Comprei um Xsara Picasso!

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
marcelozao
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Sáb Abr 30, 2011 11:54 am
Nome: marcelozao

#1

Mensagem por marcelozao » Dom Mai 08, 2011 8:33 am

Oi gente!
Vamos a epopéia:
Eu estava parando minha compulsão por compras, principalmente gadgets e carros (cheguei a trocar 4 vezes num ano, perder muito dinheiro e ficar com carnê gigantesco nas mãos), mas aquela vontadinha de trocar o carro ficou me rondando.

Porém, a razão mandava e eu obedecia. 5 meses com idéia fixa de trocar x o anjinho mandando eu ficar na minha !

Mas aí, o diabinho jogou sujo: Eu tinha um Honda Fit 2004 que começou a fazer barulho na suspensão.
Levei na concessionária HONDA SPI BAURU, ficaram quase o dia inteiro com o carro e me apresentaram um orçamento de R$3.800,00 alegando que o barulho era que toda a suspensão dianteira estava comprometida. Pensei com meus botões vá lá que pode até ser mais caro na autorizada, mas já que vou gastar este valor, não vou vender o carro. Passei 3 semanas com o barulho, pois estou numa correria terrível com os 2 trabalhos que tenho. Sábado passado, acordei cedinho e levei o carro na concessionária, aí avisaram que só podiam pega-lo na segunda. Sai de lá, e resolvi passar num centro automotivo. O cara colocou o carro na valeta de troca de óleo e me chamou para ir ver com ele.

Simples, a bieleta(A bieleta, conhecida também como tirante, é utilizada na ligação entre o amortecedor e a barra estabilizadora). O suporte quebrou, devido a alguma pancada forte (esposa???) e ele disse: troca o amortecedor e a bieleta e resolve o problema. Aí eu disse mas e o que mais? Ele disse: nada, tá tudo bom quer ver? E puxou alí, forçou acolá e tudo nos trinks.
Valor? R$ 420,00 com M.O

O carro ficou um espetáculo!
Mas eu comecei a ficar puto com a autorizada... nada contra o carro, mas sim com a cara de pau da agência!
E aí a vontadinha de comprar outro, cresceu.

Comecei a especular alguns carros.
Meriva? Já tive. Gostei, mas não achei nenhuma inteirona.
Idea? Tive, beberrona, aquele estepe atrás dava nervoso quando se ia no mercado e um engraçadinho colava bem atrás do carro.
Scenic? não gosto do acabamento, aquele tecido tem cheiro próprio e me incomoda.

A DECISÃO
Muitos criticam carros franceses. Eu critico o valor de revenda deles, aliás as próprias marcas francesas desvalorizam seus carros.
Ouvi várias opiniões, li muita coisa na Internet.
Conversei com donos de outras marcas: Corolla, Civic.
Um, tirou o Corolla 0km em 2005, foi viajar e acreditem, os 2 pneus dianteiros estouraram na viagem.
O outro, comprou o Civic com 20 mil km, só dor de cabeça com a injeção.
Pensei: bom, todo carro pode dar problema. E os carros que estou vendo, se derem problema, estão ma mesma faixa de manutenção.
Voltei no centro automotivo, chamei o mecânico proprietário que me atendeu, e perguntei para ele. Ele disse: se quebrar, é tudo parecido o valor de manutenção.
Numa das aulas, meu aluno, um senhor já, dono de oficina confessou que se cuidar, o carro que eu queria dura muito.
Comecei então a ver quanto pagavam no meu, quanto eu tinha de caixa e se podia trocar.
Um belo dia, o diabinho voltou:
Parei um cara no trânsito, com um Chrysler Stratus e perguntei sobre o câmbio automático, ele respondeu: tenho o carro a 3 anos, nunca tive problemas...
Fiz as contas, o carro do cara tem 14 anos...




