"PERIGO GELO"
É isso mesmo amigo... ele precisa trabalhar na temperatura correta. E nem só ele... o catalizador tem q estar a 500ºC e o cambio tb tem sua temperatura...
Por conta disso, pode perceber q no carro automatico, ele segura mais as marchas. A primeira é esticada e a segunda igualmente. Usa mais o freio motor. O carro tenta evitar a fase fria. Alem de não desenvolver por completo, ainda bebe e polui mais. Por conta disso no Controlar em SP o motor só é verificado quando quente.
Abraços
Por conta disso, pode perceber q no carro automatico, ele segura mais as marchas. A primeira é esticada e a segunda igualmente. Usa mais o freio motor. O carro tenta evitar a fase fria. Alem de não desenvolver por completo, ainda bebe e polui mais. Por conta disso no Controlar em SP o motor só é verificado quando quente.
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eh! eh! seu sensor queimou ou o chicote está desconectado/quebrado. Por isso o alerta de gelo... seria bom um frio no Rio... oh! calor dos infernos.
A posição do sensor vai depender do tipo de motor mas ele é verde e fica na caixa de passagem de água.
Eu só tenho, no momento, de foto com a posição do sensor do 1.6, veja abaixo, é item 2. No 2.0 a caixa de passagem é diferente, é maior e de metal, mas vc vai poder identificar com facilidade se o seu for 2.0.
A posição do sensor vai depender do tipo de motor mas ele é verde e fica na caixa de passagem de água.
Eu só tenho, no momento, de foto com a posição do sensor do 1.6, veja abaixo, é item 2. No 2.0 a caixa de passagem é diferente, é maior e de metal, mas vc vai poder identificar com facilidade se o seu for 2.0.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
- Timoteo BATALHA
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[/quote]
Mas por outro lado cirdan os motores ciclo oto atuais para terem o máximo de sua eficiência precisam trabalhar a uma determinada temperatura, abaixo desse ponto eles não tem o rendimento desejado, da mesma maneira que acima desse ponto. Se não me engano, o motor 2.0 16V a temperatura ideal de funcionamento é de +/- 90°C.
Por isso o frio não é tão bom assim, pois o motor vai demorar para chegar ao ponto ideal de temperatura.
[/quote]
Aí entra a importância da válvula termostática.
Motor abaixo de 85ºC, a válvula termostática fecha e parte do líquido de arrefecimento passa a circular no sistema em torno do cabeçote (falando resumidamente) garantindo a temperatura de trabalho em torno dos 90ºC...a outra parte fica em "stand by" circulando no sistema na parte do radiador....isso impede que haja colapso da temperatura do líquido de arrefecimento em situações extremas de frio, perto ou abaixo de 0ºC (zero grau)!
Se a válvula termostática não funcionar, ou se tirar a válvula termostática, pegar estrada com temperatura ambiente variando em torno de 0ºC, é certo que terá problemas de baixa temperatura no motor da nave!
Logo, em tempos de frio, a válvula termostática tem que funcionar meesmo, e o líquido de arrefecimento precisa ter um anticongelante eficiente...uma das razões do alerta PERIGO GELO !!
Mas por outro lado cirdan os motores ciclo oto atuais para terem o máximo de sua eficiência precisam trabalhar a uma determinada temperatura, abaixo desse ponto eles não tem o rendimento desejado, da mesma maneira que acima desse ponto. Se não me engano, o motor 2.0 16V a temperatura ideal de funcionamento é de +/- 90°C.
Por isso o frio não é tão bom assim, pois o motor vai demorar para chegar ao ponto ideal de temperatura.
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Aí entra a importância da válvula termostática.
Motor abaixo de 85ºC, a válvula termostática fecha e parte do líquido de arrefecimento passa a circular no sistema em torno do cabeçote (falando resumidamente) garantindo a temperatura de trabalho em torno dos 90ºC...a outra parte fica em "stand by" circulando no sistema na parte do radiador....isso impede que haja colapso da temperatura do líquido de arrefecimento em situações extremas de frio, perto ou abaixo de 0ºC (zero grau)!
Se a válvula termostática não funcionar, ou se tirar a válvula termostática, pegar estrada com temperatura ambiente variando em torno de 0ºC, é certo que terá problemas de baixa temperatura no motor da nave!
Logo, em tempos de frio, a válvula termostática tem que funcionar meesmo, e o líquido de arrefecimento precisa ter um anticongelante eficiente...uma das razões do alerta PERIGO GELO !!
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Pois eu jurava que esse aviso vinha em função do sensor de temperatura do motor, mas realmente não, é do sensor de temperatura ambiente.
Vivendo e aprendendo.
Aqui um vídeo onde o Picasso dá esse aviso, mas no caso não tem problema no sensor não é temperatura baixa mesmo....
<a href="https://www.youtube.com/watch?v=8Qo4BhnVmTE" target="_blank">https://www.youtube.com/watch?v=8Qo4BhnVmTE</a>
Batalha, no caso do colega é sensor ruim mesmo mas mesmo assim sua observação é pertinente no caso de uma baixa real de temperatura como no caso do vídeo.
