃO
Xsara 2006/2006
Cinza Chumbo - Automatica
Completa
dcessarovice
Curioso
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Ago 12, 2008 10:44 am
Nome: dcessarovice

#3

Mensagem por dcessarovice » Seg Ago 08, 2011 7:58 pm

[quote name='Eduardo M.' post='14199' date='Aug 8 2011, 05:12 PM']
Amigos,

Antes de mais nada, estou muito satisfeito com meu carro. Sempre faço manutenção preventiva, talvez por isso não tenha comentário negativos importantes a fazer, e pretendo ficar com a nave mais um bom tempo. Portanto fui fazer um orçamento da revisão de 100.000 Km do meu Picasso EXS 2005 (Gasolina/GNV 5ªG) na Citroen e o valor para os serviços básicos sai a R$ 1.420,00. Os itens verificados são:
  • Troca de Óleo</li>
  • Troca Filtro de Óleo</li>
  • Troca Filtro de Ar</li>
  • Troca Filtro de Combustível</li>
  • Troca Filtro de Ar Condicionado</li>
  • Troca Óleo de Freio</li>
  • Alinhamento e Balanceamento</li>
  • Limpeza dos Bicos de Injeção</li>
  • Higienização do Ar Condicionado</li>
  • Limpeza do Sistema de Freio</li>
O valor não inclui a substituição das pastilhas de freio, por exemplo, item de segurança e que desgasta constantemente. Achei o valor cobrado um absurdo. Queria poder contar com a ajuda e experiência de vocês para eu fazer o que for possível e levar a um mecânico de confiança para fazer o que for mais complexo.

1- Vi alguns tópicos aqui que me ajudarão, por exemplo, a trocar o filtro do ar condicionado e o filtro de ar. Preciso agora é das especificações destes itens (que não achei no manual). Alguém sabe?

2- Amanhã trocarei o óleo e filtro de óleo do motor. O óleo que vou comprar é o 15W50. Vocês acham este óleo adequado? O carro está bem rodado, com 110.000 Km, mas até então está tudo em perfeita ordem com ele. Lembro de ter visto no mercado certa vez um óleo específico para motores com km acima de cem mil...

3- Como eu faço para trocar o óleo do freio e qual o melhor (especificação)? Tem algum tutorial?

4- Sobre o filtro de combustível: como faço para trocar? Qual a marca/modelo/especificação?? Algum tuto no forum?

5- Pastilhas de freio e DISCO DE FREIO: alguém indicaria marca/modelo/especificação? Eu compro e já levo para o mecânico...

6- Amortecedor: qual a marca e o modelo mais indicado pela experiência de vocês?!

7- Outra coisa (a última, juro, rsrs): como faço para trocar o motorzinho do esguicho de água do limpador de pára-brisa? Aguém me apresenta um passo a passo por favor?? Já vi aqui no forum qual é, mas não sei como trocar...

Muito obrigado a todos por me ajudarem a conhecer melhor o carro e economizar uma boa grana, pois só a troca dos pneus e amortecedores já me farão gastar uma prata... B)

Grande abraço a todos e obrigado mais uma vez pela colaboração!

Eduardo
[/quote]


Se voce for de SP o lugar mais barato para comprar o disco de freio é o koga-koga! Para trocar a pastilha e o disco é super facil!

Acredito que tudo o que voce quer comprar (conforme descreveu acima) não passe de R$400,00.
educm
Sem Habilitação
Mensagens: 47
Registrado em: Qua Jun 30, 2010 11:44 am
Nome: Eduardo M.

#4

Mensagem por educm » Seg Ago 08, 2011 8:08 pm

[quote name='jomelo2007' post='14203' date='Aug 8 2011, 07:48 PM']
Olá Eduardo
Algumas peças vc pode comprar pela Internet (Em alguns topicos tem links e/ou tutorial) como tb na Peugeot pq algumas peças são iguais as usadas no 307. Vc tb pode pedir no balcão de boas lojas de peças, só falando o ano da nave
Tem um cara no youtube que da ótimas dicas de Picasso
Aqui vai o link sobre embreagem, mas ele fala de varias coisas. Inclusive ele tem uma Picasso

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=N7z80RlIOso" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=N7z80RlIOso</a>

Infelizmente só posso lhe dar uma dica qto ao oleo de motor
Aqui em Bauru/SP, desde que comprei a nave, que é 2002 e ja ta com mais de 150.000, já fiz duas trocas e junto troquei o filtro de oleo, ar e combustivel. Com os 4.25 litros do Carter gastei $ 120,00
Não achei caro, pq o Classic aqui de casa fica em $80,00 para trocar o filtro e os 3 litros de oleo
O oLeo que coloco é um SAE 10w-40 da Bardahl (Maxoil Sinteconomy)
Não tive problema. Não deu vazamento nem queima ou baixa de nivel

Gd abs
[/quote]

Salve Jomelo, obrigado pelo retorno!