Aí ponderei: Tenho um Clio, 2004, está com 130 mil km (que com certeza não são originais, pois o peguei de 2ª mão e o odômetro com certeza foi voltado) que até hoje só troquei a bóia de combustível, pastilhas e mais nada. E apesar de ser 1.0 anda bem.
Foi aí que resolvi dar uma chance para uma Xsara Picasso !

E comprei uma hoje, 05/05 Exclusive, completa!
Meu único contra gosto: não sei se bancos de couro me agradam, alguém pode opinar?
Por enquanto, lua de mel: primeiro carro meu com câmbio automático, estou gostando da experiência!
Ainda não medi consumo, mas posso fazer e postar aqui, se quiserem.

Algumas frescuras que gostei:
ar condicionado duplo
painel digital, que indica se destravou/travou as portas (pois achei silencioso o destravar)
câmbio tiptronic, caso queira dirigir mais agressivamente
acelerador eletrônico
motor de 138 cavalos
porta-malas 550 litros


Fotos da "nave":
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Bauru - SP
Xsara Picasso 05/05 Automática
jomelo2007
Sem Habilitação
Mensagens: 30
Registrado em: Qua Jan 19, 2011 6:37 pm
Nome: jomelo2007

#2

Mensagem por jomelo2007 » Dom Mai 08, 2011 5:48 pm

Parabéns Marcelozao

Vc fez ótima aquisição
Tb sou de Bauru e em set/2010, comprei um Xsara
De lá para cá, por enquanto só alegria.
Já troquei o calço (coxim) do motor e a "marmita" tras. do escapamento.
Nada tal mais caro do que de outros veiculos de outars marcas
Para vc ter uma base, a troca de oleo dele, com filtro fica no mesmo preço do meu Classic
Tudo bem que não é oleo original, mas é oleo de primeira linha e na especificação do manual
Em conversa ocm meu mecânico (que achei que nao mexia com Picasso), ele me disse que ja comprou
algumas ferramentas prórias para este carro e que prefere mexxer nele do que no Scenic.
Tb me falou sobre peças do 207 da Peugout (será que é assim que se escreve???) que servem no Picasso.

O carro é um sonho de conforto.....principalmente na estrada.

Gd abs e felicidades
JOÃO
Xsara 2006/2006
Cinza Chumbo - Automatica
Completa
marcelozao
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Sáb Abr 30, 2011 11:54 am
Nome: marcelozao

#3

Mensagem por marcelozao » Dom Mai 08, 2011 8:03 pm

Opa, um conterraneo!
Pois é, eu acho o design interior do carro bonito, estou achando a troca das marchas até silenciosas viu?
A esposa que está na dúvida se consegue dirigir o automático, mas eu já disse que ela só precisa saber P e D, risos !
Bauru - SP
Xsara Picasso 05/05 Automática
achaves
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Out 16, 2008 11:54 am
Nome: Anderson Chaves
Localização: Rio de Janeiro

#4

Mensagem por achaves » Seg Mai 09, 2011 8:00 am

Parabéns e bem vindo ao clube.

Eu não tenho que reclamar até agora.

A sua dúvida me perturbar também. Será que bancos de couro é o ideal?
Anderson Chaves
XSara Picasso 2008/2009 2.0 16v Câmbio manual
RicLnx
Habilitado
Mensagens: 74
Registrado em: Sex Jan 14, 2011 10:16 am
Nome: RicLnx

#5

Mensagem por RicLnx » Seg Mai 09, 2011 10:09 am

Parabéns... Igual a minha, só que a minha é cambio manual. Já está com 63000 Km e só satisfação até agora.
É um belo carro, em viagens então chega a ser piada, nem parece que a gente fica horas dirigindo, chega-se ao destino descansado !! :D
A propósito, a minha também tem bancos de couro e não tenho nada a reclamar, já tinha bancos de couro no meu carro anterior(Seat Cordoba 2000) e são muito confortáveis,
além de serem de fácil limpeza.
Editado pela última vez por RicLnx em Seg Mai 09, 2011 10:13 am, em um total de 1 vez.
Nissan Sentra 2.0 2012 câmbio manual 6 marchas, completo.
Picasso 2005 GXA à venda !
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#6

Mensagem por Cirdan » Seg Mai 09, 2011 11:06 pm

Eu tenho uma com 83 mil km rodados e é só alegria... por mais problemas q deu.