Agora imagina o carro do cara do vídeo só com água pura? estaria dura de gelo... e o problema do gelo é que ele expande o que pode trincar o bloco do motor, estourar mangueiras e radiador.
Vivendo e aprendendo.
Aqui um vídeo onde o Picasso dá esse aviso, mas no caso não tem problema no sensor não é temperatura baixa mesmo....
<a href="https://www.youtube.com/watch?v=8Qo4BhnVmTE" target="_blank">https://www.youtube.com/watch?v=8Qo4BhnVmTE</a>
Batalha, no caso do colega é sensor ruim mesmo mas mesmo assim sua observação é pertinente no caso de uma baixa real de temperatura como no caso do vídeo.
Agora imagina o carro do cara do vídeo só com água pura? estaria dura de gelo... e o problema do gelo é que ele expande o que pode trincar o bloco do motor, estourar mangueiras e radiador.
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É mesmo RGDL!!
Vou ver o vídeo!
Pela estrada a noite aqui na Amazônia, sem válvula termostática, o indicador de temperatura do motor no painel baixou para dois traços, o que equivale a temperatura inferior a 90ºC (do motor). Se naquele dia já estivesse com a vávula termostática, de forma alguma baixaria um traço.
A temperatura ambiente (no canto do painel) indicava 21ºC...
A velocidade de cruzeiro variava em 128km/h...
Resultado: Consumo degradou algo em torno de cinco kilometros a menos por litro...mais gasolina para menos kilometros...e a temperatura de trabalho deve ter beirado os 80ºC ou menos.
agora imagina sem valvula termostática e sem líquido anticongelante com temperatura ambiente em torno dos 0ºC ???
O carro faz a parte dele que é avisar: PERIGO GELO...a nossa parte é deixar tudo em ordem para que a condição do clima não atrapalhe o carro.
Vou ver o vídeo!
Pela estrada a noite aqui na Amazônia, sem válvula termostática, o indicador de temperatura do motor no painel baixou para dois traços, o que equivale a temperatura inferior a 90ºC (do motor). Se naquele dia já estivesse com a vávula termostática, de forma alguma baixaria um traço.
A temperatura ambiente (no canto do painel) indicava 21ºC...
A velocidade de cruzeiro variava em 128km/h...
Resultado: Consumo degradou algo em torno de cinco kilometros a menos por litro...mais gasolina para menos kilometros...e a temperatura de trabalho deve ter beirado os 80ºC ou menos.
agora imagina sem valvula termostática e sem líquido anticongelante com temperatura ambiente em torno dos 0ºC ???
O carro faz a parte dele que é avisar: PERIGO GELO...a nossa parte é deixar tudo em ordem para que a condição do clima não atrapalhe o carro.
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Vixi, agora embolou tudo. Qual o sensor devo trocar ? o do espelho ou o da "passagem de água" (onde fica esse sensor de passagem de água ?). Ou os dois ?
Detalhes: o ar-condicionado ja entra quando ligo o carro, o marcador do painel fica louco em -27º.
:icon_smile_big:
Outra dúvida: se eu trocar vou precisar do Lexia ???
Abs.
Detalhes: o ar-condicionado ja entra quando ligo o carro, o marcador do painel fica louco em -27º.
:icon_smile_big:
Outra dúvida: se eu trocar vou precisar do Lexia ???
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Editado pela última vez por silveriob6 em Seg Fev 22, 2016 8:00 am, em um total de 1 vez.
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O sensor que mostra a temperatura do painel (temperatura ambiente) e que no seu caso fica marcando a temperatura de -27°C fica no espelho do lado do carona, observe que o espelho tem uma espécie de 'pingo' em baixo, é ali que fica o sensor.
Ele pode estar queimado ou apenas com o fio partido, tem que abrir para ver.
O sensor da caixa de passagem de água é o sensor de temperatura do motor e nada tem a ver com essa temperatura do painel. Eu pensava que tinha mas não tem, erro meu que tentei corrigir em post posterior.
Acredito que vc não vai precisar do lexia, somente resolvendo o problema já vai tudo funcionar normal.
Seu ar deve ser digital, né? Nesse caso ele deve ligar a ventilação do ar quente assim que liga o motor... com -27°C de temperatura ambiente vc deve precisar de bastante ar quente... kkkkkkk
Ele pode estar queimado ou apenas com o fio partido, tem que abrir para ver.
O sensor da caixa de passagem de água é o sensor de temperatura do motor e nada tem a ver com essa temperatura do painel. Eu pensava que tinha mas não tem, erro meu que tentei corrigir em post posterior.
Acredito que vc não vai precisar do lexia, somente resolvendo o problema já vai tudo funcionar normal.
Seu ar deve ser digital, né? Nesse caso ele deve ligar a ventilação do ar quente assim que liga o motor... com -27°C de temperatura ambiente vc deve precisar de bastante ar quente... kkkkkkk
Editado pela última vez por rgdl em Seg Fev 22, 2016 10:22 am, em um total de 1 vez.
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