Sobre o valor que você gastou na troca do óleo e filtros, achei bem razoável. O óleo é sintético? Pelo nome dele parece que sim né.

Fiquei sabendo que muitas peças são comuns a alguns modelos da Peugeot. Agora, quais delas (rsrs)? Vou aguardar os amigos do forum para ver se podem me auxiliar assim como você fez.

Abração!!

[quote name='dcessarovice' post='14204' date='Aug 8 2011, 07:58 PM']
Se voce for de SP o lugar mais barato para comprar o disco de freio é o koga-koga! Para trocar a pastilha e o disco é super facil!

Acredito que tudo o que voce quer comprar (conforme descreveu acima) não passe de R$400,00.
[/quote]

Amigo dcessarovice,

Já ouvi falar do Koga-Koga. Vou tentar contato com eles e saber se enviam para o RJ!! Trocar o disco e pastilhas de freio será fácil mesmo? Sabe se tem algum tutorial pelo forum? Eu, antes de postar, procurei todo o forum do Picasso e não encontrei....

Os R$ 400,00 você estimou considerando o disco e pastilhas de freio também??

Muito obrigado parceiro!

Alguém mais pode colaborar com os outros itens que listei abaixo?? :icon_smile_kisses:

Abração!
dcessarovice
Curioso
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Ago 12, 2008 10:44 am
Nome: dcessarovice

#5

Mensagem por dcessarovice » Seg Ago 08, 2011 9:50 pm

[quote name='Eduardo M.' post='14205' date='Aug 8 2011, 08:08 PM']
Salve Jomelo, obrigado pelo retorno!

Sobre o valor que você gastou na troca do óleo e filtros, achei bem razoável. O óleo é sintético? Pelo nome dele parece que sim né.

Fiquei sabendo que muitas peças são comuns a alguns modelos da Peugeot. Agora, quais delas (rsrs)? Vou aguardar os amigos do forum para ver se podem me auxiliar assim como você fez.

Abração!!
Amigo dcessarovice,

Já ouvi falar do Koga-Koga. Vou tentar contato com eles e saber se enviam para o RJ!! Trocar o disco e pastilhas de freio será fácil mesmo? Sabe se tem algum tutorial pelo forum? Eu, antes de postar, procurei todo o forum do Picasso e não encontrei....

Os R$ 400,00 você estimou considerando o disco e pastilhas de freio também??

Muito obrigado parceiro!

Alguém mais pode colaborar com os outros itens que listei abaixo?? :icon_smile_kisses:

Abração!
[/quote]


O filtro de combustivel é facil de trocar! fica embaixo do carro ao lado do tanque! Para soltar os conectores basta apertar o quadradinho que tem em cada conector do combustivel. No rio de janeiro as peças costumam ser mais baratas. De uma olhadinha no www.mercadolivre.com.br tem muita coisa de picasso la.

Óleo para o meu eu uso mineral 15w40 pano na média de 12,00 o litro o helix.

Se voce fosse de SP eu te ajudaria na manutenção! É bem simples. Quanto a limpeza de bico, eu custumo soltar os dois parafusos da flauta dos bicos e limpo com aquele produto especial para bicos (axo que chama car80)
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#6

Mensagem por rgdl » Seg Ago 08, 2011 10:04 pm

[quote name='Eduardo M.' post='14205' date='Aug 8 2011, 08:08 PM']Fiquei sabendo que muitas peças são comuns a alguns modelos da Peugeot. Agora, quais delas (rsrs)?
[/quote]
Amigo a compatibilidade entre o 307 e o Xsara Picasso depende da motorização de sua nave. O que eu posso garantira é que todo o conjunto motor/cambio do Peugeot 307 2.0/16v automático é o mesmo conjunto motor/cambio usado no Picasso 2.0/16v automático.

Por isso dá para comprar sem medo na Peugeot todas as peças de motor e cambio do 307 2.0/16v automático e colocar no Picasso.

