troquei o coxim inferior do motor sem tirar a roda!!

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
dingo
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Jul 15, 2010 5:29 pm
Nome: dingo

#1

Mensagem por dingo » Ter Mai 31, 2011 7:37 pm

Pessoal, depois de estudar o problema e consultar no forum , achei "muito" essa história de tirar a roda, e mexer no conjunto de tração , para trocar o coxim inferior do motor do meu picasso. estudei e já que "je suis" um torneiro mecânico, então eu fiz um dispositivo que troca o coxim sem muito , "sofrimento".
Imagem
o problema!!coxim estorado!!
Imagem
com o gabarito montado, tem uma flange que esta "empurrando" a peça velha da direita pra esquerda.
para dentro de um tubo que está fixo no lado esquerdo, através do aperto que estou dando no parafuso .
Imagem
agora sim, a peça nova foi colocada com a mão, e com um outro jogo de flange, começo o aperto para a colocação no "lugar". na realidade eu tinha que fazer uma flange igual a que esta apertando o coxim, mas na hora faltou material, e na minhas sulcatas tinha esta rodinha de portão que me salvou!!é claro que usei uma graxa, já que tem atrito do aço (coxim) com o suporte em alumínio.
Imagem
coxim novo, "na metade do caminho", tirei esta foto para mostrar a roda no lugar (detalhe ao fundo)
Imagem
voilà,trabalho terminado!!
na realidade, eu nem faço ideia de como é trocar este coxim! eu usei meus recursos, e troquei em casa, te detalhes técnicos que posso passa pra quem quiser. acredito que um mecanico que tenha este despositivo, levará no máximo. 1:30 min. para fazer a troca!!
tem um detalhe que fiquei em dúvida, têm um conector verde que mostra as fotos, acho que é um sensor, mas não vi nenhum fio por perto pra ligar, alguém sabe, se é normal ficar desligado?
Abraço,
Douglas


timdantos
Sem Habilitação
Mensagens: 46
Registrado em: Qua Fev 23, 2011 2:15 pm
Nome: TIMDANTOS
Localização: Brasília DF

#2

Mensagem por timdantos » Qui Jun 02, 2011 6:07 pm

Parabéns Dingo!

São essas atitudes que faz com que sujemos as mãos de graxa... Eu também faço assim, se não der certo eu chamo o mecânico, também to doido pra trocar essa peça.
Quanto ao sensor essa foi uma duvida minha a pouco tempo atrás no forum e a resposta que tive de se tratar de um sensor usado no picasso da Europa ou Países com tempo mais frio, o que auxilia no aquecimento do óleo no carter.
Editado pela última vez por timdantos em Sex Jun 03, 2011 8:12 am, em um total de 1 vez.
Timdantos
Brasília - DF
Xsara Picasso Exclusive 03/03 Manual 2.0 16v
MATTOSMK1
Sem Habilitação
Mensagens: 42
Registrado em: Sáb Jul 17, 2010 10:04 am
Nome: MATTOSMK1

#3

Mensagem por MATTOSMK1 » Dom Jun 05, 2011 4:21 pm

[quote name='TIMDANTOS' post='13462' date='Jun 2 2011, 07:07 PM']
Parabéns Dingo!

São essas atitudes que faz com que sujemos as mãos de graxa... Eu também faço assim, se não der certo eu chamo o mecânico, também to doido pra trocar essa peça.
Quanto ao sensor essa foi uma duvida minha a pouco tempo atrás no forum e a resposta que tive de se tratar de um sensor usado no picasso da Europa ou Países com tempo mais frio, o que auxilia no aquecimento do óleo no carter.
[/quote]


CAMARADA TEM COMO VC PASSAR as medidas desse sacador que vc fez para eu pedir ao torneiro para fazer uma peça dessa pra mim valeu :icon_smile_kisses:
PICASSO 2002 EXCLUSIVE
VASCAINO DOENTEEEEEEEEEEEE
dingo
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Jul 15, 2010 5:29 pm
Nome: dingo

#4

Mensagem por dingo » Qui Jun 09, 2011 7:35 pm

segue as medidas, qualquer dúvida, estou a disposição.
Imagem
dingo
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Jul 15, 2010 5:29 pm
Nome: dingo

#5

Mensagem por dingo » Sex Jun 10, 2011 9:54 am

em tempo... estive pensando e , na realidade, se o coxim velho já esta estorado, então não precisa ter uma
flange de diametro 69 x 45 com rebaixo interno, e sim 69 x 20 ficando assim o "maciço" mais leve, evitando acidentes caso venha cair no chão.
vgmarques
Curioso
Mensagens: 179
Registrado em: Seg Ago 01, 2011 11:30 am
Nome: Vinicius M
Localização: Rio de Janeiro

#6

Mensagem por vgmarques » Dom Ago 14, 2011 1:53 am

Fiz a cotação dessas peças com um torneiro. Saiu em torno de R$ 300,00!!!!! :28720:

Dei uma olhada na web e encontrei ferramentas da CR e RAVEN para troca desses coxins:

<a href="http://www.crferramentas.com.br/site/in ... roduto=424" target="_blank">CR 169A</a> Problema: fui na loja e ela foi feita para coxim de 82 mm. Medi o diâmetro externo e deu uma fraçãozinha menor que 82 mm (para entrar no nicho do coxim).

