CITROEN: Você compraria outro?

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
aaklug
Habilitado
Mensagens: 87
Registrado em: Sex Out 24, 2008 10:13 am
Nome: AAK

#1

Mensagem por aaklug » Sex Jan 21, 2011 2:32 pm

Olá amigos,
Estou postando um novo tópico para que cada proprietário de um Citroen deixe suas impressões sobre os véiculos que possuem ou já possuiram...

A questão base é: Você tem ou teve um, compraria outro? recomenda?

Vou começar com a minha opinião;

O Xsara Picasso que tenho é o primeiro carro da montadora francesa que já adquiri. Antes, tive VW, Ford, GM...

PONTOS POSITIVOS (Xsara Picasso)

- Carro extremamente confortável e muito espaçoso.
- Espaço de sobra para os passageiros na parte de trás;
- Bancos traseiros rebatíveis, reclináveis e removíveis.
- Porta malas com espaço de sobra.
- Ar condicionado dual zone e automático (Exclusive)
- Muito seguro para viagens, estabilidade.
- Repleto de acessórios e mimos ao proprietário.
- Excelente posição de dirigir, não dá fadiga mesmo em longas viagens.
- Transmite segurança aos ocupantes, pela imponência do veículo e estabilidade.
- Consumo relativamente bom para um carro grande e como motorização 2.0 (Depende do pé do condutor).

PONTOS NEGATIVOS:

- Suspensão frágil para as estradas brasileiras... Vício da quebra do coxim do motor a cada 30-40mil km.
- Conjunto de peças de reposição com preço relativamente maior que a concorrência.
- Vício da mangueira e sensor de pressão da direção hidráulica (Dá muito problema).
- Falta de um conta giros (Inadmissível num carro desse porte).
- Falta de abertura elétrica da tampa do combustivel. (Inadmissível para um carro deste porte).
- Posição ruim dos controles dos vidros dianteiros e traseiros.

Ponderando os pontos positivos e negativos, eu compraria sim, outro...
O meu é mecânico, se fosse comprar um automático (AL4) precisaria verificar bem a procedência e manutenção dada ao veículo (se usado).

Resposta: SIM, compraria outro.


Alexandre K
dcessarovice
Curioso
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Ago 12, 2008 10:44 am
Nome: dcessarovice

#2

Mensagem por dcessarovice » Sex Jan 21, 2011 3:31 pm

Eu ja tive vários carros de várias marcas. O primeiro frances que tive foi um picasso 2002! Ele deu PT, foi buscar outros tipos de carro e não encontrei nenhum que fosse a mesma faixa de preço que se comparasse ao picasso! Acabei comprando outro 2005 automatico! E não tenho o que reclamar do carro! Futuramente vou querer um c4 pallas para mim e um c3 automatico para a esposa.
jomelo2007
Sem Habilitação
Mensagens: 30
Registrado em: Qua Jan 19, 2011 6:37 pm
Nome: jomelo2007

#3

Mensagem por jomelo2007 » Sáb Jan 22, 2011 6:08 am

Olá
Olha, estou a bem pouco tempo com meu Picasso.
Mas já tive muitos outros carros, de varias marcas e modelos.
Nunca "senti" um carro tão gostoso para se dirigir como este.
MARAVILHOSO
Resposta: Sim tenho um Citroen
e sim espero poder comprar outro logo, se possivel uma Gran Picassso
abs
Editado pela última vez por jomelo2007 em Sáb Jan 22, 2011 6:09 am, em um total de 1 vez.
JOÃO
Xsara 2006/2006
Cinza Chumbo - Automatica
Completa
ilima
Curioso
Mensagens: 239
Registrado em: Qua Mar 19, 2008 11:55 pm
Nome: Ivan Lima

#4

Mensagem por ilima » Sáb Jan 22, 2011 12:50 pm

Como sou fã de carros automáticos, digo que só compraria outro se a Citroen abandonasse o famigerado câmbio AL-4, que tantas alegrias dá aos mecânicos e concessionárias...

