MOTOR DESLIGANDO SOZINHO

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
malamen
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Dez 22, 2010 12:57 pm
Nome: malamen
Localização: Blumenau - SC
Contato:

#1

Mensagem por malamen » Qua Mar 23, 2011 8:59 am

Olá pessoal.

Meu Xsara Picasso 2007 Automatique resolveu aprontar.
Há duas semanas houve uma chuva torrencial aqui em Blumenau, na hora que
eu estava voltando pra casa do trabalho. Passei por um ponto da estrada
que tinha muita água, passei devagar, acredito não ter encostado água no fundo do carro.
Pois bem, 3 minutos depois, na rua que entra pro condomínio que resido, o carro simplesmente morreu.
Fiquei quase 10 minutos parado tentando fazer ele pegar, até que consegui. Nenhuma mensagem
no painel foi mostrada, nenhuma luz ficou acesa, nada de anormal.
Na semana seguinte estava programado a revisão dos 75 mil km. Foi feita, mas havia esquecido
desse detalhe, de comentar com o mecânico, por não ter morrido mais na semana que se passou.
Busquei o carro da revisão, fui pra casa almoçar, e quando voltava pro trabalho, descendo uma ladeira,
o carro morreu. Mas logo pegou. No trânsito, parado numa sinaleira, aconteceu novamente.
E hoje de manhã, vindo pro trabalho, aconteceu de novo. Já informei o mecâncio.
O que foi feito na revisão:
Limpeza TBI, limpeza bicos, troca de cilindros de freios traseiros, sangria do sistema de freio,
troca do óleo do motor, filtro de óleo, filtro do ar condicionado, filtro de combustível, higienização do ar,
bomba d'água, anel de vedação do cárter, anticongelante. Sistema eletrônico não foi mechido nada.
Alguém sabe o que pode ser esse apagão do nada do motor?


ilima
Curioso
Mensagens: 239
Registrado em: Qua Mar 19, 2008 11:55 pm
Nome: Ivan Lima

#2

Mensagem por ilima » Qua Mar 23, 2011 10:42 am

Tente esgotar o tanque. Pode até ser combustível com água.

Já que vc fez uma revisão e não acabou o problema, pode ter contaminado o combustível. Se for, tem que identificar por onde entrou a água.

Não esqueça de postar a solução.


[]s e boa sorte.


Ivan Lima
jomelo2007
Sem Habilitação
Mensagens: 30
Registrado em: Qua Jan 19, 2011 6:37 pm
Nome: jomelo2007

#3

Mensagem por jomelo2007 » Qua Mar 23, 2011 6:07 pm

Olá amigo
Todas as características que vc passou leva a crer que é gasolina de má qualidade
Tive o mesmo problema (não no Picasso) e acabei descobrindo que era gasolina misturada, (sabe sse la com o que), que desregulou a injeção totalmente.
Faz um teste.
Completa seu tanque com gasolina azul, da BR.
Se a gasolina que tiver no seu tanque, for de má qualidade, vai melhorar o rendimenmto.
JOÃO
Xsara 2006/2006
Cinza Chumbo - Automatica
Completa
dcessarovice
Curioso
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Ago 12, 2008 10:44 am
Nome: dcessarovice

#4

Mensagem por dcessarovice » Qui Mar 24, 2011 7:35 am

Peça para seu macanico medir a pressão da bomba de combustivel!!!
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#5

Mensagem por Cirdan » Qui Mar 24, 2011 9:36 am

Pode ser gasolina ou a bomba... mas ta com cara de bomba viu.

Abraços
malamen
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Dez 22, 2010 12:57 pm
Nome: malamen
Localização: Blumenau - SC
Contato:

#6

Mensagem por malamen » Qui Mar 24, 2011 5:01 pm

Eu sempre abasteço no mesmo posto, exceto quando viajo, mas ultimamente não fiz nenhuma viagem.
Ainda estou confiando no posto de combustível, mas vou verificar.
Vou arranjar um tempo e pedir pro meu mecânico verificar esses ítens que vocês comentaram.
Depois eu posto o resultado.
OBS: Dois dias de uso, após os "apagões" do motor, e não aconteceu mais.
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#7

Mensagem por Cirdan » Qui Mar 24, 2011 5:05 pm

Já pensou na possibilidade de ser algum alarme do carro ou rastreador?

Abraços
DwA_Pro
Sem Habilitação
Mensagens: 37
Registrado em: Seg Nov 01, 2010 2:23 pm
Nome: DwA Pro

#8

Mensagem por DwA_Pro » Qua Mar 30, 2011 2:23 pm

Cara isso aconteceia com meu carro com frequencia :icon_smile_8ball: ! Até que levei em um mecanico :icon_smile_blush: e aconteceu bem quando o mecanico foi sair da oficina para verificar o que ocorria com o carro, ao passar o scaner constou que o "sensor de rotação" :icon_smile_approve: não estava em perfeito funcionamento, foi trocar e acabou o problema.
Fiz a manutenção em Floripa a uns 3 meses atras, teve o custo de R$ 170,00! :icon_smile_shy:
<!--fonto:Georgia--><span style="font-family:Georgia"><!--/fonto-->(¬¬) DwA Pro (¬¬)
www.myspace.com/dwapro
djdouglaswillian.4shared.com<!--fontc--></span><!--/fontc-->
malamen
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Dez 22, 2010 12:57 pm
Nome: malamen
Localização: Blumenau - SC
Contato:

#9

Mensagem por malamen » Sex Abr 01, 2011 7:20 pm

Olá pessoal.
O carro já teve alarme, atualmente desabilitado. Levei na oficina elétrica e está tudo ok.
Foi verificado a pressão da bomba de combustível, está ok.
Essa do sensor de rotação eu não tentei.
É que já rodei mais de 800 kilômetros e não aconteceu mais.
Se isso voltar a acontecer vou verificar esse sensor.
Por enquanto deixarei como está. Afinal meu orçamento já foi pro espaço.
Abraço a todos.
malamen
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Dez 22, 2010 12:57 pm
Nome: malamen
Localização: Blumenau - SC
Contato:

#10

Mensagem por malamen » Seg Abr 25, 2011 8:45 am

Olá pessoal, o que aparentemente causou o desligamento do motor por 3 vezes na semana em que tirei da revisão foi devido a correia dentada estar pouco tensionada, ou seja, frouxa, segundo o mecânico que fez a troca dela quando comprei o carro. O mecânico que trocou as correias é o mecânico da loja em que comprei o carro, e o que fez a revisão dos 75 mil km é o mecânico em que sempre levava meus carros. Bom, a história começou porque depois que fiz a revisão o carro ainda apresentava um chorinho no motor, e o mecânico disse que era a correia dentada que poderia fazer isso, apesar de estar apenas com 5 mil km rodados. Levei no mecânico que fez a troca da correia pra ter a opinião dele e ele disse que isso era barulho de bomba dágua, apesar de ter sido trocada na revisão. Disse pra ele desmontar tudo e ver se era isso mesmo, e era. A bomba dágua veio com defeito, outra da mesma marca foi instalada, mas o barulho continua, porém com menos intensidade. O mecânico está encomendando uma bomba de outra marca para testar. Ele jura que não é a correia, nem o tensor, pois colocou outro na garantia. E ainda ele me falou que o mecânico que fez a revisão não tem a aparelhagem correta pra tensionar a correia dentada, pois ela foi "demarcada" manualmente para instalação. Não entendo muito disso, mas pelo que vi existe algum tipo de gabarito para colocação da correia. Bom, vou aguardar a chegada da outra bomba dágua para instalá-la e verificar o que realmente está acontecendo. Volto a escrever quando solucionar o caso.

Abraço a todos.
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#11

Mensagem por Cirdan » Seg Abr 25, 2011 5:41 pm

Realmente para tensionar a correia desse carro precisa de uma ferramenta especifica amigo. Meu mecanico teve q comprar.

Outra coisa, nunca tive problemas pra achar a bomba d'água do meu carro... acabei de trocar ela e flange q rachou e foi sem problemas.

Abraços
malamen
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Dez 22, 2010 12:57 pm
Nome: malamen
Localização: Blumenau - SC
Contato:

#12

Mensagem por malamen » Qui Jun 30, 2011 12:54 pm

Olá pessoal. Retorno a escrever sobre esse caso que persiste em me chatear.
Bom, todo esse tempo se passou e nada de o mecânico conseguir outra bomba d'água.
Liguei pra ele essa semana e ele me disse que não conseguiu e que eu teria que instalar uma original.
Baita pancada no estômago quando fui ver o preço, 3 vezes mais cara que as similares.
Achei muito estranho colocar 2 bombas novinhas e as 2 apresentarem ruído.
Nem vou comentar sobre a indignação com o mecânico, então peço se alguém
já trocou a bomba em sua Picasso e qual marca/modelo instalou.
Aguardo comentários para tomar a decisão. Abrço pessoal!
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#13

Mensagem por rgdl » Qui Jun 30, 2011 5:33 pm

Quanto a correia dentada é interessante esse link abaixo, realmente a troca da correia é simples na questão da sincronização do comando de válvulas, basta colocar uns pinos de fixação nas polias e no virabrequim, não precisa usar nenhum equipamento especial para sincronizar e nem fazer no "olho".

<a href="http://pt.scribd.com/doc/2602767/Correi ... es-2-0-16v" target="_blank">Correias e Polias Citroën motores 2.0 16v</a>

Cara uma alternativa para vc comprar a mesma peça original mais barato é ligar para uma concessionária Peugeot, se não me engano o 306 usou o mesmo motor e a Peugeot costuma cobrar mais barato nas peças.

Ah! sim, não estranhe não é que a Citroën e a Peugeot são fabricantes de automóvel controlados pela mesma empresa que é a PSA, por isso muitas peças de carros Peugeot cabem na boa em carros Citroën.

inté+
Editado pela última vez por rgdl em Qui Jun 30, 2011 5:34 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#14

Mensagem por Cirdan » Seg Jul 04, 2011 12:44 am

Tem um rolamento da correia q na Peugeot vem com o parafuso e na Citroen vem sem.

Minha dica é comprar o da Peugeot, pq ele foi responsavel por duas quebras da correia (torcia a danada) e isso me gastou quase 9 mil reais.

Abraços
Responder