<a href="http://www.crferramentas.com.br/site/in ... roduto=401" target="_blank">CR 169</a> Problema: o diâmetro externo dela é 73 mm. Ela não entra no nicho do coxim do Picasso (o coxim tem 71 mm). Pela descrição do site, é para Peugeot 206.

<a href="http://www.solostocks.com.br/venda-prod ... ven-505305" target="_blank">Raven 161005</a> Problema: essa ferramenta serve tanto para coxins de 71 mm quanto 82 mm. Acho que dá para usá-lo para instalar o coxim de 71 mm, porque o coxim entra na ferramenta (em torno de uns 5 mm) e, com isso, vc consegue posicioná-lo para entrar no nicho (só não sei se deve ser usado um martelo ou aquela pinça para empurrar o conjunto). O problema é como essa ferramenta extrai o coxim (que é um de seus propósitos). Ela é muito maior que o nicho do coxim.

Enfim.... não sei como usar nenhuma das ferramentas. As CR 169 e 169A nem parecem ser para Picasso (a menos que exista Picasso com 82 mm). A Raven 161005 serve para guiar o coxim na instalação, mas não para removê-lo. Será que a idéia do Raven 161005 é retirar o coxim velho empurrando-o com o novo?


Abraços!
timdantos
Sem Habilitação
Mensagens: 46
Registrado em: Qua Fev 23, 2011 2:15 pm
Nome: TIMDANTOS
Localização: Brasília DF

#7

Mensagem por timdantos » Seg Ago 15, 2011 3:11 pm

Amigo,

No catalago de peças informa que o coxim do Picasso é de 70mm.
Timdantos
Brasília - DF
Xsara Picasso Exclusive 03/03 Manual 2.0 16v
dingo
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Jul 15, 2010 5:29 pm
Nome: dingo

#8

Mensagem por dingo » Seg Ago 15, 2011 5:34 pm

acabo de medir o coximque retirei do suporte do motor e a medida é de 70mm medida no paquimetro.
Vinicios, se quiser eu envio o "estrator" pra vc e vc usa e depois me devolve!! me mande seu dados pro meu email : poliahot@gmail.com
Abraço,
Douglas
vgmarques
Curioso
Mensagens: 179
Registrado em: Seg Ago 01, 2011 11:30 am
Nome: Vinicius M
Localização: Rio de Janeiro

#9

Mensagem por vgmarques » Ter Ago 16, 2011 10:19 pm

[quote name='dingo' post='14357' date='Aug 15 2011, 05:34 PM']
acabo de medir o coximque retirei do suporte do motor e a medida é de 70mm medida no paquimetro.
Vinicios, se quiser eu envio o "estrator" pra vc e vc usa e depois me devolve!! me mande seu dados pro meu email : poliahot@gmail.com
Abraço,
Douglas
[/quote]

Olá, Douglas!

Enviei o email! :D :D :D

Abraços e obrigado mesmo! ^_^
Vinicius
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#10

Mensagem por RAFAEL » Sex Set 02, 2011 6:47 pm

Reportado:Valtran

Olá amigo me oriente sobre esta troca do coxim,é normal estourar tão rápido?
Coloquei um novo a 2 ou 3 meses e já está estourado.
Preciso torcar de novo mas não quero desmontar a roda e homocinetica.
Obrigado
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
timdantos
Sem Habilitação
Mensagens: 46
Registrado em: Qua Fev 23, 2011 2:15 pm
Nome: TIMDANTOS
Localização: Brasília DF

#11

Mensagem por timdantos » Ter Out 04, 2011 5:35 pm

Amigos,

Perdi uma manhã toda tentando retirar o coxim antigo e nada... NÃO TENTEI FAZER ISSO EM CASA!!!!

A peça antiga tava trava de um jeito... não tem muito espaço, tem que calçar o motor com um macaco, além de ter alguma coisa pra deixar o carro suspenso.

Parabéns aos que conseguiram...
Timdantos
Brasília - DF
Xsara Picasso Exclusive 03/03 Manual 2.0 16v
dingo
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Jul 15, 2010 5:29 pm
Nome: dingo

#12

Mensagem por dingo » Qua Out 05, 2011 12:34 pm

Na realidade, se vc não tiver todas as ferramentas a mão,é dificil, e o pior , vc vai até uma altura e depois não tem volta, por exemplo, retirar o coxim, até com luta se consegue (usando uma serra, cortanto o coxim velho), depois tem a batalha de colocar o coxim novo!!! quando eu fiz o extrator, foi com o carro em uma rampa que eu fabriquei e o torno do meu lado fazendo ajustes. o extrator compensa para oficina pois vai trocar sempre o coxim dos carros dos clientes. perguntei pra um colega dono de oficina (que deixei o extrator), sobre o caso dos coxim que estouram, do Valtran, (ver pergunta abaixo) ele disse que os coxim superiores que apoiam o motor, quando estão estourados que causam isto!! convém revisar.
Boa sorte a todos,
Douglas
Responder