Abraços
William Vicentin
Curioso
Mensagens: 325
Registrado em: Dom Set 30, 2007 9:28 pm
Nome: William Vicentin
Localização: São Paulo - SP
Contato:

#7

Mensagem por William Vicentin » Ter Mai 10, 2011 9:15 am

Seja bem vindo e parabéns pela máquina, é uma nave!!!

Cuide com carinho que ele não vai te deixar na mão.

Abraço
um abraço,

Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automatic
2008/2008 - Gris Cendre (pérola)
MARCIOMENESES
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Mar 12, 2011 8:42 pm
Nome: MARCIOMENESES

#8

Mensagem por MARCIOMENESES » Qua Mai 11, 2011 3:00 pm

Linda sua nave, agora vc vai andar con estilo.
Felicidades.
Sou apaixonado pela minha, melhor compra.
Meus filhos ficam loucos para chegar final de semana.
Editado pela última vez por MARCIOMENESES em Qua Mai 11, 2011 3:02 pm, em um total de 1 vez.
edfenrir
Sem Habilitação
Mensagens: 34
Registrado em: Seg Jul 12, 2010 12:49 pm
Nome: Ed Fenrir
Localização: Itaboraí / RJ
Contato:

#9

Mensagem por edfenrir » Sex Mai 13, 2011 5:36 am

Dica: Revise toda a suspensão assim que sentir que ele tá raspando em quebra molas ou batendo demais em terrenos irregulares.
Troque as correias, esticadores, tensores e rolamentos e verifique se seu alternador e bateria estão 100%.


Fora isso meu amigo, corra pro abraço. É um excelente carro, o meu é um 2003 GLX 2.0i 16v
deepbluemx3
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Jun 06, 2011 12:29 pm
Nome: DeepBlueMX3

#10

Mensagem por deepbluemx3 » Qui Jun 09, 2011 1:57 pm

Parabéns pela nave, a minha é igualzinha, só que 2004 EXS tb, comprei faz 2 dias e estou muito contente com ela, a manutenção está ok, apenas pequenos detalhes pra acertar.
Boa sorte ! :D
<!--coloro:#3333FF--><span style="color:#3333FF"><!--/coloro-->Citroen Xsara Picasso EXC 2008 FLEX
Citroen XSARA PICASSO EXS 2004
Mazda MX-3 1.6 16V 1994
VW FUSCA 1300 1970<!--colorc--></span><!--/colorc-->
l.godoy
Habilitado
Mensagens: 74
Registrado em: Qua Fev 10, 2010 12:22 pm
Nome: Linneu
Localização: São Paulo, Capital, Brasil

#11

Mensagem por l.godoy » Qui Jun 09, 2011 6:26 pm

Aí sim Marcelozao.
Puro tesão pilotar essa nave!
Bons voos! (tenho certeza que os fará!)
<!--fonto:Tahoma--><span style="font-family:Tahoma"><!--/fonto--><!--sizeo:7--><span style="font-size:36pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><!--coloro:#3366FF--><span style="color:#3366FF"><!--/coloro--><!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Linneu
Xsara Exclusive 2.000 - 2.0 - 16v<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc--><!--sizec--></span><!--/sizec--><!--fontc--></span><!--/fontc-->
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#12

Mensagem por rgdl » Sáb Jun 11, 2011 9:16 pm

Parabéns pela sua aquisição, o xsara picasso é um carrão. Tenho um 2005/2005 automático também e cabe a família toda e ainda sobra espaço.