Acho que essa compatibilidade se estende a outros tipos de motor e cambio, mas não posso te dar certeza.

inté+
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
William Vicentin
Curioso
Mensagens: 325
Registrado em: Dom Set 30, 2007 9:28 pm
Nome: William Vicentin
Localização: São Paulo - SP
Contato:

#7

Mensagem por William Vicentin » Ter Ago 09, 2011 9:15 am

é isso ai... ambos tem a mesma caixa de Câmbio AL4
um abraço,

Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automatic
2008/2008 - Gris Cendre (pérola)
educm
Sem Habilitação
Mensagens: 47
Registrado em: Qua Jun 30, 2010 11:44 am
Nome: Eduardo M.

#8

Mensagem por educm » Qua Ago 10, 2011 5:16 pm

Salve amigos!

Obrigado pelas informações e disponibilidade dcessarovice, rgdl e William Vicentin!

Vou atualizar sobre o que fiz ontem:

Troquei o óleo (coloquei 5 litros do Total Quartz 7000 15W50, semissintético), filtro de óleo, filtro de ar, filtro do ar condicionado e extintor de incêndio (vencido): tudo, com a "mão de obra", saiu R$ 180,00. Achei bem razoável.

Fiz uma pesquisa e encontrei os seguintes preços para peças que precisarei trocar:
- Disco de freio R$ 110,00
- Pastilhas de freio R$ 45,00
- Barra axial R$ 30,00
- Calço inferior do motor R$ 30,00
- Bieleta R$ 25,00
- Filtro de combustível R$ 15,00
- Óleo de freio R$ 19,00

Não perguntei por marca, e creio que todos os itens listados acima sejam "genéricos". Tem algum problema ou vocês indicariam alguma especificidade em relação a um ou mais itens acima?

Sobre amortecedores e pneus, vocês saberiam aonde comprar com bom preço aqui no RJ??

Abraços e obrigado!!
educm
Sem Habilitação
Mensagens: 47
Registrado em: Qua Jun 30, 2010 11:44 am
Nome: Eduardo M.

#9

Mensagem por educm » Qui Ago 11, 2011 2:33 pm

Estou na DPAschoal neste momento.

Negociei 2 pneus Goodyear Eagle NCT 5 195x60x15, montados, com a válvula, alinhamento e balanceamento por R$ 615,00. Informaram que os amortecedores estão bons, e que precisarei trocar apenas as barras axiais e bieletas. Já comprei em São Cristóvão (Baby Imports) e paguei R$ 100,00.

Abraços
luisadriano
Sem Habilitação
Mensagens: 32
Registrado em: Qui Jul 21, 2011 4:45 pm
Nome: Luis Adriano
Localização: Santos
Contato:

#10

Mensagem por luisadriano » Qui Ago 11, 2011 5:36 pm

Quanto as peças da peugeot, o conselho que dou é ligar na revenda citroen e perguntar o preço da peça, aí pede pro atendente lhe dar o código da peça, que é o mesmo da peugeot. com o código pode ligar em qualquer concessionária peugeot e cotar o preço

:154740:
<a href="http://www.autoestradaseguros.com.br" target="_blank">Luis Adriano</a>
Santos/SP

C 4 Pallas 2.0 Exclusive
Automático, Couro
Faróis Xenon Direcionais
2011/2011
Único Dono
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#11

Mensagem por Cirdan » Qui Ago 11, 2011 9:42 pm

Na Peugeot é sempre mais barato e dependendo da situação vc acha com mais facilidade.

Um prisioneiro do rolamento da dentada só achei na Peugeot e sem a folga q meu Citroen tinha.

Abraços
educm
Sem Habilitação
Mensagens: 47
Registrado em: Qua Jun 30, 2010 11:44 am
Nome: Eduardo M.

#12

Mensagem por educm » Sex Ago 12, 2011 5:20 pm

[quote name='Cirdan' post='14278' date='Aug 11 2011, 09:42 PM']
Na Peugeot é sempre mais barato e dependendo da situação vc acha com mais facilidade.

Um prisioneiro do rolamento da dentada só achei na Peugeot e sem a folga q meu Citroen tinha.

Abraços
[/quote]

Algum de vocês já conseguiu que o setor de peças da Citroen desse o nº da peça? Liguei e pedi o valor e o código do motorzinho da bomba do esguicho do limpador, mas não forneceram o código!!!
:230430:

[quote name='Luis Adriano' post='14272' date='Aug 11 2011, 05:36 PM']
Quanto as peças da peugeot, o conselho que dou é ligar na revenda citroen e perguntar o preço da peça, aí pede pro atendente lhe dar o código da peça, que é o mesmo da peugeot. com o código pode ligar em qualquer concessionária peugeot e cotar o preço

:154740:
[/quote]

Então, comigo não quiseram dar o bendito código da peça!

Abraço
Responder