No resto, o carro é muito bom. Mas não dá para ficar a mercê dos problemas de câmbio...

Enquanto não trocar este câmbio, se tiver que trocar meu carro, vou para outra marca.

[]s

Ivan Lima
Editado pela última vez por ilima em Sáb Jan 22, 2011 12:51 pm, em um total de 1 vez.
RicLnx
Habilitado
Mensagens: 74
Registrado em: Sex Jan 14, 2011 10:16 am
Nome: RicLnx

#5

Mensagem por RicLnx » Sáb Jan 22, 2011 1:23 pm

Já tive VW, Ford, GM e Seat, minha Picasso(2005 GLX Câmbio manual)é o meu primeiro veículo francês, se bem que minha esposa tem um Twingo 2001 e estamos satisfeitíssimos com ele.
Fora a Picasso, que tenho desde Outubro/2010, o Seat Cordoba 2000 pra mim foi o melhor carro que já tive, uma lástima a VW do Brasil tirá-lo do mercado nacional, excelente carro e dá de 1000 a zero no Polo.
No entanto, a Picasso, até o momento, está se revelando uma verdadeira nave espacial, extremamente confortável, ágil e depois da limpeza e regulagem do motor bastante econômica.
Mas concordo com o AAK, inadmissível num carro deste porte e qualidade não vir com conta-giros e abertura elétrica da tampa de combustível e porta-malas.
De qualquer forma, já estou pensando em trocar por uma Picasso mais nova daqui um ano. ^_^
Nissan Sentra 2.0 2012 câmbio manual 6 marchas, completo.
Picasso 2005 GXA à venda !
Rogerio coutinho
Sem Habilitação
Mensagens: 32
Registrado em: Ter Out 12, 2010 9:47 pm
Nome: Rogerio Coutinho
Localização: Belo Horizonte-MG

#6

Mensagem por Rogerio coutinho » Sáb Jan 22, 2011 11:41 pm

Olá amigos....sempre fui apaixonado por carros da FIAT, mas depois que comprei o PICASSO, sinceramente não quero outro carro.
Ele é tudo o que falaram ai, lógico que nem tudo é perfeito, mas no contexto da obra é um show de carro, e pretendo sim quando for troca-lo comprar um Gran picasso.
Rogerio Coutinho

Tempra 2.0 8v 1995
Brava 1.6 16V 2000
Marea 2.0 20V 2000
Picasso 2.0 16V 2002
Blazer 2.4 2008
C5 2007 2.0 16V
Avatar do usuário
jroberto
Habilitado
Mensagens: 61
Registrado em: Ter Fev 16, 2010 9:57 am
Nome: jroberto
Localização: Braga - Portugal
Modelos Citroën: Xsara Break 2002

#7

Mensagem por jroberto » Dom Jan 23, 2011 2:09 am

Oi, pessoal!
Esse tópico posso responder com fatos, já que estou no terceiro Citroën consecutivo, desde 2003.
O triste é ver que ao longo do tempo o carro foi piorando seu acabamento.
Meu primeiro Xsara Picasso era 03/04, GLX, 118cv. A única reclamação que tenho dele é que não tinha freios ABS. No carro anterior (Mercedes Classe A), havia freios ABS, controle de estabilidade e ar condicionado automático, mas a única ausência que senti foi do ABS.
Em 2007, comprei um Xsara Picasso Exclusive 07, aproveitando um bom desconto, já que os 08 (de cara nova) estavam chegando. Embora tivesse os equipamentos previstos em um Exclusive, eu não senti um "upgrade", como quando vi um Exclusive 04, 4 anos antes. Para piorar essa Exclusive tinha coisas A MENOS que a GLX: não tinha tomada 12V atrás do banco de trás e não tinha mais ganchos no porta-malas.
Em agosto do ano passado, troquei por um C4 Picasso. O C4 é um espetáculo de itens eletrônicos, realmente impressiona qualquer um. Mas hoje, ao limpar o carro por dentro, percebi que os plásticos das portas e painel são inferiores ao do Xsara, pois riscam com muita facilidade. Resumindo, o C4 não é "melhor" que o Xsara, ele "tem mais". Em igualdade de equipamentos, eu ficaria com um Xsara, mas desde que tivesse o acabamento dos Xsara antigos.