Só tem uma coisa, NUNCA MAS NUNCA esqueça de trocar o (ou pelo menos verificar o nível do) óleo da caixa de cambio a cada 40000 km e use apenas o óleo adquirido na concessionária, por que é específico para essa caixa de cambio. Ou seja, quem não tem carro com cambio automático dificilmente liga para isso, mas quem tem carro automático tem que colocar esse item na lista de revisão.

Outra, se por acaso o seu computador de bordo apresentar a mensagem "defeito na caixa automática" não se desespere.

Vc vai ver muito mecânico sem caráter (da própria concessionária inclusive) dizer que tem que trocar o kit reparo do cambio, etc... etc... etc... num orçamento que vai querer tirar do seu bolso R$ 3500,00 ou mais.

Não cai nessa não, a própria citroën sabe que 95% dos problemas da caixa de cambio automática (cujo modelo é o AL4) é provocado pela falha (defeito) nas eletroválvulas de pressão do óleo. São duas eletroválvulas que custam em torno dos R$ 90,00 cada. Ou seja, uma manutenção simples que de peça vai te custar R$ 180,00 de peças e o resto é de mão de obra (ai varia de acordo com mecânico), mas dificilmente vai passar dos R$ 400,00. Aliás, vc pode aproveitar e trocar o óleo da caixa aproveitando a mão de obra, mas nesse caso o custo aumenta porque o óleo é caro.

Achei que estava incompleto e resolvi editar para acrescentar alguma coisas:

Tem muita gente que reclama do barulho desse carro, eu não tenho do que reclamar o meu é super silencioso, mas quem tá sofrendo com isso dá uma olhada nesse vídeo: <a href="http://www.youtube.com/watch?v=qcsfjtYc50E&NR=1" target="_blank">Traseira Barulho Fácil de resolver </a>

Vc citou a questão do consumo, esse modelo tem um computador de bordo que faz essa medição em tempo real, vc precisa apenas ajustar o computador de bordo antes, veja dicas sobre isso aqui: <a href="http://www.youtube.com/watch?v=vimloGZuANs" target="_blank">Dica computador bordo Picasso como ajustar</a>

Para mudar nas várias opções do computador de bordo basta vc apertar o botão que está na alavanca do limpador de para-brisa. Vc deve escolher a opção em que é mostrado algo como _ _ / 100km. Aliás, o computador de bordo está programado para fazer a medição de acordo com o padrão europeu (litros por 100 km) e não no nosso que é o km/litro. para saber o valor basta dividir 100 pelo o valor do consumo em litros.

Veja esse vídeo também, é do C3 picasso mas também serve para o xsara picasso:

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=2Grefwu5oVg&feature=fvsr" target="_blank">Dica indicador consumo Picasso C3 computador bordo</a>

inté+
Editado pela última vez por rgdl em Sáb Jun 11, 2011 9:47 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Lesthers
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Jan 13, 2011 8:38 am
Nome: Anderson Lesther
Localização: Belo Horizonte
Modelos Citroën: C4 Picasso 2.0 16v 2012

#13

Mensagem por Lesthers » Ter Jun 28, 2011 10:29 pm

Parabéns amigo! Bem vindo ao clube de felizes proprietários!!

Comprei a minha em Janeiro e só tem uma coisa a dizer: É O MELHOR CARRO QUE JÁ TIVE!
A minha é 2003 2.0 16v EXC. mecânica, completíssima, tem tudo que sempre quis num carro, e pelo tamanho e potência me surpreendeu o consumo: 9km/l na cidade e 13km/l na estrada.

Até hoje, só tive alegrias e tenho certeza que voce também repetirá o bordão: De um Picasso só se for pra uma mais novo!!

Felicidades
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#14

Mensagem por Cirdan » Seg Jul 04, 2011 12:48 am

Ja gastei muito com ela e ainda estou gastando, mas cada dia eu tenho mais certeza q meu proximo carro é um Picasso.

Agora a Grand C4 Picasso.

Abraços
Responder