Ah, sobre o assunto do tópico: não pretendo trocar meu C4 tão cedo, e seu sucessor (daqui a muitos anos) provavelmente será outro Citroën.

[], j.r.
Xsara Picasso GLX 2004 (2003-2007)
Xsara Picasso Exclusive 2007 (2007-2010)
C4 Picasso GLX 2010 (2010-2012)
Xsara Break 2002 (2017- )
apmed2000
Habilitado
Mensagens: 136
Registrado em: Dom Set 23, 2007 6:50 am
Nome: apmed2000

#8

Mensagem por apmed2000 » Dom Jan 23, 2011 11:35 am

Estamos muito satisfeitos com a XSPC.
E, apesar de ter o AL4, por enquanto, não tivemos problema.
E, sem falar que a Concessionária mais próxima fica a 100 Km...

Até pensamos em trocá-la no ano passado pelo C4 Picasso.
E, como foi dito, o C4 Picasso é um espetáculo...
Mas, na comparação do porta malas, ele perdeu.
Pois, como temos dois filhos pequenos, haja "tralha" p/ carregar.

Quanto a comprar outro Citro, "namoro" há muito tempo o C5...
Mas, compraria apenas se houvesse o modelo novo, com motor V6.
Abs
mwacha
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Mai 03, 2010 7:51 am
Nome: Wacha

#9

Mensagem por mwacha » Seg Jan 24, 2011 10:01 am

Não, Citroen nunca mais. Tenho um Picasso 2007 com 34.000 rodados e já estou pensando em vendê-lo.
Eduardo Ferreira

#10

Mensagem por Eduardo Ferreira » Seg Jan 24, 2011 12:35 pm

Vou mais além, carro francês nunca mais. Além de todos os problemas do cambio AL4 eu tenho um sobrinho que está padecendo a 4 meses aguardando peças de motor para um Megane sedan NACIONAL , um absurdo.
Todos os proprietários de carros franceses que conheço tem a mesma opinião, são belíssimos exemplos da união de tecnologia com fragilidade. Acabamentos ruins, suspensões motores e câmbios automáticos não adaptadas a nossa realidade, fornecimento de peças deficiente, etc. etc., etc

Uma pequena correção amigo que abriu o tópico : de onde vc tirou que o ar do Picasso é dual zone ? Existe sim uma saída independente para o banco traseiro onde vc controla a ventilação e só. Ar dual zone vc controla a temperatura de forma separada entre o motorista e o carona
aaklug
Habilitado
Mensagens: 87
Registrado em: Sex Out 24, 2008 10:13 am
Nome: AAK

#11

Mensagem por aaklug » Seg Jan 24, 2011 3:30 pm

Boa tarde
OLá, só ara corrigir...
De fato o ar não é realmente um dual zone, mas o carro tem sim dois evaporadores distintos, um para o ar condicionado da frente e o de trás tem evaporador exclusivo, que fica embaixo do banco do passageiro da frente.
Abs
Alexandre K
RicLnx
Habilitado
Mensagens: 74
Registrado em: Sex Jan 14, 2011 10:16 am
Nome: RicLnx

#12

Mensagem por RicLnx » Seg Jan 24, 2011 5:44 pm

Veja só, todas as manutenções que precisei fazer no Twingo de minha esposa, não tive a menor dificuldade em encontrar as peças necessárias, tanto de suspensão como de motor e até detalhes, como o espelho elétrico que foi arrancado por um motoqueiro.
Na minha Picasso, troquei amortecedores e algumas buchas sem maiores problemas, encontrando todo o material no comércio, sequer precisei ir nas autorizadas.
Em compensação, tenho um amigo que possui um Vectra 2009 e o mesmo encontra-se parado na oficina autorizada por falta de peças de reposição, como frisos, acabamentos da grade, braço de suspensão, componentes do freio, etc...(batida frontal).
Assim, não vamos crucificar só os franceses, temos japoneses, coreanos e brasileiros com problemas de peças e manutenção. A verdade é que o consumidor brasileiro é tratado como lixo por todos devido ao fato de que costumeiramente aceitamos quietos o descaso dos fabricantes.
Se tivéssemos vergonha na cara, não existiria carro sem air-bag e ABS no mercado já que considerar itens de SEGURANÇA ATIVA como "opcionais" é muita cara de pau ! E isto vale para o mundo inteiro ! :huh:
Nissan Sentra 2.0 2012 câmbio manual 6 marchas, completo.
Picasso 2005 GXA à venda !
dcessarovice
Curioso
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Ago 12, 2008 10:44 am
Nome: dcessarovice

#13

Mensagem por dcessarovice » Seg Jan 24, 2011 9:12 pm

Acabamento ruim???? o meu naum tem problema de acabamento.....
Avatar do usuário
jroberto
Habilitado
Mensagens: 61
Registrado em: Ter Fev 16, 2010 9:57 am
Nome: jroberto
Localização: Braga - Portugal
Modelos Citroën: Xsara Break 2002

#14

Mensagem por jroberto » Ter Jan 25, 2011 10:15 am

Quanto ao comentário do apmed2000, o porta-malas do C4 não é menor que o do Xsara. Depois de algum tempo de uso, passei a considerar:
- o carrinho de feira ocupa muito espaço, e ainda não usei ele: passei a deixar em casa.
- os bancos traseiros do C4 são deslizantes, você pode levá-los um pouco à frente, deixando um espaço para passageiros IGUAL ao do Xsara, aumentando o porta-malas, ou ainda levá-los bem à frente (se for levar somente crianças atrás), obtendo um porta-malas maior.

Quanto ao acabamento, reitero: está piorando. De fato, em alguns outros carros, de outras marcas, é pior ainda, e bate com facilidade. Na minha cidade, que tem muitas ruas calçadas com pedras irregulares (não é paralelepípedo) e asfalto remendado, os dois Xsara que tive sobreviveram bem, sem ruídos internos. O C4 por enquanto também está firme. Os plásticos, apesar de riscarem com facilidade, ainda não batem. Só a suspensão é que é barulhenta.

Temos que considerar também que tipo de equipamento vêm nos carros que compramos. Já vi carros médios ou superiores, importados, cheios de mimos e luzes coloridas, mas com espelhos retrovisores fixos. Até o Uno e Celta básicos têm espelhos que desnucam, para evitar que se quebrem. Nas cidades brasileiras, com nossos motoboys cordiais, espelhos que desnucam são muito úteis para o bolso.
Xsara Picasso GLX 2004 (2003-2007)
Xsara Picasso Exclusive 2007 (2007-2010)
C4 Picasso GLX 2010 (2010-2012)
Xsara Break 2002 (2017- )
William Vicentin
Curioso
Mensagens: 325
Registrado em: Dom Set 30, 2007 9:28 pm
Nome: William Vicentin
Localização: São Paulo - SP
Contato:

#15

Mensagem por William Vicentin » Ter Jan 25, 2011 12:13 pm

Eu compraria, mais venderia depois de 2 anos no máximo que é quando costuma dar mais problema.
um abraço,

Citroën Xsara Picasso
Exclusive 2.0 16V - Automatic
2008/2008 - Gris Cendre (pérola)
Responder